Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Mandei fazer um furo de água num terreno que comprei e encontraram água a 45 m com um caudal de mais de 40 m3/h.

    A minha dúvida prende-se com as possibilidades que existem para utilização da mesma, ou seja, foi-me dito pelo engenheiro da empresa que tinha a possibilidade de ter um depósito para onde a bomba enchia quando este atingisse um nível mínimo. Outra, a colocação de um variador que fazia a bomba trabalhar na potência necessária. Esta foi a opção que o meu instalador recomendou, no entanto, um amigo meu na mesma situação já lhe fou recomendado a colocaçao de um depósito.

    A utilizaçao será para jardim e pomar/horta e eventualmente para algumas partes de utilização na habitação que a legislação permita.

    Gostariavde saber de quem também tem furos que opção tomaram?

    Desde já o meu obrigado a quem participar.
  2.  # 2

    Se for a colocar para um deposito, depois precisa de outra bomba a bombear para a habitação.

    Penso que a soluçao mais inovadora do Variador será a que hj em dia tras menos problemas e será mais em conta,

    As duas soluçoes são validas.
  3.  # 3

    Obrigado pelo comentário.

    Apesar de as bombas estarem preparadas para isso não há um desgaste maior por ela arrancar (ainda que não seja a 100% da sua capacidade) e maior gasto de energia?

    Já agora alguém pode dizer que condicionantes existem na ligação à rede de água dentro da habitação?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    O desgaste eventualmente até vai ser menor, normalmente com deposito a bomba é ligada com contactor o que vai fazer a bomba passar das 0 rpm para as 1500 rpm em menos de nada o que é considerado um arranque violento podento com o tempo danificar o interior, usando o variador, alem do consumo electrico diminuir os arranques ( se estiver bem configurado) são suaves não havendo arranques bruscos quase não ha desgaste.


    A condicionante é se for um furo com areias a agua sair menos limpa( pode sempre instalar filtros) , enquanto se for para um deposito acaba por fazer sempre alguma decantaçao e ter uma agua mais limpa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
    •  
      aacc
    • 12 junho 2018

     # 5

    Pode utilizar as duas possibilidades conjuntamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hedcosta
  5.  # 6

    Aacc não é um pouco redundante ter depósito e uma variador? É que com o depósito a bomba só trabalha para o encher, não anda sempre no para arranca, julgo eu.
    •  
      aacc
    • 12 junho 2018

     # 7

    Colocado por: pedromlopesAacc não é um pouco redundante ter depósito e uma variador?

    Ter um arranque suave, só beneficia a bomba.
  6.  # 8

    Bomba de superfície já percebi que está fora do furo. Que vantagens e/ou desvantagens tem em relação às bombas de furo (não sei se é assim que se chamam)?

    Simples ou dupla? Não sei o que significa.

    Sim, o caudal que vem mencionado no relatório e mais de 40 m3/h mas quando estavam a fazer o furo, o funcionário disse. Na altura que aquilo debitava mais de um m3/minuto.
  7.  # 9

    Por algum motivo em particular?
  8.  # 10

    James

    Necessito para rega e para aproveitamento na casa mas sei que existem limitações legais, só ainda não sei exactamente quais.

    Como a casa dos meus pais é ao lado tambem farei uma ligação para eles

    A pergunta que me coloca não lhe sei dizer concretamente.
  9.  # 11

    Pois acredito que hajam vários sistemas com vantagens e desvantagens

    As necessidades já as apresentei, agora na sua opinião que sistemas poderei ponderar para a minha utilização?
  10.  # 12

    O terreno tem 2000 m2, a horta será para cultivar coisas simples, o pomar irá ter algumas arvores (20-30) que serão regadas o jardim terá uma parte em relva para os pequenos bricarem talvez uns 100 m2 a serem regados por aspersores e o resto ainda não decidi
  11.  # 13

    Boa Tarde,

    o que o relatório diz é:

    Níveis de produtividade:

    - dos 27-35m, igual a 0 m3/h
    - dos 35-45m,igual a 40 m3/h

    NHE (nível hidrostático) 12 m


    A bomba que tenho sugerida é:

    Montagem de grupo submersível a 30 m profundidade
    Grupo Hidral Pompe b6/14 220 v variador de velocidade monofásico a 10 m do furo (quadro comvariador 2.2 kW MBS 1900 220 v. Para além de uma série de itens como cabos eletricos e outros acessórios também menciona autoclave de 60 L.

    A outra opção é a mesma bomba mas sem o variador e com grupo submersível e a utoclave fibra 235 L a 10 m do furo.
  12.  # 14

    Duas dúvidas:

    - recomenda mais alguma marca para alem da grundfos?

    - existe alguma vantagem ou desvantagem de bombas submersíveis vs bombas de superficie?

    Obrigado.
  13.  # 15

    Boas. Quem fez o furo? Em que zona? Preço metro?
    Cumprimentos
    Aurélio
  14.  # 16

    Sondalis.

    Zona da Nazaré.

    25 euros metro
  15.  # 17

    Atenção que a utilização de furos de água está agora bem mais regulamentada, o uso de água de furo para consumo humano e uso em alimentos e a sua preparação é pelos vistos proibido.
  16.  # 18

    Colocado por: Sergio RodriguesAtenção que a utilização de furos de água está agora bem mais regulamentada, o uso de água de furo para consumo humano e uso em alimentos e a sua preparação é pelos vistos proibido.


    Mesmo sendo analisada e tratada ?
  17.  # 19

    Sim, se tiver água da companhia a menos de 20 metros da sua casa tem que abandonar o uso de captação de água para consumo humano, mas confirme com a entidade da sua zona, isto foi uma regulamentação europeia que entretanto os municípios estão a implementar
  18.  # 20

 
0.0209 seg. NEW