Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Estou em fase de projecto para construção de uma moradia em Coimbra, com área útil de 160m2, numa urbanização com gás natural.

    Tenho agora que decidir o AQS e sistema de aquecimento para a casa.

    1. Relativamente ao aquecimento da casa, já decidi que vou optar por piso radiante (estimativa de preço ~6000 euros).
    A minha dúvida prende-se na fonte de calor:
    1.1. Bomba de calor (estimativa de preço na ordem dos 8000 euros iva inc)
    1.2. Caldeira a gás natural por condensação para baixas temperaturas (por exemplo http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_27712 -> estimativa de preço ~3000 euros)

    2. Quanto ao AQS, apresentaram-me as seguintes opções:
    2.1. Termossifão + outra fonte de calor de apoio (~3000 euros iva inc)
    2.2. Bomba de calor para AQS (~ 4000 euros iva inc)

    No entanto, estou a pensar numa terceira opção, utilizar a caldeira a gás natural que referi em cima para aquecimento da casa, que também serve para AQS:
    "Com potência de 30 KW para a versão de águas instantâneas e de 32 kW para a versão de águas quentes por acumulação, esta caldeira possui um campo de aplicação vasto, desde o aquecimento de águas e aquecimento central a baixas temperaturas, como é o caso do piso radiante, até ao funcionamento como equipamentos de apoio a sistemas solares."

    De acordo com a descrição, a caldeira funciona também para AQS. Sei que tenho que cumprir a legislação ambiental e ter uma fonte de energia renovável, e se não for para a bomba de calor tenho que comprar um painel barato apenas de apoio à caldeira, para cumprir as questões legais. De qualquer maneira, se optar pela caldeira tenho uma poupança enorme em relação às soluções que me foram apresentadas, vejamos:

    Bomba calor aquecimento (8000 eur) + Bomba de calor AQS (4000 eur) = 12000 eur
    Bomba calor aquecimento (8000 eur) + Termossifão com outra fonte de calor (3000 eur) = 11000 eur
    Caldeira Gás natural para aquecimento e AQS + painel solar barato para cumprir lei = ~4000 eur

    Segundo as minhas contas, estamos a falar de uma diferença na ordem dos 8000 euros nas soluções extremas.
    Sei que os consumos são mais elevador no gás natural, mas 8000 euros de gás natural é muito metro cúbico! Alguém conhece algum simulador que dê para comparar consumos de diferentes fontes de calor? Gostava de perceber quantos anos preciso para recuperar os 8000 euros, porque as bombas de calor são eficientes mas não gastam zero!

    PS: Posso estar aqui a dizer algumas barbaridades, por exemplo não sei se esta caldeira está dimensionada para a dimensão da minha casa (160m2 área últil) :D
    Ou se esta solução é realmente viável, baseei-me apenas na descrição do produto no site da Vulcano.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Powershot
    Bomba calor aquecimento (8000 eur) + Bomba de calor AQS (4000 eur) = 12000 eur
    muitíssimo mais barato, simples e eficiente ter uma única que faz ambos os serviços com a vantagem de permitir fazer algum arrefecimento.
  3.  # 3

    Colocado por: PowershotCaldeira Gás natural para aquecimento e AQS + painel solar barato para cumprir lei = ~4000 eur
    essa caldeira não permite ligação directa com PRH no entanto é muito mais barata que o valor que assumiu.

    Neste momento o gás natural tem quase o mesmo custo por kWh que o Kwh por bomba de calor.
  4.  # 4

    Colocado por: jorgealvesessa caldeira não permite ligação directa com PRH no entanto é muito mais barata que o valor que assumiu.

    Neste momento o gás natural tem quase o mesmo custo por kWh que o Kwh por bomba de calor.


    Significa que, se escolher esta caldeira para o aquecimento, terei que ter sempre uma fonte de energia renovável para AQS para cumprie a lei, certo? (termossifão ou bomba de calor AQS por exemplo...)
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesessa caldeira não permite ligação directa com PRH no entanto é muito mais barata que o valor que assumiu.

    Neste momento o gás natural tem quase o mesmo custo por kWh que o Kwh por bomba de calor.
    basta um depósito de inércia entre a caldeira e o piso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Powershot
    • DR1982
    • 11 agosto 2018 editado

     # 6

    Colocado por: jorgealvesmuitíssimo mais barato, simples e eficiente ter uma única que faz ambos os serviços com a vantagem de permitir fazer algum arrefecimento.

    Jorgelves e nos dias de verão que precisar de agua quente para tomar banho e agua fria para arrefecer a casa? Uma unica BC faz isso?
  6.  # 7

    Colocado por: DR1982Uma unica BC faz isso?
    óbviamente que não.

    Cada qual com a sua, nada de misturas.


    Agora a sério: óbvio que a máquina consegue manter o depósito das AQS e simultaneamente fazer arrefecimento, pelo menos as mais de 50 que já apliquei assim funcionam, inclusivé aquelas que não têm solar associado.

    Ps: o que não consegue fazer é arrefecer e ao mesmo tempo aquecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  7.  # 8

    Por acaso existe uma máquina no mercado que simultaneamente faz aquecimento das AQS e aquecimento ambiente ou arrefecimento.
  8.  # 9

    Colocado por: Sergio Rodriguesbasta um depósito de inércia entre a caldeira e o piso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Powershot


    @Sergio Rodrigues: Significa que a minha alternativa de piso radiante + caldeira a gás natural é viável? Consegue-me dar um valor por alto para um depósito de inercia?
    Já agora, se optar por esta solução, terei que ter um sistema independente para AQS, certo? (termossifão ou bomba de calor apenas para AQS)

    Nota: pretendo apenas o piso radiante para aquecimento, acho que para arrefecimento não tem grande resultado, tendo em conta que o ar frio desce, acho que só faz com que o chão fique frio e pouco ou nada faz ao ambiente...
  9.  # 10



    Nota: pretendo apenas o piso radiante para aquecimento, acho que para arrefecimento não tem grande resultado, tendo em conta que o ar frio desce, acho que só faz com que o chão fique frio e pouco ou nada faz ao ambiente...

    Se ler os testemunhos do Ptuga e do Callinas muda de ideias em relação ao PRH a fazer frio!
  10.  # 11

    Colocado por: DR1982
    Se ler os testemunhos do Ptuga e do Callinas muda de ideias em relação ao PRH a fazer frio!


    Vou ler os testemunhos...obrigado!
  11.  # 12

    Colocado por: Powershot

    @Sergio Rodrigues: Significa que a minha alternativa de piso radiante + caldeira a gás natural é viável? Consegue-me dar um valor por alto para um depósito de inercia?
    Já agora, se optar por esta solução, terei que ter um sistema independente para AQS, certo? (termossifão ou bomba de calor apenas para AQS)

    Nota: pretendo apenas o piso radiante para aquecimento, acho que para arrefecimento não tem grande resultado, tendo em conta que o ar frio desce, acho que só faz com que o chão fique frio e pouco ou nada faz ao ambiente...


    Boa noite,

    Eu vou ter PRH com caldeira de condensação. Depois terei painéis solares para AQS e no inverno a própria caldeira faz de apoio. Não era algo assim que queria?

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Powershot
  12.  # 13

    Colocado por: jcfcid

    Boa noite,

    Eu vou ter PRH com caldeira de condensação. Depois terei painéis solares para AQS e no inverno a própria caldeira faz de apoio. Não era algo assim que queria?

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário:Powershot


    Sim, é exactamente isso que estava a pensar. Só não sabia se era viável, porque nunca tinha visto esta opção, normalmente utilizam bomba de calor como fonte de calor para PRH.
    Tem alguma caldeira em vista? Já teve algum orçamento para a solução completa? Obg
  13.  # 14

    Colocado por: Powershot

    Sim, é exactamente isso que estava a pensar. Só não sabia se era viável, porque nunca tinha visto esta opção, normalmente utilizam bomba de calor como fonte de calor para PRH.
    Tem alguma caldeira em vista? Já teve algum orçamento para a solução completa? Obg


    Sim, não é uma solução chapa 5 pelo que percebi.

    Quem irá fazer, e o jorgealves! Sugiro que tente entrar em contacto e lhe peça um orçamento! :)
  14.  # 15

    Já ia aqui com um grande discurso, viu simplificar.
    Assumindo que vai colocar PRH, há três vertentes que considero inteligentes.
    1. Tem lenha de borla, ou quase, caldeira a lenha. Não quer climatizar a casa no verão, pois na sua zona o verão até é moderado.
    2. Tem gás natural à porta, caldeira a gás natural, mais uma vez, não precisa de climatizar no verão a casa.
    3. Quer climatizar no verão e inverno, então BC.

    Andar a misturar coisas, só complica o investimento, a instalação e aumenta a probabilidade de algo não funcionar avariar, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  15.  # 16

    Colocado por: Powershot
    Nota: pretendo apenas o piso radiante para aquecimento, acho que para arrefecimento não tem grande resultado, tendo em conta que o ar frio desce, acho que só faz com que o chão fique frio e pouco ou nada faz ao ambiente...

    Falando de forma tropeça.
    Se o ar quente sobe e aquece a casa, não aquece só o tecto, então o ar frio, agora fiquei confuso sobe, mas desce?!... continuando... também arrefece a casa, pois se a casa está fechada, também permanece no seu interior, logo a casa permanece fresca.
    Já agora, se você não acredita e o seu instalador não tem a capacidade de lhe transmitir essa ideia, então deixe lá. porque no dia em que for necessário ele configurar e parametrizar a máquina, ele será o primeiro a dizer-lhe, está a ver, bem lhe disse, o PRH não arrefece e precisa é de um ac.
    Concordam com este comentário: MRK
  16.  # 17

    Colocado por: callinas
    Falando de forma tropeça.
    Se o ar quente sobe e aquece a casa, não aquece só o tecto, então o ar frio, agora fiquei confuso sobe, mas desce?!... continuando... também arrefece a casa, pois se a casa está fechada, também permanece no seu interior, logo a casa permanece fresca.
    Já agora, se você não acredita e o seu instalador não tem a capacidade de lhe transmitir essa ideia, então deixe lá. porque no dia em que for necessário ele configurar e parametrizar a máquina, ele será o primeiro a dizer-lhe, está a ver, bem lhe disse, o PRH não arrefece e precisa é de um ac.


    Peço desculpa se o ofendi de alguma forma, não era de todo minha intenção.

    Ainda não contactei nenhum instalador, encontro-me em fase de análise de soluções para AQS e aquecimento. Acredito que antes de ter adquirido todo o conhecimento que detém actualmente, também teve dúvidas como eu, tanto quanto sei ninguém nasce ensinado.

    De qualquer maneira obrigado pela sua opinião.
  17.  # 18

    Colocado por: callinasJá ia aqui com um grande discurso, viu simplificar.
    Assumindo que vai colocar PRH, há três vertentes que considero inteligentes.
    1. Tem lenha de borla, ou quase, caldeira a lenha. Não quer climatizar a casa no verão, pois na sua zona o verão até é moderado.
    2. Tem gás natural à porta, caldeira a gás natural, mais uma vez, não precisa de climatizar no verão a casa.
    3. Quer climatizar no verão e inverno, então BC.

    Andar a misturar coisas, só complica o investimento, a instalação e aumenta a probabilidade de algo não funcionar avariar, etc.


    Do meu ponto de vista até estava a simplificar, a minha ideia era utilizar a caldeira a gás natural para AQS e aquecimento.
  18.  # 19

    Colocado por: Powershot

    Peço desculpa se o ofendi de alguma forma, não era de todo minha intenção.

    Ainda não contactei nenhum instalador, encontro-me em fase de análise de soluções para AQS e aquecimento. Acredito que antes de ter adquirido todo o conhecimento que detém actualmente, também teve dúvidas como eu, tanto quanto sei ninguém nasce ensinado.

    De qualquer maneira obrigado pela sua opinião.

    Não não ofendeu, nem queria transmitir essa ideia.
    É apenas uma opinião.
  19.  # 20

    Colocado por: PowershotAinda não contactei nenhum instalador

    É melhor começar a contactar, porque está a fazer análises com orçamentos errados ... uma perda de tempo.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
 
0.0265 seg. NEW