Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Um pequeno brainstorming: a lavandaria deve ser um espaço separado da dispensa, os ambos podem conviver juntos num único espaço?
    Vantagens e Desvantagens?

    Obrigado
  2.  # 2

    convêm estarem separados, um é zona de águas e trabalho outro de armazenamento de alimentos.
  3.  # 3

    Boa tarde.
    Eu por acaso tenho tudo no mesmo espaço.
    Penso que não há problemas de ter dois em um, só convém separar bem o sítio dos detergentes do sítio dos alimentos que tiver na despensa.
    :)
  4.  # 4

    Concordo com a _teresa_. Também tenho ambas no mesmo sítio e desde que esteja arrumado a coisa funciona bem :)
  5.  # 5

    Estava à espera de mais comentários.... :(

    No meu ponto de vista, só via duas questões:
    1. Humidades da lavandaria. Influência nos alimentos?
    2. Hipótese de inundação. Mais estragos...

    Senhores arquitectos e empreiteiros, algo a dizer?
  6.  # 6

    Essas questões chegam para optar pelo separar dos espaços eu sinceramente nunca colocaria lavandaria e despensa num só espaço
  7.  # 7

    Sinceramente nunca hei-de perceber essa tendência para certas coisas na despensa, devo dizer que até já me pediram para por mais 10 cm pois era para passar lá a ferro tambem ( uma despensa completamente interior) e era para meter a arca também, isto numa cozinha que tinha de espaço cerca de 20 m2.

    na minha opinião, se a despensa for relativamente pequena e sem iluminação, prefiro ter uma máquina de lavar no espaço da cozinha e ter uma despensa reservada para pura e simlesmente para o armazenamento quer de viveres quer de produtos de limpeza devidamente organizados.
  8.  # 8

    Geralmente, o que deve ser acautelado numa lavandaria: espaço para duas máquinas (lavar e secar) (60x60 + 60x60), uma pia para lavagem de alguma roupa mais porca ou nódoas complicadas com bancada (1.50x60), uma tábua de passar a ferro (1,50x40).

    Esqueci-me de algo? Ou alguma dimensão está incorrecta?

    Obrigado
  9.  # 9

    boas...
    Acho que depende do gosto de cada um e do tamanho que a dita despensa tem. Como a minha não é muito pequena, é dois em um. A utilização de minha como lavandaria é só para colocar a máquina de lavar, detergentes e acessórios. Para passar a ferro e tratar da roupa não é na despensa.Quanto a inundações, elas podem acontecer mas, se os alimentos não estiverem no chão, não há problema.
    É apenas a minha opinião. :)

    Teresa
  10.  # 10

    _teresa

    concordo se a despensa tiver alguma dimensão e uma boa ventilação, é que não se trata só de inundações mas "ar humido" inerente ao acto da lavagem. Há e já agora iluminação natural para verificar logo "ali" determinada nódoa que não saiu na lavagem e estado da roupa ao tirar da máq.
    opiniões.
  11.  # 11

    Este problema apareceu-me porque fui buscar área da lavandaria para encastrar móveis da cozinha (a cozinha tem uma parede comum com a lavandaria e a despensa).
    Agora tenho uma lavandaria com área de 2.50 x 1.90 em vez de 2.50 x 2.50 e tenho receio de a tornar demasiado pequena.
  12.  # 12

    marco1
    Tem razão no que diz. No meu caso tudo o que menciona foi pensado. Mas é como tudo, as opiniões divergem.

    electrao
    Se é pequena ou não, depende do que quer fazer e colocar lá.
    Se for para colocar a máquina e todos os acessórios, esse tamanho não é mau, mas se quiser fazer mesmo uma divisão para tratar de tudo(passar a ferro, lavar roupa à mão, etc..), já convém ser um pouco maior.

    :)
  13.  # 13

    Vou fazer a lavandaria independente da casa (anexo) logo, colocar a dispensa junto não irá dar muito jeito... Estou a pensar em não fazer dispensa. A minha arquitecta diz que actualmente as cozinhas têm bastante arrumação para esse fim... O que acham disto?
  14.  # 14

    Acho que devia fazer o seguinte raciocinio: veja hoje em dia na sua casa os elementos que precisa de guardar armazenar de apoio á cozinha, depois confira com o seu projecto ( sem despensa seguindo a indicação da arquitecta) se a arrumação prevista é suficiente.
  15.  # 15

    Depois de visitar mais algumas casas decidi pelo seguinte: como tenho cave como principal objectivo albergar a casa das máquinas (sala técnica) e arrumos, e dada a área disponível na cave, abdiquei da despensa no rés-do-chão.
    Considerei na cozinha o espaço suficiente para um despenseiro e mais algum apoio e aproveitei o espaço considerado anteriormente para a despensa para aumentar a lavandaria. Considero que a lavandaria fará mais sentido no andar rés-do-chão do que na cave.

    Vou fazer a lavandaria independente da casa (anexo)


    Eu não me vejo de 3 em 3 dias a ter de ir ao anexo por causa da lavandaria. Pior ainda se tiver a chover ou se tiver frio. Mas claro, essa decisão não depende só do comodismo, mas também dependerá do espaço disponível/área de implantação.

    Cumps
 
0.0178 seg. NEW