Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva

    Peço a preciosa ajuda de quem tem conhecimntos em construção para me auxiliar num pequeno problema.
    Irei construir um muro de suporte do meu terreno. O muro tem 20m de comprimento e terá 7 m de altura. O terreno atrás do muro é tipo areão e tem uma fazenda na qual o dono cultiva legumes. Que tamanho de sapata acham necessário para um muro com estas características? E a espessura do muro? Estou a pensar executá-lo em betão armado B30. Em relação á drenagem do muro (visto que atrás existe zona de cultivo e é regadaregularmente), o que propôem? Geotêxtil e membrana drenante com tubo de brenagem no fundo (rodeada de brita)? Ou outra solução?
    Cumps
    João
  2.  # 2

    Boas

    Até pela altura do muro o melhor conselho que lhe posso dar é o de dirigir-se a um técnico que avalie bem o solo em causa. Sem o conhecimento exacto das condições locais a tendência será de assegurar uma boa margem de segurança o que pode levar a cair num exagero. Ou, o que seria pior, a "rapar" essa margem o que poderia dar origem a consequências nefastas.
    Posso no entanto dizer-lhe que quase de certeza a espessura do muro e as dimensões da sapata irão ser condicionadas não pelo factor resistência do betão armado mas pelas condições de equilíbrio, o que em geral faz aumentar as dimensões que seriam necessárias se apenas tiver em conta o factor resistência.
    O factor drenagem é também de grande importância e a solução que descreve é apropriada, com o senão de ser feita pelo lado do muro que pertence ao vizinho.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    Caro João aRos
    Essa era uma das áreas da minha especialidade... quando saí da faculdade há 29 anos!

    Não lhe vou fazer os cálculos, porque esse muro em betão armado deverá ser objecto de licenciamento camarário - pelo que você terá de contratar alguém que lhe faça o projecto, (hiiii!! Não me digam que também vai ser preciso um arquitecto para assinar esta obra de arte!?) uma empresa com alvará e com técnico responsável, etc.

    Mas deixe-me fazer-lhe umas perguntas:
    - vai ESCAVAR 7m + a profundidade das sapatas de fundação para erguer esse muro?
    Dá-se conta que se a inclinação natural desse areão for de 45º, a sua escavação poderá entrar dentro do terreno do vizinho aí uns 7 a 10metros?

    (Nota: por uma questão de precaução, e se seu vizinho não se importar, a sapata de fundação deveria prolongar-se também um pouco para o lado do terreno do seu vizinho).

    Quanto à drenagem atrás do muro, a sua proposta (tubo de drenagem com manta geotêxtil e coberto com brita) parece-me a «normal». Há que verificar se existe alguma condicionante.
  4.  # 4

    Luis K.W.

    será mesmo preciso escavar para o lado do vizinho 7 a 10 metros?? Se assim fosse como explica certas obras grandes ( com vários pisos de cave) dentro das cidades em que as terras são previamente seguras com menos distancia do que essa e depois é executado o muro de betão.

    João aRos

    não conheço o seu projecto mas a arquitectura deveria ser de tal forma que suavizasse de alguma forma essa diferença de cota em relação ao terreno do vizinho.
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Caro João aRos
    Mas deixe-me fazer-lhe umas perguntas:
    - vai ESCAVAR 7m + a profundidade das sapatas de fundação para erguer esse muro?
    Dá-se conta que se a inclinação natural desse areão for de 45º, a sua escavação poderá entrar dentro do terreno do vizinho aí uns 7 a 10metros?

    Sim, 7m de muro mais a sapata. Tenho já o projecto de estabilidade aprovado, mas o Eng. responsável planeou uma sapata de 1.70m de comprimento e 1m de altura, com ferro de 20. O muro proposto é de 30cm de espessura e ferro de 16. O betão proposto é o B30. E o muro não tem inclinação nenhuma nem a sapata atinge o terreno do vizinho. É uma sapata em L. E não em T invertido.
    Acha exagerada esta solução?

    Cumps
    João
  6.  # 6

    Boas

    o Eng. responsável planeou uma sapata de 1.70m de comprimento e 1m de altura, com ferro de 20.

    A dimensão da sapata pode parecer exagerada mas de certeza que se destina a criar a massa suficiente para criar as tais condições de equilíbrio, nada tem a ver com a capacidade resistente.

    ... nem a sapata atinge o terreno do vizinho. É uma sapata em L. E não em T invertido

    Em princípio deve ser assim para não invadir o terreno do vizinho. No entanto, como já disse o Luis K.W., se fosse possível instalar parte da sapata no terreno do vizinho - sapata em T - iria facilitar muito as condições de equilíbrio e seria possível reduzir bastante a dimensão da sapata.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

    Em princípio deve ser assim para não invadir o terreno do vizinho. No entanto, como já disse o Luis K.W., se fosse possível instalar parte da sapata no terreno do vizinho - sapata em T - iria facilitar muito as condições de equilíbrio e seria possível reduzir bastante a dimensão da sapata.


    Mas isso será possível sem invadir o terreno do vizinho. Em vez do desaterro ser junto à partilha, posso iniciar o desaterro 50cm mais à frente (em relação ao meu terreno) e faer uma sapta com 50cm para dentro da terra (indo de encontro ao ponto de partilha). Neste caso, ficaria uma sapata de 50cm para cada lado do muro e um muro de 25cm de largura. Será suficiente? A imagem que vos envio foi de um cálculo por mim efectuado no Cype.

    Cumps
    João
      Muro1.JPG
  8.  # 8

    Envio em anexo o .pdf resultante do estudo do muro. Pressuponho que tenha "gaffes"...
    Pode-me analisar o "estudo"? Os cálculos estão longe da realidade?
    Cumps
    João
  9.  # 9

    Boas

    A imagem que vos envio foi de um cálculo por mim efectuado no Cype.

    Atenção que o CYPE não faz a verificação do muro em relação ao derrube nem em relação ao deslizamento; estes devem ser feitos pelo utilizador e conduzirão às dimensões adequadas que se introduzem então no CYPE para verificação da resistência. Atenção igualmente às tensões no solo.

    Será suficiente?

    A "olhómetro" não me parece que consiga o equilíbrio do muro e tenho muitas dúvidas em relação às tensões introduzidas no solo - estas podem sr confirmadas no CYPE.

    Correcção: o CYPE faz a verificação ao deslize.

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 10

    Boas

    Um cálculo expedito "à unha" diz-me que não verifica a condição de equilíbrio:
    O momento derrubante é cerca de 190 KN x m / m e o estabilizador apenas de 90 KN x m / m. Tem aqui um défice elevado que terá de corrigir com o aumento da massa da sapata e do muro.

    PS: Estou de férias e não disponho de grande disponibilidade, mas 2ª feira já lhe posso dar dados mais exactos. Se no entretanto quiser entreter-se pode sempre ir lendo isto


    cumps
    osé Cardoso
  11.  # 11

    Agradeço a sua disponibilidade
    Será que aumentando a altura da sapata para 1m já melhora a estabilidade do muro?

    Cumps
    João
  12.  # 12

    meus caros,

    isto não é certamente uma avaliação ao trabalho de um engenheiro que em principio tem autorização da oe ou da anet para fazer esses calculos - se o dono de obra pretende fazer outra coisa que faça de sua conta e risco

    gostaria apenas de saber quem fez o desenho de um muro com 7 metros de altura com uma sapata de 35cm de altura à face do terreno - é para ir ou para ficar preocupado?
  13.  # 13

    Boas

    Será que aumentando a altura da sapata para 1m já melhora a estabilidade do muro?

    Está sentado? Se não está, é melhor sentar-se
    Com uma sapata em T (acho que não afecta o vizinho, mas terá de falar com ele) prepare-se para algo como:

    1 - O muro pode ter os 25 cm de espessura
    2 - Sapata: a segurança ao derrube depende em boa parte do peso da parte da sapata que fica sob o terreno do vizinho e do peso das terras sobre ela. Neste caso deverá precisar de uma sapata com 1 m de altura e um comprimento de 2,80 m, sendo 0,75 m sob o seu terreno, 0,25 m sob o muro e 1,80 m sob o terreno do vizinho.
    Nestas condições terá uma segurança em relação ao derrube de cerca de 20 %.

    PS: os números não andam longe da realidade mas não serão exactos: foram feitos à unha numa esplanada junto ao mar, em guardanapos de papel com o apoio de dois cafés, um gin-tonic e três cigarros. Podem por isso ser considerados politicamente incorrectos :-)

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 14

    Tirando o café que evito, o gin tónico porque raramente bebo, e os cigarros porque nunca fumei, apostaria que o José Cardoso tem razão.

    O peso das terras sobre a parte da sapata que fica do lado do terreno do vizinho impedirão que o muro vire devido (precisamente) ao... peso das terras :-)
    Portanto, quanto maior for o T invertido mais estável será a estrutura, isto é, quanto maior melhor.
  15.  # 15

    e ja tem valores para a construção do muro?
  16.  # 16

    Colocado por: sergyioe ja tem valores para a construção do muro?


    Sim, tenho um orçamento de €15000, com drenagem adequada (entenda-se membrana drenante, geotêxtil, tubo de dreno e brita)
    Mas este orçamento é para as medidas que acima referi (sapata com 1,7m de largura por 1m de altura, em ferro de 20. Muro com 30cm de espessura com ferro de 16).
    Como achei exagerado (mas apenas como leigo nesta área), pedi opinião cá no Fórum.
    Agora com os cálculos do José Cardoso, já fico na dúvida qual será o mais económico.

    Cumps
    João
  17.  # 17

    Boas

    já fico na dúvida qual será o mais económico.

    Mais económico fica a sapata com 1,7 m e muro com 0,30 m em que poupa, em relação às medidas que lhe dei, 16 m3 de betão e ainda poupa escavação, betão de limpeza e membrana drenante. O que duvido é da segurança do muro com uma sapata dessa dimensão.

    cumps
    José Cardoso
  18.  # 18


    O que duvido é da segurança do muro com uma sapata dessa dimensão.


    Quem fez o desenho do muro foi o Eng. responsável pelo Projecto de Estabilidade. Por isso penso que estará certo. De referir uma vez mais que a sapata será em L e não em T invertido. Imagino que tenha alguma coisa a ver com a estabilidade do muro.

    Cumps
    João
    • jma
    • 27 julho 2009 editado

     # 19

    esse muro está fantástico, mas como é que ele se aguenta? é que a sapatinha em L à frente parece-me muito estranho que essa solução compense minimamente os impulsos a que esse muro estará sujeito (mas eu não sou projectista...) mas principalmente consegue explicar como é que ele será feito? disse que vai afastar o muro 50cm do limite do terreno para poder escavar??? vai escavar na vertical 7m???? e ainda por cima como solo tipo areão??? prepare-se.....
  19.  # 20

    Já pensou em outra situação sem ser o muro de betão.

    Veja esta opção:

    http://www.artebel.pt/home.html

    boa sorte
 
0.0208 seg. NEW