Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos....vou fazer o muro da frente da minha casa....vamos optar por fazê-lo nós para pouparmos uns trocos...o meu pai dá uns toques e vamos tentar remediar-nos...mas disseram-me que há uma norma qualquer por causa da altura das caixas que têm de ficar no muro...contador da luz...da água, do gás....enfim....gostaria que alguém me explicasse se realmente é assim ou não...
  2.  # 2

    sweety

    Já agora tem licenças alvará seguros director técnico e PSS.
    : )))
  3.  # 3

    a obra já está no final...e como os muros não ficaram por conta do empreiteiro...mas foram apresentados no projecto claro...porque não fazê-lo nós...já que me parece que o empreiteiro quer ganhar o dinheiro todo num muro da frente com cerca de 4m2 de comprimento...
  4.  # 4

    4m2 de comprimento!!!!!!!!!!!
    Isso é grande ou pequeno?
  5.  # 5

    A altura e localização das caixas das especialidades.. Deve ser discutida com o electricista, canalizador e o tecnico de gas...
    A caixa de correio, é conforme está no projecto de arquitectura...
  6.  # 6

    Pedro Barradas...muito obrigado...já falei com o meu electricista e o mesmo diz que não há regra nenhuma....que basta que tenhamos o muro que ele depois vai lá e assenta as caixas...
    a caixa do correio eu já sabia...o meu arquitecto já me tinha explicado isso e está desenhado no projecto...assim como o sitio para o numero de porta...
  7.  # 7

    Outra questão....se puder ajudar claro....acha que é assim tão complicado fazermos o muro da frente...???é que o empreiteiro disse-me que teriamos de fazer um cabouco e que só para isso seriam dois dias de máquina....atenção que o terreno é só pedra...e por isso se o cabouco serve para achar pedra para começar o muro...não é dificil de a encontrar...quaisquer 10 ou 20cms chegam na boa...
    estamos a pensar fazer o muro em blocos...
  8.  # 8

    tem medidas mas sinceramente não lhe sei dizer neste momento quais são, mas acho que é uma medida limite, para ter acesso aos contadores a nivel visual.
  9.  # 9

    Colocado por: sweetyPedro Barradas...muito obrigado...já falei com o meu electricista e o mesmo diz que não há regra nenhuma....que basta que tenhamos o muro que ele depois vai lá e assenta as caixas...
    a caixa do correio eu já sabia...o meu arquitecto já me tinha explicado isso e está desenhado no projecto...assim como o sitio para o numero de porta...


    Claro que existem regras para a localização das caixas, tenho isso guardado aqui no PC, vou ver se encontro.

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sweety
  10.  # 10

    Pedrosdsilva...fico a aguardar informações então...agradeço-lhe imenso...
  11.  # 11

    Colocado por: sweetyPedrosdsilva...fico a aguardar informações então...agradeço-lhe imenso...


    Este é o PDF disponibilizado pela EDP, veja apartir da página Nº 11.

    http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/Energy_services/Grid_connection/LigacaoRedeBt.htm

    Cumps.
  12.  # 12

    é como diz nesse PDF
    electricidade
    o minimo é 70cm max 1.70cm isto o visor
    a base da caixa : minimo 50cm max 80cm
    isto tudo à cota do terreno
  13.  # 13

    Muito obrigada pelos esclarecimentos....e há alguma regra para as caixas de luz água e gás...podem ficar todas juntas umas em baixo e outras por cima...???
  14.  # 14

    costumam ficar todas juntas, ter um espaço no muro só para caixas de contadores.
  15.  # 15

    Já agora não se esqueça de colocar as caixas de água por baixo das de electricidade e estas suficientemente afastadas das de gás.
  16.  # 16

    Alguém tem esta informação (legislação) atualizada?
    • WerBn
    • 24 março 2023 editado

     # 17

    Colocado por: PandRAlguém tem esta informação (legislação) atualizada?

    Gostava também de obter esta informação atualizada.

    Neste momento o meu muro que foi erguido para obras tem de ser alterado porque está muito alto.

    Gostava de saber a que altura mínima posso meter as caixas de água, electricidade gás e telecomunicações.
    E qual é a referência. Se é a cota do terreno, do passeio cá fora, da cota da soleira?
 
0.0159 seg. NEW