Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: riscos
    Isso não existe.. Faça isso com o empreiteiro.


    O empreiteiro so recebe o que faz. é um auto de medição pelo trabalho daquele periodo, ou vai pagar o betão todo, quando ainda so fez as fundações?
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  2.  # 62

    Colocado por: Nelhas

    Agostinho,

    O arquiteto pinta um quadro.
    Um quadro assente nos pedidos do cliente e na adaptação disso ás regras e regulamentos.
    Não executa o quadro.
    Até vou fazer uma afirmação leiga e pessoal ao qual aceito criticas.
    Pedir ao arquiteto responsabilidades por projeções de preços de uma moradia , na qual ele não irá executar , acho mal.
    Acho que ele pode gerar um quadro baseado num preço, dar uma estimativa, mas nunca ficar vinculado a ela.
    Só um empreiteiro , com um quadro na mão, e aferindo as variáveis todas, pode apresentar valores, e mesmo assim com estimativas de erro perfeitamente aceitáveis.
    Não estou a falar de dizer que custa 100 e custar 200.



    Não é pedir intrinsecamente responsabilidades de preço. Mas se pedimos uma casa para X€ com cerca de Y m2, e com a experiencia, um arquitecto se vir que não é possivel ou muito dificil, diz que por esse valor nao possivel, se o cliente aceitar a opinião do profissional deve reformular e equilibrar as coisas, senão acho que um profissional dizer que é possivel so para não perder o cliente e "enganar" porque sabe que não é possivel, isso eu chamo de falta de etica e profissionalismo. Por isso que depois vemos projectos mal feitos, que os gabinetes já nem dão apoio e as pessoas recorrem a outros tecnico ou foruns para pedir ajuda e ainda terem de pagar uma coisas que já foi paga mal se fez o projecto e se entregou, supondo que estava tudo OK. Os DO, grande maioria não percebe nada de nada e como é obvio contratam um profissional para fazer as coisas, mas por vezes o profissional quer é os €, e esquece-se do profissionalismo.

    Nem mais, são estimativas, ou seja, tem de haver uma margem de erro aceitavel! e não dizer que se faz perfeitamente por 150, mas depois na verdade acaba por ser 250 ou 300. Margem de erro de 10 20% nestas situações acho aceitavel, as flutuações de preços aço, betumes de um momento para o outro sobem ou descem os preços na altura de dar o preço.
  3.  # 63

    Colocado por: NelhasPedir ao arquiteto responsabilidades por projeções de preços de uma moradia , na qual ele não irá executar , acho mal.
    Acho que ele pode gerar um quadro baseado num preço, dar uma estimativa, mas nunca ficar vinculado a ela.


    estamos mais ou menos de acordo que para um arquitecto projectar uma moradia para um determinado valor será sempre um preço mais ou menos balizado e não uma coisa certa ao centimo. agora qual é a margem de erro aceitável? é que já vimos aqui projectos em que o erro era um pouco exagerado. ainda se vai vendo por aqui projectos que para serem feitos pelos preços pretendidos tinham que ficar a 500 ou 600€ o m2.
    Concordam com este comentário: AgostinhoAbreu
  4.  # 64

    Colocado por: pauloagsantos

    estamos mais ou menos de acordo que para um arquitecto projectar uma moradia para um determinado valor será sempre um preço mais ou menos balizado e não uma coisa certa ao centimo. agora qual é a margem de erro aceitável? é que já vimos aqui projectos em que o erro era um pouco exagerado. ainda se vai vendo por aqui projectos que para serem feitos pelos preços pretendidos tinham que ficar a 500 ou 600€ o m2.
    Concordam com este comentário:AgostinhoAbreu


    Sim tem razão, no que pergunta o que é uma margem de erro aceitavel. O que falo é genericamente , e sao coisas que devem ser como é obvio serem contratualizadas. Acho que quando existe um contrato, deve ser bem claro em tudo, e ambas as partes aceitarem, e não ficar nada de boca. Porque quem diz uma coisa de boca (so genero, claro que consigo, ou claro que será por estes valores) e se recusa a contratualizar por escrito, pelo menos a mim, poe-me logo em alerta.

    O que estou a dizer nisto é de uma forma generalizada que pode ser aplicada na integra ou em parte, que se calhar já seria melhor (na minha optica), que muitos contratos vagos que se acaba por assinar.

    Atenção estou a dar, apenas, o meu ponto de visto, caso fosse eu a ter que construir ou se alguem me pedisse opinião de como deveria fazer ou linhas gerais de pensamento. Mais um exemplo, os CE deveriam ser muito bem regidos e não vagos como se ve.
  5.  # 65

    Colocado por: AgostinhoAbreuMais um exemplo, os CE deveriam ser muito bem regidos e não vagos como se ve.

    Fujam dos CE com mais de 40 a 50 paginas.
    Por norma, 45 são palha, nas outras 5 não tem nada que se aproveite
  6.  # 66

    Colocado por: AgostinhoAbreuAcho que quando existe um contrato, deve ser bem claro em tudo, e ambas as partes aceitarem, e não ficar nada de boca. Porque quem diz uma coisa de boca (so genero, claro que consigo, ou claro que será por estes valores) e se recusa a contratualizar por escrito, pelo menos a mim, poe-me logo em alerta.


    sim, mas enquanto um empreiteiro pode fazer um contracto a dizer que vai construir aquela casa por X, o arquitecto não pode assinar um contracto a dizer que vai desenhar uma casa que vai custar X a construir.


    uma coisa que um arquitectos podiam ter que dava muito jeito era exemplos concretos. Olhe está aqui o projecto desta casa, que foi construída por X, este foi construído por Y, etc. Já dava uma ideia mais exacta ao DO das coisas.
    Concordam com este comentário: AgostinhoAbreu
  7.  # 67

    Colocado por: AgostinhoAbreu

    O empreiteiro so recebe o que faz. é um auto de medição pelo trabalho daquele periodo, ou vai pagar o betão todo, quando ainda so fez as fundações?

    Quantos não dão 10 20, 30% de entrada ao empreiteiro do valor da obra. Se for a mim é assim... Adjudica projeto de arq, paga o resto com a entrega do projeto a si. Adjudica as especialidades, paga o resto quando lhe entregar as especialidades, metade delas já vão aprovadas por entidades competentes o resto é a responsabilidade do técnico que assina. Quer projeto de execução adjudica, paga o restante no final...
  8.  # 68

    Colocado por: zedasilva
    Fujam dos CE com mais de 40 a 50 paginas.
    Por norma, 45 são palha, nas outras 5 não tem nada que se aproveite


    Não concordo nem discordo, contudo por vezes no meio da dita palha, está la algo que nos pode entalar, como por exemplo falar de um decreto lei, ou norma, que não se da valor, ou tem-se genericamente de cabeça, e por exemplo quando se quer fazer um cimbre-solo, sejam exigidos estudos geotecnicos, quando o construtor, admite logo à partida um cenario fraco, mas mesmo assim tem que se demonstrar a capacidade de carga do solo, e não ha volta a dar porque estava la no CE.
  9.  # 69

    Colocado por: AgostinhoAbreupor vezes no meio da dita palha, está la algo que nos pode entalar

    Estamos a falar em obras de moradia em que nem os técnicos projetistas nem o empreiteiro sabem o que é isso dos estudos geotécnicos.
    A grande maioria dos CE são copy past, alteradas em 1/2 h pelo desenhador do gabinete
  10.  # 70

    Colocado por: zedasilvadesenhador do gabinete

    Isso é um luxo, mas em enhenharia ter desenhadores é sinal de que pelo menos as coisas são vistas
    Concordam com este comentário: AgostinhoAbreu
  11.  # 71

    Colocado por: riscosIsso é um luxo

    Tens razão.
    Pelo estagiário, que é muito mais barato que um desenhador
    Concordam com este comentário: AgostinhoAbreu, Anonimo1710
  12.  # 72

    pauloagsantos- concordo com o que diz relativamente ao empreiteiro, contudo relativamente ao arquitecto o que fala para mim parte correcta dar exemplos, contudo tambem para dizer que a casa ficar por volta de X, devem ter valores de referencia, nem que seja atraves de um simples pedido de cotação a empresas, ou pegar em custos de obras que estiveram envolvidos e terem como referencia, acho que é o minimo que devem ter e fazer. Até mesmo já com os programas de arquitectura dão para inserir dados de preços unitarios e tirar uma ideia de valor final.

    riscos - e quantos dao essa entrada e depois não veem nada a começar (tipo do projectos das imobilirias aqui ja muito falo)?


    Bem para não fugir ao assunto do topico, e peço desculpa secalhar pelo offtopic, mas acho que deve-se pagar aquilo que se pretende do engenheiro do arquitecto do fiscal do empreiteiro, e que deve estar tudo muito claro e por escrito. Nunca mas nunca nada de boca!
  13.  # 73

    Os preços apresentados são para 170m2 de área útil? Esses 170m2 são com ou sem a garagem?
    170 por dois pisos dá grosso modo 85 por piso.

    Foi-lhe adiantado pelo Pedro Barradas em 2018 para contar com 1.000€ por m2 + IVA.

    Assumindo 500€/m2 para a garagem (sendo simpático):
    (170 * 1000€) + (85 * 500€) = 170 + 42,5 = 212.500€

    Os orçamentos mais baixos que teve foi 225 e 230.
    Uma diferença de 10 a 15 mil euros.
    Porquê a surpresa?
  14.  # 74

    Colocado por: PoisÉOs preços apresentados são para 170m2 de área útil? Esses 170m2 são com ou sem a garagem?
    170 por dois pisos dá grosso modo 85 por piso.

    Foi-lhe adiantado pelo Pedro Barradas em 2018 para contar com 1.000€ por m2 + IVA.

    Assumindo 500€/m2 para a garagem (sendo simpático):
    (170 * 1000€) + (85 * 500€) = 170 + 42,5 = 212.500€

    Os orçamentos mais baixos que teve foi 225 e 230.
    Uma diferença de 10 a 15 mil euros.
    Porquê a surpresa?


    Para mim isso é perfeitamente aceitavel! A variação não é grande entre o que foi dito e o que se obteve! Se tivessem dito 212 mil e obtivessem 280 ou 300 para cima é aceitavel? É este tipo de exemplos que vejo muitas vezes, dai eu falar em margens.
  15.  # 75

    Pois... falta saber se o projecto apresentado para orçamentar tem os tais 170m2 + 85m2.

    Se só tiver 170m2, aí sim, já dou alguma razão, são 1.300€/m2, parece-me alto se não houver nenhuma condicionante esquisita (terreno com uma inclinação estúpida por exemplo).

    Se tiver 2 pisos + garagem, 170m2 + 85m2, não percebo porquê o susto.
  16.  # 76

    Isto é o pão nosso de cada dia. Eu referi ao arquitecto orçamento de 100k e o primeiro orçamento bateu logo nos 210k, e os restantes seguiram valores próximos. Arquitecto confrontado para se alterar plantas de forma a descer alguma coisa, conseguiu retirar uns 10m2 (ridículo!).
    Resumindo há bons e maus profissionais, clientes que querem a realidade e outros que continuam a sonhar mesmo que o arquitecto com ética profissional lhe diga não ser possível. Eu queria a realidade, só tive azar de me sair um mau profissional 😅
    Concordam com este comentário: AgostinhoAbreu
    • riscos
    • 19 julho 2019 editado

     # 77

    Colocado por: zedasilva
    Tens razão.
    Pelo estagiário, que é muito mais barato que um desenhador
    Concordam com este comentário:AgostinhoAbreu,JoelM

    Achas? Esse não é desenhador é copista, só serve para copiar o que eu desenho no papel, se no quadro de pilares uma mosca ca..ar no pilar centro do pilar, ele mete lá um ferro. Nos temos 2 desenhadores no gabinete um com 20 anos de experiência outro com 30, é como se eu fosse o pedreiro e tivesse o servente a fazer me massa
  17.  # 78

    Colocado por: ****

    Os 100 era utópico não ?


    Não! O máximo eram 120k, mas só disse 100 ao arquitecto. Um "erro" de estimativa de 50k no caso até se aceitaria, agora o dobro só mostra que se ca.gou pro orçamento que foi dado!
    Hoje em dia já tenho a percepção que 100k é curto para uma casa, mas não é impossível.
  18.  # 79

    Só tenho duas coisa a dizer:
    Bem vindo ao clube do desvio orçamental.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: susto
  19.  # 80

    Colocado por: ****Você aceita na sua profissão? Ou só pago ao médico se me salvar !


    Se morrer não paga mesmo😂😂😂😂🤣
 
0.0322 seg. NEW