Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou um pouco desesperado e sem saber o que fazer.
    Agradeço qualquer ajuda que me possam dar...

    Como moro afastado da minha casa de familia, onde ainda vive o meu pai, sei o que se passa por vizinhos e terceiros.
    Após o falecimento da minha mãe, o meu pai começou a consumir alcool tornado-se desagradável para qualquer um quando está bebado.
    É o típico mau vinho.
    Já por várias vezes tentei fazer ver-lhe que esse não é o caminho e até o tentei fazer passar uns dias ou semanas em minha casa.
    Sempre rejeitou, preferindo estar com os seus amigos de ocasião.

    Vivendo da pouca reforma que tem, ao fim do mês por vezes não tem dinheiro para pagar o que deve (eletricidaade, IMI....).
    Por questões de saúde, já não está em condições de conduzir, consegui que ele vendesse o carro.
    O dinheiro foi para a conta dele, mas será para consumo com os seus amigos e não para pagar as dívidas que ainda tem.

    Não fizemos as partilhas, portanto tudo está no nome dele.
    O que posso fazer do ponto de vista legal para proteger de algum modo os bens de família?
    Receio que ele num estado de embriagues destrua a casa pondo em risco a sua própria vida e a dos vizinhos... e que eu possa ser considerado também culpado de algum modo do ponto de vista legal.
    Quando ele está sóbrio consigo falar com ele e ele aceita os conselhos... depois de começar na bebida, desdiz o que disse, ficando totalmente transformado... sendo até violento para quem o contraria.

    Se fizer as partilhas (coisa que ele nunca se mostrou interessado em as fazer), ele tem a maioria, 75% contra os meus 25%, certo?
    Penso que nada poderei fazer.

    Que sugerem?
  2.  # 2

    Pode interditar o seu Pai.Tem de ir a um advogado.


    http://www.inr.pt/content/1/71/regimes-interdicao-inabilitacao-tutela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BicoObra
  3.  # 3

    Tem que resolver o problema que o fez ir para a bebida.

    Quando o resolver, ele não vai mais ter necessidade de beber.

    Obviamente que não será fácil, partindo do principio que terá sido a morte da sua mãe a provocar essa dependência, mas será a única solução a longo prazo, e que vai trazer o seu pai de volta.

    Tudo o resto, sao remendos que vao trazer mais chatices, como por exemplo enfrentar os tais amigos de ocasião, confronta-lo quando alcoolizado, tirar-lhe o direito aos bens, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BicoObra
  4.  # 4

    Esse tipo de Pai é por vezes o alvo de oportunistas:
    1-um médico idoso nosso amigo ficou sem 100mil EUR e não sabe como...
    2-uma senhora aproximou-se de um idoso nosso conhecido abastado e a família interditou-o com medo de perderem os bens
    3-as senhoras que cuidam de idosos...em Campo de Ourique já são conhecidas...no final ficam com a casa no nome delas...etc etc...vendem e vão para o Brasil.
    Concordam com este comentário: BicoObra
  5.  # 5

    @palhava, acho que só o poderia inabilitar.

    @jamesponde, o problema agravou-se com a morte da minha mãe é certo. Confronta-lo nessas alturas de nada serve. Tirar o direito aos bens pode ser uma alternativa...

    Obrigado.
 
0.0107 seg. NEW