Iniciar sessão ou registar-se
    • Afb1
    • 28 abril 2018

     # 1

    Na remodelação de um apartamento a tubagem de agua quente feita em multicamada terá de ser isolada? Com que material?
    Passa wm tectos falsos e é embebida em paredes de pladur ou ytong.
    Obrigado
  1.  # 2

    • Afb1
    • 28 abril 2018

     # 3

    Isolada com o quê? De que forma?
  2.  # 4

    Colocado por: Afb1Isolada com o quê? De que forma?


    é só meter a manga a envolver a tubagem. veja o que escrevi acima.
    • Afb1
    • 28 abril 2018

     # 5

    Colocado por: fernandoFerreiraCom isolamento próprio para o efeito.

    este por exemplo:
    https://www.aki.pt/canalizacao/alimentacao-de-agua/isolamento-tubos/isolamento/Tuboarmaflexxg19x35mmcom2m-P65648.aspx



    Este isolamento será apenas ao longo dos tectos falsos,certo? Os que estão embebidos na parede não... certo?
    Obrigado
  3.  # 6

    toda a tubagem deve ser isolada. mesmo a que fica na parede.
    • Afb1
    • 28 abril 2018

     # 7

    Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 8

    Aproveito o topico para tirar dúvidas.
    Substitui hoje o Esquentador, este tem display que indica a temperatura a saída.
    Na cozinha a água esta boa para lavar a louça, até um bocado quente de mais, e o esquentador está com o gás no minimo e mede 45° na saída da água.
    Para tomar banho tenho de subir a temperatura no esquentador para os 55°, para se poder tomar banho com temperatura da água indicada.
    Será que posso fazer alguma coisa para diminuir estas perdas?
    A tubagem penso que é PEX, e tem cerca de 1.5m ou 2M de tubo de inox, até entrar na parede.
  5.  # 9

    Tubo água quente que sai do esquentador até entrar na parede deve estar isolado. Inox tem perdas muito grandes, embora seja um comprimento reduzido. Mas se isolar vai ganhar qualquer coisa. Não conte com muito…

    Se tem perdas grandes, provavelmente o PEX que tem nas paredes não foi isolado ou então o esquentador está longe das torneiras dos banhos.
  6.  # 10

    O pex não é isolado, é embainhado....
    Concordam com este comentário: underrun, jorgealves
  7.  # 11

    se meter manga termica no pex, já não dá para efectuar a substituição do tubo... para isso mete-se multicamada e utiliza-se igualmetne sistema com colectores.
  8.  # 12

    James. mas isso é você que sai fora do normal/ habitual...
  9.  # 13

    O pex que tenho instalado, é daquele branco leitoso. Nao posso melhorar o isolamento dele.Descobri que a misturadora termostática deve estar avariada. Pois no banho a seguir, ja estava quente de mais, e tive de reduzir no gás. Acho que vou procurar uma misturadora normal.
    Mesmo assim vou tentar isolar o tubo dr inox. Os colectores de latão devem ser isolados?
 
0.0174 seg. NEW