Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas comprei um terreno em compropriedade com a minha namorada no valor de 2500,00€ acontece que ao fazer a escritura paguei o valor de IMT 162,50€ e a minha namorada o mesmo valor mais 20,00 Imp. selo cada um penso que não esta correto assim pagamos o valor do IMT de um terreno de valor 5000,00€ ou sera assim ?
    Agradecia ajuda
  2.  # 2

    Terreno urbano 6,5%
    Terreno rústico 5,0%
    Imposto selo 0,8%

    VPT do terreno qual era? Um terreno urbano com vpt abaixo de 2500€ ou mesmo 5000€ é estranho.
  3.  # 3

    Obrigado o Terreno e mesmo urbano o valor da compra 2500,000€ pelas minhas contas teria de pagar 6.5% IMT e 0.8% de imposto de selo o que daria 186.50€ ou seja 162,50€ de IMT e 20,00€ de imp. selo mas na conservatória pagamos duas vezes o mesmo valor pelo que penso que não esta correto agradecia opiniões quando digo que pagamos o valor como sendo 5000,00€ nada tem a ver com valor patrimonial tributário uma vez que o VPT ate é mais baixo

    cumprimentos.
  4.  # 4

    Houve um erro por parte da conservatória na liquidação dos impostos,devem ter compreendido mal o valor da escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Fialho
  5.  # 5

    obrigado pela vossa preciosa ajuda e o que me parece mas ao confrontar a situação fui informado que teria de pagar duas vezes o mesmo valor por ser compropriedade 50% 50% não concordo pagamos sim duas vezes se o mesmo imposto fosse cobrado sobre metade ou seja
    sobre 1250,00€

    cumprimentos
  6.  # 6

    Colocado por: Luis Fialhofui informado que teria de pagar duas vezes o mesmo valor por ser compropriedade 50% 50%


    Sim, cada um pagaria sobre 1.250,00€ e nada mais. Ou no global sobre 2500,00€. O valor total será sempre igual.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Fialho
  7.  # 7

    bom dia
    voltando ao tema fui ontem a conservatória para que fosse revisto o erro qual o meu espanto


    a senhora na conservatoria afirma que o terreno em questão como não tem VPT atribuido ao fazer escritura o mesmo valor passa para o dobro porque o site das finanças não deixa fazer por menos

    penso que se anda a brincar ou será mesmo assim
  8.  # 8

    Reclamação por escrito, a explanar o sucedido...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Fialho
  9.  # 9

    Colocado por: Luis Fialhobom dia
    voltando ao tema fui ontem a conservatória para que fosse revisto o erro qual o meu espanto


    a senhora na conservatoria afirma que o terreno em questão como não tem VPT atribuido ao fazer escritura o mesmo valor passa para o dobro porque o site das finanças não deixa fazer por menos

    penso que se anda a brincar ou será mesmo assim



    Desconheço esse facto, mas o terreno era omisso em termos de conservatória? Não tinha número matricial? Mande-me e-mail, ver o que consigo ver, provavelmente só para a semana consigo dar resposta.

    Também pode perguntar na conservatória qual é o artigo do Código do IMT ou IMI que refere isso?

    Além disso todos os prédios urbanos foram reavaliados entre 2010/12.

    Pode também ir a um serviço de finanças colocar essa questão na secção do património. Leve a escritura em como é proprietário do terreno (uma vez que ainda não deve estar registado no seu nome) e peça para lhe dizerem se tem VPT, aproveite e faça na hora o registo e peça a cópia da caderneta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Fialho
  10.  # 10

    obrigado o terreno foi desanexado em Abril de 2018 pelo que ainda não tem VPT atribuído

    cumprimentos.
 
0.0145 seg. NEW