Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estive a ler as fichas técnicas, dos painéis e mantas de lã de rocha e do xps para diferentes espessuras.

    A lã de rocha para a mesma espessura do XPS é superior termicamente e, à partida também em termos acústicos.

    Podem dar me uma opinião, já li várias vezes a do Pedro Barradas, mas continuo com dúvida:

    - Numa estrutura nova em madeira, é melhor:
    - OSB 12 mm + XPS 50 mm ou 80 mm + sub telha e Telha
    - OSB 12 mm + 2 mantas de la de rocha de 40 mm densidade 50 kg + sub telha e Telha
    - OSB 12 mm + 1 manta de la de rocha de 80 mm densidade 70 kg + sub telha e Telha

    De tudo o que pesquisei, não encontrei uso de la de rocha em painel no telhado , porque o PK 70 com 80 mm tem uma resistência de 2,1.

    Podem dar uma opinião?
  2.  # 2

    Esta opinião do Riscos, é válida para telhado?

    riscos
    18 Junho 2018


    concordaragradecer# 10citar

    vou-lhe indicar qual a solução perfeita e vai notar uma grande diferença…mas é assim que deve ser feito e que recomendo.
    de baixo para cima:

    duas placas de pladur de 13mm
    lã de rocha ou fibra de vidro de 100mm entre as vigas junto ao pladur e não preso no OSB
    por cima das vigas, placa de OSB 3 com 15mm
    25mm de fibra de vidro com 70kg/m3
    imperimpact 5mm
    Painel hidrófugo de 18mm ou OSB de 18mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscos
  3.  # 3

    Colocado por: wickedEsta opinião do Riscos, é válida para telhado?

    riscos
    18 Junho 2018


    concordaragradecer# 10citar

    vou-lhe indicar qual a solução perfeita e vai notar uma grande diferença…mas é assim que deve ser feito e que recomendo.
    de baixo para cima:

    duas placas de pladur de 13mm
    lã de rocha ou fibra de vidro de 100mm entre as vigas junto ao pladur e não preso no OSB
    por cima das vigas, placa de OSB 3 com 15mm
    25mm de fibra de vidro com 70kg/m3
    imperimpact 5mm
    Painel hidrófugo de 18mm ou OSB de 18mm.


    Sendo entre vigas, não garante a continuidade térmica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  4.  # 4

    A solução dos riscos e para laje entre pisos7 apartamentos.

    Para uma mesma espessura o XPS tem melhor desempenho termico face a lã mineral.
    No entanto é recomendável a utilização de mantas de origem mineral em soluções de madeira. deve aplicar > 100mm ( espessura depende da zona climática) de La de rocha, basta ser PN40, com papel kraft voltado para a zona aquecida. a sub-telha pode e deve ser substituída por tela para vapor tipo TYVEK.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
    • wicked
    • 16 agosto 2018 editado

     # 5

    Colocado por: Pedro BarradasA solução dos riscos e para laje entre pisos7 apartamentos.

    Para uma mesma espessura o XPS tem melhor desempenho termico face a lã mineral.
    No entanto é recomendável a utilização de mantas de origem mineral em soluções de madeira. deve aplicar > 100mm ( espessura depende da zona climática) de La de rocha, basta ser PN40, com papel kraft voltado para a zona aquecida. a sub-telha pode e deve ser substituída por tela para vapor tipo TYVEK.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Boa noite, obrigada pela resposta.

    Resido a 1 km da praia das praias de Gaia.

    Já fui ler a ficha técnica da PN 40!

    Eu percebi o que explicou, a minha dúvida de pessoa leiga, é se, dado que a subtelha é mais dura, não seria melhor domarei essa tela fina que fala Tyvec.

    A como é o preço do m2? A aplicação é fácil ou mais fácil que a subtelha?

    A lá de rocha é em manta certo? E não em painel não é? É que PN 40 , parece me ser painel sem papel kraft. Vale a pena meter a PK 40 mais a tela que fala? Ou seja, meto manta ou painel?
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasA solução dos riscos e para laje entre pisos7 apartamentos.

    Para uma mesma espessura o XPS tem melhor desempenho termico face a lã mineral.
    No entanto é recomendável a utilização de mantas de origem mineral em soluções de madeira. deve aplicar > 100mm ( espessura depende da zona climática) de La de rocha, basta ser PN40, com papel kraft voltado para a zona aquecida. a sub-telha pode e deve ser substituída por tela para vapor tipo TYVEK.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Eu não estou a encontrar o preço por m2 da:
    - PN 40 100 mm
    - Tyvek

    Alguém sabe?

    Outra questão, que tive, do que fui lendo no fórum dado que é melhor colocar isolamento nas paredes tanto acústico como térmico, das fichas técnicas que li e do quentinho no fórum, estava a optar por lá de rocha PK 70 40 mm. As paredes são de pedra. Que acham?
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasA solução dos riscos e para laje entre pisos7 apartamentos.

    Para uma mesma espessura o XPS tem melhor desempenho termico face a lã mineral.
    No entanto é recomendável a utilização de mantas de origem mineral em soluções de madeira. deve aplicar > 100mm ( espessura depende da zona climática) de La de rocha, basta ser PN40, com papel kraft voltado para a zona aquecida. a sub-telha pode e deve ser substituída por tela para vapor tipo TYVEK.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Boa tarde,

    Continuo a pesquisar no fórum, para ver se esclareço a dúvida da subtelha que coloquei acima.

    E encontrei isto:
    Pedro Barradas
    26 Agosto 2016


    concordaragradecer# 4citar

    Para resolver a questão do isolamento termico das áreas habitáveis, o ideal é aplicar o isolamento termico sobre o piso do sotão ( tecto das zonas habitáveis)

    As estruturas de madeira devem respirar, e aplicar soluções em PU, XPS, ou outras com fraca difusão ao vapor de água não é muito adequado.
  7.  # 8

    Sim, e então!!?
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasSim, e então!!?


    Estava a constatar. Ando a ler o mais que posso no fórum porque não encontro a resposta ao que perguntei da lã de rocha, referiu PN 40, mas isso é painel, no site da marca fala em aplicação de manta e o meis aproximado é a MK230. Mas pode se aplicar o painel PN 40 com a sub telha (não encontro preço por m2 da barreira para vapor)?

    O PK 40 que é o PN 40 com papel kraft substitui essa barreira para vapor que falou?
  9.  # 10

    papel kraft é papel kraft, barreira para vapor é barreira para vapor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  10.  # 11

    Colocado por: antonylemospapel kraft é papel kraft, barreira para vapor é barreira para vapor.


    Registado. (Leio as fichas técnicas, porque não tenho nada a ver com a vossa área, e por isso como não tenho a mínima ideia , além do que leio por aqui, há coisas que me perecem que são parecidas.)

    E uma vez que é para cobertura/telhado em madeira, o indicado é manta em vez de painel? Onde posso encontrar o preço por m2 dessa barreira ou outro nome que se lhe dê?
  11.  # 12

    Colocado por: antonylemospapel kraft é papel kraft, barreira para vapor é barreira para vapor.


    A função do papel kraft é servir de barreira pára-vapor.

    Lã-rocha: 0.50/0.60 €/cm.m2

    Telas tipo Tyvek ou similar: de 2 a 5 €/m2

    Barreiras pára-vapor tradicionais: 1 €/m2


    A minha sugestão seria meter lã mineral de rocha entre os barrotes e tela impermeável/subtelha por cima, mesmo das mais baratas (veja na Cobert cerâmicas, tem várias).

    Não se preocupe se os barrotes interromperem o isolamento térmico da cobertura, madeira não é betão, não tem condutibilidade térmica. Os telhados do norte da Europa são feitos assim e consta que por lá as casas até nem são tão frias.

    Resumindo: OSB, lã-de-rocha quanto baste e Ecotech 145, para ficar barato. Com 10 €/m2 compra o material todo, é só somar a mão-de-obra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
    • wicked
    • 17 agosto 2018 editado

     # 13

    Colocado por: Skinkx

    A função do papel kraft é servir de barreira pára-vapor.

    Lã-rocha: 0.50/0.60 €/cm.m2

    Telas tipo Tyvek ou similar: de 2 a 5 €/m2

    Barreiras pára-vapor tradicionais: 1 €/m2


    A minha sugestão seria meter lã mineral de rocha entre os barrotes e tela impermeável/subtelha por cima, mesmo das mais baratas (veja na Cobert cerâmicas, tem várias).

    Não se preocupe se os barrotes interromperem o isolamento térmico da cobertura, madeira não é betão, não tem condutibilidade térmica. Os telhados do norte da Europa são feitos assim e consta que por lá as casas até nem são tão frias.

    Resumindo: OSB, lã-de-rocha quanto baste e Ecotech 145, para ficar barato. Com 10 €/m2 compra o material todo, é só somar a mão-de-obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Boa tarde Skinkx, obrigada pela clareza.

    Vou optar por:
    - lã de rocha 100 mm em manta de 40 kg
    - sub telha tipo onduline ou essa Ecotech 145: +-1,85 € (o preço é dividir o preço total, pelo numero de metros, correto? https://www.obras360.pt/0190100005cb-filme-impermeavel-subtelha-ecotech-145g)

    Corrija me só quanto:
    - a telha tipo subtelha ou a eco que falou, por favor. Essa telha não sendo tao dura como a tela, não dura menos? Ainda não li a ficha técnica da ultima.
    - em manta ou em painel a la, e com ou sem papel kraft?

    Obrigada!!!!! Quando passarem no corte de gaia, pago la uma sandocha de leitão com espumante no zé.
  12.  # 14

    Preencha o espaço entre os barrotes com a lã-de-rocha que lá couber em altura.

    Depois vai por baixo e pode meter uma tela pára-vapor, a Cobert também tem disso, a tapar toda a lá-de-rocha,. com cuidado para vedar bem as emendas, talvez precise de fita-cola adequada. Por baixo disso mete o OSB de 12 mm fixado contra os barrotes e tem a face inferior acabada.

    O resto do trabalho é ir pelo lado de fora, meter a Ecotech por cima dos barrotes e da lã-de-rocha, também vai precisar de fita-cola (algumas telas dessas já vêm com uma face preparada para colar nas emendas, não sei se é o caso dessa...). Comece de baixo para cime e assim as emendas sobrepõem-se de maneira correcta, qualquer respingo corre para o beirado.

    Em cima disso deve meter ripa ao comprido com os barrotes e contra-ripa a atravessar, modelada com a cobertura. Se meter só uma ripa a água que passe pelo telhado fica embirrada aí, daí que seja ideal ter uma malha criada, para assegurar o escoamento de respingos.

    Não se preocupe com a durabilidade das telas, quando elas derem de si você já não está cá. Em qualquer caso, tem preços desde 1 a 5 €/m2, alguma diferença há-de haver, por isso dá sempre para ficar melhor.

    PS: sim, o preço que está no site, para a tela, é para um rolo completo. Isso anda na ordem do 1 €/m2, +/-.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  13.  # 15

    meta a tela, é melhor que a onduline... mas eu meteria da TYVEK, e de cor clara...
    com papel kraft.
    As ripas para a telha ou mete me madeira tratada, ou em perfil de aço galvanizado.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  14.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradasmeta a tela, é melhor que a onduline... mas eu meteria da TYVEK, e de cor clara...
    com papel kraft.
    As ripas para a telha ou mete me madeira tratada, ou em perfil de aço galvanizado.
    Concordam com este comentário:Skinkx


    Algumas das telas da Cobert já são reflectivas, aquilo é tipo alumínio, reflecte algum calor no verão, mas já andam a vender aquilo como substituto do isolamento térmico da cobertura, porque dizem que aquilo já isola, e vão dar mau nome ao produto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, wicked
  15.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradasmeta a tela, é melhor que a onduline... mas eu meteria da TYVEK, e de cor clara...
    com papel kraft.
    As ripas para a telha ou mete me madeira tratada, ou em perfil de aço galvanizado.
    Concordam com este comentário:Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Obrigada!!! Vocês não têm ideia da quantidade de comentários que ando a ler há dias, semanas, mesas, a tentar chegar la, e fichas técnicas, para conseguir eu mesma formular uma ideia e não levar com ideias impingidas...

    Bem.. já sabem quando um dia se lembrarem que vão ao corte inglês, é avisar para o lanche :)


    Vou tentar encontrar esse preço da Tyvec de cor clara! Se tiverem algum link era perfeito.

    Obrigada!
  16.  # 18

    JULAR para o TYvec, ou outra marca equivalente comercializada pela MAYDISA

    O que leu aqui, já se escreveu n vezes!!! percebe, já farta ( pelo menos a mim)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wicked
  17.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasJULAR para o TYvec, ou outra marca equivalente comercializada pela MAYDISA

    O que leu aqui, já se escreveu n vezes!!! percebe, já farta ( pelo menos a mim)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Pedro, eu já li páginas e páginas de comentários seus e do riscos, do Skinkx , Zé da Silva, Antony Lemos, e outros com atenção, e acredite que tão especifico como agora, após leitura das fichas técnicas é diferente.

    Eu sei que já li dezenas de vezes, mas é coisas soltas, no meio de respostas e interrupções de outros comentários, mas assim concreto , curto e eficaz, acredite que não andava a "chatear" agora se tivesse visto.

    Já estava farta de ler, copiar e colar num Word, que ando a fazer há meses e mesmo assim tive dificuldade... Obrigada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasJULAR para o TYvec, ou outra marca equivalente comercializada pela MAYDISA

    O que leu aqui, já se escreveu n vezes!!! percebe, já farta ( pelo menos a mim)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wicked


    Continuo a ler os seus posts :) . Já vi as diferenças de preços de pvc e ripa metálica/aço, e o peso é mais 280% (fiz as contas) que a ripa em pvc. Em 100 m2 esta diferença , em paredes de pedra (casa com mais de 100 anos), mesmo fazendo uma cinta, não vai pesar muito?
 
0.0255 seg. NEW