Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, bom dia
    Sou novo aqui neste forum, mas já me disseram tantas vezes para me inscrever pois as pessoas conseguem esclarecer-se umas às outras.

    O que venho perguntar é:
    - ao comprar um terreno para construir uma casa o que tenho que fazer ? Já vi preços que variam muito, e eu e a minha namorada estamos um pouco confusos sobre o que será mais rentável: comprar um terreno que dê para construir ou comprar uma casa antiga e remodelar. Gostaria de saber, se for possível, se depois de comprar um terreno que papelada é que tenho que tratar e os preços (mais ou menos) de todo esse processo. Sei que depois terei que pedir a um arquitecto para me fazer o projecto da casa e que esse projecto pode chegar aos 10.000€uros...e não percebo se esse preço engloba licenças de construção, etc...
    - também gostaria de saber se optar por uma casa antiga, para demolir ( n sei se o termo correcto é desterro) tenho que pedir à camara, mas alguem sabe mais ou menos o preço?

    Penso q por agora é tudo, mas sei q me vão surgir mais perguntas.
    Aguardo resposta e obrigado desde já.
    ______________________________________________________________________________________________________________________________________
    •  
      FD
    • 28 julho 2009 editado

     # 2

    Leia: formalidades para construir, processo de construção e construir, sim ou não.

    Definir "o mais rentável" depende como é lógico dos negócios envolvidos. Recuperar uma casa que custa 300.000€ ou construir uma nova num terreno de 10.000€ é completamente diferente.
    Mas, regra geral e pelo que por aqui tenho lido, em termos de construção é mais barato construir novo. Em termos burocráticos é quase ela por ela, mas é mais fácil/barato remodelar (e não reconstruir) se não alterar a casa (fachadas, áreas, etc.).
  2.  # 3

    Obrigado pela sua resposta FD.

    Mas o que mais me suscita duvidas é o acto do arquitecto e a elaboração do projecto: o que engloba fazer o projecto? Por exemplo, se comprar um terreno antes de iniciar a construção propriamente dita o terreno terá que ser preparado para tal, nomeadamente abrir o "buraco" para assentar a fundação da casa (chama-se desterro?), e esse acto é da responsabilidade da autarquia, ou o projecto do arquitecto também engloba esse processo?

    Obrigado.
    •  
      FD
    • 28 julho 2009 editado

     # 4

    Sucintamente:

    0 -> já tem em vista um terreno específico e já tratou de tudo o que havia para tratar (saber se pode construir, etc.)
    1 -> tem uma ideia da casa que quer
    2 -> fala com um arquitecto
    3 -> o arquitecto faz um estudo (simples) com base no que falaram
    4 -> você (ou o arquitecto) submete este estudo à câmara
    5 -> a câmara dá um parecer (positivo ou negativo) prévio para construir (pode recusar posteriormente se alterar em muito este estudo)
    6 -> se estiver tudo ok, compra o terreno
    7 -> contrata o arquitecto (se ainda não o fez)
    8 -> o arquitecto desenvolve o estudo anterior e faz o projecto de arquitectura e (subcontrata ou não) os projectos de especialidades (água, luz, isolamentos, etc.)
    9 -> estes projectos vão a aprovar à câmara
    10 -> a câmara dá o parecer definitivo e emite a licença (se aprovado) que deverá pagar (os valores divergem muito e só os saberá consultando a câmara em questão)
    11 -> nesta altura decide se quer o projecto de execução (onde descrimina tudo ao pormenor, marcas, modelos, métodos, etc.) e o mapa de quantidades
    12 -> com este projecto de execução e o mapa de quantidades começa a pedir orçamentos aos construtores
    13 -> decide-se por um construtor e assina um contrato
    14 -> o construtor começa a fazer a obra (o que inclui escavações - a câmara não vai fazer nem nunca fará nada no seu terreno)
    15 -> deverá acompanhar a obra juntamente com o arquitecto e outro pessoal especializado (fiscal - opcional, técnico de segurança, etc.)
    16 -> o construtor conclui a obra
    17 -> vai lá um fiscal da câmara e é emitida a licença de habitação
    18 -> pode habitar a casa

    Existem aqui muitas nuances que só uma leitura atenta do fórum lhe permitirá perceber mas, de forma breve e concisa é assim que se deverá passar.
    Acho que não me esqueci de nada...
  3.  # 5

    Mais uma vez muito obrigado, já foi muito esclaceredor.

    Mas sendo assim já fui induzido em erro no que respeita à escavação porque me tinham dito que era a camara que procedia à execução da mesma.
    Muito obrigado.
  4.  # 6

    FD,
    So uma pequena pergunta....tb agradeço imenso os topicos escritos pois tb tinha essa duvida, so que a uma coisa que me deic«xa em duvida...até chegar ao ponto 5, ou seja a compra do terreno, deve demorar uns bons meses...e se entretanto o terreno ja for vendido enquato estamos a fazer esse estudo prévio todo? eu pensava que so se fazia isso depois de comprar o terreno.
  5.  # 7

    Pode fazer um contrato-promessa de compra e venda condicionado ao licenciamento do projecto
  6.  # 8

    exactamente...ok
  7.  # 9

    Colocado por: davide_dealmeidaMais uma vez muito obrigado, já foi muito esclaceredor.

    Mas sendo assim já fui induzido em erro no que respeita à escavação porque me tinham dito que era a camara que procedia à execução da mesma.
    Muito obrigado.


    não, isso é mesmo errado, as escavações por vezes são caras depende do movimento (metros cubicos) e dureza do terreno a escavar, quem as pagas são o dono do terreno.
 
0.0152 seg. NEW