Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Tem de clarificar isso com quem lhe vai vender.
    Embora ainda estou para ver como se vão accionar garantias daqui a 10 anos quanto mais daqui a 25 anos
  2.  # 22

    Não esta preocupado com o retorno do investimento?
  3.  # 23

    Esse "retorno", chega mais dia menos dias. talvez 7 - 12 anos.
    O problema é a natureza que é incerta,
    Os milhares de painéis cobertos por garantia antes dos meus.
    Estou a imaginar, vendedores a deapacharem a garantia para fabricantes, e nós formiguinas e mandar cartas para a LG Europa.

    Como o dinheiro não abunda, Prefiro,
    gastar 1500 euros por algo que dure pelo menos 10 anos, com retorno investimento de 7 anos
    que 3 mil por algo que não sei se chega aos 25 anos, com retorno de investimento de 14 anos
    Mas se tivesse um orçamento ilimitado ou quase, concerteza que colocava uns LG.
  4.  # 24

    Colocado por: turnipNão esta preocupado com o retorno do investimento?


    Nos proximos dias começo a fazer medições.
    Mas o maior periodo de consumo vai ser a partir das 18.00h

    Durante o dia estou a fazer contas para paineis de1000/1200w para o
    Consumo fixo, e o excedente carregar a bateria da enphase 1,2kwh durante o dia.
    A partir do periodo da noite usaria a bateria + energia da rede.
    O retorno mesmo que seja lento é sempre retorno

    No inverno manteria o mesmo procedimento mas o retorno sera mais lento.
  5.  # 25

    Um update ao Topico

    Tive cá em casa a solarimpact e após analisado o local, o espaço, as sombras, o consumo diario do efergy foi-me recomendado 2 a 3 painéis Qcells ou Recom + Inversor Solax 1.1
    De momento e para o que eu pretendia fazer não é viável o retorno do investimento em ir para uma bateria Enphase ou para os painéis LG bifacial.
    Portanto menos de metade do investimento que tinha programado.

    Paineis
    Ainda estou a observar o consumo diario do efergy 2 ou 3 painéis devem ser suficientes, pois existe alturas durante o dia em que se ligam mais electrodomésticos, maquinas lavar loiça e roupa, playstation ligada, TVs etc etc e o consumo dispara quando está alguém em casa.

    Inversor vs micro-inversor
    Com 2 painéis a solarimpact recomenda e coloca micro-inversor que durante a noite gastam 40w
    Com 3 painéis já se podia colocar um inversor da solax 1.1 e ter acesso á produção,
    O SMA requere 4 paineis para arrancar.
  6.  # 26

    Colocado por: AlarmesdoMecoUm update ao Topico

    Tive cá em casa a solarimpact e após analisado o local, o espaço, as sombras, o consumo diario do efergy foi-me recomendado 2 a 3 painéis Qcells ou Recom + Inversor Solax 1.1
    De momento e para o que eu pretendia fazer não é viável o retorno do investimento em ir para uma bateria Enphase ou para os painéis LG bifacial.
    Portanto menos de metade do investimento que tinha programado.

    Paineis
    Ainda estou a observar o consumo diario do efergy 2 ou 3 painéis devem ser suficientes, pois existe alturas durante o dia em que se ligam mais electrodomésticos, maquinas lavar loiça e roupa, playstation ligada, TVs etc etc e o consumo dispara quando está alguém em casa.

    Inversor vs micro-inversor
    Com 2 painéis a solarimpact recomenda e coloca micro-inversor que durante a noite gastam 40w
    Com 3 painéis já se podia colocar um inversor da solax 1.1 e ter acesso á produção,
    O SMA requere 4 paineis para arrancar.


    qual o tamanho do histórico de dados que tem do efergy, para já estar assim a tirar conclusoes?

    (perdoe-me a brincadeira) mas tem a certeza que demorou cerca de 9 meses a nascer ? :) eu certamente devo ter demorado mais ;) já que esperei por ter um ano de histórico (verão não é inverno) antes de tirar grandes conclusões para sistemas mais completos (baterias, potências maiores, etc..)
  7.  # 27



    qual o tamanho do histórico de dados que tem do efergy, para já estar assim a tirar conclusoes?

    (perdoe-me a brincadeira) mas tem a certeza que demorou cerca de 9 meses a nascer ? :) eu certamente devo ter demorado mais ;) já que esperei por ter um ano de histórico (verão não é inverno) antes de tirar grandes conclusões para sistemas mais completos (baterias, potências maiores, etc..)


    O tamanho do histórico do efergy são apenas alguns dias.
    O inversor híbrido e mais painéis ficam para mais tarde quando tiver mais dados
    As baterias idem e quando descerem de preço e existir mais oferta

    O objectivo agora é apenas usar os painéis para o consumo entre as 8 e as 18.00h, mesmo que produzam em excesso no verão a produção dos painéis deve descer para metade no inverno.
    Tudo a seu tempo.

    Na fase inicial vou para 3 painéis (Qcells ou Recom ou Twin ) solax 1.1
  8.  # 28

    Colocado por: AlarmesdoMecoUm update ao Topico

    Tive cá em casa a solarimpact e após analisado o local, o espaço, as sombras, o consumo diario do efergy foi-me recomendado 2 a 3 painéis Qcells ou Recom + Inversor Solax 1.1
    De momento e para o que eu pretendia fazer não é viável o retorno do investimento em ir para uma bateria Enphase ou para os painéis LG bifacial.
    Portanto menos de metade do investimento que tinha programado.

    Paineis
    Ainda estou a observar o consumo diario do efergy 2 ou 3 painéis devem ser suficientes, pois existe alturas durante o dia em que se ligam mais electrodomésticos, maquinas lavar loiça e roupa, playstation ligada, TVs etc etc e o consumo dispara quando está alguém em casa.

    Inversor vs micro-inversor
    Com 2 painéis a solarimpact recomenda e coloca micro-inversor que durante a noite gastam 40w
    Com 3 painéis já se podia colocar um inversor da solax 1.1 e ter acesso á produção,
    O SMA requere 4 paineis para arrancar.



    Qto cobrou a solarimpact para este estudo?

    Obrigado
  9.  # 29


    Qto cobrou a solarimpact para este estudo?
    Obrigado


    Não foi um estudo, vieram dar orçamento (gratis)
    Gostei do tecnico, não me veio vender nada, pelo contrario, disse-me para não ir para os LG por serem caros, monocristalinos nao valia a pena nesta zona e para o que pretendia.

    Falou-me bem dos inversores solax, ligam/desligam consomem pouco, ao contrario dos micro-inversores consomem que 40w durante a noite, falou-me bem dos painéis Qcells ou recom, pois tem instalado as centenas sem problemas.
    Como já tenho o efergy não vale a penas ligar o inversor directo a quadro e gastar outro tanto.

    Subiu ao telhado, viu a estrutura/vigas cimento, zonas de sombra, espaços, explicou-me basicamente o que ia fazer, aonde furar etc etc.

    Vimos os pros e os contras para passar cablagem, as melhores situaçoes para instalação do inversor etc.
    Eu também sou instalador profissional noutra área e reconheço quando um técnico tenta levar o cliente na direção certa ou mais correcta/vantagens, simplesmente porque conheçe o material/area e lida com ela todos os dias.

    No final decidi escolher:

    3 painéis Qcells 840w
    1 x solax 1.5 (são 40€ de diferença para solax 1.1) mais tarde posso adicionar + 2 painéis.
    total: 1200€ com instalaçao
  10.  # 30

    Enquanto não tenho painéis montados deixo aqui alguma medições de alguns dias.



    A minha analise

    Embora o consumo normal durante o dia de semana e fim de semana entre as 08.00 e 18.00 sejam abaixo de 0,50kw, existem alguns picos durante 1 a 2 dias por semana em que se usa mais electrodomésticos.
    Notei que os equipamentos que consomem mais são:

    Microondas
    Forno
    Bimby
    Ferro a vapor
    Maquina de lavar loiça
    Maquina de lavar roupa
    aspirador

    Aquele pico entre as 8.30h e as 10.30h foi um dia de folga e provavelmente foram 2 horas a passar a ferro, por isso a ideia de ter 3 paineis (840w) deste modo não creio que seja necessário fazer muitas alterações ao modo de vida, visto que as maquinas de maior consumo trabalham durante o dia e as hora de maior produção.


    Fiquei surpreendido foi com o esquentador vulcano, gasta pouquíssimo nos banhos + ou menos 40w, isto de quem veio de uma caldeira de 80l noutra residência foi uma mudança acertada.

    Outros equipamentos de consumo mais moderado mas que funcionam 24h, 12h ou 6 horas por dia.

    Frigorifico
    NAS c/4 hard drives
    Cameras CCTV e Alarme
    TV oled
    Playstation
    Receptor Home cinema.
    PC/Tablets/Telemóveis

    No inverno se a produção dos paineis cair para metade, creio que estarei de algum modo salvaguardado pelo menos no consumo permanente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  11.  # 31

    Tive ca esta manha a solarimpact e despacharam isto em 5 horas.

    Já esta a bombar...



    Como tenho um contador dos antigos com a "rodinha" tudo o que esta a ser injectado na rede é a borla, e o consumido durante a noite "vem com desconto"....pena que não tenha o contador dentro de casa...
    Sei que mais dia menos dia a EDP deve muda-lo rapidamente.
  12.  # 32

    Colocado por: AlarmesdoMecoComo tenho um contador dos antigos com a "rodinha" tudo o que esta a ser injectado na rede é a borla, e o consumido durante a noite "vem com desconto"....pena que não tenha o contador dentro de casa...
    Sei que mais dia menos dia a EDP deve muda-lo rapidamente.


    a roda anda para trás?
  13.  # 33

    a roda anda para trás?


    sim
  14.  # 34

    O imprevisto no meio disto tudo é o contador da Efergy E2 classic não conta negativo..ou seja acho que esta a contar o que está a ser injectado na rede.
  15.  # 35

    Colocado por: AlarmesdoMecoSei que mais dia menos dia a EDP deve muda-lo rapidamente.


    Sacanas... se der a contagem eles vão na mesma confirmar?

    Quantos painéis/potência instalada e valores, se puder dizer...
  16.  # 36

    Colocado por: NTORION

    Sacanas... se der a contagem eles vão na mesma confirmar?

    Quantos painéis/potência instalada e valores, se puder dizer...


    se fizer o registo como é requerido, e "do lado de lá" souberem somar 1 e 1, a confirmação é fácil de fazer ;)
  17.  # 37

    se fizer o registo?
    Mas nao partimos do principio que a empresa que instala os paineis faz ela o registo logo?
  18.  # 38

    Colocado por: master_chiefMas nao partimos do principio que a empresa que instala os paineis faz ela o registo logo?

    Como assim? a empresa é q faz o registo? com q dados?
  19.  # 39

    Instalei 3 paineis Qcells total 880w
    Inversor solax 1.5 (até 1500w) o solax 1.1 estava esgotado.
    Instalação e Montagem zona de sesimbra.
    total 1256€

    Não fiz ligação do inversor ao Quadro elétrico para evitar passar cabos pela casa, (o Solax ficou debaixo de um telheiro na rua) por isso para ver o que os painéis estão a produzir uso APP do Solax, localmente ou online.

    Agora so tenho de encontrar um Monitor tipo o efergy mas que seja bi-direcional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, filipe.rm
  20.  # 40

    Colocado por: nunos7
    Como assim? a empresa é q faz o registo? com q dados?


    Sim enviamos-lhe uma factura da luz e o cartao do cidadao e a própria empresa fazem o registo por nos.
    Se não enviar nao fazem nada.
 
0.0247 seg. NEW