Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostava de perguntar se alguém com experiência em energia solar (painel fotovoltaico) me pode esclarecer do seguinte. Instalei em minha casa dois painéis de 270W, ligados em paralelo a um inversor de 600W com condutor solar de 6mm2. Com um amperímetro medi a produção quando o sol incidia na perpendicular aos painéis, tendo registado apenas 1.1A! Isso dá uma potência máxima de 240W, longe dos 540W instalados. É normal? Testei desligando um dos painéis (para verificar se ambos estavam ligados) e isolados ambos produzem 0.6A. Conhecem algum teste que possa fazer e que me permita accionar a garantia dos painéis?

    Grato
    Nuno
  2.  # 2

    Se foi com o sol de hoje, é normal de certeza. Nestes dias fuscos a produção solar é muito longe do máximo.
    Além disso, a inclinação dos painéis para a zona do país também é muito relevante, se as condições não forem óptimas naõ se atinge a produção de pico dos painéis.
  3.  # 3

    Colocado por: Nuno AraujoBoa tarde,

    Gostava de perguntar se alguém com experiência em energia solar (painel fotovoltaico) me pode esclarecer do seguinte. Instalei em minha casa dois painéis de 270W, ligados em paralelo a um inversor de 600W com condutor solar de 6mm2. Com um amperímetro medi a produção quando o sol incidia na perpendicular aos painéis, tendo registado apenas 1.1A! Isso dá uma potência máxima de 240W, longe dos 540W instalados. É normal? Testei desligando um dos painéis (para verificar se ambos estavam ligados) e isolados ambos produzem 0.6A. Conhecem algum teste que possa fazer e que me permita accionar a garantia dos painéis?

    Grato
    Nuno

    A que horas mediu?
  4.  # 4

    Obrigado pelo vossa participação. Medi estes valores no inicio da semana. Estava um dia de céu limpo, muito quente. As leituras foram realizadas às 15h00, pois a essa hora o sol está mesmo de frente para o meu telhado. O meu telhado está orientado a SW (azimute 210 graus). Os meus painéis estão inclinados de 20 graus, e o sol nesta altura do ano fica quase na vertical. Dificilmente terei melhores condições. Esperava ter picos de produção na ordem dos 450W... Estarei a ser demasiado optimista?
  5.  # 5

    Atenção à temperatura ! Quanto mais quente menor a produção.
  6.  # 6

    Colocado por: elnunesAtenção à temperatura ! Quanto mais quente menor a produção.


    Se apanha sol como tem de apanhar logo aquece..

    Quais são os painéis ?

    Tbm tenho uns de 270W instalados este fds,
    acho que tinha mais amperes...

    A nível de produção, hoje com céu enublado consegui +-170W de pico :
      Screenshot_2018-07-12-22-44-31-279_com.android.chrome.png
  7.  # 7

    Obrigado pela informação Skypt. Os meus painéis produzem bem menos. Não estou a conseguir mais 50% do anunciado, e esperava com boas condições chegar a 80%. Os painéis que tenho são comercializados por uma empresa espanhola (Damiasolar). Abaixo seguem os links para os painéis e o inversor.

    https://www.damiasolar.com/produtos/placas_solares/painel-solar-ecosolar-270w-alto-rendimento_da0117_16

    https://www.damiasolar.com/produtos/inversor_solar/inversor-de-rede-ecosolar-600w-para-autoconsumo-solar-inibidor-injec-o-zero_da0381_112

    Se este fim-de-semana estiver bom tempo vou experimentar alterar a orientação dos painéis e ver qual o pico de produção na melhor orientação. Creio que este mês o pico solar é as 13:30. Fora este teste não vejo que mais posso fazer...
  8.  # 8

    Colocado por: Nuno AraujoObrigado pela informação Skypt. Os meus painéis produzem bem menos. Não estou a conseguir mais 50% do anunciado, e esperava com boas condições chegar a 80%. Os painéis que tenho são comercializados por uma empresa espanhola (Damiasolar). Abaixo seguem os links para os painéis e o inversor.

    https://www.damiasolar.com/produtos/placas_solares/painel-solar-ecosolar-270w-alto-rendimento_da0117_16

    https://www.damiasolar.com/produtos/inversor_solar/inversor-de-rede-ecosolar-600w-para-autoconsumo-solar-inibidor-injec-o-zero_da0381_112

    Se este fim-de-semana estiver bom tempo vou experimentar alterar a orientação dos painéis e ver qual o pico de produção na melhor orientação. Creio que este mês o pico solar é as 13:30. Fora este teste não vejo que mais posso fazer...


    Vi que o seu inversor tem inibidor para não injectar na rede o excedente.

    Ate aposto que será isso mesmo que está a acontecer, ou seja, a casa esta somente a consumir 50% do que esta a produzir
  9.  # 9

    Tente:
    - desligar a injeccao zero no inversor;
    - se não der para desligar faca o teste de ligar, por exemplo, o secador de cabelo no quente durante algum tempo e veja se a produção sobe...
  10.  # 10

    Maioria das casa tem à volta de 0,1 a 0,2 kWh nesses períodos mortos. Pode ser o caso do inibidor de injeção, a casa não consome, os painéis não produzem.
  11.  # 11

    Tive esse cuidado. Antes de fazer os testes que referi nas mensagens anteriores ligava sempre um secador de cabelo que consumia 500W, pois a minha casa tem um consumo em períodos mortos entre 50W a 100W. O inversor tem um botão que permite ignorar o inibidor de injecção, que quando utilizado deu os mesmos resultados que usar o secador. De qualquer forma vou experimentar desligar o inversor do inibidor, ligando o inversor directamente a uma tomada. Assim que tiver estes resultados (este fds) apresento-os. Obrigado a todos.
  12.  # 12

    Bom dia

    Este fim-de-semana testei os painéis com um multímetro. Desliguei-os e medi a voltagem e amperagem produzidas em cada um. Obtive os mesmos valores em ambos: 34V e 6.9A. Na ficha técnica indicam que a tensão em circuito aberto deve ser de 38V e a corrente de curto circuito (assumo que seja a máxima com óptima exposição solar) de 9.2A. Não existe coincidência mas parecem-me válidos, o que me diz que os painéis não estão estragados.

    Também perguntei à DamiaSolar qual a máxima potência que podia esperar dos painéis, mas apenas me responderam que a tensão de máxima potência é de 31V. Pessoalmente estou desiludido com o apoio técnico... Não esperava muito, mas mais do que enviar-me pedaços do texto da página web!

    Em suma, este fds (não foi excelente em termos de exposição solar) consegui um pico de 300W orientando os painéis ao sol no meio dia solar. Vou aceitar que com o sistema que comprei, na região Norte do país, será o máximo que consigo ter.

    Caso alguém tenha uma sugestão que eu possa testar para melhorar a eficiência do sistema, ficaria muito grato.
  13.  # 13

    Qual a marca dos microinversores?
    Ligam a uma tomada os módulos solares? se sim, compre uma medidor de energia de tomada
    https://www.google.com/search?q=tomada+medidor+energia&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab
  14.  # 14

    Os painéis não têm micro-inversor. Tenho um inversor único para os dois painéis. Em inglês chama-lhe string inverter. Agradeço a sugestão dos medidores, que já estou a utilizar em conjunto com o medidor do inversor e do contador da EDP. Os 3 dão valores praticamente iguais.
  15.  # 15

    Essas tomadas também medem as entradas?
  16.  # 16

    Colocado por: Nuno AraujoOs painéis não têm micro-inversor. Tenho um inversor único para os dois painéis. Em inglês chama-lhe string inverter. Agradeço a sugestão dos medidores, que já estou a utilizar em conjunto com o medidor do inversor e do contador da EDP. Os 3 dão valores praticamente iguais.


    já tentou apenas com um painel e o inversor - se o inversor conseguir arrancar só com painel - para avaliar se será alguma coisa na ligação entre painéis ou no circuito interno do inverter.

    será que o inverter é eficiente/funciona só com dois painéis?
  17.  # 17

    Sim, testei sem o inibidor e apenas com um painel. O inversor tem uma eficiência de 90% (valor de catálogo) . Nesta configuração obtive 150W. Entretanto falei com o apoio técnico do vendedor que me disse que o problema está no fio depois do inversor (secção insuficiente). Tenho dificuldade em aceitar que um fio de cobre com 1.5mm de diâmetro não suporte correntes até 2A. Alguem tem experiência nesta questão?
  18.  # 18

    2A é em AC, do painel ao inversor é muito mais ;)
    Edit: ou ele estava a referir-se ao AC mesmo? Aí sim, não acredito que seja insuficiente 🤔
  19.  # 19

    Colocado por: Nuno AraujoSim, testei sem o inibidor e apenas com um painel. O inversor tem uma eficiência de 90% (valor de catálogo) . Nesta configuração obtive 150W. Entretanto falei com o apoio técnico do vendedor que me disse que o problema está no fio depois do inversor (secção insuficiente). Tenho dificuldade em aceitar que um fio de cobre com 1.5mm de diâmetro não suporte correntes até 2A. Alguem tem experiência nesta questão?


    Se for após o inversor, ou seja, em AC 1,5mm2 é mais que suficiente (depende da distância)
  20.  # 20

    Obrigado turnip, tinha a mesma ideia.Entretanto, o comentário do nmex2 relativamente à eficiência ao inversor deu-me uma pista que espero que resolva este meu problema. Medi em cada um dos meus painéis 34V e 6.9A (em comentário meu anterior), pelo que posso dizer que os painéis estavam a fornecer ao inversor 2*34*6.9=469W (próximo dos 540 teóricos). Mas o inversor apenas estava a produzir 200W... Isso dá um rendimento de 42% (longe dos 90% indicados pelo fabricante). Amanhã vou medir directamente na entrada do inversor a tensão e corrente produzida pelos painéis. Se confirmar que chegam os 469W poderei concluir que o inversor está avariado. Estou correto?
 
0.0210 seg. NEW