Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá Pessoal!
    Já sigo o fórum há vários anos, mas só agora me registei (não encontrei tópico de apresentações, se existir indiquem onde devo apresentar, pf).

    Estive a procurar no fórum e não encontrei resposta a umas dúvidas que tenho, e então vim pedir a vossa ajuda! :)

    Resumidamente, estou a remodelar duas casas de banho de um apartamento, e antes de colocar os azulejos decidi aproveitar para refazer a canalização toda nova. A obra está a ser feita exclusivamente por mim nas horas vagas, ao fim da tarde quando saio do trabalho.
    Estou a colocar tudo em multicamada como acessórios de aperto de rosca, tenho a agua ligada no novo circuito já desde 6a feira e até agora nem uma pinga de fugas.
    Fiz o ramal principal que atravessa a casa em multicamada 20mm, e os ramais de derivação para as torneiras em multicamada de 16mm.

    Chegou a hora de chumbar isto, e tenho algumas dúvidas, que espero possam ajudar a esclarecer:
    1 - Com que tipo de massa se costuma chumbar isto na parede? Presumo que seja cimento, mas preocupa-me no futuro (espero que distante) ter de reparar alguma fuga, e o cimento vai ser difícil de partir. Há outras alternativas? Tipo chumbar com uma primeira camada de gesso ou outra massa mais fácil de remover, e colocar cimento só no acabamento? Usar um cimento com mais areia para não ficar tão duro?
    2 - Naqueles joelhos terminais (com rosca, onde vão enroscar as bichas das torneiras) queria garantir que eram chumbados com um cimento bastante duro, já que aqueles joelhos são os que estão mais sujeitos a eventuais esforços no aperta/desaperta das bichas e na colocação das torneiras. Que rácio de cimento/areia aconselham para garantir que aquilo não mexe depois de chumbado?
    3- Há alguma ferramenta ou truque para as saídas ficarem alinhadas (niveladas horizontalmente) e à distância certa uma da outra? Como é que conseguem que os terminais fiquem à distancia certa ao chumbar, para garantir que por exemplo a torneira da banheira bate certo com as saídas, e não fica inclinada nem para cima nem para baixo? :)

    Já agora, no seguimento das dúvidas do rácio cimento vs areia, é costume adicionar-se mais alguma coisa na massa, tipo cal?

    Obrigado pela ajuda e disponibilidade! :)

    A título de curiosidade deixo-vos algumas fotos da (magnífica!) obra. :)
      IMG_20180802_191731.jpg
      38301060_1999710776747475_7250377680137224192_n.jpg
      IMG_20180726_234407.jpg
  2.  # 2

    Devia colocar isolamento na água quente. E o ramal principal em diâmetro 20 é curto..devia ser 1 diâmetro acima no mínimo.

    Se tem dúvidas de como chumbar compre sacos de reboco pronto que é só juntar água tipo receita de culinária eheh

    Para alinhar há joelhos com pater que aparafusa e fica no sítio.
  3.  # 3

    Olá Ricardo,
    Obrigado pelo comentário.
    O ramal principal até à entrada da casa (vindo do contador) é num diâmetro superior (não sei precisar qual, mas o tubo é bastante mais grosso). Já dentro de casa é que meti tudo 20, e fui eu que insisti, o fulano onde comprei o material disse-me que do contador pra frente é costume usar-se 16, ou quando muito 20 até ao esquentador, e depois a saída da agua quente já seria 16. Eu ainda assim optei por atravessar a casa toda a 20, quer na quente quer na fria, só usei 16 nas saidas pras torneiras. Acham que deva mudar o de 20 para um superior? Tirando o tempo e o guito, antes de chumbar ainda estou a tempo :)

    Sim, a minha dúvida principal é como chumbar isto devidamente alinhado, com a rigidez necessária nos joelhos, e ao mesmo tempo que não seja demasiado difícil de remover no restante percurso, para o caso de vir a ter de reparar alguma fuga.

    Onde se arranja esse reboco pronto? Algum conselho de marcas?

    Já agora o isolamento da agua quente, é só colocar aquelas mangas tipo espuma, é isso?

    Obrigado! ;)
 
0.0102 seg. NEW