Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: FJDMCO que quer dizer o Pedro Azevedo 78 com pontes térmicas em pilares e vigas?

    Refiro-me à possibilidade de os pilares e vigas não terem sido isolados termicamente. Isso faz com que se formem mais facilmente condensações nessas zonas pois estão mais frias.
    Não documentaram a construção com fotos?
      Fissuração+exógena+ao+Reboco+(XI).jpg
  2.  # 42

    Colocado por: nmex2compre rede mosquiteiras para essas janelas, e ventile essa casa.... enquanto não:

    - arranja um técnico
    - não avalia o que está mal e como reparar
    - arranja orçamentos e soluções para fazer as reparações
    - tem capacidade financeira e executa a obra
    - a obra termina com tudo bem feito (e não tem que reparar a reparação)
    ... (e por aí vai)

    e leia novamente todas as repostas que lhe deram, tem ali uma ou duas (ou mais) que lhe passarem despercebida, eventualmente como esta.


    Não sei se percebi bem a sua resposta!
    Percebi que tenho forçosamente que ventilar esta casa e parte da caminhada já está a ser feita porque já colocámos estores laminados ou lá como isto se chama em algumas janelas. Mas não dá para ter as janelas todas abertas não só por causa das moscas mas também porque isso significaria deixar a casa aberta.
    O resto que disse é que não percebi e é nesse sentido que gostaria muito que todos os entendidos me dessem opinião, ou seja, qual o caminho a seguir.

    A casa tem 3 anos, ambos, arquitecto e construtor já foram chamados mas apenas o que subiu à cobertura foi o empreiteiro que foi quem tirou as fotos que publiquei e que afirma não haver fissuras, nem infiltrações.

    Assume a responsabilidade pela rachadela da foto que publiquei e que é evidente e diz que assim que a metereologia o permitir vai colocar rede de capoto e arranjar por dentro (closet também já colocado).

    O restante afirmam que é condensação, falta de ventilação associada a excesso de impermeabilização.

    Será a rede de capoto suficiente e o problema apenas de condensação?

    Basta tirar-se um foco do tecto falso para percebermos o cheiro a mofo/humidade entranhada.

    Estou desesperada mesmo! Foi um investimento enorme, sacrifícios atrás de sacrifícios para isto? Agora claro dinheiro temos para pagar as contas não para voltar a fazer um investimento desta envergadura.

    Grata pela atenção e disponibilidade
  3.  # 43

    Colocado por: Pedro BarradasExistem empresas especializadas no serviço que precisa e que se a coisa for para em tribunal, tem o relatório de peritagem prontinho...
    Por exemplo:
    -Imodiag
    - ISQ
    - Checkhouse
    - OZ-diagnosticos
    - termoflux
    - indire
    - houselab
    - Insped
    - civilspot
    - spybuilding
    .... e tantos outros...


    Exmo Pedro Barradas imensamente grata pelos seus comentários. Tive oportunidade de ver alguns dos seus trabalhos e desde já os meus parabéns.
    Andava eu ainda em construção e muitas vezes consultei o fórum para esclarecimento. Agora é que intervenho para solicitar a vossa ajuda.

    Essa é de facto a minha área. E quando as coisas não correm a bem correm a mal como se costuma dizer.
    Preciso de opiniões de outras pessoas que não as que intervieram no processo de construção para me dizerem exactamente o que escrever na cartinha que vou redigir para lhes apresentar a ver quem se chega à frente porque claramente há vários erros.
    Estas empresas que me facultou fazem essa avaliação? Mesmo que antes de se chegar a tribunal?

    Tenho uma amiga arquitecta que me diz que posso até fazer queixa na câmara porque de facto o ar que se respira nesta casa é prejudicial à saúde e tenho duas filhas pequeninas.

    É deprimente ver a casa que projectamos e idealizamos feita e em vez de podermos andar para a frente com o pouco que podemos suspender por mês termos de nos preocupar com aquilo em que já investimos maioritariamente que não ficou bem de início e que deveria ter ficado se tivesse sido bem feito, bem projectado, bem fiscalizado!

    Mas claro agora há que encontrar culpados e encosta-los à parede.

    Grata
  4.  # 44

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Refiro-me à possibilidade de os pilares e vigas não terem sido isolados termicamente. Isso faz com que se formem mais facilmente condensações nessas zonas pois estão mais frias.
    Não documentaram a construção com fotos?

      Fissuração+exógena+ao+Reboco+<br />(XI).jpg


    Infelizmente não! O problema foi confiar cegamente! Mas poderei tentar saber o que foi feito.

    A minha preocupação agora é mesmo identificar os problemas e encontrar soluções para poder exigir a sua realização.
    São paredes cobertas de bolor, rodapés todos estragados, paredes a descascar tinta, focos de luz comidos pela humidade, etc, etc, etc.

    Já me perguntaram: “quer uma casa nova”?
    Respondo: não! Quero uma casa como ela deveria ter ficado, bem construída, sem problemas!

    Agora limpa-se o bolor todo ok e depois quando ele voltar a aparecer tem que limpar novamente? Eu não quero é que apareça ok?

    É suposto eliminar o fungo mas quem me garante que por cima do tecto falso não esteja tudo cheio de fungo?
    Limpar limpar limpar limpar até aparecerem os parafusos do tecto falso? E reparem que após cada utilização a janela deste wc é aberto.
      7046DE94-2840-43B0-BB15-94492BCB9577.jpeg
      8CCA94BF-63EC-4AEA-9FE0-80582024D96A.jpeg
  5.  # 45

    o importante é mesmo ventilação, eu onde vivo o teto ficou preto nas zonas das vigotas (moro um sotão com placa de vigotas que é onde demora mais a secar a humidade) e a wc tambem que fica ao lado do quarto, lavei o teto do wc e ficou novo depois cheguei um antifungico e passado 4 anos está novo o teto e as juntas dos azulejos pretas, no quarto so lavei à 2 anos mas não cheguei o antifungico e como este inverno foi sempre a chover já está a ficar todo preto outra vez.
    na casa nova estou a pensar chegar isso às juntas dos wc embora o betume que coloquei já traz.
    eu que estou à acabar a minha nem quero passar pela cabeça acontecer isso, fazer um grande esforço financeiro e depois ver como está a sua doi muito
    se me lembrar amanha coloco aqui o produto que cheguei
  6.  # 46

    FJMDC,
    Isso não vai lá com limpeza, aliás, como imagina e já disse até.
    Faça o que disse o Pedro Barradas, mande avaliar isso a uma das empresas sugeridas para obter relatório e poder avançar como deve ser. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: FJDMC, JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC
  7.  # 47

    Terá muito provavelmente pontes térmicas, mas infiltrações com quase toda a certeza, o empreiteiro dizer que não é existem nada prova, obrigue o mesmo a colocar todas as coberturas planas sob carga, esperem que o com o calor e boa ventilação o fluxo de humidade estabilize e peça para taparem as saídas e colocar água e deixem ficar uns dias, depois ainda há platibandas e caleiras do telhado mas uma coisa de cada vez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  8.  # 48

    Colocado por: FJDMCEstas empresas que me facultou fazem essa avaliação? Mesmo que antes de se chegar a tribunal?

    O trabalho consiste exactamente nisso, visita tecnica, diagnóstico e o relatório, incluindo ( se contratar) um caderno de encargos com as soluções técnicas para resolução do problema.
    Das empresas elencadas, só tenho opinião (boa) formada sobre a IMODIAG. Como é obvio a localização da obra influenciará os preços dos serviços praticados...
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tocabeal
  9.  # 49

    Mas entretanto limpe, e ventile a casa!
    Não se pode viver numa casa assim fechada!
    Tem noção dos níveis de humidade e de CO2 que por aí andam?
    Aproveite este sol. Abra isso tudo!
    Concordam com este comentário: mtavares
  10.  # 50

    FJDMC, de onde é?
    O que precisa, como o Pedro Barradas já disse e lhe deu muitos nomes é de uma empresa que lhe faça algo deste género:
    http://www.controlhumidades.com/diagnostico-e-tratamento-de-humidades.php
    http://www.stillone.pt/1/peritagens_tecnicas_edificios_703078.html

    Com esses resultados e soluções na mão depois pode então falar com o empreiteiro/arquitecto/etc.
    É que no limite pode até nem haver nada mal executado. Pode é ter sido mal projectado

    EDIT: RISQUEI A SOLUÇÃO, QUE COMO O PEDRO BARRADAS DISSE, PODERÁ NÃO SER A IDEAL POR FALTA DE IMPARCIALIDADE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  11.  # 51

    Colocado por: Pedro Azevedo78http://www.controlhumidades.com/diagnostico-e-tratamento-de-humidades.php


    Isso não. Essa não é uma empresa de peritagens isenta, é uma empresa que vende as suas soluções... Não se meta nisso, não é isso que precisa...
  12.  # 52

    o produto que coloquei foi o aquastop depois do teto limpo aqui melhorou muito
  13.  # 53

    Colocado por: Pedro Azevedo78Mas entretanto limpe, e ventile a casa!
    Não se pode viver numa casa assim fechada!
    Tem noção dos níveis de humidade e de CO2 que por aí andam?
    Aproveite este sol. Abra isso tudo!


    Colocado por: Pedro Azevedo78Mas entretanto limpe, e ventile a casa!
    Não se pode viver numa casa assim fechada!
    Tem noção dos níveis de humidade e de CO2 que por aí andam
    Aproveite este sol. Abra isso tudo!


    É o meu maior desejo! Mas é uma tarefa complicada pelas razões já invocadas.
    Vou mesmo ter de deixar de me preocupar com a entrada das malditas moscas e depois andar de mata moscas em punho.

    Imensamente grata pelos vossos comentários e um pouco mais orientada porque como devem calcular esta tem sido a minha luta.
    Mudámo-nos para aqui a minha filha mais nova agora com 3 anos tinha 1 mês e garanto-vos que o simples gesto de abrir a porta para entrar implicava a entrada de dezenas de moscas. Passados uns meses começaram então a notar-se os primeiros sinais.
    Não era suposto certo? E claro com o passar do tempo tudo se deteriorando até ao ponto que está.

    Tem sido uma luta, uma vontade de fazer, de andar para a frente mas sem saber o rumo a seguir.
    Vieram cá já vários construtores, um fornecedor de ar condicionado porque também pensamos que a sua instalação ajudará na resolução do problema, que trouxe um amigo “trolha” com ele dado que aqui a FJDMC sempre quis foi um sistema de condutas e agora já há tectos falsos instalados, horrorizaram-se com o que viram!

    O comprador do recuperador de calor que também é construtor e que disse que muito há a fazer.

    Até a um instalador de vmc porque como podem comprovar procuramos sem perceber nada do assunto para resolver o problema da condensação.

    Peço desculpa pelos “testamentos” mas ando mesmo obcecada com este grande e grave problema
      EF2B46FC-20B7-41FA-AAE0-665F016CC3B9.jpeg
      359DDACC-DA25-4DAD-A5F1-5188E4B46569.jpeg
      E7C538CB-B924-43B6-8136-43727C239654.jpeg
  14.  # 54

    Minha opinião:

    tem infiltraçõos, pelo menos naquelas zonas mais deterioradas.

    ao existirem infiltrações, todo o ambiente interior da casa fica saturado, aumenta a humidade relativa.

    mais humidade relativa, provoca as condensações superficiais, que se agravam nas zonas das pontes térmicas planas e lineares, que não foram devidamente tratadas. (seja em fase de projeto seja em fase de obra).

    soluções:
    identificar e tratar infiltrações.
    tratar pontes térmicas (possivelmente só ficarão resolvidas com ETICS). pode pedir-lhe que façam um relatorio termografico, certamente elas aparecerão bem visiveis.
    Ventilar! (esta parte é fundamental, seja por via natural, seja por via mecânica, ou Mista.
    se a casa tem 3 anos é OBRIGATORIA ventilação (desde 2013). Essa casa não teve Certificação Energética????
    se puder dizer o local da casa (Distrito/Concelho)...
    Concordam com este comentário: CMartin
  15.  # 55

    realmente isso está uma lastima, mas manter portas e janelas fechadas ainda faz com que piore, no meu caso é só no quarto porque somos 2 adultos e 2 crianças a respirar e o pe direito é baixo
    o preto é nas vigotas e na viga direto para o exterior sem qualquer isolamento.
    lavado à 2 anos
    wc lavado à 4 anos e depois colocado aquastop esta branquinho como se tivesse acabado de pintar ja as juntas estão pretas porque não chegamos às juntas
      quarto.jpg
      wc.jpg
      pare.jpg
  16.  # 56

    Não sei como o empreiteiro pode alegar inexistência de problemas com esta foto:

    Tem esta empresa para o diagnóstico:

    http://www.taskdone.pt/inspeccoes_e_diagnosticos.html
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, CMartin, PedroBorga, NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC
      9492F363-B697-4733-8294-3E70E42788D02.jpeg
  17.  # 57

    FJDMC

    como já deve ter percebido, tem por aí um problema mais ou menos complexo, e de resolução igualmente complexa. Não só pelo comentários que aqui tem tido, mas também pelo seu feedback de quem já visitou o local.

    Leia novamente as respostas que lhe deram, mais ou menos todas vão no mesmo sentido. Havera coisas em que vai ter mesmo que contactar um profissional/técnico que saiba do assunto,

    tente sistematizar um plano de "ataque", já que o problema pode estar no projecto, na construção ou na utilização, ou num conjunto das três, em que uma amplia os efeitos das outras.

    As soluções, vão ter custos, que terá que estar preparado para suportar, e/ou responsabilizar quem de direito.

    Para começar (e porque os custos são nulos, ou muito baixos) comece a ventilar a casa, tente limpar também - para ver se volta a aparecer (embora o verão esteja aí..) ou se por acaso, com a mudança de hábitos, algumns (todos provavelmente não..) dos problemas se amenizam.

    A questão das moscas e afins:

    compre umas mosquiteiras, tem mais complexas (caras...) mas algumas muito simples como uma moldura de alumínio com rede, que coloca na janela - até alguns supermercados já vendem disso. Se não quiser/puder investir em muito, compre apenas duas, para colocar entre duas janelas em que crie alguma corrente de ar (e nas zonas de maior humidade,,.)

    a casa não precisa de arejar o dia todo - quando refere que não pode deixar as janelas abertas quando sai - mas aproveite quando está em casa para arejar, e os dias de sol para "secar" alguma coisa...

    a solução final, será sempre mais complexa que isto, mas comece por algum lado (hábitos), especialmente porque não custam dinheiro.

    tem algum desumidificador? ja experimentou?

    tem algum aparelho (não devem custar 10€) que lhe diga a humidade relativa? sabe a percentage, de humidade relativa que tem em casa?
  18.  # 58

    Colocado por: Pedro Barradas
    O trabalho consiste exactamente nisso, visita tecnica, diagnóstico e o relatório, incluindo ( se contratar) um caderno de encargos com as soluções técnicas para resolução do problema.
    Das empresas elencadas, só tenho opinião (boa) formada sobre a IMODIAG. Como é obvio a localização da obra influenciará os preços dos serviços praticados...
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78


    Colocado por: Pedro Azevedo78FJDMC, de onde é?
    O que precisa, como o Pedro Barradas já disse e lhe deu muitos nomes é de uma empresa que lhe faça algo deste género:
    http://www.controlhumidades.com/diagnostico-e-tratamento-de-humidades.php
    http://www.stillone.pt/1/peritagens_tecnicas_edificios_703078.html

    Com esses resultados e soluções na mão depois pode então falar com o empreiteiro/arquitecto/etc.
    É que no limite pode até nem haver nada mal executado. Pode é ter sido mal projectado
    EDIT: RISQUEI A SOLUÇÃO, QUE COMO O PEDRO BARRADAS DISSE, PODERÁ NÃO SER A IDEAL POR FALTA DE IMPARCIALIDADE


    Colocado por: fernandoFerreiraMinha opinião:

    tem infiltraçõos, pelo menos naquelas zonas mais deterioradas.

    ao existirem infiltrações, todo o ambiente interior da casa fica saturado, aumenta a humidade relativa.

    mais humidade relativa, provoca as condensações superficiais, que se agravam nas zonas das pontes térmicas planas e lineares, que não foram devidamente tratadas. (seja em fase de projeto seja em fase de obra).

    soluções:
    identificar e tratar infiltrações.
    tratar pontes térmicas (possivelmente só ficarão resolvidas com ETICS). pode pedir-lhe que façam um relatorio termografico, certamente elas aparecerão bem visiveis.
    Ventilar! (esta parte é fundamental, seja por via natural, seja por via mecânica, ou Mista.
    se a casa tem 3 anos é OBRIGATORIA ventilação (desde 2013). Essa casa não teve Certificação Energética????
    se puder dizer o local da casa (Distrito/Concelho)...
    Concordam com este comentário:CMartin


    A casa situa-se em Santo Estevao das Galés, concelho de Mafra, uma aldeia entre negrais e a Malveira!

    Não temos medidor de humidade. Desumidificador temos um que passa o dia no closet, tenho tirado baldes e baldes de água. Mas segundo o construtor o único sítio por onde entra água é por aquela rachadela.

    Vejam por favor agora fotos da casa de banho da suite que praticamente não é utilizada.
    Quando começaram a aparecer os primeiros bolores andei à limpar a parede da janela com o UHU e eis que na parede junto ao protetor de duche fico com um bocado de estuque na mão.
      674F07E9-964F-4F56-BB0A-3325CEF4AE08.jpeg
      B1A4724C-0FA6-42B1-836E-213AF6A8EFF6.jpeg
      ACAF3AA3-78D5-46EB-9689-5741414CDCAF.jpeg
  19.  # 59

    Colocado por: FJDMCconcelho de Mafra, uma aldeia entre negrais e a Malveira!

    Peça cotação à Imodiag (Sacavém não é longe de Mafra), no site consegue saber logo o preço da peritagem.
  20.  # 60

    Colocado por: fernandoFerreiraMinha
    se a casa tem 3 anos é OBRIGATORIA ventilação (desde 2013). Essa casa não teve Certificação Energética????
    se puder dizer o local da casa (Distrito/Concelho)...
    Concordam com este comentário:CMartin


    Ventilação obrigatória no wc de baixo que não tem janela tem uma ventax (julgo ser este o nome). Liga-se o interruptor da luz e começa uma coisa a fazer barulho. Mas por incrível que pareça essa wc está enterrada e não tem bolor nenhum. Tem também uma grelha de ventilação que segundo o construtor não estava no projecto mas ele colocou.
    Na cozinha temos o exaustor e nas restantes divisões há janelas.

    Sim a casa tem certificado energético C mas diz o meu marido que ele nem o projecto viu e disse que se a casa tivesse ar condicionado isso era valorizado etc. Nem sequer deve ter visto se havia humidade interior.

    Questiono-vos a instalação de um ar condicionado ajudará em parte não?
    E aquelas máquinas de ventilação forçada que filtra o ar, tira o dióxido de carbono etc?

    As soluções apresentadas pelos arquitecto e construtor são: rede de capoto por causa da rachadela e grelhas de ventilação para a rua em todas as divisões!

    Não me parece que seja solução para tanto problema a sério!
    Falamos de um investimento para a vida. Já vivi em várias casas até poder construir a minha. Agora queria criar as minhas filhas numa casa como eu fui criada em casa dos meus pais, com terra para correr, ar puro para respirar.

    Comprámos um terreno bastante difícil que aos poucos vamos descobrindo e vamos fazendo projectos porque as coisas têm de ser aos poucos. O dinheiro não chega para tudo!

    A casa devia ter ficado bem feita, ter sido bem projectada. Não serei eu agora a responsável por tanto erro.
    Foi nossa a decisão de não pormos de início estores, mas uma coisa é o que se idealiza e a outra a realidade. Agora claro que a despesa dos estores será por nos suportada.

    Concordarão comigo certo?
    Grata
 
0.0744 seg. NEW