Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa noite!

    Venho por este meio solicitar aconselhamento sobre este assunto, dado que não estou de todo informado sobre o mesmo - em resumo, sei bem quais são os meus deveres, mas direitos nem um terço - até porque não é do interesse por parte do banco que todos tenham esse conhecimento, assumo eu.

    Tenho até ao dia 30 deste mês para "ponderar" sobre querer avançar com o empréstimo. Com o tipo de desculpas, desde "falta carregar em sistema" a "falta que a direção geral de imóveis nos envie o documento", assumo que estão a querer arrastar a escritura para depois dessa data.

    Caso tal aconteça, quais são os meus direitos? Eles são obrigados a manter todas as condições conforme ficaram "acordadas" assim que assinei toda a papelada no dia em que criei conta no banco, ou podem, já que eu nada poderei fazer, alterar alguma coisa, como por exemplo, spread?

    Faço essa questão por já fazer 2 semanas em que mantém a desculpa de qualquer coisa ainda não ter sido carregada em sistema. Estou com algum receio deixar passar do dia 30, por não ter conhecimento das consequências que tal poderá trazer.


    Cumprimentos!
  2.  # 2

    Amigo, leia o contrato.
    Mas se está com dúvidas em levar essa responsabilidade para a frente. É melhor renunciar já dentro dos 30 dias.
  3.  # 3

    Não percebo... Não tem já papelada com as condições do empréstimo? Não sabe os trâmites da proposta? Ou não negociou bem alguma coisa e pretende ainda renegociar? Se está a contar com os 30 dias pra recusar a proposta é melhor fazer como diz o Pedro e renunciar já.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasAmigo, leia o contrato.
    Mas se está com dúvidas em levar essa responsabilidade para a frente. É melhor renunciar já dentro dos 30 dias.

    Boa tarde! Desculpe a demora de resposta, mas só agora tive tempo.

    Duvidas em relação às condicoes e termos assinados, não tenho nenhuma, e concordo plenamente com elas. Isso está tudo tratado, e tenho interesse em avançar.

    A minha questão é, se passados os 30 dias, o banco pode alterar alguma coisa dado que eu já não poderei renunciar.

    Ou seja, existe algum interesse que o banco possa ter para fazer os 30 dias passar, que me seja prejudicial?

    Obrigado :)
  5.  # 5

    A sua dúvida não tem lógica... Assinou contrato em determinados termos... E não noutros.
    Concordam com este comentário: Palhava
  6.  # 6

    Eles vão alterando o valor mensal a pagar... não percebo muito mas tem a ver com a indexação à Euribor...
    Mas não é muito...
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasA sua dúvida não tem lógica... Assinou contrato em determinados termos... E não noutros.
    Concordam com este comentário:Palhava

    O banco deseja que o cliente cumpra! Não o contrário.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasA sua dúvida não tem lógica... Assinou contrato em determinados termos... E não noutros.
    Concordam com este comentário:Palhava


    Boa tarde! O spread acabou de aumentar 0.2% para alem daquele acordado (nao me informaram de nada).

    Já passaram os 30 dias
  9.  # 9

    Colocado por: mrcdinis

    Boa tarde! O spread acabou de aumentar 0.2% para alem daquele acordado (nao me informaram de nada).

    Já passaram os 30 dias


    Como assim? Qual foi a justificação?????
  10.  # 10

    E já agora, qual foi o banco?
  11.  # 11

    Colocado por: desofiapedro

    Como assim? Qual foi a justificação?????

    Não foi, nem justificado, nem avisado

    Colocado por: desofiapedroE já agora, qual foi o banco?

    Novo banco


    A alteração vi ao consultar o processo no NBNet. Esteve em aprovacao comercial ontem, com o spread acordado, e passou a "aprovado comercialmente" hoje com o acrescimo referido.

    Mas tal, ainda nao me foi comunicado

    Essencialmente nunca mais me disseram nada desde o dia em que estive lá a assinar os papeis
  12.  # 12

    Bolas... o facto de ter aberto este tópico parece que já suspeitava que isto ia acontecer! Para além de ter indicado que parecia que eles andavam com desculpas, houve mais alguma coisa que fizesse levantar tal suspeita? Eu achei mesmo que era improvável eles mudarem as características do contrato durante o período de reflexão, ainda por cima sem consultar. Já telefonou ao seu gestor de conta??? Têm que lhe explicar o que mudou!! Estou também num processo de compra de casa e espero que isso não me aconteça! Contraiu algum outro crédito entretanto? Recebeu algum tipo de dinheiro? Que situação. 2 pontos percentuais já são qualquer coisa...
  13.  # 13

    Colocado por: mrcdinis

    Boa tarde! O spread acabou de aumentar 0.2% para alem daquele acordado (nao me informaram de nada).

    Já passaram os 30 dias


    O que significa isso na prática?
    Esse elemento é fixo?
    Não está indexado a um factor variável?

    Agiram de má fé?Para fazerem pagar mais o cliente?
  14.  # 14

    Colocado por: desofiapedroBolas... o facto de ter aberto este tópico parece que já suspeitava que isto ia acontecer! Para além de ter indicado que parecia que eles andavam com desculpas, houve mais alguma coisa que fizesse levantar tal suspeita? Eu achei mesmo que era improvável eles mudarem as características do contrato durante o período de reflexão, ainda por cima sem consultar. Já telefonou ao seu gestor de conta??? Têm que lhe explicar o que mudou!! Estou também num processo de compra de casa e espero que isso não me aconteça! Contraiu algum outro crédito entretanto? Recebeu algum tipo de dinheiro? Que situação. 2 pontos percentuais já são qualquer coisa...

    Ainda não entrei em contacto com o gestor. Vou, novamente, ler o que ficou assinado, para ver se não me escapou alguma linha importante. Caso não possa fazer nada (estando explicitamente indicado que o valor poderia sofrer alterações), terei que me consultar com alguém que realmente perceba do assunto para me aconselhar.

    Se nada indicar que tal não deveria acontecer (mais provável), aí sim, entro em contacto para obter o motivo, e consoante a resposta, tomo o mesmo rumo do que indiquei no parágrafo anterior.

    Respondendo às suas questões: não a tudo :)



    Colocado por: Palhava

    O que significa isso na prática?
    Esse elemento é fixo?
    Não está indexado a um factor variável?

    Agiram de má fé?Para fazerem pagar mais o cliente?

    Na prática, assinei 1.7%, e encontram-se 1.9% no spread (não estou a confundir com nenhuma taxa variavel).

    Posso ter percebido mal a pergunta
  15.  # 15

    Eu é que não percebo nada disso...
    Estava a querer desmistificar os números...
    Enganarem assim um cliente,num banco,tem que haver uma justificação!
  16.  # 16

    Colocado por: PalhavaEu é que não percebo nada disso...
    Estava a querer desmistificar os números...
    Enganarem assim um cliente,num banco,tem que haver uma justificação!

    Apesar de banco, não deixa de ser uma entidade a querer lucro. O lucro deles é mexer com capital. Se há sitio para se ser enganado com dinheiros, é nos bancos.

    De qualquer modo, segunda-feira atualizo a informar :)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  17.  # 17

    Estou numa situação semelhante e pelos visto é prática comum no novo banco... fiz uma simulação para 100.000€, foi pré-aprovada... fecho negócio, promessa de compra e venda feita, avanço com o processo no banco, entrego a papelada toda, recibos etc etc passado uma semana tudo OK, (cumpro a taxa de esforço e tudo o resto)... enviam as condições para o email, quando vou a ver afinal o spread contratado era de 1.6 e não 1.4 conforme a simulação...

    Indignado ligo para lá, quando me informam que para ter o spread simulado teria que pedir até 60% do valor da avaliação da casa... no entanto eu deixei bem claro que precisava de 90%(do valor escriturado)... fiquei há mercê da avaliação, que obviamente não veio 40% acima daquilo que precisava.

    Portanto é um tipo de mentira disfarçada completamente desonesta mas legal.
  18.  # 18

    Peço desculpa a demora em atualizar, mas só agora tive 5 minutos de descanso!

    O sucedido foi o seguinte: O spread ateriormente calculado, foi baseado numa avaliação feita, a um certo valor que indicaria 81% do valor da casa a ser emprestado.

    Foi feita nova avaliação e, por milagre, e "coincidencia", a mesma foi apresentada aumentando os 81% para 96% (em resumo, nova avaliação reduziu o imóvel em quase 20000)

    Com esse novo dado, adquirido, por "coincidencia", 2 dias uteis após os 30 dias que o cliente possui para deliberar se quer ou não avançar com o crédito.


    Para despachar a coisa, até porque a demora já me está a ser financeiramente prejudicial (tive que arranjar casa à pressa, e armazém para guardar as coisas de maior porte), assinei as coisas denovo, e siga, novamente, para avaliação.

    Neste caso, compensa meter advogado ao barulho, nem que seja para avançar com o processo? Estou a pagar quase 2 rendas por mes, sem necessidade.

    Cumprimentos!
  19.  # 19

    Mas como assim nova avaliação??? Desculpa mrcdinis mas não consigo compreender o seu caso! Na minha situação, fui ao banco, disse o que precisava, pediram-me os 5mil documentos, pediram outros 5mil documentos da casa a imobiliaria, foram logo fazer a avaliação, paguei a avaliação, depois passou para comissoes de dossier e outras comissoes em cima de comissoes, e só agora no fim me foi dada a FINE final para assinar em como aceitava as condições, no qual tinha que esperar 7 dias pra aceitar e os tais 30 dias pra refutar. A partir dai tratar da papelada da escritura, mais comissões e data marcada pra assinatura! Não mexeram mais em nada das condições do crédito! Que papel é este que assinou que teve 30 dias pra decidir e depois já não podia refutar? É diferente da FINE que assinei? A FINE basicamente é uma catrefada de folhas a explicar tudo sobre o credito, com tabelas do que vou pagar etc. O que o mrcdinis assinou? Sinto ou que eu não percebi o seu caso ou o banco enganou-o à grande e isso é assustador pra quem está a terminar a compra de uma casa :(
  20.  # 20

    Colocado por: desofiapedroMas como assim nova avaliação??? Desculpa mrcdinis mas não consigo compreender o seu caso! Na minha situação, fui ao banco, disse o que precisava, pediram-me os 5mil documentos, pediram outros 5mil documentos da casa a imobiliaria, foram logo fazer a avaliação, paguei a avaliação, depois passou para comissoes de dossier e outras comissoes em cima de comissoes, e só agora no fim me foi dada a FINE final para assinar em como aceitava as condições, no qual tinha que esperar 7 dias pra aceitar e os tais 30 dias pra refutar. A partir dai tratar da papelada da escritura, mais comissões e data marcada pra assinatura! Não mexeram mais em nada das condições do crédito! Que papel é este que assinou que teve 30 dias pra decidir e depois já não podia refutar? É diferente da FINE que assinei? A FINE basicamente é uma catrefada de folhas a explicar tudo sobre o credito, com tabelas do que vou pagar etc. O que o mrcdinis assinou? Sinto ou que eu não percebi o seu caso ou o banco enganou-o à grande e isso é assustador pra quem está a terminar a compra de uma casa :(

    No meu caso trata-se de imóvel do banco. Tal, implica que maioria das despesas não me sejam cobradas (avaliaçao, é uma delas).

    Os papeis que assinei, são os mesmos que referiu. Você tem 7 dias para desistir, sem qualquer justificação, e 30 para fazer o mesmo (mas assumo existirem senãos).

    Findo tal periodo, temos pena, e o banco é que impoe as condições, legalmente pelos buracos da lei por tapar.

    No meu caso, pelo menos agora as coisas já tomaram rumo, e pelo menos data prevista para a escritura já tenho, passado 1 mes da ultima que me deram, verbalmente (que, sejamos honestos, tudo o que se diz sem escrever, é igual ao litro).

    No meu caso, o "engano", foi legalmente justificado (ainda que poderia apresentar reclamação pelo facto de não me ter sido avisado - o que apenas atrasaria mais o processo, e caso fosse a meu favor, eram apenas entre 5 e 7€ mensais de diferença), pelo que nada posso fazer. Desde que as coisas andem para a frente, sem mais chatices, por mim já está bom...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
 
0.0217 seg. NEW