Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Preciso de ajuda para legalizar está varanda da frente atendendo que está em zona de património arquitectónico (acho que é assim que se diz).


    Alguém tem ideia de quanto custa legalizar está frente em Gaia? Ou recomenda alguém? Quanto mais simples melhor, disseram na Gaiurb...

    Obrigado,
    Sampaio
      9C0EFDF8-FDA0-4D22-98E3-41A569E49505.jpeg
  2.  # 2

    Alguém me pode dar ideia/valores para legalizar está varanda e poder arrendar o café sem problemas?
  3.  # 3

    Para tentar legalizar. Eu contaria com 250euros para o levantamento topográfico e depois entre 500 a 1000 euros para um técnico preparar, submeter e corrigir o processo em função das exigências da Gaiurb.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
    • wicked
    • 25 abril 2018 editado

     # 4

    Boa tarde Caro Nuno, o que faz divergir de 500 para 1000? Parece lhe muito complicado legalizar a varanda do café dado que faz toda a diferença para se conseguir ou não alugar .
      DA838740-D404-4E6E-9934-5589AB2D0C12.jpeg
  4.  # 5

    Colocado por: nunogouveiaParatentarlegalizar. Eu contaria com 250euros para o levantamento topográfico e depois entre 500 a 1000 euros para um técnico preparar, submeter e corrigir o processo em função das exigências da Gaiurb.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tav2000
  5.  # 6

    Colocado por: wickedo que faz divergir de 500 para 1000?

    O tempo/trabalho que isso vai dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  6.  # 7

    Colocado por: Picareta
    O tempo/trabalho que isso vai dar.


    Bom dia, compreendo. Fui à Gaiurb e eles referiram que sendo património arquitetonico quanto mais simples for a renovação ou alteração para legalizar melhor, complicar vai dar asneira e não legalizamos. E referiram que se arquiteto respeitarem e conheçam bem a lei em vigor em 2 meses sai o alvará.

    Ora eu não sou da área, mas “na construção de uma casa um arquiteto dar entrada de processos que sabe que vão contra a lei, para ganharem dinheiro com cada aditamento” não me parece bem...

    Como fiscal acha que é possível legalizar sem inventar muito?
  7.  # 8

    claro que ]e possivel, tem de encontrar um arquitecto competente.

    sugiro que come;e a sondar gabinetes.
  8.  # 9

    Colocado por: antonylemosclaro que ]e possivel, tem de encontrar um arquitecto competente.

    sugiro que come;e a sondar gabinetes.


    Boa noite, já me deu mais ânimo... Confesso que já estava perto de desistir... Até agora fui a dois gabinetes e mesmo sem verem deram orçamentos que são um ataque ao bom senso.
  9.  # 10

    isto é assim, isso dá trabalho ... tenho um colega aí no porto, se quiser o contacto posso lho dar por email.
  10.  # 11

    Colocado por: wickedAté agora fui a dois gabinetes e mesmo sem verem deram orçamentos que são um ataque ao bom senso.


    se não viram e deram orçamento pode ser porque não tem interesse em fazer o serviço, então deram um valor por alto para caso voce decida avançar não perderem dinheiro.

    no entanto, a legalização pode necessitar do desenho da planta do edificio, pelo que acredito que não seja coisa barata
  11.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosno entanto, a legalização pode necessitar do desenho da planta do edificio, pelo que acredito que não seja coisa barata

    è claro que precisa... isto é daqueles processos que deveria ser cobrado como fazem os advogados.. Bandeirada inicial e depois nota de honorários à hora, deslocações, etc e tal...
  12.  # 13

    Colocado por: pauloagsantos

    se não viram e deram orçamento pode ser porque não tem interesse em fazer o serviço, então deram um valor por alto para caso voce decida avançar não perderem dinheiro.

    no entanto, a legalização pode necessitar do desenho da planta do edificio, pelo que acredito que não seja coisa barata


    Boa tarde, precisa, segundo o que me disseram na Gaiurb, necessita do desenho do edifício sem grande pormenor (100 m quadrados) e bem explicito do que se pretende fazer na varanda para legalizar.

    Mas elucidem-me eu sou da geração do salários dos mil euros.... enfim... Podem me explicar como, segundo me explicaram na camara, um arquiteto não demora um mês inteiro , as 40 horas semanais (durante um mês inteiro) a fazer os desenhos e em reuniões (com o devido respeito) , e cobra 750 € a 1250€ para legalizar..? Eu não tinha ideia que era uma profissão que ganha assim tão bem (mesmo com custo de gabinetes , etc)...
    • wicked
    • 27 abril 2018 editado

     # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    è claro que precisa... isto é daqueles processos que deveria ser cobrado como fazem os advogados.. Bandeirada inicial e depois nota de honorários à hora, deslocações, etc e tal...


    Então a minha questão quanto ganha em Portugal um arquiteto à hora? Não pondo em causa a responsabilidade, entre outros?

    à partida um bom arquiteto não seria aquele que conhece bem as leis e usa a "sua arte e engenho" para conseguir obter o maior "rendimento" de um espaço , tendo também em conta a criatividade? Ou seja, quanto melhor conhecer as leis, menos tempo perder em fazer coisas que não vão ser aceites?
    • wicked
    • 27 abril 2018 editado

     # 15

    Colocado por: pauloagsantos

    se não viram e deram orçamento pode ser porque não tem interesse em fazer o serviço, então deram um valor por alto para caso voce decida avançar não perderem dinheiro.

    no entanto, a legalização pode necessitar do desenho da planta do edificio, pelo que acredito que não seja coisa barata


    O que me disse um amigo meu, é que eles puseram serviços que não pedi para encarecer o preço do orçamento. Como não sou da área, estava a deixar de acreditar...
  13.  # 16

    Colocado por: wicked e cobra 750 € a 1250€ para legalizar..? Eu



    se os preços que recebeu para legalizar estão entre 750€ e 1250€ não acho nenhum abuso
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 17

    Colocado por: wickedPodem me explicar como, segundo me explicaram na camara, um arquiteto não demora um mês inteiro , as 40 horas semanais (durante um mês inteiro) a fazer os desenhos e em reuniões (com o devido respeito) , e cobra 750 € a 1250€ para legalizar..?

    Quando levo o carro à oficina pago 35€/h ao mecânico .... agora imagine que ele anda um mês de volta do carro e faça as contas.
  15.  # 18

    Colocado por: Picareta
    Quando levo o carro à oficina pago 35€/h ao mecânico .... agora imagine que ele anda um mês de volta do carro e faça as contas.



    Então em Portugal um arquiteto ganha cerca de 5600 € brutos por mês? Peço desculpa mas de facto não fazia a mínima ideia.
  16.  # 19

    Colocado por: pauloagsantos


    se os preços que recebeu para legalizar estão entre 750€ e 1250€ não acho nenhum abuso


    E se lhe disser 7000 €, com valores acrescentados que me apercebi que nem eram necessários, porque mostrei o orçamento a uma "pessoa conhecida" e sabia ler o orçamento...
  17.  # 20

    Colocado por: wickedEntão em Portugal um arquiteto ganha cerca de 5600 € brutos por mês?

    Não é o arqº, é o mecânico.
 
0.0153 seg. NEW