Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Colocado por: gmsilvaO problema é que eu optei por reconstrução/ampliação, por isso mesmo é que não sei em que é que eles se baseiam...
    marque a reunião. possivelmente a construção nova nao cumpre os afastamentos, se fosse a casa antiga a não cumprir não haveria qq problema.. mas a parte nova já tem de cumprir à letra
  2.  # 182

    Pois só tenho pena que só se tenham lembrado quase um ano depois de referir essa situação quando já tenho todas as especialidades concluídas
  3.  # 183

    Colocado por: gmsilvana que só se tenham lembrado quase um ano depois de referir essa situação quando já tenho todas as especialidades concl
    vc n tem culpa, o seu técnico é que devia ter previsto essa situação... ele tem a responsabilidade de fazer o projecto em conformidade com os regulamentos
    ele que diz disso tudo?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 184

    Eu falei com ele, ao que ele me diz que esta situação tinha sido referida à arquitecta da câmara à qual não pôs qualquer entrave.
    Mas o terreno na lateral encontra-se em RAN, também é preciso tal afastamento???
  5.  # 185

    gmsilva, por essas burocracias todas é que no meu caso, assim que confirmei que o "barracão" que tinha comprado nao era elegivel para o IVA à taxa reduzida na reconstrução, que optei por demolir aquilo tudo e fazer uma casa nova de raiz, no sitio onde eu queria.

    a ideia que tenho é que a maioria das casas existentes não compensa a reconstrução, muitas casas podem ter um grande valor emocial, mas patrimonialmente aquilo não vale nada. Começa é a haver algumas casas da década de 80 para a frente que já se começa a aproveitar alguma coisa, mas mais para trás é melhor pensar com a cabeça e não com o coração.

    boa sorte com o resto do processo e melhor sorte para a construção.
  6.  # 186

    Colocado por: gmsilvaEu falei com ele, ao que ele me diz que esta situação tinha sido referida à arquitecta da câmara à qual não pôs qualquer entrave.
    Mas o terreno na lateral encontra-se em RAN, também é preciso tal afastamento???
    então marquem os 3 uma reunião na CM.
    vc, o Arqº e a Arqª da CM...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gmsilva
  7.  # 187

    Colocado por: pauloagsantosmas mais para trás é melhor pensar com a cabeça e não com o coração.
    depende.
  8.  # 188

    Obrigado pela sugestão, é o que vou fazer, mas acho que pouco vai adiantar, provavelmente vou é desistir de construir caso tenha que alterar tudo...
  9.  # 189

    Mas o que me revolta é que isto foi perguntado se era possivel construir e sempre disseram que sim, e agora ao final de um ano vêm dizer que não cumpre afastamentos coisa que me deviam ter dito logo inicialmente e não disseram, isto só mostra a falta de profissionalismo de alguns técnicos a trabalhar para a função publica, e por culpa de uns pagam todos...
  10.  # 190

    Colocado por: gmsilvaObrigado pela sugestão, é o que vou fazer, mas acho que pouco vai adiantar, provavelmente vou é desistir de construir caso tenha que alterar tudo...
    pode não ser necessário alterar tudo, apenas uma parte.

    procurem com os técnicos da CM uma solução. mais vale tentar uma solução entre todos que baterem de testa..
    já me aconteceu coisas parecidas onde um técnico diz uma coisa, mas o seguinte já diz o contrário...
    •  
      damned
    • 9 agosto 2019 editado

     # 191

    Colocado por: gmsilvaMas o que me revolta é que isto foi perguntado se era possivel construir e sempre disseram que sim, e agora ao final de um ano vêm dizer que não cumpre afastamentos coisa que me deviam ter dito logo inicialmente e não disseram, isto só mostra a falta de profissionalismo de alguns técnicos a trabalhar para a função publica, e por culpa de uns pagam todos...


    De boca há muita coisa que dá que depois de ser analisada... Não dá. É por isso que se submete um licenciamento, para ser analisado conveniente e sejam vistas todas as implicações.

    Infelizmente muita gente cai na esparrela de ir em conversa fiada, não vinculativa... Não vale nada!

    O que podia ter feito e de futuro caso se meta noutra.. Seria um PIP.

    Mas nisto os seus técnicos têm culpa, não foi bem informado, eles sabem bem os afastamentos a cumprir também.. Não é só a malta da CM.

    Mas agora não perde nada em tentar resolver isso.. A não ser tempo.
  11.  # 192

    Boas caros foristas,

    Tenho novidades sobre o processo e gostaria de tirar umas duvidas convosco.

    O que acontece é que há pouca tempo atrás decidi marcar uma reunião com a secretária da CMDF e decidi questionar sobre o parecer condicionado que eles passaram vou transcrever:

    "Nos termos do despacho de 21-05-2019 foi promovida consulta à CMDF cf, referido no ponto "3. Consulta a entidades externas" desta informação. A 05-07-2019 foi emitido, por deliberação de reunião da CMDF, parecer favorável condicionado à comprovação de que o terreno contiguo, onde não é cumprida a distância de 10m de distância, é propriedade do requerente, ou em alternativa à reformulação do projecto no que diz respeito à referida distância."

    A questão que fiz inicialmente foi em que Lei eles se basearam para referir os tais 10m de distancia, a resposta foi no minimo inquietante, pois dentro da CMDF não há consenso, isto é:
    No PMDFCI (Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios) não refere afastamentos em relação a terrenos confinantes com RAN, por esse mesmo motivo eles decidiram aplicar o que refere a (DLnº SECÇÃO II Defesa de pessoas e bens do Artigo 15.º Redes secundárias de faixas de gestão de combustível 2- B) que passo a transcrever de seguida:

    "2 - Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível, de acordo com as normas constantes no anexo do presente decreto-lei e que dele faz parte integrante, numa faixa com as seguintes dimensões:
    a) Largura não inferior a 50 m, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, sempre que esta faixa abranja terrenos ocupados com floresta, matos ou pastagens naturais;
    b) Largura definida no PMDFCI, com o mínimo de 10 m e o máximo de 50 m, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, quando a faixa abranja exclusivamente terrenos ocupados com outras ocupações. "

    Dentro da CMDF não existe consenso sobre esta lei aplicar, pois existem alguns membros que não concordam com estes ditos afastamentos porque esta mesma lei refere novamente o PMDFI tal como conforme disposto no n.º 3 do artigo 16º do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, republicado pelo Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro, e o PMDFI não refere afastamentos para RAN, só refere afastamentos para áreas Florestais.

    Com isto queria questionar-vos até que ponto eles podem condicionar-me o processo com base nestas mesmas leis
    A engenheira da CMDF aconselhou-me a levar isto a um advogado para obter um parecer jurídico que reprove este meio de condicionalismos pois até ela mesma reprova este meio de agir.

    Gostava de obter algumas opiniões sobre o assunto, apesar de já ter marcado uma reunião com o meu advogado para falar sobre o assunto, mas mesmo assim gostava de obter algumas opiniões.

    PS. Peço desculpa por me ter alongado tanto
  12.  # 193

    Boas caros foristas,

    Depois de mais de um ano de diversas reuniões com diversas pessoas, e depois de o meu processo ter sido submetido a vários pareceres de entidades externas (jurista, ISNF) cheguei á conclusão que o projeto inicial não vai a lado nenhum, deste modo estou neste momento a trabalhar em um novo projeto de modo a cumprir o afastamento por eles pedido (10m), como estou muito limitado em termos de área (130m2 área bruta de construção) as possibilidades não são por si só ilimitadas, antes pelo contrario.

    Tenho juntamente do meu técnico trabalhado de modo a conseguir "encaixar" a casa em uma área muito limitada, desenvolvemos então um desenho de modo a cumprir os ditos 10m, sendo que a casa só poderá crescer em altura para ter os 130m2 A.b.c.

    Gostava então de algumas opiniões de modo a puder conciliar tudo com áreas minimamente razoáveis

    Deixo abaixo os desenhos para puderem opinar de modo a melhorar se possivel o layout =)
    Tanto o meu técnico como eu não achamos que dê para melhorar mais, mas mais cabeças sempre pensam melhor

    A casa está virada a poente,

    Linha tracejada a vermelho limita os 10m de afastamento,

    O R/Chão não tem necessidade de dar o afastamento pois é a casa existente no terreno tendo assim prevalência pelo local,

    PS.. peço desculpa por não ter atualizado o tópico neste ultimo ano
      Andar 1.png
      R.Chão.png
  13.  # 194

    Então ninguém para "cascar" =)

    Convém referir que o desenho acima está feito de acordo com a cota do terreno, isto é, a parte que parece que vai ficar suspensa não fica suspensa coisa nenhuma fica tipo socalco a favor do terreno de modo a não ficar com um muro de 5 metros atrás da casa...
    • LabA
    • 26 novembro 2020

     # 195

    Colocado por: gmsilvaEntão ninguém para "cascar" =)

    Convém referir que o desenho acima está feito de acordo com a cota do terreno, isto é, a parte que parece que vai ficar suspensa não fica suspensa coisa nenhuma fica tipo socalco a favor do terreno de modo a não ficar com um muro de 5 metros atrás da casa...


    a planta parece bastante arrumada, no entanto falta informação para se poder ter uma opinião mais aprofundada. tem planta de implantação onde mostre os limites do terreno, construções vizinhas, etc?
    Já tem alçados pensados?
    Como ponto de partida, eu tentaria abrir a casa mais a sul e menos a poente, o sol a sul é mais fácil de controlar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gmsilva
  14.  # 196

    Tb acho que está muito arrumadinha!
    Não tem janela nas IS partilhadas, no piso de cima e na social? Para mim seria fundamental algum tipo de luz natural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gmsilva
  15.  # 197

    Vou colocar o levantamento do terreno para se perceber melhor, no entanto estou limitado pelo tracejado a vermelho na segunda imagem o que impede de ter a casa virada a sul e também o aproveitamento de parte da casa que se encontra já implantada no terreno tratando-se de uma reconstrução com ampliação...
      Terreno.png
  16.  # 198

    Tb acho que está muito arrumadinha!
    Não tem janela nas IS partilhadas, no piso de cima e na social? Para mim seria fundamental algum tipo de luz natural.


    Sim e é suposto ter mas estamos ainda na fase de elaboração e por esse motivo ficou esquecido, mas certamente será acrescentado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  17.  # 199

    onde está a casa nesse levantamento ?
    pessoalmente não me agrada muito a planta do 1ºandar
  18.  # 200

    Colocado por: marco1onde está a casa nesse levantamento ?
    pessoalmente não me agrada muito a planta do 1ºandar


    Ainda não está pois ainda estamos em fase de desenvolvimento, isto ainda é só o "boneco"

    O levantamento é só para se ter uma ideia do local onde vai ser implantado o "boneco"

    Mas então o que não agrada no 1 andar? O layout ou o andar em si!?
 
0.0493 seg. NEW