Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho umas dúvidas e gostaria de recorrer ao vosso conhecimento para as esclarecer.

    Estou interessado num terreno, atualmente rústico, que está situado em zona de construção. Já estou em andamento o processo para passar o terreno a Urbano. O vendedor do terreno tem um projecto já com alguns anos, mais de 6 anos, que disse que foi aprovado na altura mas que nao avançou com as obras. Eu e a minha mulher temos que recorrer a financiamento para a aquisição de terreno + construção.
    As minhas dúvidas são:
    1. O projeto, ao fim destes anos todos, ainda pode ser valido? O PDM mudou entretanto. (Terá o vendedor que ir validar o projeto novamente com o arquiteto?)
    2. A nível de financiamento, podemos pedir financiamento antes de ter terreno ou projeto em nosso nome? (Isto porque só iremos ter € para fazer a compra se o banco emprestar, mas se for necessário o terreno/projeto estar em nosso nome, temos que fazer a compra antes ... Confuso 😕)
    3. Caso dê para fazer a compra sem o projeto, sera isto uma melhor opção? Já vi o projeto e até gosto. Mas preferia uma coisa diferente.
    4. Gostava de saber a ordem dos acontecimentos entre querer comprar terreno com um projeto aprovado até à compra, efetivamente, recorrendo a financiamento. Quem será a melhor pessoa para me ajudar nesta situação? Advogado?

    Agradeço desde já a vossa ajuda!
  2.  # 2

    Na minha opinião,
    deviam marcar reunião na câmara municipal para falar com o técnico responsável.Ele dará esclarecimentos acerca do enquadramento em PDM e os regulamentos aplicáveis.
    Caso o projeto seja válido...
    Talvez o melhor era começar a construir e depois pedir "alterações ao projecto".
    Quanto à aquisição e empréstimo.
    Acho que o banco empresta mais facilmente se o projeto estiver aprovado com documentação válida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta Palhava. Mas continuo confuso em alguns aspetos nomeadamente no que toca ao financiamento.

    ou seja, considerando isto:
    1. vendedor tem terreno à venda com projeto aprovado (em seu nome)
    2. comprador mostra interesse em comprar, mas necessita de financiamento
    3. pede financiamento junto do banco (nesta altura o comprador não tem nada em seu nome ainda)

    Isto é aquilo que se fala que os bancos só financiam compra de terreno mediante projeto aprovado? "basta" haver um terreno com projeto aprovado, independentemente de estar em seu nome atualmente?

    Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: JimiDoe1. vendedor tem terreno à venda com projeto aprovado (em seu nome)

    Não existe nenhum projecto aprovado. Para fazer a obra é necessário entregar novo projecto na câmara, ou o mesmo com termos de responsabilidade actuais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
  5.  # 5

    Antes de comprar, ir à Câmara informar-se do que pode ou não construir.
    Com as alterações do PDM pode não construir... ou apenas o que está aprovado.
    O projeto aprovado pode hoje valer zero ou quase nada.
    Se puder construir, veja se pode colocar outro projeto em substituição do atual.
    Há uns 9 anos comprei terreno rústico dentro de uma aldeia com projeto aprovado.
    Como podia colocar outro projeto, não usei o que estava aprovado e caducado.
    Comprei o terreno e pedi financiamento.
    O banco disponibilizou inicialmente logo o valor do terreno (calculado por eles).

    Compre apenas se tiver a certeza absoluta de que pode construir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
  6.  # 6

    Colocado por: mafgodAntes de comprar, ir à Câmara informar-se do que pode ou não construir.
    Com as alterações do PDM pode não construir... ou apenas o que está aprovado.
    O projeto aprovado pode hoje valer zero ou quase nada.
    Se puder construir, veja se pode colocar outro projeto em substituição do atual.
    Há uns 9 anos comprei terreno rústico dentro de uma aldeia com projeto aprovado.
    Como podia colocar outro projeto, não usei o que estava aprovado e caducado.
    Comprei o terreno e pedi financiamento.
    O banco disponibilizou inicialmente logo o valor do terreno (calculado por eles).

    Compre apenas se tiver a certeza absoluta de que pode construir.


    Isso mesmo... Acho que antes de equacionar em comprar marque uma reunião na camara com o responsavel pela zona!

    Eu ia-me metendo numa alhada... Queria comprar um terreno, já estava quase tudo decidido e marcado. Da parte do vendedor é tudo possivel e pode-se fazer tudo... Ele sabia que o PDM tinha mudado e com esta mudança, ou se construia aquele projeto que estava aprovado e com licença a levantamento ou nao se construia nada... Não seria possivel submeter outro projeto ou fazer alterações!

    Resumindo, ia ficar com um terreno para plantar batatas e tinha a vida fo****...

    Cuidado!
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JimiDoe
 
0.0132 seg. NEW