Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, já fiz 3 eletrica em casas cá em Lisboa,e até hoje não sei porque o neutro passa pelo geral ? ... Peguei uma agora trifásico e tenho algumas dúvidas... Tem 1 DR para iluminação, 1 para tomadas e 1 pra iluminação exterior, posso colocar um DR pra tudo?
  2.  # 2

    Tem um neutro de 6mm e outro fio azul de 4mm que no quadro vira terra, ainda não verifiquei se tem aterramento, mas será que não tinha cabo de terra ou é aterrado no neutro mesmo?
    Concordam com este comentário: 8421
  3.  # 3

    E tem um fio de terra saindo de um disjuntor bipolar para a casa de máquinas, isso é normal??
    •  
      aacc
    • 19 julho 2018

     # 4

    com foto percebia-se melhor
  4.  # 5

    Colocado por: aacccom foto percebia-se melhor


    Isto. Tire fotos a tudo o que mexa e tenha dúvidas.

    Cumprimentos.
  5.  # 6

    Pronto agora consegui enviar
      IMG-20180709-WA0015.jpg
      IMG-20180709-WA0016.jpg
  6.  # 7

    Quando estiver lá mando mais
      IMG-20180707-WA0011.jpg
  7.  # 8

    Em relaçaõ ao terra o predio pode ter ou não , se tiver deve ser conectacdo, senão tiver fica no quadro a espera que tenha, em Portugal não é permitido ligar o terra ao neutro,

    O neutro passa pelo geral porque em portugal usamos interruptores/disjuntores diferenciais e se houver passagem do neutro ou da fase a terra, o disjuntor diferencial dispara, aumentando o nivel de segurança das instalaçoes.


    Essa instalação trifasica da maneira que está a pensar vai dar problemas ....

    O ideal será 3 circuitos de tomadas um em cada fase, iluminaçao interior ( se for pouca pode ficar tudo na mesma fase, se for muita dividir em dois circuitos cada um numa fase diferente ) o mesmo para a iluminaçao exterior, de modo a que a carga em cada fase esteja minimamente igual.


    Disjuntor bipolar com fio terra não é normal .
    Concordam com este comentário: Davidson melo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Davidson melo
  8.  # 9

    Outra pergunta... Os fusíveis tem a função parecida com o dps? Ainda não vi nenhum quadro com dps cá em Lisboa
      IMG-20180707-WA00112.jpg
      IMG-20180709-WA00152.jpg
      IMG-20180709-WA00162.jpg
  9.  # 10

    Colocado por: Davidson meloOutra pergunta... Os fusíveis tem a função parecida com o dps? Ainda não vi nenhum quadro com dps cá em Lisboa

    Não. A única função desses fusíveis é proteger as lâmpadas de sinalização de fase (na segunda fila do quadro).

    Se por DPS se estiver a referir a "Dispositivo de proteção contra surtos" ( em PT-PT "descarregadores de sobretensão" ou "limitadores de sobretensão"), eles não são comuns, pelo menos em instalações mais antigas.

    Esse fio de terra é muito estranho... Se calhar já não tinha mais fio preto e resolveu inventar. Já mediu isso?

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: Davidson melo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Davidson melo
  10.  # 11

    Obrigado Caravelle, é que já vi fuziveis em caixas em todos os andares de um prédio antes de entrar no quadro do apartamento... Em instalação antiga não se vê, mas nesse caso é bom eu colocar um dps? É uma casa bem grande, com muitos pontos de iluminação exterior, o que eu coloco de disjuntores para proteção? Alguém pode me ajudar? Estou querendo tirar esses fusíveis e sinalizadores de fase, não vejo tanta utilidade, pois se alguma fase não funcionar quem estiver na casa não vai fazer diferença nenhuma saber que fase não está funcionando, e se um eletricista for na casa vai descobrir a fase defeituosa mesmo sem um sinalizador, ou estou falando besteira?
  11.  # 12

    Colocado por: Davidson meloaté hoje não sei porque o neutro passa pelo geral ?
    as regras tecnicas em Portugal são completamente diferentes do Brasil pelo que vivamente aconselho a não inventar.
  12.  # 13

    Colocado por: Davidson meloObrigado Caravelle, é que já vi fuziveis em caixas em todos os andares de um prédio antes de entrar no quadro do apartamento...


    Sim, são normais os fusíveis nas caixas de colunas.

    Colocado por: Davidson meloEm instalação antiga não se vê, mas nesse caso é bom eu colocar um dps?


    Suponho que não faça mal, mas não estou nada actualizado com as regras técnicas.

    Colocado por: Davidson meloÉ uma casa bem grande, com muitos pontos de iluminação exterior, o que eu coloco de disjuntores para proteção? Alguém pode me ajudar?


    O Davidson que me desculpe, mas ainda não disse o que é necessário fazer nessa instalação eléctrica. Apesar de o quadro não ser novo e poder ser algo actualizado, ao menos não é nada horrendo como se vai vendo por aqui.

    Se não sabe o que fazer e estando inclusive os circuitos exteriores já com protecção diferencial (de 300mA), aconselho-o a receber formação na área e depois fazer alguma coisa. O jorgealves tem toda a razão:

    Colocado por: jorgealvesas regras tecnicas em Portugal são completamente diferentes do Brasil pelo que vivamente aconselho a não inventar.


    Se puder detalhar a sua experiência pode ser que alguém saiba de cursos adequados para si.

    De qualquer forma, eu estudei electrotecnia/electrónica na escola já há algum tempo e nunca usei verdadeiramente os conhecimentos. Não sou a pessoa certa para o aconselhar.
  13.  # 14

    Obrigado pela força, eu fiz o curso no SENAI, no Brasil, mas vou me aperfeiçoar mais, só queria saber de algumas diferenças que existem, muito obrigado pela força
  14.  # 15

    Já leu o Regulamento técnico português? existem por aí manuais anotados... leia com atenção, veja se é a ultima versão.

    Uma formaçãozita de 16 horas se calhar não lhe fazia mal ;)
    https://www.formacao.iep.pt/cursos/eletricidade-e-energia/regras-tecnicas-de-instalacoes-electricas-de-baixa-tensao
    Concordam com este comentário: Caravelle, jorgealves, Davidson melo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Davidson melo
  15.  # 16

    Então, já estou no local é realmente o fio terra é porque não tinha outra cor, mas falaram aí que cá em Portugal não tem esquema de terra e neutro comuns, mas aqui é assim, como é do lado da praia tem muita areia, compensa eu fazer outro sistema de aterramento com astes?
  16.  # 17

    davidson.. passe por aqui:
    https://www.eletricidade.net/
 
0.0196 seg. NEW