Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho a pre instalação de aquecimento central em casa e gostaria de fazer a instalação do respetivo aquecimento.
    Tenho gás natural e estou indeciso entre a caldeira a gás ou a pellets.
    O que me aconselham?

    Obrigado
  2.  # 2

    Gás
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

    Sérgio rodrigues porque escolhe gás?
  4.  # 4

    se o facto de abrir a torneira e ter gás vs ter que armazenar pellets, carregar pellets, fazer limpeza não for suficiente, já lhe arranjam mais dois ou três motivos :)
    Concordam com este comentário: ricat, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, hramos
  5.  # 5

    Colocado por: hramosSérgio rodrigues porque escolhe gás?
    mais simples,eficiente, cómodo e fundamentalmente mais barato na aquisição e na exploração.
    Concordam com este comentário: ricat, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  6.  # 6

    Não tinha essa ideia. Não porque tenha lido muito sobre o assunto, mas apoiado em relatos de conhecidos que dizem pagar pequenas fortunas mensais de gás.

    Naturalmente que pode ser o exemplo de sistemas antigos, sem a manutenção devida, em casas com deficiente isolamento e com uma utilização sem critério.

    Ao optarem/afirmarem que um sistema a gás tem um custo de exploração menor, baseiam-se em casos práticos? É que depende de vários fatores...
  7.  # 7

    Mas na a nivel de eficiência é mais o gás ou pellets? E mensalmente, qual custa mais no mesmo tempo de trabalho?
  8.  # 8

    Colocado por: mandrongoNão tinha essa ideia. Não porque tenha lido muito sobre o assunto, mas apoiado em relatos de conhecidos que dizem pagar pequenas fortunas mensais de gás.

    Naturalmente que pode ser o exemplo de sistemas antigos, sem a manutenção devida, em casas com deficiente isolamento e com uma utilização sem critério.

    Ao optarem/afirmarem que um sistema a gás tem um custo de exploração menor, baseiam-se em casos práticos? É que depende de vários fatores...

    Quanto é que fala em pequena fortuna?
  9.  # 9

    Colocado por: mandrongorelatos de conhecidos que dizem pagar pequenas fortunas mensais de gás.



    Colocado por: mandrongosistemas antigos, sem a manutenção devida, em casas com deficiente isolamento e com uma utilização sem critério.

    Já foi respondendo à sua pergunta.
    A outra coisa é o que é uma pequena fortuna... Querer ter uma casa confortável no inverno nunca é possível com o preço de dois cafés! Há um preço a pagar pelo conforto. Ainda mais num país que tem os preços da electricidade e do gás mais caros da Europa (indexado ao poder de compra)
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  10.  # 10

    Acima de 200€ mensais. Isto em casas com +/-200 m2, que me parece ser a área "standard" na construção, tendo como exemplo os projetos novos que vou vendo aqui.
    Se calhar é o normal, vão dizer-me vocês.

    Não tenho mesmo a noção de custos de aquisição e consumos dos vários sistemas.
    O único termo de comparação que conheço é a minha salamandra a lenha, nos meus 50m2 de casa muito mal isolada. Gasto cerca de 200€ para aquecer a casa de Novembro a Março. Este inverno foi insuficiente, mas para terem uma noção do quão confortável é a habitação, este ano ainda não consegui estar de t-shirt e calções em casa.

    Ambiciono construir e um sistema a lenha, por várias razões, está fora das minhas escolhas. Tal como os pisos radiantes, por uma questão de custo.
  11.  # 11

    Colocado por: mandrongomas apoiado em relatos de conhecidos que dizem pagar pequenas fortunas mensais de gás.
    o custo por Kwh do gas natural é dos mais baixos,

    se um qualquer sistema tem consumos elevados com outro tipo de combustível ou consumos seriam igualmente elevados.

    no caso do gás (sendo comum em quase todos os combustíveis fosseis) o mais habitual é terem caldeiras obsoletas, sem qualidade e de baixo custo sem manutenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
    • emad
    • 3 junho 2018 editado

     # 12

    Colocado por: mandrongoAcima de 200€ mensais. Isto em casas com +/-200 m2, que me parece ser a área "standard" na construção, tendo como exemplo os projetos novos que vou vendo aqui.
    Se calhar é o normal, vão dizer-me vocês.

    Não tenho mesmo a noção de custos de aquisição e consumos dos vários sistemas.
    O único termo de comparação que conheço é a minha salamandra a lenha, nos meus 50m2 de casa muito mal isolada. Gasto cerca de 200€ para aquecer a casa de Novembro a Março. Este inverno foi insuficiente, mas para terem uma noção do quão confortável é a habitação, este ano ainda não consegui estar de t-shirt e calções em casa.

    Ambiciono construir e um sistema a lenha, por várias razões, está fora das minhas escolhas. Tal como os pisos radiantes, por uma questão de custo.

    Já eu cá por casa ando de tshirt desde maio. Nem com esta quebra de temperatura sinto desconforto.
    Sem duvida que uma casa bem isolada faz a diferença nas necessidades de aquecimento e arrefecimento. Mas sobretudo para quem vai iniciar o conselho que dou é pensarem bem na localizaçao das janelas de forma a maximizar a entrada de luz no outono e inverno e a protecção das mesmas no verao da intensidade do calor.
    Depois disto estar bem pensado e definido é pensar no sistema de aquecimento/ arrefecimento que se adequara da melhor forma ao modo de vida de cada um e à carteira.
    Concordam com este comentário: ATTC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  12.  # 13

    Jorgealves, no fórum, há relatos de pessoas com consumos de +/- 1 saco de pellets por dia - ligado 8 a 12horas. Em números redondos estamos a falar de 100€ mensais, o que me parece um valor razoável.

    Numa casa bem isolada e num sistema bem otimizado, conseguem-se consumos equivalentes com o gás?


    Emad, quem otimizou o posicionamento dos vãos? Arquiteto, engenheiro da térmica?
    Deixando de parte o custo, vãos grandes ficam muito bonitos numa construção, permitem muita entrada de luz, o que no Inverno é positivo. No Verão nem tanto, mas planeio ter estores. Ainda assim, não sei se será suficiente para evitar necessidade de arrefecimento, numa moradia a construir a cerca de 5km do litoral norte/centro.

    Recorrendo ao exemplo cá de casa, com uma exposição solar má - bem, nesta altura ainda consigo algumas horas de sol nas janelas - protegendo com os estores nos períodos/dias de maior calor, contam-se pelos dedos das mãos os dias em que tive de dormir destapado nos cinco anos que cá estou.
  13.  # 14

    Mandrongo boa pergunta.

    Com um saco de pellets por dia? Com que caldeira?
  14.  # 15

    Colocado por: mandrongo

    Emad, quem otimizou o posicionamento dos vãos? Arquiteto, engenheiro da térmica?

    O arquitecto projectou a casa de forma a aproveitar o maximo de entrada de luz natural. A casa ao mesmo tempo está bem configurada para receber e proteger-se. As brisas solares sao eficazes no verao e nao comprometem as vistas. A casa portou-se muito bem no verao ao ponto de nao haver necessidade de arrefecimento.
    No inverno mesmo com grandes vaos a casa apresentou poucas necessidades de aquecimento.
    Para as necessidades de aquecimento tenho pre instalaçao de AC por condutas. Mas cheguei à conclusao que para ja nao meto as maquinas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  15.  # 16

    Hramos, não faço ideia. Há um tópico sobre o preço das pellets em que alguns users vão relatando experiências. Foi daí que tirei o valor. Se calhar é apenas uma pequena amostra não representativa da realidade.

    Emad, não sei onde mora, mas ter uma casa com poucas necessidades de climatização é o sonho de todos. Parabéns.
    A brisa solar é pelo interior ou exterior? Porque optou por estas em vez dos estores?
    Tem o seu projeto partilhado no fórum?
  16.  # 17

    Alguem do forum colocou capoto?
    Faz muita diferença termica? Estou a pensar colocar capoto primeiro e só depois colocar o aquecimento central...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • emad
    • 3 junho 2018 editado

     # 18

    Colocado por: mandrongoHramos, não faço ideia. Há um tópico sobre o preço das pellets em que alguns users vão relatando experiências. Foi daí que tirei o valor. Se calhar é apenas uma pequena amostra não representativa da realidade.

    Emad, não sei onde mora, mas ter uma casa com poucas necessidades de climatização é o sonho de todos. Parabéns.
    A brisa solar é pelo interior ou exterior? Porque optou por estas em vez dos estores?
    Tem o seu projeto partilhado no fórum?

    As brisas sao sempre por fora. A protecçao eficaz e eficiente mesmo com estores deverá ser sempre por fora.
    Quanto à planta. Cada planta é desenhada tendo em conta o local e a envolvente.
    Mas existe aqui uma brincadeira que eu fiz com a mimha planta.
    Pode ser que fique com uma ideia.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=998270
    Concordam com este comentário: Carmo77
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  17.  # 19

    Colocado por: emadPara as necessidades de aquecimento tenho pre instalaçao de AC por condutas. Mas cheguei à conclusao que para ja nao meto as maquinas.

    Olá Emad,
    Vai ter de partir os tectos falsos para colocar as máquinas...certo?! Posso saber quanto custava o seu sistema de AC de condutas com máquinas (completo/a funcionar) e só "pré-instalação"?! Estou interessado nesta solução...
    Colocado por: emadSim coloquei PRE apenas nos WCS e pré-instalação de Ac no resto da casa. estou contente com o PRE nos wcs.

    Está contente com os consumos?!
    Colocado por: emadNo inverno mesmo com grandes vaos a casa apresentou poucas necessidades de aquecimento.

    Qual a área de Aquecimento?! Excelente, aqui se vê que um bom isolamento faz a diferença!
    • emad
    • 4 junho 2018 editado

     # 20

    Gondarez,
    Nos quartos as maquinas ficarao no tecto dos armarios. E só desmontar parcialmente os armarios.
    Na suite ficara sob o tecto do closet. O tecto é uma placa de contraplacado lacado movivel.
    Na sala está por detras de um armario tambem desmontavel.

    Na altura tinha um orçamento para um multisplit exterior de cerca 3500€ e mais 4500€ para as maquinas interiores. Tudo maquinas mitsubishi.
    A pre instalaçao custou 3000€.
    Isto nao começou assim. O arquitecto nao me alertou dos custos que poderia ter. Sempre me disse que era barato. Barato era se colocasse maquinas visíveis e com 5 maquinas exteriores na cobertura. Este sistema ficaria com pre instalaçao por cerca de 6000€.
    A minha esposa nao queria ver as maquinas e entao a soluçao foi esconder por condutas. Pedi orçamento para os 3 quartos, sala e cozinha. Entao só para as maquinas a coisa derrapou logo para os 8000€. A pre instalaçao derrapou de 1000€ de um sistema normal para 3000€.por condutas.
    Diferença de 6000€ para 11000€.
    Mas se um dia colocar elimino a maquima da cozinha. A cozinha nao precisa.
    Ao eliminar a maquina da cozinha o multisplit exterior ja passaria para alimentar apenas 4 maquimas e nao 5 e era mais barato cerca de 1000€. Menos a maquina da cozinha a coisa reduzia em cerca de 750€. Menos 1750€.
    Isto foi ha cerca de 3 anos. Os preços devem ser diferentes.
    Ha dias andei a ver preços de maquinas de marca branca e conseguia fazer a coisa por 4000€ ja com a instalaçao.
    Como a pre instalaçao está feita, a coisa podera ficar por 7000€ e nao 11000€.
    Agora se pensar colocar meto maquinas daikin ou mistubishi.
    Quanto à area. A casa tem 220 m2 brutos. Distribuída entre rc e 1 piso.
    Quanto aos consumos. No inverno deste ano paguei facturas de luz de 135€ de consumos domesticos mais PRE e 2 aquecedores electricos nos quartos. E nao passei frio.
    Por isso é que ainda ando a pensar se gasto o dinheiro para finalizar o AC ou nao.
    Esta semana andamos com minimas entre os 10 e 12 graus e maximas de 19 e 22 graus e tenho a casa com 18 a 20 graus à noite.
    Ando de tshirt dentro de casa. Ja a minha esposa diz que é frio.
    As mulheres sao mais friorentas.
 
0.0243 seg. NEW