Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Tenho um compressor baratuxo, de 50 litros, comprado salvo erro na Makro para ai em 2003 , ou seja, tem uns 15 anos

    É dos mais basicos, sem manutenção , ou melhor sem oleo.

    Seguem fotos do meu compressor:





    Apesar de ser extremamente ruidoso, até que funciona bem

    O unico problema é que acumula agua, e ja o sangrei algumas vezes, no entanto o Bujon do dreno inferior deve estar elevado, o que nunca possibilita o total escoamento da agua no seu interior.
    Por mais que o agite, ou até coloque o compressor a funcionar com o Bujon aberto, nunca consigo tirar toda a agua.

    A agua costuma sair com um aspecto ferrugento

    Desconheço qual o nivel de corrosão no interior, bem como a eventual perigosidade do mesmo.

    Parece-me que os compressores das oficinas são obrigados a uma inspeccao periodica, salvo erro se tiverem mais 100 Litros. Corrijam-me se estiver errado .

    É raro usar o meu compressor, mas quando o faço já fico um bocado acagaçado, sobretudo após ver imagens de compressores que rebentaram :



    Seguem ainda algumas fotos de outros que vi na net










    Por ultimo alguns links de interesse

    https://www.compressorwale.com/air-compressor-explosion-caught-on-a-cctv-footage.html

    https://www.about-air-compressors.com/compressor-tank-exploded-on-craftsman-air-compressor-.html

    https://sites.google.com/site/metropolitanforensics/cause-of-explosion-of-air-compressor-tanks
  2.  # 2

    O meu compressor tem um parafuso sextavado interior a cada ponta

    Tentei esvariar o resto da agua por lá, mas nao consigo desapertar nem de um lado , nem do outro... tenho uma chave enorme em "L" para este tamanho de sextavado, mas nada feito ... nao consigo desapertar ... será que estes parafusos das pontas estarão soldados ?!?








    Seja como for, tenho algures uma pequena camera endoescopica, com luz na ponta, vou inspecciona-lo

    [IMG]https://i.ebayimg.com/images/g/feYAAOSw0QFXDSRM/s-l300.jpg[/IMG]

    Sera habitual este problema, de nao se conseguir tirar a agua por completo ?
  3.  # 3

    Voce tira a agua toda, mete o compressor a trabalhar e quando abrir a valvula tem agua outra vez... ;)

    Qualquer compressor cria agua a rodo, tem de purgar o reservatorio volta e meia... e é normal os reservatorios rebentarem ao fim de alguns anos... (nao sao tratados por dentro e a parede de ferro vai ficando menor e menor) mas normalmente rebentam os que a malta nao purga freqientemente e estao expostos a humidade/chuva... se trocar o compressor ao fim de 15/20 anos, nao me parece que tenha qualquer risco de isso acontecer... :)
  4.  # 4

    Colocado por: GT_racingVoce tira a agua toda, mete o compressor a trabalhar e quando abrir a valvula tem agua outra vez... ;)

    Qualquer compressor cria agua a rodo, tem de purgar o reservatorio volta e meia... e é normal os reservatorios rebentarem ao fim de alguns anos... (nao sao tratados por dentro e a parede de ferro vai ficando menor e menor) mas normalmente rebentam os que a malta nao purga freqientemente e estao expostos a humidade/chuva... se trocar o compressor ao fim de 15/20 anos, nao me parece que tenha qualquer risco de isso acontecer... :)


    Quer isto dizer que é um risco enorme comprar um compressor usado no olx, certo ?
  5.  # 5

    Sim os compressores de piston sao meio "descartáveis", nao acho que usados seja um negocio brutal.

    Ate porque convem referir que os compressores de piston não são feitos para trabalho contínuo! Devem parar uns 20min em cada hora de funcionamento, para arrefecimento, porque o unico arrefecimento que têm é por fluxo de ar, que é insuficiente... o oleo é para lubrificação e não tem circuito de arrefecimento como um carro tem por exemplo um circuito de água.

    Se for ver alguns compressores usados o que nao vao faltar é compressores todos babados de óleo, que já passa pressao para o carter, que ja aqueceram e as juntas e valvulas ja nao estão a 100%...

    Depois ha os de supermecado e ha marcas que ja garantem peças por alguns anos, reservatórios com tratamento interior (submersos em tinta/galvanizados na sua produção).

    Tudo depende da quantidade de uso que se vai dar...
    Concordam com este comentário: marteloescopro
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo06082021compre (no OLX) um de parafuso e encoste-o a uma parede,e pronto nunca mais se chateia.

    e fica de herança para os filhos.


    de parafuso ? nao percebi
  7.  # 7

    A malta aqui gasta pouco ar duvido que justifique, tirando eventualmente a malta das carpintarias que as vezes tem de piston e é um grande erro. De parafuso é um descanso e para os ouvidos também...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  8.  # 8

    estou a precisar de pintar uns armarios de cozinha.... sera que a agua podera influir negativamente no processo de pintura ??
  9.  # 9

    Negativamente e de que maneira... para pintar deve purgar, e porque não um copo separador de condensado a seguir ao regulador de pressão, porque a agua presente no ar comprimido condensa bastante quando toca em partes frias ou durante a expansão. A agua faz bolhas na tinta, faz uma borrada de aplicação...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 10

    É isso secador e filtros se vier a ter um processo de pintura... tudo depende, uma coisa é fazer isso uma vez e se nao ficar perfeito que se lixe... se quiser uma coisa a sério é respeitar os bons principios...
  11.  # 11

    Ha e o compressor nas carpintarias nao é so para a pintura e para soprar o pó do corte, experimentem trabalhar com lixadora pneumatica que pesa metade das eletricas :) sao pormenores que fazem diferença nas costas eheheh
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  12.  # 12

    Então e o óleo? Usam qual?

    Aquilo tem de ser assim um óleo tão especial?
  13.  # 13

    Vi hoje uma lata de Stanley. sae 40 iso vg100 mais caro que o óleo que meto no carro...
  14.  # 14

    exato, deve ser mono grade... sae40!
    é mineral, muda todos os anos...

    apesar de ser um óleo de lubrificação como o dos carros, já vi alguns que meteram 10w40 ou assim, e o óleo acaba por passar no segmento e aparece na exaustão do compressor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  15.  # 15

    E quando dizem que tem de ser não detergente? Nunca vi tal coisa
  16.  # 16

    Bom, nem sempre se vê tudo :-)

    https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante#Detergentes

    Essencialmente, quanto têm aditivos detergentes, além de lubrificar, limpam.

    Cumprimentos.
  17.  # 17

    para não estar a abrir outro tópico , gostava de saber qual o óleo que usam para compressores , o recomendado é SAE20 ou SAE30.

    Onde comprar ?
  18.  # 18

    Ora viva, estou comprador de um compressor silencioso

    Basicamente servirá para soprar (Limpar) computadores, e manutençao basica nos meus automoveis

    O dilema está nestes modelos

    Ha opinioes ?
      SX.Vaio.101044.jpg
      SX.Vaio.10875.jpg
      SX.Vaio.10874.jpg
  19.  # 19

    Este aeg tambem parece interessante
      SX.Vaio.101050.jpg
  20.  # 20

    qualquer compressor desses vai ter sempre agua no deposito, nenhum deles tem secador, só encontras esse tipo de compressores com secador em industria salvo erro. a questão da ferrugem é normal, o tanque só é pintado poder fora, por dentro com a acção da agua cria ferrugem.
 
0.0215 seg. NEW