Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos precisava da vossa orientação para o seguinte:
    Comprei um terreno e agora estou a deparar com problemas que não sei muito bem o que fazer...

    O arquiteto fez o levantamento topográfico e obteve a certidão da camara e os dados não coincidem com o que está na caderneta predial... estou aflita!!!
    Na caderneta predial está 435m2, o terreno tem +/- 600 m2 e na altura o vendedor disse que o lote era esse.
    As áreas que cita na certidão da camara são 120 m2-area de implantação e na caderneta predial é 310 m2;
    área de construção na certidão cita 240 m2 e na caderneta predial é 575 m2;
    Sinto me enganada... não se pode acreditar em ninguém.
    Obrigada.
    Fatima
  2.  # 2

    De que forma foi feita a compra?
    Pergunto porque isso é algo que não passa na escritura! Atenção que é possível haver discrepância mas s percentagem não é muita.
    • DMG
    • 13 julho 2018

     # 3

    Colocado por: FJDMCDe que forma foi feita a compra?
    Pergunto porque isso é algo que não passa na escritura! Atenção que é possível haver discrepância mas s percentagem não é muita.


    Pode divergir apenas 10%. Segundo me foi informado . Não sei se varia de câmara para câmara.
    Pode pedir para fazer reavaliação de acordo com o levantamento topográfico atual . Não sei qual é a informação que prevalece.
  3.  # 4

    Colocado por: mfppintoNa caderneta predial está 435m2, o terreno tem +/- 600 m2 e na altura o vendedor disse que o lote era esse.
    As áreas que cita na certidão da camara são 120 m2-area de implantação e na caderneta predial é 310 m2;
    área de construção na certidão cita 240 m2 e na caderneta predial é 575 m2;


    estranho.... um terreno(Lote) com 435m2 registados na caderneta predial ter uma área de implantação de 310m2 e uma área de construção de 575m2.

    no entanto na escritura teve que ter acesso à caderneta predial e à certidão predial, não achou estranho as discrepâncias?

    quanto aos 600m2, melhor para si, o terreno é maior. quanto aso 120m2 de implantação e 240m2 de construção ainda dá para fazer uma bela moradia.
  4.  # 5

    Sinto me enganada... não se pode acreditar em ninguém.
    o terreno é maior do que pensava e sente-se enganada?

    afinal isto parece ser mais comum que pensava.
  5.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosquanto aso 120m2 de implantação e 240m2 de construção ainda dá para fazer uma bela moradia.
    essas áreas não terão de ser revistas? visto que rwsultam do calculo dos indices de ocupação de solo etc talvez possa construir mais se assim entender....

    só nao percebi se isso é um loteamento ou não.
  6.  # 7

    Colocado por: FJDMCDe que forma foi feita a compra?
    Pergunto porque isso é algo que não passa na escritura! Atenção que é possível haver discrepância mas s percentagem não é muita.


    na escritura cita os 435 m2;
    não fala em área de implementação nem de construção;

    só depois de ser feita è escritura é que fomos à camara para o arquiteto fazer o levantamento topográfico e alem a certidão da camara obtida nesta altura é que citava a metragens muito inferiores ao que está na caderneta predial.

    qdo compramos o vendedor disse e vimos que o terreno era maior do que estava na caderneta mas só agora é que soubemos pela camara que +-220m2 era área verde da camara. Na altura da compra o proprietário disse nos que o lote em questão era aquela área todo. mas afnal "não nos deu nada" apenas no pertence os 435 m2 e alem disso as áreas definidas na caderneta predial são muito superiores ao que está na certidão. Falo em área de implantação e construção, mas o terreno tem os 435m2.
  7.  # 8

    Colocado por: antonylemosessas áreas não terão de ser revistas? visto que rwsultam do calculo dos indices de ocupação de solo etc talvez possa construir mais se assim entender....

    só nao percebi se isso é um loteamento ou não.


    sim é um lote.
  8.  # 9

    Colocado por: antonylemoso terreno é maior do que pensava e sente-se enganada?

    afinal isto parece ser mais comum que pensava.


    o terreno é de 650m2, na caderneta cita 435 m2.
    mas depois da escritura feita, foi quando fomos à camara para saber exactamente o que podia fazer... soubemos que afinal +/-200m2 são área verde não nos pertence!!! o proprietário não nos falou nada disso... vimos na caderneta os 435 m2 e que o resto iria ser um bónus...

    qdo tentamos regularizar a situação é que soubemos que como o terreno é um gaveto... a ponta pertencia à camara.
  9.  # 10

    Colocado por: antonylemosessas áreas não terão de ser revistas? visto que rwsultam do calculo dos indices de ocupação de solo etc talvez possa construir mais se assim entender....

    só nao percebi se isso é um loteamento ou não.

    sim é um lote.
  10.  # 11

    Colocado por: mfppinto

    o terreno é de 650m2, na caderneta cita 435 m2.
    mas depois da escritura feita, foi quando fomos à camara para saber exactamente o que podia fazer... soubemos que afinal +/-200m2 são área verde não nos pertence!!! o proprietário não nos falou nada disso... vimos na caderneta os 435 m2 e que o resto iria ser um bónus...

    qdo tentamos regularizar a situação é que soubemos que como o terreno é um gaveto... a ponta pertencia à camara.


    aí já me senti aldrabada!
    depois quando vi que as áreas de implantação e de contrução na certidão da camara são muito menores do que está apresentado na caderneta predial.
    sendo a caderneta predial o bilhete de identidade do terreno, então na camara fizeram alguma coisa que não coincide com o que esta na caderneta predial... é o que estou a tentar descobrir.

    Sempre complicado, ninguém sabe nada, o proprietário tb diz não saber... processos antigos e eu sinto me lesada :-(
  11.  # 12

    Mas e não viu a planta sintese do loteamento? tem lá representada a ZV. A caderneta predial pode estar errada, o que conta é:
    - O alvara do loteameto, que tem a descrição do seu lote, as areas do lote, areas maximas de construção, areas maximas de implantação, entre outras coisas. Pode ver isso também no quadro síntese que acompanha a planta sintese.
    - A Certidão do registo predial, é que interessa e não a caderneta predial. Nesta deverá estar inscrito os dados decorrentes do alvara do loteamento.
    - A Caderneta predial, até pode estar errada... logo se corrije.

    Quanto ao terreno que viu.. pois se calhar percebeu mal ( ou o vendedor deu a entender de propósito)... e como não estava delimitado, pensou que era tudo...
    EU Acho MAIS estranho que o arquitecto que lhe irá fazer o projecto não tenha logo visto isso. E na câmara não lhe mostraram a planta sintese?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  12.  # 13

    Colocado por: pauloagsantos

    estranho.... um terreno(Lote) com 435m2 registados na caderneta predial ter uma área de implantação de 310m2 e uma área de construção de 575m2.

    no entanto na escritura teve que ter acesso à caderneta predial e à certidão predial, não achou estranho as discrepâncias?

    quanto aos 600m2, melhor para si, o terreno é maior. quanto aso 120m2 de implantação e 240m2 de construção ainda dá para fazer uma bela moradia.


    600m2 foi paleio!!! porque agora soube na camara que a ponta do terreno que é um gaveto é área verde sa camara não pode nada ser construído... e o proprietário sempre nos disse que aquele terreno e que não valia apenas atualizar os dados..........
  13.  # 14

    Colocado por: mfppintosendo a caderneta predial o bilhete de identidade do terreno,

    Como escrevi acima, não é!!!. De qq maneira tem de verificar os dados inscritos no Registo predial com os constantes do alvará do Loteamento... pode ter havido enganos.

    NA Câmara não lhe souberam explicar isto que escrevi agora!!?
    • FJDMC
    • 13 julho 2018 editado

     # 15

    Sente-se lesada e tem todo o direito em se sentir porque efectivamente o foi! Comprou uma coisa julgando ser uma quando na verdade é outra.
    Se antes da compra tivesse sabido, a compra mantinha-se ou o negócio seria cancelado?
  14.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    Como escrevi acima, não é!!!. De qq maneira tem de verificar os dados inscritos no Registo predial com os constantes do alvará do Loteamento... pode ter havido enganos.

    NA Câmara não lhe souberam explicar isto que escrevi agora!!?


    fui hoje falar para saber exatamente...
    vão consultar o processo e vou aguardar o feedback...
    mas cheira-me a esturro!
  15.  # 17

    Colocado por: FJDMCSente-se lesada e tem todo o direito em se sentir porque efectivamente o foi! Comprou uma coisa julgando ser uma quando na verdade é outra.
    Se antes da compra tivesse sabido, a compra mantinha-se ou o negócio seria cancelado?


    sinceramente nós avançamos pq achamos que era um bom negocio... mas como só está escrito os 435m2... não me posso agarrar a mais nada!
    Apenas quero esclarecer as áreas de implantação e de construção... porque a escritura foi feita e lá citava os 435 m2 e não os 600m2...
  16.  # 18

    Colocado por: mfppintoO arquiteto fez o levantamento topográfico e obteve a certidão da camara e os dados não coincidem com o que está na caderneta predial.

    O Arquitecto manda elaborar o lev. top, e confrontar com a planta do loteamento, depois marcam as extremas em conformidade....

    Mas qual Certidão da Câmara!!!?


    mfppinto.. acho que parte das sua confusão tem a haver com os termos que es´ta a utilizar... não entendendo a situação na sua globalidade e/ou não sabendo explicar o mesmo.

    No entanto percebo a sua indignação, pois viu um espaço livre que gostou e pensou que era o canto todo!!! Mas afinal, não é.
  17.  # 19

    da forma como explicou agora, ficou mais claro.

    o vendedor ou mentiu ou omitiu para facilitar a venda.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mfppinto
  18.  # 20

    por vontade que tenha... não posso andar ao murro!
    só acho que as pessoas devem ser sinceras e não atirar areia para os olhos, agora claro é o diz que disse, o diz que foi e não foi...bla bla bla.... devíamos ter primeiro isso à camara e saber exatamente e perdemos por isso...
    Concordam com este comentário: FJDMC
 
0.0226 seg. NEW