Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho alguma dificuldade em entender o kit adequado.
    É uma moradia, cerca de 200m2, 6,9kVA (monofasico), actualmente com bi-horario.

    Nota: Tenho Ar condicionado que é usado como aquecimento
    A cozinha vai passar a ser fogao a electricidade / indução (ou seja os consumos abaixo não tem isso em conta) e próximo ano vou passar a ter 1x pessoa em casa durante o dia.

    Os meus consumos actuais:
    Janeiro (Vazio / Ponta / Cheias)
    798 / 301 / 564

    Fever.
    327 / 142 / 216

    Marco
    100 / 31 / 53

    Abril
    180 / 58 / 123

    tenho uns consumos que oscilam bastante caso use ar condicionado

    Posto isso,
    kit 1500w é ideal? ou é muito pro que preciso?


    Além da minha dúvida da potência, os orçamentos são muito proximos se optasse pelos 1500w, pelo que parecem-me todos iguais --'
    Da vossa opinião (não sei se só o nome/marca basta), mas assim de repente veem algum kit que se destaca?
    -KIT autoconsumo até 1500W RECOM Amur Leopard+ Solax Mini promoção
    -Kit Smart + com 5 paineis BYD 315w 4 busbar (1575w), inversor com monitorização online
    -Kit Módulo Fotovoltaico Martifer Solar M-PRIME c/Inversor SMA Sunny Boy 1.5-1VL-40

    desde ja obrigado a todos
  2.  # 2

    Recomenda-se que trace o perfil de consumo durante +/- 1 mês para perceber quanto está a gastar durante o dia para depois fazer a compra em função desse perfil.
    Depende ainda se tem pessoas em casa durante o dia ou não entre outros factores.
    Por isso o ideal é fazer uma monitorização de consumo para depois tomar uma decisão relativamente à potência a comprar.
    Para 90% das pessoas um sistema de autoconsumo de 500w é o suficiente sem mudar hábitos de consumo. Mas é como tudo cada caso é um caso
  3.  # 3

    Colocado por: ramboiavzlRecomenda-se que trace o perfil de consumo durante +/- 1 mês para perceber quanto está a gastar durante o dia para depois fazer a compra em função desse perfil.
    Depende ainda se tem pessoas em casa durante o dia ou não entre outros factores.
    Por isso o ideal é fazer uma monitorização de consumo para depois tomar uma decisão relativamente à potência a comprar.
    Para 90% das pessoas um sistema de autoconsumo de 500w é o suficiente sem mudar hábitos de consumo. Mas é como tudo cada caso é um caso


    A única forma de saber o perfil é usar "contadores" de watts nas tomadas de consumo?
    Se for não tenho nenhum equipamento para isso, daí publicar os consumos mensais da EDP nas diferentes horas do dia. Como não entendo muito do assunto, não sei quais os paineis/watts adequados.

    Se comprar a mais o excedente pode ser "vendido" à EDP? ou isso é necessário outro tipo de equipamentos fora do contexto?
  4.  # 4

    Assim por alto sem fazer muitas contas e como diz que é para autoconsumo (deduzo que sem baterias), penso que o seu sistema está sobredimensionado.
    com um sistema de 750W faz o que pretende e ainda vai haver muitas alturas a injetar energia de borla para a rede.
  5.  # 5

    a titulo de exemplo um painel de 250W faz aí em "média anual" 1KW por dia de produção.

    Para fazer a experiência de saber qual o seu consumo faça o seguinte: de manha quando sair de casa aponte os números que vê no seu contador. Ao final da tarde tipo 19h, volte a apontar. Subtraia e veja o que mudou.
    Desta maneira sabe os KW que gastou durante esse dia.

    Dizer que a tarifa é bihoraria é um começo mas o seu consumo certamente durante a semana e o fim de semana é diferente por isso não dá para dizer 100% de certeza qual é o seu consumo. só fazendo a experiencia.
    Concordam com este comentário: mluism
  6.  # 6

    Colocado por: skynight
    Dizer que a tarifa é bihoraria é um começo mas o seu consumo certamente durante a semana e o fim de semana é diferente por isso não dá para dizer 100% de certeza qual é o seu consumo. só fazendo a experiencia.
    Concordam com este comentário:mluism


    Sim, autoconsumo sem baterias.
    Embora, se não estou em erro dos preços online que vi
    1 Kit autoconsumo de 2x250w = 500w COM BAterias === mesmo preço que um Kit autoconsumo sem baterias de 1600w


    Sim, é bi-horario, mas nao ha grande disciplina, a minha mãe é reformada e utiliza o horario diurno para maquinas lavar o que pouco me compensa o bi-horario (mas compensa)
    Daí a ideia dos paineis solares, passar a ter os electrodomesticos de maior consumos nas horas de ponta, incluindo a compra de placa indução/fogão. O Aquecimento/AC é o principal factor de subir os preços da EDP entre Dezembro-Março (+-) todavia é usado maioritariamente entre as 19h - 6h


    Eu tomei iniciativa de 1500w, mas agora vejo muitos utilizadores que têm precisamente kits mais pequenos pelo que não saberia qual enquadrar... daí a dificuldade em saber o ideal
    Não quero comprar algo que fique abaixo do que gasto, mas também nao queria comprar algo que nao usufruo
  7.  # 7

    Antes de pensar no kit de autoconsumo tem de traçar o perfil de consumo da sua casa ao longo do dia (e não o consumo mensal)
    Recomendo um medidor tipo este

    Também não deve descurar a exposição solar da sua casa. É que uma má orientação dos painéis ou viver num sitio com pouca exposição solar vai obrigar a aumentar o número de painéis (é o meu caso. Para mim em 90% dos dias bastariam 750w mas onde vivo há muitos dias de nevoeiro, mesmo no Verão e por isso instalei 1000w)

    Depois disto bem estudado, então parta para a escolha do kit. Os kits que apresentou são todos bons.
    Depois há a eterna discussão de painéis monocristalinos vs policristalinos; tipos de inversor (micro ou não), etc. Eu optei pela solução com melhor ROI.

    Em relação da venda do excedente, claro que o pode fazer. Tem de celebrar um contrato como microprodutor. É muito mau pago e as chatices, no meu ver, não compensam para "pequenos excedentes"
    Pelo menos, na microgeração era obrigado a coletar-se nas finanças, declarar no IRS, segurança social...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73, mluism
  8.  # 8

    Como disse anteriormente, as pessoas que têm bi-horário normalmente utilizam os electrodomésticos com maior consumo durante a noite(mais barato). No entanto se a sua mãe tem por regra por as máquinas a lavar durante o dia poderia compensar.No entanto, a minha recomendação é que muito provavelmente tirará melhor proveito se passar a usar esses equipamentos durante a noite. Uma máquina de lavar pode gastar de pico mais de 2kw, por exemplo.
  9.  # 9

    Colocado por: mluismBoa tarde,

    Tenho alguma dificuldade em entender o kit adequado.
    É uma moradia, cerca de200m2, 6,9kVA (monofasico), actualmente com bi-horario.

    Nota:Tenho Ar condicionado que é usado como aquecimento
    A cozinha vai passar a ser fogao a electricidade / indução (ou seja os consumos abaixo não tem isso em conta) e próximo ano vou passar a ter 1x pessoa em casa durante o dia.

    Os meus consumos actuais:
    Janeiro (Vazio / Ponta / Cheias)
    798 / 301 / 564

    Fever.
    327 / 142 / 216

    Marco
    100 / 31 / 53

    Abril
    180 / 58 / 123

    tenho uns consumos que oscilam bastante caso use ar condicionado

    Posto isso,
    kit 1500w é ideal? ou é muito pro que preciso?


    Além da minha dúvida da potência, os orçamentos são muito proximos se optasse pelos 1500w, pelo que parecem-me todos iguais --'
    Da vossa opinião (não sei se só o nome/marca basta), mas assim de repente veem algum kit que se destaca?
    -KIT autoconsumo até 1500W RECOM Amur Leopard+ Solax Mini promoção
    -Kit Smart + com 5 paineis BYD 315w 4 busbar (1575w), inversor com monitorização online
    -Kit Módulo Fotovoltaico Martifer Solar M-PRIME c/Inversor SMA Sunny Boy 1.5-1VL-40

    desde ja obrigado a todos


    Veja o tópico sobre autoconsumo. Instale 500w e mantenha os hábitos, vai conseguir uma poupança media 15€\mês
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73
  10.  # 10


    Veja o tópico sobre autoconsumo. Instale 500w e mantenha os hábitos, vai conseguir uma poupança media 15€\mês


    Eu estou atento ao tópico.

    sim, eu tenho de traçar o meu consumo. No sábado, durante as horas de luz verifiquei que foi efecutado um consumo de 3kw.
    Durante a semana, ha menos movimento em casa e o consumo poderá ser inferior, todavia no sábado não se utilizou cozinha/placa indução
  11.  # 11

    Colocado por: mluism

    Eu estou atento ao tópico.

    sim, eu tenho de traçar o meu consumo. No sábado, durante as horas de luz verifiquei que foi efecutado um consumo de 3kw.
    Durante a semana, ha menos movimento em casa e o consumo poderá ser inferior, todavia no sábado não se utilizou cozinha/placa indução


    Boa noite, estando eu nas mesmas condições, qual foi o kit que optou? Valeu a pena? Obrigado
 
0.0165 seg. NEW