Iniciar sessão ou registar-se
    • fpocas
    • 30 julho 2009 editado

     # 1

    Olá,

    No prédio onde eu habito, tenho um vizinho que afirma que o portão de acesso à garagem caiu em cima do tejadilho do seu carro quando estava a sair da garagem, e reclama agora do condomínio o pagamento dos danos causados.

    O portão não tem sensores de movimento.

    Tendo em conta que não está apurado se existe mau funcionamento do portão ou se por exemplo o portão terá sido activado inadvertidamente por este meu vizinho ou por outro, quais são em vossa opinião as responsabilidades do condomínio?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Se o seu vizinho estava mal estacionado ( em frente a uma saida de garagem ) então azar o dele.
    Mas essa historia está um pouco mal contada.
    Falta dizer qual o tipo de portão, fotos do portao em cima do carro, etc...
  2.  # 3

    O portão não tem vontade própria.

    Suponho que tem um temporizador que o «manda» fechar alguns segundos depois de ter sido accionado o comando de abertura, é isso? E tem um emissor de comando à distância? E acende uma luz vermelha quando começa a fechar?

    Em princípio, se o seu vizinho avançou (ou parou, é indiferente) com o carro e levou com a porta quando ela estava a fechar, é exactamente o mesmo que tivesse sido ele a abalroar a porta estando esta parada.

    Há gente que só visto!
    Faz-me lembrar aquela de um indivíduo que me ligou porque tinha batido num andaime duma obra minha...
    Estão a ver aquele palacete no Largo do Rato, com um ENORME passeio em frente, Sede de um certo partido político?
    Pois era precisamente NESSE palacete que eu tinha um andaime montado, com todos os requisitos, numa calçada com mais de 10m de largura.

    E não é que o tal indíviduo queria que eu lhe pagasse uns óculos porque ele, apesar de toda a sinalização existente, rede, etc., tinha mandado com a cara no andaime?!?!
    Eu, cheio de boa vontade, lá lhe expliquei que tinha seguro contra todos os riscos, mas que ia precisar que ele apresentasse testemunhas que tivessem visto o meu andaime a ir de encontro à cara dele... ;-))

    Notem que, na altura, "o tal" partido nem sequer estava no poder (havia de ter sido bonito, se fosse hoje!!). :-)
  3.  # 4

    e participar ao seguro do condomínio? se tiverem claro!
  4.  # 5

    Colocado por: mar-silvae participar ao seguro do condomínio? se tiverem claro!
    O seguro da viatura é que terá de pagar a (eventual) reparação do portão, e não o contrário!
  5.  # 6

    "não está apurado se existe mau funcionamento do portão ou se por exemplo o portão terá sido activado inadvertidamente por este meu vizinho ou por outro"

    E podem apurar? Estava com o carro em andamento e a sair normalmente ou parou debaixo do portão?

    Cumprs
  6.  # 7

    O portão não tem temporiador nem luz vermelha quando está a funcionar.

    O meu vizinho afirma que estava com o carro em andamento e a sair normalmente da garagem quando de repente o portão caiu-lhe em cima do tejadilho.
  7.  # 8

    Então penso que não deve ser o seguro do carro a pagar mas sim o seguro do condomino.


    Cumprs
    •  
      FD
    • 31 julho 2009

     # 9

    Colocado por: fpocasO meu vizinho afirma que estava com o carro em andamento e a sair normalmente da garagem quando de repente o portão caiu-lhe em cima do tejadilho.

    Basta outro vizinho carregar no botão do comando... sem querer ou de propósito.
    Já me aconteceu estacionar o carro e lembrar-me de que não tinha fechado o portão, assim que o fiz também ia acontecendo um desastre porque o meu vizinho ia a entrar...
  8.  # 10

    Colocado por: FDBasta outro vizinho carregar no botão do comando... sem querer ou de propósito.
    É por isso que eu sempre coloquei motores com comando à distância para Abertura do portão com FECHO TEMPORIZADO (e, desde há muitos anos, com sensores de presença na zona de fecho do portão).

    Desta forma, a responsabilidade de acidentes passa toda para quem se encontra na zona de movimento do portão.
  9.  # 11

    eu acho que o condomínio é o responsável, agora se o vizinho for artista ai já é outra historia.
  10.  # 12

    Existe alguma legislação que obrigue estes portões a terem sensores de movimento?
  11.  # 13

    Colocado por: fpocasExiste alguma legislação que obrigue estes portões a terem sensores de movimento?


    Vou mais longe, de quem é a responsabilidaede legal de atribuição de culpa nestes casos? A policia pode intervir, ou é algo interno ao condominio?

    Eu acho que se deverá apurar responsabilidade antes e existindo dois seguros em jogo, devem ambos ser activados e como se costuma dizer:
    - Eles que são grandes, que se entendam.

    Já agora os estragos são muitos? ou é apenas uma raspadela no carro?
  12.  # 14

    Raspadela no tejadilho e danos na antena, que com o movimento do carro e fazendo de batente no portão, se "despegou" um pouco do tejadilho. Quanto ao seguro do carro, para a apólice dele considerar algo, ele teria que ter seguro contra todos os riscos. Não é assim?
  13.  # 15

    Não é para estas situações que serve o seguro do condominio?

    Cumprs
 
0.0167 seg. NEW