Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Que pena só ter visto este tópico agora... Catty, também comprei terreno em São Domingos de Rana. Também ia com um orçamento de 260 mil para tudo, e comprei o meu terreno bem mais barato que o seu (63mil já com impostos). A brincadeira vai-nos ficar em ca. de 320 mil. Não imagina as taxas que pode vir a pagar na câmara de Cascais. Eu tive quase a ter de pagar 20 mil euros só em taxas (reclamei porque a proprietária do terreno já tinha pago infraestruturas em 1900 e troca o passo).. Muito importante é agendar uma reunião na câmara para verificar tudo o que pode fazer no terreno e se terá de pagar triu ou triu linha. A caderneta predial não manda nada... Depois, MUITO cuidado com a arquitetura. No meu caso acabámos por ficar com uma casa maior do que precisavamos e ao contrário do que dizem os técnicos, mais um quarto não são mais 5 mil euros, mas sim 15 mil. Uma cave de 70m2 não são 30 mil euros, são 60 mil.. O valor ao m2 está uma loucura. Eu recebi orçamentos entre 850 e 1200 + IVA. Para baixada de luz, que são apenas 20m no meu caso, pedem-me 1500€ + IVA. Todos querem ganhar o seu.. e o banco nem sempre empresta o que promete!! Pense bem.. Se depois não tem onde desenterrar alguns milhares, fica com o menino nas mãos. Se precisar de trocar ideias, estou ao dispor!
  2.  # 122

    Colocado por: FlavitaQue pena só ter visto este tópico agora... Catty, também comprei terreno em São Domingos de Rana. Também ia com um orçamento de 260 mil para tudo, e comprei o meu terreno bem mais barato que o seu (63mil já com impostos). A brincadeira vai-nos ficar em ca. de 320 mil. Não imagina as taxas que pode vir a pagar na câmara de Cascais. Eu tive quase a ter de pagar 20 mil euros só em taxas (reclamei porque a proprietária do terreno já tinha pago infraestruturas em 1900 e troca o passo).. Muito importante é agendar uma reunião na câmara para verificar tudo o que pode fazer no terreno e se terá de pagar triu ou triu linha. A caderneta predial não manda nada... Depois, MUITO cuidado com a arquitetura. No meu caso acabámos por ficar com uma casa maior do que precisavamos e ao contrário do que dizem os técnicos, mais um quarto não são mais 5 mil euros, mas sim 15 mil. Uma cave de 70m2 não são 30 mil euros, são 60 mil.. O valor ao m2 está uma loucura. Eu recebi orçamentos entre 850 e 1200 + IVA. Para baixada de luz, que são apenas 20m no meu caso, pedem-me 1500€ + IVA. Todos querem ganhar o seu.. e o banco nem sempre empresta o que promete!! Pense bem.. Se depois não tem onde desenterrar alguns milhares, fica com o menino nas mãos. Se precisar de trocar ideias, estou ao dispor!

    O que lhe aconteceu , acontece a muito boa gente ! Muita força!
  3.  # 123

    Colocado por: enf.magalhaes
    O que lhe aconteceu , acontece a muito boa gente ! Muita força!


    Sim, acontece. Mas isto desgasta uma pessoa... E os cabelos brancos e os pesadelos. Hehe
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes, joaosantos
  4.  # 124

    Colocado por: Flavita

    Sim, acontece. Mas isto desgasta uma pessoa... E os cabelos brancos e os pesadelos. Hehe
    Concordam com este comentário:enf.magalhaes,joaosantos
    Pois como eu já estava a precaver isso tudo e como sabe já tinha umas chatices preferi desistir da coisa. Não deixo no entanto de admirar quem tem a coragem de se aventurar. De qualquer maneira no estado actual não comprava a casa que vai construir por 320 000 euros, por isso é sempre um bom negócio. Votos de boa sorte :)
  5.  # 125

    Jorgferr, penso muitas vezes que também devia ter feito o mesmo que vocês há 1 ano e meio. Com 320 mil, na altura, tinha comprado qq coisa, mesmo que não fosse com as mesmas dimensões. Agora já não se compra nada...
    Concordam com este comentário: jorgferr
  6.  # 126

    Sou arquitecta e a minha experiência profissional de 20 anos... e pessoal (construí a minha moradia) diz-me que temos de optar:
    1- Comprar já construída, sujeitando-nos ao projecto, aos acabamentos e... no qual pagamos o valor do lote, as taxas, os lucros de venda ou revenda, imobiliárias, etc.
    ou
    2- Adquirimos um lote e construímos a casa que queremos, à nossa medida e gosto, que podemos acompanhar o seu crescimento e ter a certeza que, realmente, está construída com qualidade.
    Relativamente aos lotes ou terrenos, aconselho a todas as pessoas que ANTES de adquirir, contactem um arquitecto responsável para que se tenha a certeza da capacidade de uso dos mesmos e não tenham surpresas desagradáveis.
    Eu, antes de aceitar realizar qualquer projecto de arquitectura, informo-me se realmente é possível a construção.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  7.  # 127

    Colocado por: S. SuárezSou arquitecta e a minha experiência profissional de 20 anos... e pessoal (construí a minha moradia) diz-me que temos de optar:
    1- Comprar já construída, sujeitando-nos ao projecto, aos acabamentos e... no qual pagamos o valor do lote, as taxas, os lucros de venda ou revenda, imobiliárias, etc.
    ou
    2- Adquirimos um lote e construímos a casa que queremos, à nossa medida e gosto, que podemos acompanhar o seu crescimento e ter a certeza que, realmente, está construída com qualidade.
    Relativamente aos lotes ou terrenos, aconselho a todas as pessoas que ANTES de adquirir, contactem um arquitecto responsável para que se tenha a certeza da capacidade de uso dos mesmos e não tenham surpresas desagradáveis.
    Eu, antes de aceitar realizar qualquer projecto de arquitectura, informo-me se realmente é possível a construção.
    Na teoria é tudo bonito, na prática é o galheiro para não dizer uma asneira. Nesta coisa dos projectos, construção, etc todos desvalorizam o dinheiro do DO. às paginas tantas um gajo sente-se um pelintra porque é tudo normalíssimo e banalissimo, o DO é que é um teso por não ter 300 000 ou 400 000 euros.

    EDITADO: e nem vale a pena falar que muitos sentem que estão a fazer favor aos DO mesmo estando a serem pagos.
    Concordam com este comentário: Diogo999, Flavita
  8.  # 128

    Não faço ideia, nem quero saber, que experiências traumáticas teve relacionadas com construção mas actualmente, passa mais por "pelintra" se chegar a uma agência imobiliária e dizer que quer comprar uma moradia nova por 300 000 ou 400 000 euros do que a tentar construir uma de raiz.

    Colocado por: jorgferrNa teoria é tudo bonito, na prática é o galheiro para não dizer uma asneira. Nesta coisa dos projectos, construção, etc todos desvalorizam o dinheiro do DO. às paginas tantas um gajo sente-se um pelintra porque é tudo normalíssimo e banalissimo, o DO é que é um teso por não ter 300 000 ou 400 000 euros.

    EDITADO: e nem vale a pena falar que muitos sentem que estão a fazer favor aos DO mesmo estando a serem pagos.
    Concordam com este comentário: Snuffles
  9.  # 129

    @CattyM, tendo estado a acompanhar o seu tópico, questiono-lhe em que fase se encontra neste momento, bem como novos desenvolvimentos no processo.
  10.  # 130

    @cattyM
    Comprei aqui uma Moradia ao preço da "chuva" www.e-leiloes.pt

    Estimo que poupei cerca de 60.000€..mas cada um sabe da sua vida.
  11.  # 131

    Penso que é possível comprar um terreno e construir uma habitação por esse valor no concelho de Cascais.
    Projectamos uma moradia unifamiliar, tipologia T3, com 150m2, um só piso, inserida num lote com 400,00m2, incluindo muros e arranjos exteriores, construída por 252.000,00 euros, já com IVA.
    Inclui o terreno e taxas camarárias, com exepção da emissão da Licença de Utilização, o que ainda não teve lugar.

    O terreno custou 60.000,00.
    Se o terreno estiver inserido em AUGI, é bom apurar o valor das eventuais compensações a pagar a autarquia.
  12.  # 132

    Eu constato que para os arquitetos é sempre boa ideia construir... Poupa-se sempre muito dinheiro. Tudo é relativizado. Desculpem os arquitetos se estou a ser injusta, mas é óbvio que para vós, é essencial manter essa ideia. Eu posso dizer que teria feito muito melhor negócio se tivesse comprado feito na altura. Mas deslumbrei-me. Uma pessoa acredita naquilo que quer, não é verdade?

    Para quem tem 400 ou 500 mil euros para comprar/construir, penso que, de facto, neste momento, o melhor é construir, porque com esses valores, consegue-se um negócio "ela por ela". Mas para quem tem orçamentos mais curtos, tipo 250 mil/300 mil, já não é assim. Pela experiência que tive com os orçamentos dos empreiteiros, eles estão cheios de trabalho, por isso fazem logo uma triagem, mandando para o ar valores absurdos. Quem quer, quer, quem não quer... boa viagem. E depois sobra sempre para o mesmo.

    Há custos que ninguém fala e que pesam, e não é pouco: taxas Triu', ramais, fiscalização (a média dos valores que recebi foram de 600€/mês). Isto de construir para estes lados (Lisboa, Oeiras e Cascais) não é para quem quer. No início o nosso arquiteto dizia que conseguíamos construir a casa projetada por 200mil já com IVA, ramais, taxas... Pois derrapou uns 100mil euros. :P
  13.  # 133

    Flavita,
    Obviamente que ninguem, no seu devido juizo, manda tiros nos próprios pés. Em lado nenhum.
    Há várias questões que concorrem para que seja assim como está a dizer.

    1. Não fazer um planeamento à seria - para saber com rigor a dimensão do investimento e a sua duração temporal. Com rigor! Só assim podemos perceber se é viável.
    2. Para a maior parte das familias portuguesas, construir uma casa é tarefa que se faz uma vez na vida. Os profissionais desenvolvem estas tarefas todos os dias.

    3. Não consultar profissionais que possam assessorar com QUALIDADE nestas questões - muitas vezes seguimos quem nos diz o que queremos ouvir.

    4. Não querer investir em "papelada". No planeamento e organização, poupa-se muito dinheiro.

    Não sei se é aos arquitectos que interessa construir, no sentido directo. Os Arquitectos fazem projectos. Não é nos Projectos que está o maior investimento/ganho, é na obra.
    Quem faz construção, e ganha por essa actividade, são os empreiteiros.

    Se há tanta procura actualmente pela construção, é porque é interessante para Donos de Obra e Empreiteiros. Efectivamente, o mercado está muito aquecido.


    Colocado por: FlavitaEu constato que para os arquitetos é sempre boa ideia construir... Poupa-se sempre muito dinheiro. Tudo é relativizado. Desculpem os arquitetos se estou a ser injusta, mas é óbvio que para vós, é essencial manter essa ideia. Eu posso dizer que teria feito muito melhor negócio se tivesse comprado feito na altura. Mas deslumbrei-me. Uma pessoa acredita naquilo que quer, não é verdade?

    Para quem tem 400 ou 500 mil euros para comprar/construir, penso que, de facto, neste momento, o melhor é construir, porque com esses valores, consegue-se um negócio "ela por ela". Mas para quem tem orçamentos mais curtos, tipo 250 mil/300 mil, já não é assim. Pela experiência que tive com os orçamentos dos empreiteiros, eles estão cheios de trabalho, por isso fazem logo uma triagem, mandando para o ar valores absurdos. Quem quer, quer, quem não quer... boa viagem. E depois sobra sempre para o mesmo.

    Há custos que ninguém fala e que pesam, e não é pouco: taxas Triu', ramais, fiscalização (a média dos valores que recebi foram de 600€/mês). Isto de construir para estes lados (Lisboa, Oeiras e Cascais) não é para quem quer. No início o nosso arquiteto dizia que conseguíamos construir a casa projetada por 200mil já com IVA, ramais, taxas... Pois derrapou uns 100mil euros. :P
    Concordam com este comentário: Snuffles
  14.  # 134

    ADROatelier, Let's agree to disagree... :)
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 135

    Colocado por: ADROatelier3. Não consultar profissionais que possam assessorar com QUALIDADE nestas questões - muitas vezes seguimos quem nos diz o que queremos ouvir.


    Esse ponto 3 vale 90% no acto de se construir uma habitação própria. Neste ponto 3 é que os DO se esbardalham pelo chão fora.

    Quantas e quantas vezes eu digo aos clientes que este ou aquele sistema (normalmente económico) não servem para aquela dimensão/peso dos vãos, e o que fazem eles? Vão mandar fazer a outro que diga que se pode fazer (e não tem fichas técnicas que o comprovem, claro, mas os DO's também não as pedem)... Isto funciona assim para todas as artes envolvidas na construção.

    PS: Disse sistema, mas também podia ter dito vidros, ferragens, tratamento dos perfis, etc., em cada arte é um sem número de pormenores que nem todos se preocupam em cumprir. Já não sei quem o escreveu neste fórum, mas alguns DO's só lhes falta pedirem para ser enganados.
  16.  # 136

    Trabalhar com um arquitecto

    Como escolher um arquitecto? Que perguntas fazer?
    Como se desenvolve o processo na câmara municipal? Quanto custa?


    http://www.oasrn.org/pdf_upload/trab.pdf
  17.  # 137

    Colocado por: two-rokPS: Disse sistema, mas também podia ter dito vidros, ferragens, tratamento dos perfis, etc., em cada arte é um sem número de pormenores que nem todos se preocupam em cumprir.
    então no que toca a impermeabilizaçoes é uma bandalheira da pior espécie,

    quando um gajo pergunta por impermeabilização de soleiras ou bases de duche, parece que tá a falar chinês.
    Concordam com este comentário: two-rok
  18.  # 138

    Colocado por: two-rokQuantas e quantas vezes eu digo aos clientes que este ou aquele sistema (normalmente económico) não servem para aquela dimensão/peso dos vãos, e o que fazem eles? Vão mandar fazer a outro que diga que se pode fazer (e não tem fichas técnicas que o comprovem, claro, mas os DO's também não as pedem)... Isto funciona assim para todas as artes envolvidas na construção.


    Isso são questões diferentes. Penso que ADROatelier se referia aos projetistas (arquitetos, engenheiros..) que devem efetuar os projetos de acordo com o orçamento do cliente. Quanto aos diversos sistemas, a maioria das pessoas nem escolhe praticamente nada. Entrega ao empreiteiro e seja o que Deus quiser...
  19.  # 139

    Colocado por: jorgealvesentão no que toca a impermeabilizaçoes é uma bandalheira da pior espécie,

    quando um gajo pergunta por impermeabilização de soleiras ou bases de duche, parece que tá a falar chinês.


    Isso não é preciso para nada... Quem sugere melhorias que custam dinheiro, é quase sempre visto como um oportunista que só quer é ganhar dinheiro.

    Eu também só me meto nas guerras de impermeabilizações de soleiras quando me falam em sistemas de caixilharia embutidos no pavimento. Digo logo que que não houverem saídas de água e impermeabilização, não me responsabilizo, e aí sim, por norma já ouvem e entendem.
  20.  # 140

    Colocado por: FlavitaIsso são questões diferentes. Penso que ADROatelier se referia aos projetistas (arquitetos, engenheiros..) que devem efetuar os projetos de acordo com o orçamento do cliente. Quanto aos diversos sistemas, a maioria das pessoas nem escolhe praticamente nada. Entrega ao empreiteiro e seja o que Deus quiser...


    Vale para todas as especialidades. Os arquitectos também desenham vãos enormes e depois alguns deles fazem o DO pensar que pode instalar o mesmo sistema que instalaria num vão pequeno. Depois instalam e dá problemas, claro. Se o DO for inteligente, gasta um pouco mais, mas derrapa o orçamento, ou seja, há sempre prejuízo para o DO, seja monetário seja de ficar mal servido.
 
0.0356 seg. NEW