Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Depois de muito ler e reler tópicos neste fórum, e de com ele já ter esclarecido muitas dúvidas que tinha, acabei por decidir participar e tentar obter a vossa ajuda na escolha de um recuperador de calor para o meu apartamento novo.

    Depois de alguma investigação acabei por chegar a 2 opções, um pouco dispares a nivel de preço, mas que me parecem (pelo que li!) acabarem por ser aparelhos idênticos e ambos com a mesma qualidade. As minhas grandes duvidas prendem-se até mais com a sua instalação.

    Recuperadores
    Os 2 modelos que tenho em vista são então o ADF Vista 70 (fiz 2 visitas a 2 representantes na zona e ambos me venderam o equipamento como o "porche" dos recuperares, incomparável com qualquer outro aparelho feito em Portugal, etc.) e o M-Design venus 630 green, marca de renome belga com muitos clientes satisfeitos (pelo que li :)).

    A diferença de preço ainda é considerável, o ADF foi-me dado o preço (sem instalação) de 1450€ (1910€ com instalação), já o M-design 2829€ (com instalação, o preço não veio separado). Os aparelhos agradam-me ambos a nivel estético, aparentemente têm as mesmas características: interior de vermiculite, vidro com cortina de ar anti-sujidade, boa qualidade de construção, praticamente só vidro frontal, boa eficiência energética. O ADF perde por ainda ter cordão de isolamento ao passo que o M-design já possui outro sistema sem cordão, mas é algo que não é visível, apenas um pormenor técnico (obviamente que demonstra maior avanço mas penso que não seja fator determinante), por outro lado o ADF tem 5 ou 6% maior eficiência energética.

    Posto isto fiquei a achar que a diferença de valor entre os 2 aparelhos não se justificava, mas dado não ser nenhum entendido em recuperadores, apenas comecei a investigar o assunto há uns dias, gostaria de saber a opinião de alguém com mais experiência. Vale a pena a diferença? Se sim, porquê?

    ps- não sei se o apartamento tem entrada de ar especifica para o recuperador de calor

    Instalação
    A instalação é que foi algo que me deixou com mais dúvidas. Já li aqui imensas vezes que isolar o pladur com la de rocha e folha de alumínio não é a melhor solução, mas é o que todas as lojas que visitei fazem! Alguém que faça um trabalho melhor na zona de braga que recomendem?
    Os vendedores da M-design "vendem" uma instalação diferente do que costumo ver, eles ligam sempre as 2 saídas de calor do recuperador a uma grelha que fica no topo do ventilador, vendem isto como uma "instalação como deve ser", mesmo assim forram o recuperador a lã de rocha (não confirmei se fazem o mesmo ao tubo de exaustão mas deduzo que sim). Eles recomendam a grelha ser preta porque vai acabar por ficar amarela (o que bate certo com o que me disse o outro instalador no parágrafo seguinte).

    Contrariamente ao que o vendedor da ADF me disse, que esses tubos so devem ser ligados apenas para aquecer outras divisões, que ao tirar o ar da saída da frente do recuperador ele vai sair muito mais alto na grelha, não se espalhando por uma area tão grande, logo não aquecendo tanto, e até favorecendo a reentrada de ar já queimado de novo no recuperador, fazendo com que o teto e grelha fiquem amarelados. Disse também que isola o tubo só porque se um cliente "gostar de botar mt calor nisto", acabaria por também fazer com que a parede fique amarela, além disso apenas abriam os 2 buracos no plador, em baixo e em cima, por segurança caso a câmara aqueça muito ter por onde sair o calor que ate podia não o fazer.

    Ou seja, tive aqui duas versões bastante diferentes de instalação, a explicação do vendedor/instalador da ADF pareceu-me mais lógica do que a dos instaladores da M-design, mas mais uma vez, sendo eu leigo no assunto, gostaria de saber o que acham.

    Já agora a area a aquecer andará à volta dos 40m2 (sala e cozinha) e eu vou ter o sofá bastante proximo do recuperador (60cm na diagonal do canto do recuperador), ou seja, nem sei se não beneficiava de até ter uma exaustão em cima para não aquecer demasiado o sofá. O instalador da ADF disse que colocava um tubo ligado a uma saída lateral, como os instaladores da M-design fazem, se eu quisesse, mas que iria perder "potencia" de aquecimento.

    Toda a ajuda é bem-vinda e desde já agradeço o tempo que perderam a ler esta mensagem!

    bem hajam!
  2.  # 2

    alguém? :)
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo06082021

    tem a certeza?


    Não deve ter lido o meu texto todo, caso contrário teria visto que coloquei a questão posteriormente:
    Colocado por: tonidastrevasPosto isto fiquei a achar que a diferença de valor entre os 2 aparelhos não se justificava, mas dado não ser nenhum entendido em recuperadores, apenas comecei a investigar o assunto há uns dias, gostaria de saber a opinião de alguém com mais experiência. Vale a pena a diferença? Se sim, porquê?


    Já agora, se quiser contribuir com uma resposta elucidativa, e não uma questão, fico imensamente agradecido!
  4.  # 4

    Obrigado pela resposta mais clara.

    Eu percebo que sao outros segmentos, mas a questão é que se me disser que um vw Passat e um Mercedes classe S sao de segmentos diferentes eu percebo o porque, entro num e noutro e percebo logo, conduzo um e outro e também percebo. Agora aqui quais são as diferenças? Tirando a tal tecnologia de não ter cordão de isolamento, o que muda mais? O aparelho é feito noutro material? é uma estrutura melhor? o vidro é diferente? Não enferruja? Tem uma chama mais bonita? Aquece mais? É este tipo de coisas que gostava de compreender...

    Pelo que disse então também instalam as grelhas de saída de ar quente nos M-design, é política/regra da marca? Eu expus essa questão no meu texto, qual a justificação que dão para tal? É que eu vi o manual de instalação do M-design e nada falava sobre isso...

    e qual é a sua interpretação sobre a la de rocha? :)

    Obrigado
  5.  # 5

    Mas na primeira foto q colocou o recuperador tem uma ligação de grelha. Mas então não liga as saídas de calor que o recuperador tem? Apenas abre os buracos para sair o calor que fica na caixa do recuperador?

    e qual é a sua interpretação sobre a la de rocha? :)

    E então quais são as diferenças entre os recuperadores? Tirando a tal tecnologia de não ter cordão de isolamento, o que muda mais? O aparelho é feito noutro material? é uma estrutura melhor? o vidro é diferente? Não enferruja? Tem uma chama mais bonita? Aquece mais? É este tipo de coisas que gostava de compreender...
    poderá apenas ser um produto inflacionado por ser importado e a marca ter nome?
  6.  # 6

    Sim, mas ligou essas aberturas às saídas de calor que normalmente são usadas para enviar calor para outras divisões ou não? É que a minha questão é mesmo essa... os instaladores da M-design que consultei fazem isso, mas não me respondeu se isso é "regra" da própria m-design e o porque de os outros não o fazerem...

    Sim, já os vi ao vivo os dois, um instalado (ADF) e outro a peça toda (M-design), apenas vi a camara e a porta, mas não me pareceram diferentes, daí, repito, estar a perguntar...
    Vi até o ADF a funcionar e agradou-me.

    Vale a pena a diferença de valor que o M-design tem a mais? Se sim, porquê?

    e: qual a sua opinião sobre a lã de rocha?

    Obrigado :)
  7.  # 7

    Colocado por: tonidastrevasVale a pena a diferença de valor que o M-design tem a mais? Se sim,porquê?

    e: qual a sua opinião sobre a lã de rocha?

    Esqueça, os comentários do james tem sempre um ponto de interrogação no final.
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo06082021porque não responde você??...para si deve ser facil

    vou perguntar eu....dos dois qual escolhe você?

    Eu não percebo nada de recuperadores de calor.
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo06082021mau,já não percebo nada...

    já somos dois.
  10.  # 10

    O tempo que já perdeu com essas perguntas retóricas todas já podia ter respondido, se é que de facto consegue, às minhas perguntas.

    Não sei o que ganha em vir para aqui fazer este tipo de conversa, deve ser tempo livre só pode! Uma coisa é certa, quando precisar de algum serviço relacionado, não é à Dynamic444 que vou recorrer já que este tipo de atitude é mesmo a evitar ter que lidar com ela.
  11.  # 11

    viva.
    eu tenho um ADF vista 80, está instalado desde o inverno passado.
    estou bastante satisfeito com ele.
    A nível da assistência técnica (da própria ADF) também estou muito satisfeito, qualquer duvida, qualquer reclamação é sempre solucionada.
    Quanto ao consumo de lenha pode ver pela foto

    Recuperadores M-Design não conheço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5, tonidastrevas
      Sem Título.jpg
  12.  # 12

    Colocado por: fsilva106viva.
    eu tenho um ADF vista 80, está instalado desde o inverno passado.
    estou bastante satisfeito com ele.
    A nível da assistência técnica (da própria ADF) também estou muito satisfeito, qualquer duvida, qualquer reclamação é sempre solucionada.
    Quanto ao consumo de lenha pode ver pela foto

    Recuperadores M-Design não conheço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tonidastrevas
      Sem Título.jpg


    Muito obrigado fsilva106!
    De facto a nivel de consumo parece-me excelente.
    Infelizmente as minhas outras questões são mais técnicas e só mesmo alguém que de facto trabalhe no ramo é que penso que me poderá ajudar, vamos ver se aparece alguém disposto a isso :)
  13.  # 13

    fale com o sr. do sito das lareiras
    http://www.sitiodaslareiras.com/
  14.  # 14

    obrigado fsilva. ele anda por ca pelo forum?
    Pena ser do algarve se não seria quem instalaria a minha. Tudo menos a Dynamic444 ali do nosso amigo agente secreto
  15.  # 15

    Á coisas que não dão para entender.

    O james foi o único que perdeu o seu tempo a responder e colocou fotos e tudo de trabalhos que tinha feito.

    Não o vi pelo menos nesta conversa a tentar vender nada, simplesmente lhe disse e nem fazia falta dizer que um produto que tem preços diferentes tem qualidades diferentes.

    E que deveria escolher o você acha que é melhor para si.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo06082021
  16.  # 16

    eu procuro respostas técnicas e fundamentadas. Afinal um entendido do assunto deve saber justificar as suas decisões.

    Respostas de: "O que acha?", "tenho a minha teoria", "se acha que esse chega está decidido", "eu fiz assim" (mas não tenho uma justificação) não informam nada, só provam é que se calhar não falta gente que não faz ideia do que anda a fazer, alguém lhe disse "é assim" e pronto.

    Isto para não falar que escrever 3 posts seguidos em vez de tudo num, chama-se spam

    Não me levem a mal, mas para conversa de café onde ninguém percebe nada do assunto tenho com os meus amigos, não preciso de vir para aqui :)
  17.  # 17

    Colocado por: tonidastrevasobrigado fsilva. ele anda por ca pelo forum?

    já andou, agora já não anda, tem de o contactar por mail.
    a minha experiência em recuperadores é a seguinte, antes de ter este ADF tinha um Ferlux com 70cm de largo, sem carter e sem ventilação (preços na ordem dos 500/600€), mais tarde adaptei-lhe um ventilador na hotte e passou a aquecer muito mais a casa, cheguei a ter 26º na sala com as portas para outras divisões abertas.
    Depois trocamos o Ferlux por ADF vista 80, a diferença em termos de qualidade é brutal, o adf é muito mais robusto, é "outra loiça", mas consome muito menos lenha, e o ventilador faz muito menos barulho.
    Mas a nível de aquecimento (calor sentido dentro de casa) posso dizer que é quase o mesmo.
    pode ver a minha instalação nos meus tópicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tonidastrevas
  18.  # 18

    Irei ver sim, obrigado!
    Eu estou a pensar colocar sem ventilador, já que vou ter AC em todas as divisões e ja ouvi o ventilador do ADF a trabalhar e mesmo no nivel 1 ouve-se bem, o que não me agrada
  19.  # 19

    ouve-se bem no nivel 1??
    eu tenho sempre o meu no nivel 4 ou 5
    quando me vou deitar fica no 2 ou no 3.
    isto comparado com o ventilador que tinha no outro recuperador nao tem nada a ver, era um barulho tremendo parecia um exaustor de cozinha no máximo)
    esqueça os AC, o calor do recuperador não tem nada a ver com o calor dos AC.

    eu colocaria com ventilador sem olhar para trás, mas cada um sabe de si
  20.  # 20

    Para a maior parte das pessoas acredito que não incomode com o som, mas nessa area sou bastante picuinhas, tudo me incomoda. Vou ponderar
    Sim, o calor do recuperador vai ser muito mais prazeroso do que o do AC, mas no verão sabe muito bem :D

    Entretanto falei com o Jorge do sitio das lareiras, e já me esclareceu as questões dos recuperadores. Contrariamente ao que se disse aqui, o ADF vista, segundo ele, é muito melhor que o M-Design (até a gama inferior NMV o é). Aço de 5mm vs 4mm no M-design; a vermiculite no Vista é de alta densidade e no A M-Design de normal densidade (mandou foto de um M-design com 3 meses e já com a vermiculite rachada); e são fabricados em países de leste e não na Bélgica.
 
0.0220 seg. NEW