Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Encontro-me a remodelar uma moradia em que será instalada uma bomba de calor, pretendo deixar preparado para mais tarde receber um painel solar. Minha dúvida prende-se com o que tenho de deixar preparado. Já consultei vários técnicos e todos me dão respostas diferentes. Uns dizem que tenho de passar 2 tubos de 1/2 polegada de cobre isolado e um tubo anelado de 25 da bomba ao painel, outro dizem-me que deixo 2 tubos de agua ppr e um de electricidade e outros aindame falam em tubos de inox. Estou a precisar de um esclarecimento.Obrigado
  2.  # 2

    Que painel solar está a pensar em colocar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: onurbzinom
  3.  # 3

    Não tenho conhecimento na área, recomenda algum tipo?
  4.  # 4

    Colocado por: onurbzinomNão tenho conhecimento na área, recomenda algum tipo?
    depende do que pretende e óbviamente que isso tem implicará tubagens diferentes,

    Se pretende que o apoio seja feito pela bomba de calor eu aconselhava um sistema de circulação forçada e para este caso deve colocar tubagem metálica isolada com um mínimo de 18mm, podendo ser ligueiramente superior.

    Se pretende um sistema com apoio por resistência eléctrica pode colocar o mesmo de circulação forçada descrito anteriormente ou um termosifao e neste caso vão 2 tubos de água sanitária ao telhado, ambos isolados.

    Na minha opinião um dos melhores sistemas solares actualmente disponiveis é o sistema Daikin/Rotex em drainback, mas tem um preço a condizer.

    Em qualquer dos cenários eu aconselhava a deixar tubo eléctrico 25mm para futuramente poder instalar um qualquer sistema fotovoltaico.
  5.  # 5

    Muito obrigado pela ajuda, vou optar por um sistema de circulação forçada.
    Agora resta-me decidir a marca da bomba de calor, a Daikin é muito cara para meu bolso, estou a considerar uma bomba de 270 ou 300 litros da Baxi, Atlantic ou Vulcano, hoje falaram-me muito bem da Aquafer. Confesso que estou mais inclinado para a Atlantic pelo facto de ter 5 anos de garantia de cuba e a mesma ser de cerâmica.

    abraço e obrigado uma vez mais
  6.  # 6

    Colocado por: onurbzinomde cuba e a mesma ser de cerâmica
    ???

    https://www.atlantic-conforto.pt/Nossos-produtos/Bombas-de-calor/Bombas-de-Calor-para-AQS/Explorer
    Resistência cerâmica embainhada
    Cuba vitrificada por revestimento na fase liquida

    GARANTIA

    Garantia de 5 anos na cuba
    2 anos de garantia total
 
0.0114 seg. NEW