Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 28 maio 2018 editado

     # 61

    Colocado por: JoelM

    E tomou alguma medida quanto ao arquitecto ter ultrapassado o valor o estipulado ou fica só pelo chorar o dinheiro gasto?

    Mais uma vez não entendo como é possível tanto DO reclamar dos arquitectos mas ninguém faz nada em relação a isso...

    Fiquei a chorar a massa gasta.
    Porque em construçao quando cortamos relaçoes com os profissionais, quem perde é sempre o DO.
    Uma das razoes do meu desgaste de obra foi ter de engolir sapos e aguentar murros na barriga sem poder abrir a boca e dizer"ai". Caso contrario a obra ainda ia demorar mais e tinha de gastar mais dinheiro a substituir os profissionais.

    E ja agora o joelm diz que quando o projecto fica acima do orçamento previsto é só fazer a alteraçao para ajustar o mesmo ao valor. Deveria ser assim
    Andou em tempos um arquitecto por aqui que dava muitos palpites e ate angariava alguns clientes. Dava a entender que era um arquitecto muito flexivel e tambem critico daqueles que nao o eram.
    Numa dessas angariaçoes houve um stress na definiçao das especialidades e era necessario fazer uma alteraçao no projecto. Sabe o que aconteceu? O arquitecto recusou-se ou nao concordou com a alteraçao e aquilo deu bronca.
    Quem pagou as favas foi o DO.
    Concordam com este comentário: manelvc
  1.  # 62

    Colocado por: JoelM
    Mas deu bronca porquê? Eu como arquitecto estou no meu direito de fazer ou recusar um trabalho (ou alterações se estas colidirem com aquilo que eu considero ser o aceitável em linguagem arquitetónica). Por exemplo, se fizer um estudo para alguém e essa pessoa me vier a seguir dizer que nao é aquilo que quer e me diz que lhe tenho de desenhar o projecto exactamente como ele e a mulher idealizaram em casa (sem pés nem cabeça), obviamente que me vou recusar a fazer.
    O cliente depois irá decidir o que fazer, se quiser realmente a alteração, pega na informação toda que já pagou e vai a outro lado...

    O joelm disse tudo agora. Disse que faz um projecto e que se o cliente nao gostar e lhe pedir para fazer alteraçoes que poderá nao estar disponivel para as fazer se nao se adequar às suas ideias.

    Mas afinal quem manda? A vontade do cliente ou do arquitecto?

    Como pode verificar facilmente o arquitecto pode impor ou convencer o cliente a ir por um caminho que nao é aquele que poderá querer.

    Afinal mas que raio andamos nós aqui a debater?
    Concordam com este comentário: SS1128
  2.  # 63

    Colocado por: JoelM



    o que que interessa se ficou equilibrado? se o cliente queria uma casa para o valor de X fica com aquilo que está disposto a pagar!


    Mas o trabalho do arquiteto é conseguir uma casa equilibrada, imagine que no caso da redução de 100k a casa tem uma estrutura bastante cara e que para obter tal redução o arquiteto optou por ceramica de 5€m2 no chão, se bem pensado, com o mesmo custo o arquiteto poderia ter optado por uma estrutura mais barata e ja permitia acabamentos melhorzinhos...
    Imagine que esse caso a casa tem 300m2, se bem pensado pelo arquiteto reduzia para 200m2 conseguindo assim melhor qualidade por cada m2 com o mesmo orçamento...
    É a mesma coisa que gastar tudo num casaco muito quente e depois falhar o dinheiro para as calças!

  3.  # 64

    Colocado por: JoelM

    Isso é tao subjectivo quanto o que que é uma casa bonita para si ou para mim...
    O que eu quis dizer é que nesse caso da redução de 100k o DO pode ter saído prejudicado por erro do arquiteto, pode no final ter ficado com um “remendo” por o projeto nao ter sido pensado desde inicio para o orçamento disponível de forma correta!
  4.  # 65

    Colocado por: JoelM

    Pode ou nao... é subjectivo... entendo o que quer dizer mas mudar acabamentos nao é o mesmo que cortar no isolamento por exemplo, eu considero que se um mesmo projecto apenas alterando os revestimentos pode custar Y ou 2xY é um projecto que responde bem a 2 vertentes completamente distintas de preços. Se me dizer que tem de cortar na espessura de isolamento e afins, obviamente que a conversa já é outra. Mas mais uma vez digo, isto é tudo muito subjetivo!
    Sim sem dúvida, claro que cortar em isolamentos e afins é muito pior, e sim depende acima de tudo de cada um, eu posso preferir ter quartos de 10m2 com soalho e você ter uns de 15m2 com ceramica, até aí tudo bem, já quando por erro/mau trabalho do arquiteto sou obrigado a ter quartos de 15m2 com ceramica quando preferia os de 10m2 com soalho, aí é que esta tudo mal.
    Mas concordo, é tudo subjectivo!
  5.  # 66

    Colocado por: ****

    Estamos a falar de um caso pontual , não faca disso uma arma de arremesso !

    **** eu gostava de ter tido alguem que me tivesse aberto os olhos antes de ter decidido avançar para uma construçao.
    Pelo menos com o meu exemplo posssam alguns prepararem-se melhor para a construçao ou pensarem muito bem se avançam ou nao.
  6.  # 67

    Colocado por: ****
    Estas a contradizer-te ! Ou assumes perante o arquitecto desde inicio uma redução das áreas , com materiais mais nobres , ou grandes áreas com materiais de 2/3 escolha !
    Não, nao estou a contradizer-me, esse alerta deve no meu ver ser feito pelo arquiteto logo a partida, se eu escolher areas grandes e materias mais baratos nao tenho do que me queixar, desde que a estimativa dada pelo arquiteto nao esteja muito longe da realidade!
    Se por outro lado o arquiteto me disser que posso construir areas generosas e bons acabamentos com o valor que disponho e depois quando teceber os orcamentos se verificar que a estimativa do arquiteto estava longe da realidade, que a construção custa +50% por exemplo a solução mais facil sera cortar nos acabamentos, mas eu posso preferir cortar nas areas, posso preferir cortar nas areas e nos acabamentos, nesse caso as alterações têm de ser pagas por quem?
  7.  # 68

    Mas qual é o projecto de arquitectura, em fase de licenciamento em que se escolhe materiais de acabamentos interiores... nenhum, isso fica tudo para logo se ve com o empreiteiiro.

    Em fase de projecto deve-se alertar o DO, que o custo referência é x/m2, portanto, se quer gastar até y, são y/xm2. E ter em atenção a coisas que possam fazer derrapar o valor x, ( por exemplo , consolas, grandes e opulentos envidraçados, revestimentos em fachada ventilada, coberturas em telhas plana e/ou em camarinha, etc...)

    ... Mas o cliente entusiasma-se e quer isto e mais aquilo, o arquitecto avisa, mas o DO exige... e no final, mesmo utilizando acabamentos de 2ª ou 3ª com torneiras do chinês... aquilo ultrapassa o budgett, porque meus amigos, há coisas em projeto que estando decididas.. já não dará para alterar, ou fazer mais barato.

    Abraço. Esta é a realidade de PT.... Quem te avisa teu amigo é....
    Concordam com este comentário: VCAC
  8.  # 69

    Colocado por: ****


    Eu estou de acordo com os maus profissionais e existe uma situação que condeno, e ai sim, a do muro do (enfmagalhaes), porque não analisaram logo o muro?Eu não posso estar mais de acordo , que o preço deve ser o mais realista possível, mas para isso acontecer o arquitecto tem quem ter mais horas e mais tempo que aquele que tem, para fazer um simples projecto , e ser ele a procurar os orçamentos, como na França, Suíça etc...
    Então mas entao que tenha, eu se um dia me meter a gastar 150 ou 200k quero la saber se pago mais 2 ou 3 mil euros a um arquiteto que me de garantias que efetivamente consigo construir o que ele me projetar com o dinheiro que tenho...
  9.  # 70

    Colocado por: ****

    Ai ja estamos a falar de uma coisa completamente diferente , eu venho de fazer uma obra de 450 mil , o dono de obra tinha 450 mil e ficou por 445 mil, ele teve que engolir os sapos todos , do soalho maciço au estratificado , das portas xpto a um modelo parecido, mas não o que queria, as suas concessões , não foram fáceis e la se fez o projeto e obra!
    Ja por isso eu nao tenho por hábito discutir/ negociar preços, peço orçamentos, as pessoas quando dão o preço eu assumo que estão a dar preco para fazer as coisas bem, ou aceito ou procuro a ver se alguém me dê um orcamento mais barato, mas nao discuto, se eu nao negocio nem discuto o preço nao me podem depois dizer “quiz barato, nao tem porque se queixar...”
    Concordam com este comentário: NTORION, nbastos
  10.  # 71

    Colocado por: JoelM

    Um arquitecto para garantir isso tem de ter uma empresa de construção para lhe fazer tudo... o maximo que o comum dos arquitectos lhe pode fazer, é desenhar a casa a contar com o valor que quer, e depois quando tiver os orçamentos dos empreiteiros refazer / alterar eventuais pontos (materiais) que estejam a encarecer o valor!
    Um arquitecto faz ARQUITECTURA, nao é empreiteiro para orçamentar e saber o preço de tudo que entra na obra + mao de obra + eventual transporte, etc etc etc! O arquitecto é o gajo que tem de perceber de arquitectura, minimamente de engenharia (desde estabilidade até drenagem de aguas e esgotos), carpintaria, serralharia, caixilharias, etc e ainda tem de saber o preço disso tudo e da mao de obra e afins... (só de fazer este raciocínio já me cansei de pensar as coisas que tenho de dominar na minha profissão...) ahh e no fim nao pode cobrar mais de 5 ou 6k pelo projecto...
    JoelM, ja tinhamos chegado a acordo que erros na estimativa do arquiteto de alguns euros, sei la de 10-20,30% no máximo são perfeitamente aceitaveis por isso mesmo, por o arquiteto nao ser empreiteiro, erros de mais que isso é que começa a ser “abuso”, digo eu...
  11.  # 72

    Colocado por: JoelMUm arquitecto para garantir isso tem de ter uma empresa de construção para lhe fazer tudo... o maximo que o comum dos arquitectos lhe pode fazer, é desenhar a casa a contar com o valor que quer, e depois quando tiver os orçamentos dos empreiteiros refazer / alterar eventuais pontos (materiais) que estejam a encarecer o valor!
    Um arquitecto faz ARQUITECTURA, nao é empreiteiro para orçamentar e saber o preço de tudo que entra na obra + mao de obra + eventual transporte, etc etc etc! O arquitecto é o gajo que tem de perceber de arquitectura, minimamente de engenharia (desde estabilidade até drenagem de aguas e esgotos), carpintaria, serralharia, caixilharias, etc e ainda tem de saber o preço disso tudo e da mao de obra e afins... (só de fazer este raciocínio já me cansei de pensar as coisas que tenho de dominar na minha profissão...) ahh e no fim nao pode cobrar mais de 5 ou 6k pelo projecto...


    mas é isso que 90% dos DO pretende, que lhe desenhem uma casa dentro de uma determinada gama de valores. 90% dos DO apenas constroem casa uma vez na vida, geralmente é um investimento ponderado ao fim de alguns anos de vida profissional, para conseguir juntar uns trocos para o inicio.

    se um arquitecto faz ARQUITECTURA e não consegue projectar uma casa dentro de uma gama de valores, então desculpem-me mas alguma coisa está errada com a formação deles. A formação dos profissionais de todas as areas tem que ir de encontro ao que o mercado precisa.

    Se um arquitecto faz apenas ARQUITECTURA, para que foi a pressão que existiu para que apenas os arquitectos possam assinar projectos? deixassem os arquitectos assinar os projectos dos 10% dos DO que tem dinheiro para os arquitectos desenharem as casas para alimentar os seus egos e deixem os desenhadores e eng. civis assinarem os projectos para os 90% dos DO com pouco dinheiro que querem construir uma casa
    Concordam com este comentário: Jota5
  12.  # 73

    Colocado por: ****Só em Portugal é que o arquiteto, é tratado assim !


    pode ser verdade, mas em alguns países o comum dos cidadãos pode construir uma casa para viver sem recorrer a um arquitecto. Assim sendo, é natural que os clientes que chegam aos arquitectos já estejam filtrados.
  13.  # 74

    Lá fora.. não é o arquitecto que decide isso, tem um medidor orçamentista que vai controlando os custos durante o processo... Vejam no Uk.
    Ca´um gajo tem de conseguir fazer um pouco de tudo, se conseguir dominar um bocadinho de tudo, consegue projectar uma obra mais ou menos controlável em termos de custos.. senão o DO está sempre tramado.

    A questão da arquitectura para arquitectos não tem a haver com o assunto que aqui estamos a debater...

    PS: Se juntarem um arquitecto com grande ego e um DO, com grandes "canganças e pouca "massa"... está sempre o caldo entornado!!!! ;)
  14.  # 75

    Colocado por: pauloagsantosAssim sendo, é natural que os clientes que chegam aos arquitectos já estejam filtrados.

    Este talvez seja o nosso problema
    Hoje eu tenho que obrigatoriamente recorrer a um arquiteto para licenciar um muro, um anexo para a lenha ou um galinheiro.
    A escola não os forma para esta realidade. Infelizmente a grande maioria das escola forma técnicos de artes plásticas
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  15.  # 76

    Colocado por: zedasilvaA escola não os forma para esta realidade. Infelizmente a grande maioria das escola forma técnicos de artes plásticas

    Isso é verdade.
  16.  # 77

    Colocado por: Pedro BarradasIsso é verdade.

    Eu sou um dos defensores da arquitetura para os arquitetos.
    O grande mal é considerarmos que qualquer licenciamento é arquitetura.
    Acho que a figura do arquiteto se banalizou e reduziu com toda esta nova realidade.
    Concordam com este comentário: CMartin
  17.  # 78

    MrVetable, se quiser ter uma noção do que pode fazer com 100mil euros, mais IVA, veja aqui: https://forumdacasa.com/discussion/52536/18/moradia-t4-por-100-mil-euros-em-construcao/#Item_20
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MrVetable
  18.  # 79

    Colocado por: JoelMeu nao quero assinar projectos de engenharia, nem mediçaoes e orçamentos...

    E projetos de segurança contra incêndios?
    E direção técnica?
    E direção de fiscalização?
    E coordenação de segurança?
    E avaliações imobiliárias?
    E ...
    :))
  19.  # 80

    eu não quero andar a Assinar nada ( assinar é um termos muito depreciativo!!!, isso faz o pessoal do copy/paste e da assinatura por empréstimo) . Eu quer ser responsável pelos estudos e/ou projectos dos quais eu tenha sido autor....
    Seja, arquitectura, Acessibilidades, SCIE, MAP, Coordenação de projectos; medições e orçamentos, CTE's... Peritagens técnicas para fins judiciais, ou outras... consultadoria em Tecnicas de construção, etc...

    Eu faço muita coisa... não faço só arquitectura, e dentro da arqutiectura por acaso já tenho muita variedade de situaçãoes, densde canis, pombais, pocilgas, mutros, armazens agricolas, telheiors agricolas, reabilitação de palácios em vias de classificação, reabilitação de edificios antigos, obra nova, para particulares, empresas e publicas, Participação em concuros publiocs, escolas, Creches, Centros escolares, Jardins de infancia, lares e afins....
 
0.0366 seg. NEW