Iniciar sessão ou registar-se
    • hmsg
    • 3 agosto 2009

     # 1

    Estou a construir uma moradia e das poucas coisas que nos falta decidir é a climatização. Em príncipio vamos optar por bomba de calor. Depois de muitas leituras e algumas conversas parece-nos um bom distema. O probelma começa com a variedade de equipamentos que existem. Fomos afunilando o leque de escolhas e está quase decidido que vamos apostar no sistema altherma da Daikin. Já recebemos vários orçamentos, inclusivamente de outras marcas de bombas de calor para além desta. Tem sido uma tremenda dor de cabeça definir termos de comparação entre elas uma vez que os dados fornecidos são diferentes e não nos permitem comparar (os nosso conhecimentos técnicos são nulos!). Para além de opiniões sobre este sistema, gostava de receber contributos sobre quais as caracteristicas que devo pedir para que constem nos orçamentos de modo a poder comparar. Muito obrigada.
  1.  # 2

    Boas.
    Eu também ando à procura de bombas de calor e também está a ser uma dor de cabeça. Daquilo que já pesquisei também fiquei com boa impressão dessa bomba de calor da daikin. Recentemente estive numa feira e pedi informações e orçamentos em alguns stands, mas isso foi este fim-de-semana, por isso ainda não tenho nada em concreto. Aquilo que já me tinham dito é que deveríamos ter em atenção ao COP. quanto mais alto melhor, mas atenção aos termos de comparação, têm de oscilar nas mesmas temperaturas.
    Quando tiver mais informações digo qualquer coisa.
    Já agora podia partilhar os seus orçamentos das diferentes marcas e instaladores? De que zona é? Se tiver as fichas técnicas pode enviar-me por mail:
    [email protected]

    Aqui no forum ninguem tem experiências em bombas de calor?? (consumidores, vendedores, técnicos, etc...)
  2.  # 3

    Boas tardes,
    Tambem já pedi orçamento para o sistema Altherma da Daikin (aquecimento e arrefecimento), mas o valor total assustou-me. Mas tambem incluia tudo incluido ou seja com piso radiante e tambem um painel solar da immosolar (+/- 23.000 EUR).
    Achei muito carro porque já tive um da Waterkotte (sistema Geothermia) e tinha ficada por baixo deste valor. Mas como disse a leitura dos orçamentos nem sempre permite fazer uma boa comparação.
    Alguem me sabe informar se com uma bomba de calor continua ser obrigatoria a instalação de paineis solares?
  3.  # 4

    Colocado por: kuestenpeterBoas tardes,
    Tambem já pedi orçamento para o sistema Altherma da Daikin (aquecimento e arrefecimento), mas o valor total assustou-me. Mas tambem incluia tudo incluido ou seja com piso radiante e tambem um painel solar da immosolar (+/- 23.000 EUR).
    Achei muito carro porque já tive um da Waterkotte (sistema Geothermia) e tinha ficada por baixo deste valor. Mas como disse a leitura dos orçamentos nem sempre permite fazer uma boa comparação.
    Alguem me sabe informar se com uma bomba de calor continua ser obrigatoria a instalação de paineis solares?


    Se a pergunta é se a bomba de calor dá para cumprir o RCCTE, penso que não. Aliás, é a grande irritação de todos os que não estão na energia solar propriamente dita, é que acham que o Governo está a favorecer indevidamente os da energia solar quando as boas bombas de calor são tão ou mais eficientes (quer dizer, no total, penso que se gasta menos electricidade com uma boa bomba de calor do que com um bom painel solar). Penso eu de que.
  4.  # 5

    mas finalmente nem sei se nos devemos preocupar com isto, se afinal ninguem verifica isto no fim da obra ...
  5.  # 6

    Boas!

    Bem pelo que vejo, bombas de calor, orçamentos, climatizações dão em dor de cabeça.
    mas pois bem, se quizerem ainda um outro orçamento em relação a tudo isso que têm duvida entre bomba de calor, ar condicionado, paineis solares, etc, estou á disposição no que poder ajudar e aconselhar. é certo que sou um tanto ao quanto suspeito, porque tenho uma empresa que faz esse mesmo tipo de trabalhos e instalação desses equipamentos.
    Mas no que puder ajudar tanto em duvidas como orçamentação. não hesitem!

    Cumprimentos
  6.  # 7

    Olá, alguem conhece as bombas de calor ALEZIO Ar/Agua da marca DE DIETRICH ? Tenho a informação que são de uma qualidade muito grande.
    Quanto a COP's ronda (porque varia ligeiramente entre modelos) os 4,3 em aquecimento para uma temperatura exterior de 6 graus e saída de agua a 35 graus (suficiente para piso radiante).
    Para 0 graus na rua um COP de 3,2.(Raramente temos menos que isso na maior parte do país)

    Parece-me muito acima da média, agora quanto a preços não sei. Alguem sabe onde posso encontrar uma tabela de preços?
    • eu
    • 4 outubro 2009

     # 8

    Colocado por: kuestenpetermas finalmente nem sei se nos devemos preocupar com isto, se afinal ninguem verifica isto no fim da obra ...
    Como é que é? Então o certificado energético não é passado após uma verificação no local?
  7.  # 9

    Boas.

    Já agora alguém tem ou conhece o sistema Galtherm da Galécia?
    Gostava de ter opiniões e de saber como realmente funciona. Sei que associa painéis solares térmicos com um bomba de calor, mas não percebo qual a unidade exterior da bc. serão os próprios painéis que actuam como termodinâmicos? ou não tem unidade exterior e trata-se de um sistema compacto...

    cumps
  8.  # 10

    Bom dia

    tenho um sistema DAIKIN ALTHERMA para piso radiante e aquecimento de aguas. Mas o condensador não arranca ... alguem me pode ajudar?

    não aparece erro nenhum, simplesmente a maquina tenta arrancar e não arranca...

    obrigado pela preciosa ajuda que alguem possa dar

    Abraço!!!
  9.  # 11

    Bom dia

    tenho um sistema DAIKIN ALTHERMA para piso radiante e aquecimento de aguas. Mas o condensador não arranca ... alguém me pode ajudar?

    não aparece erro nenhum, simplesmente a maquina tenta arrancar e não arranca...

    envio uma foto onde no ecra do sistema vê-se o simbolo neve e ao lado essa "bola" que esta sempre intermitente, em baixo a temperatura aparece a zeros...

    obrigado pela preciosa ajuda que alguem possa dar

    Abraço!!!
      IMG_12143.jpg
 
0.0151 seg. NEW