Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    No meu apartamento tenho aquecimento central a gás (9 radiadores), mas sai demasiado caro.
    Na sala tenho 1 recuperador de calor eléctrico e 2 radiadores, sendo que 1 deles está mesmo perto do recuperador.

    Gostaria de saber se é possível ligar o recuperador aos radiadores, ficando desse modo a alimentação da água dos radiadores através da caldeira (como está neste momento), mas conseguir que os mesmos aquecessem (apenas os que abrisse) quando estivesse a usar o recuperador.

    Ainda pensei em optar por uma salamandra a pellets, mas com a configuração da minha sala infelizmente não é uma opção muito viável.

    A minha dúvida é se é possível, se é algo demasiado complicado de se fazer, e qual será mais ou menos o custo.

    Muito obrigado!

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: megamen
      PHOTO_20180621_040435.jpg
      PHOTO_20180621_040421.jpg
      PHOTO_20180621_040405.jpg
  2.  # 2

    Existe esse sistema, mas não consegue fazer com esse recuperador já instalado.
    Tem que ser um equipamento dotado de serpentina, vaso de expansão, etc., etc. Uma instalação mais complexa e que tem que ser efetuada por quem sabe o que está a fazer.

    PS: Isso é um recuperador a lenha e não elétrico como diz. Poderá ter um ventilador elétrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XIKO29
  3.  # 3

    Colocado por: BelhinhoExiste esse sistema, mas não consegue fazer com esse recuperador já instalado.
    Tem que ser um equipamento dotado de serpentina, vaso de expansão, etc., etc. Uma instalação mais complexa e que tem que ser efetuada por quem sabe o que está a fazer.

    PS: Isso é um recuperador a lenha e não elétrico como diz. Poderá ter um ventilador elétrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:XIKO29


    Hum, bem me parecia que não teria grandes hipóteses...

    Sim, tem razão, é a lenha com ventilador eléctrico.

    Obrigado.

    Cumprimentos
  4.  # 4

    De qualquer forma, se os radiadores são alimentados a gás natural, não é por passarem a ser alimentados a lenha que vai conseguir poupar dinheiro.

    O gás natural é bastante barato. Se tem consumos elevados quando liga o aquecimento central é porque o calor vai todo para a rua através das paredes, e aí o problema já não é o sistema de aquecimento mas sim a inexistência de um sistema decente de isolamento térmico.

    Agora se é gás propano ou butano é outra história, pois estes gases são caríssimos.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  5.  # 5

    Uma opção mais equilibrada pode passar por ver qual a caldeira que tem é eventualmente trocar por outra mais eficiente.
    • XIKO29
    • 22 junho 2018 editado

     # 6

    Colocado por: marcoaraujoDe qualquer forma, se os radiadores são alimentados a gás natural, não é por passarem a ser alimentados a lenha que vai conseguir poupar dinheiro.

    O gás natural é bastante barato. Se tem consumos elevados quando liga o aquecimento central é porque o calor vai todo para a rua através das paredes, e aí o problema já não é o sistema de aquecimento mas sim a inexistência de um sistema decente de isolamento térmico.

    Agora se é gás propano ou butano é outra história, pois estes gases são caríssimos.
    Concordam com este comentário:Belhinho


    Boa noite,
    Peço desculpa pela demora na resposta, mas não recebi nenhuma notificação.

    Aqui é gás natural, e quanto ao isolamento, depois de tudo o que já aconteceu neste prédio, não duvido que o isolamento não seja tão bom como faziam crer. Aliás, no meu quarto, quando está muito vento, se puser a mão no interruptor dos estores, sinto bem o vento a entrar.

    Obrigado.

    Cumprimentos
    • XIKO29
    • 22 junho 2018 editado

     # 7

    Colocado por: jorgealvesUma opção mais equilibrada pode passar por ver qual a caldeira que tem é eventualmente trocar por outra mais eficiente.


    Boa noite,
    Peço desculpa pela demora na resposta, mas não recebi nenhuma notificação.

    Já me disseram que não tem lógica nenhuma num apartamento como este (e sendo de 2011),terem posto uma caldeira como a que tem (Junkers Euroline); que podiam ter posto uma mais recente.

    Será que optando por uma mais recente ajudaria? E já agora, sem querer abusar da bondade, que marca recomenda?

    Obrigado.

    Cumprimentos
      PHOTO_20180622_030815.jpg
  6.  # 8

    Colocado por: XIKO29que marca recomenda?


    As da Daikin e da Baxi andam nos 900€ em lojas online e têm bons rendimentos.
  7.  # 9

    Até pode poupar dinheiro se ligar os radiadores todos ao recuperador, mas para isso primeiro teria de investir em isolamento térmico, senão vai estar a aquecer a rua:


    Rendimento da matéria-prima:
    Gás natural: 11 kWh/m3
    Eletricidade: 1 kWh/kWh
    Pellets: 4.6 kWh/kg
    Lenha: 3 kWh/kg


    Eficiência das bombas/caldeiras:
    Gás natural: 106%
    Eletricidade: 400%
    Pellets: 95%
    Lenha: 75%


    Preços (considerando os rendimentos e eficiências acima descritos):
    Gás natural: 0.071 €/kWh
    Eletricidade (bomba COP=4): 0.050 €/kWh
    Pellets: 0.046 €/kWh
    Lenha: 0.044 €/kWh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XIKO29
  8.  # 10

    Colocado por: marcoaraujo

    As da Daikin e da Baxi andam nos 900€ em lojas online e têm bons rendimentos.


    A Daikin conheço (somente a marca porque de resto não percebo rigorosamente nada),mas nem me lembrei dessa; apenas me lembrei da Junkers (porque é a que tenho) e da Vulcano.

    Tenho 1 termoacumulador ligado aos painéis do prédio, e em dias como este de muito calor, desligo a caldeira e uso somente a água do termoacumulador.
    O sistema do mesmo também é tudo menos moderno, conforme pode ver pela foto.

    Já me disseram que dá maneira que isto está, não há comunicação entre o termoacumulador e a caldeira (estando ambos ligados), logo, a caldeira vai sempre aquecer a água mesmo que já venha quente do termoacumulador.
    Não sei se trocando de caldeira isso iria ser diferente.

    Outra coisa que me acontece, e não sei se estará relacionado, é a "flutuação" da pressão da água quando estou a tomar banho: tanto sai com boa pressão, como durante uns segundos diminui e depois aumenta novamente, causando desse modo, diferenças de temperatura.

    Para terminar, sabe o porquê de pingar água (não de modo corrente) pelo "botão" presente na caldeira que serve para aumentar os bar?

    Obrigado a toda a gente e peço desculpa pela quantidade de perguntas.

    Cumprimentos
      PHOTO_20180622_161657.jpg
      PHOTO_20180622_161649.jpg
  9.  # 11

    Que mau aspecto essa instalação...
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasQue mau aspecto essa instalação...


    Boa noite,
    Com todo o respeito, o intuito disto é obter ajuda e opiniões, e não observações críticas à instalação porque que é má já eu sei.

    Não me leve a mal.

    Obrigado.

    Cumprimentos
 
0.0171 seg. NEW