Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pesquisei pelo fórum e não consegui encontrar um tópico abordando soluções de acústica para lages de madeira.
    Já alguém lidou com esta situação? Qual a melhor solução que encontraram para o isolamento entre o OSB e o soalho conforme imagem abaixo?

    Obrigado pela partilha!
      CORTE LAGE.png
  2.  # 2

    È um espaço vazio?
  3.  # 3

    manda acústica por cima do osb, de forma a absorver os barulhos provenientes do soalho.

    Osb de 18mm como mínimo, não de 15.

    qual o afastamento das vigas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edfavjr40
  4.  # 4

    Colocado por: Mariana AraujoÈ um espaço vazio?


    Se não colocar isolamento o soalho será pregado directamente ao OSB.
    As lages de madeira dividem Rch (espaço comercial, atualmente vazio) / 1º Andar (habitação independente) / 2º Andar (habitação independente)
  5.  # 5

    Colocado por: riscosmanda acústica por cima do osb, de forma a absorver os barulhos provenientes do soalho


    A dificuldade está em encontrar a manta acústica apropriada a lages com esta constituição. Conhece alguma que seja recomendada para este tipo de estruturas?

    PS: Já considerei a IMPERIMPACT 5 da IMPERALUM mas segundo a ficha técnica e confirmado por dois revendedores, esta manta é indicada para lages em betunilha. O mesmo acontece com a IMPACTODAN 5 da DANOSA.
    Estou ainda a aguardar confirmação da FIBROSOM quanto a aplicabilidade a este tipo de lages das mantas de espuma de polietileno da gama deles.
  6.  # 6

    Colocado por: riscosqual o afastamento das vigas?


    São vigas de 22cmx8cm com espaçamento de 32cm (40cm do centro das vigas)
  7.  # 7

    Veja também da Texsa


    PS: mas quer isolar a percussão ou aos sons de ruido aéreo?
    Para correção da percurssão, pode perfeitamente utilizar uma manta de 5mm em aglomerado de cortiça.é compativel com o suporte ( madeira)
    Concordam com este comentário: Mariana Araujo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edfavjr40
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasPS: mas quer isolar a percussão ou aos sons de ruido aéreo?


    Pretendo isolar sobretudo os ruídos de percussão (sabendo porém que os mesmo podem-se transformar em ruídos aéreos para o piso inferior). Com respeito aos ruídos aéreos espero que a lã mineral ARENA 90mm da ISOVER - que ficará abaixo do pavimento e entre vigas - consiga minimizar a transmissão.
  9.  # 9

    Pode sempre considerar a aplicação da lã mineral projectada, ou fibras de celulose projectadas que têm a vantagem de ser contínuas, sem juntas nem fissuras...
  10.  # 10

    vou-lhe indicar qual a solução perfeita e vai notar uma grande diferença…mas é assim que deve ser feito e que recomendo.
    de baixo para cima:

    duas placas de pladur de 13mm
    lã de rocha ou fibra de vidro de 100mm entre as vigas junto ao pladur e não preso no OSB
    por cima das vigas, placa de OSB 3 com 15mm
    25mm de fibra de vidro com 70kg/m3
    imperimpact 5mm
    Painel hidrófugo de 18mm ou OSB de 18mm.
    Concordam com este comentário: edfavjr40
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edfavjr40
  11.  # 11

    Colocado por: Mariana AraujoPode sempre considerar a aplicação da lã mineral projectada, ou fibras de celulose projectadas


    Equacionei essa solução em detrimento da lã mineral de 90mm mas o custo da solução é muito mais elevado e lamentavelmente não tenho margem para recorrer a essa solução. Curiosamente o coefeciente de absorção acústica para a lã mineral projetada é de aproxidamente 1 ao passo que o da manta de lã mineral de 90mm é de 0,90 pelo que apesar de uma solução menos eficiente espero conseguir uma solução minimamente razoável.

    PS: Uma dúvida que a pesquisa que fiz não me esclareceu, foi se ao estar a colocar a manta de lã mineral apenas entre as vigas de 22cm (ou entre caibros de 8cm no caso da cobertura) estarei a permitir que ruído aéreo se transmita pela madeira, ou se o facto de ter um elemento absorvente entre a madeira (e não debaixo desta) evitará igualmente que ruído aéreo se transmita.
  12.  # 12

    Colocado por: riscosvou-lhe indicar qual a solução perfeita e vai notar uma grande diferença…mas é assim que deve ser feito e que recomendo.
    de baixo para cima:


    Penso que a fibra de vidro por cima do OSB dará a consistência/rigidez que a manta imperimpact requere e por isso está passe a ser aplicável nesta situação.

    Muito obrigado riscos pela recomendação. Vou avaliar o custo da solução para ver se a consigo aplicar
  13.  # 13

    Colocado por: edfavjr40PS:Uma dúvida que a pesquisa que fiz não me esclareceu, foi se ao estar a colocar a manta de lã mineral apenas entre as vigas de 22cm (ou entre caibros de 8cm no caso da cobertura) estarei a permitir que ruído aéreo se transmita pela madeira,ouse o facto de ter um elemento absorvente entre a madeira (e não debaixo desta) evitará igualmente que ruído aéreo se transmita.

    Por isso é que a manta de lã deve contornar as vigas e os acessórios de fixação do teto falso devem ser montados por cima daquela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edfavjr40
  14.  # 14

    Colocado por: J.FernandesPor isso é que a manta de lã deve contornar as vigas e os acessórios de fixação do teto falso devem ser montados por cima daquela.


    Confirma-se então que com o isolamento apenas entre vigas estarei a permitir que o ruído passe pela madeira? Se sim, será uma boa solução manter o isolamento de 90mm entre vigas e complementar com manta mineral em cima do pladur de teto?

    Obrigado pelos comentários.
  15.  # 15

    No nosso caso (estamos a transformar um antigo celeiro de pedra numa casa de dois pisos), o piso também foi feito em madeira. O que se fez foi colocar uma "banda resiliente" (desculpem os termos mas estamos em França e não conhecemos a tradução certa de algumas coisas) entre o OSB (22 mm) e as vigas de madeira, para evitar a propagação das vibrações do OSB para as vigas. Entre as vigas e o pladur, colocou-se lã de madeira. Por motivos de orçamento não o fizemos, mas a ideia seria fixar o pladur com pivots acústicos.
    Por cima do OSB, colocaram-se barrotes intercalados com 60mm de lã de madeira, e OSB 18mm. Por cima levará o parquet.
  16.  # 16

    Eu não estou a ver a construção de madeira como tendo ligações suficientemente rígidas para propagarem os sons de percussão... sou eu que estou a ver mal? Não serão essencialmente ruídos aéreos?
  17.  # 17

    Colocado por: SkinkxEu não estou a ver a construção de madeira como tendo ligações suficientemente rígidas para propagarem os sons de percussão...

    Só pode estar a brincar, não?!
  18.  # 18

    Colocado por: J.Fernandes
    Só pode estar a brincar, não?!


    Não é isso... o "toc toc toc" da percussão está lá claramente, mas não chega pelas paredes conforme chega na construção massificada, chega via directa, como um vulgar som aéreo... digo eu, sem certezas.
  19.  # 19

    Colocado por: Skinkxão é isso... o "toc toc toc" da percussão está lá claramente, mas não chega pelas paredes conforme chega na construção massificada, chega via directa, como um vulgar som aéreo... digo eu, sem certezas.

    Não. O fenómeno de transmissão de ruído é exatamente o mesmo seja uma laje de betão ou laje de madeira, mas como são materiais diferentes há diferenças nas frequências e intensidade do ruído.
  20.  # 20

    Colocado por: JoelM

    Eu vivo numa casa em madeira com a senhoria a viver no piso superior e posso dizer que o pior sao mesmo os sons de percussão... os sons aéreos sao quase impercetíveis mas quanto alguém caminha no piso de cima consigo ouvir tudo!


    É por isso que deve ser feita a solução como expliquei..
 
0.0241 seg. NEW