Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou construir uma moradia na zona de Leiria; embora ainda se esteja na fase da elaboração do projeto de arquitetura, já está decidido que as paredes exteriores serão em tijolo face à vista (klinker). Em Portugal, tanto quanto sei, só existem os tijolos da Vale da Gândara, mas que são demasiado "perfeitinhos" para o meu gosto. Daí que tenha ponderado usar tijolos de burro artesanais, como aqueles que se produzem em S. Pedro do Corval, em Reguengos. Seja como for, pergunto: o que é que me podem dizer acerca do uso quer dos tijolos klinker (muito usados nos países do norte da Europa, por exemplo) quer dos tais tijolos tradicionais? Alguém tem experiência de construção com esses materiais? Em Portugal veem-se tão poucas construções novas com esses materiais que, confesso, tenho algum receio em relação à minha opção (sobretudo quanto ao know-how dos empreiteiros...).

    Fico muito agradecido se puderem partilhar a vossa experiência e/ou o vosso saber.
  2.  # 2

    Bom dia
    Quanto ao tijolo face à vista não lhe posso dizer muito pois nunca trabalhei com tal.
    Em relação ao tijolo burro já vi um bairro todo ele construído com isso e o que lhe posso dizer era que estava espetacular.
    Fica muito bonito para além de que este confere já um acabamento e que é um excelente isolante térmico (terá que colocar isolamento na mesma mas...) quanto aos custos dizem que este fica mais barato. Agora a é uma questão de ver
  3.  # 3

    Posso perguntar onde fica esse bairro em tijolo de burro? É de construção recente? Fica em Portugal? Não será em tijolo face à vista? Gostava de ver umas imagens...
  4.  # 4

    sim a construçao ainda decorre. é no porto e é tijolo burro. eu sou estudante de engenharia civil e tivemos o acesso ao projeto do bairro assim como visita e palestra com engenheiro e arquiteto.
    é conhecido pelo bairro joao de deus (um bairro que aqui há uns anos era problemático) fica ao pe do shoping parque nascente
  5.  # 5

    Na zona de Espinho também tem um prédio construído assim. Pena são as infiltrações.
  6.  # 6

    aqui em vila real, agora que me lembro tb há um (em preto) e uma casa igual.
    qto ás infiltrações já não posso dizer nada
  7.  # 7

    Ok, fiz uma pesquisa e encontrei uma imagem da reabilitaçao do Bairro de S. João de Deus, suponho q seja esse o exemplo de que se fala. O tijolo é de cor preta, o que me faz crer q seja tijolo face à vista (klinker), e não o mais tradicional tijolo de burro. Julgo que o arquiteto será Nuno Brandão Costa.

    Quanto às infiltrações, a culpa não será do tijolo, mas do modo como é aplicado. Se o problema fosse do tijolo em si, de certeza que o material não seria usado, como efetivamente é, na construção da maioria das casas na Bélgica e na Holanda
      #mno_obras_bairro_s_joao_de_Deus_04.jpg
  8.  # 8

    É esse todo. Pois s calha estou a fazer confusão qto ao tipo de tijolo. Foi comprado na vale da gândara
  9.  # 9

    ceramicas La paloma.
    Muita variedade de tonalidades, produto comprovado.

    https://ceramica-lapaloma.com/
    Termoklinker ( forra em plaquetas de klinker para ETICS)
    https://ceramica-lapaloma.com/termoklinker
  10.  # 10

    Colocado por: amafelopesOk, fiz uma pesquisa e encontrei uma imagem da reabilitaçao do Bairro de S. João de Deus, suponho q seja esse o exemplo de que se fala. O tijolo é de cor preta, o que me faz crer q seja tijolo face à vista (klinker), e não o mais tradicional tijolo de burro. Julgo que o arquiteto será Nuno Brandão Costa.

    Quanto às infiltrações, a culpa não será do tijolo, mas do modo como é aplicado. Se o problema fosse do tijolo em si, de certeza que o material não seria usado, como efetivamente é, na construção da maioria das casas na Bélgica e na Holanda
      #mno_obras_bairro_s_joao_de_Deus_04.jpg


    Então depois quando tiver tempo explique-me como se faz a rectificação da impermeabilização duma varanda ou um terraço com as paredes em tijolo de burro.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradasceramicas La paloma.
    Muita variedade de tonalidades, produto comprovado.

    https://ceramica-lapaloma.com/
    Termoklinker ( forra em plaquetas de klinker para ETICS)
    https://ceramica-lapaloma.com/termoklinker


    Pedro, e em relação a preços com os do Vale da Gândara? São mais baratos?
  12.  # 12

    Material diferente. Peça cotação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  13.  # 13

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Então depois quando tiver tempo explique-me como se faz a rectificação da impermeabilização duma varanda ou um terraço com as paredes em tijolo de burro.
  14.  # 14

    O que quis dizer é que se o trabalho de aplicação do tijolo for bem executado, como mandam as regras, os problemas de infiltração não ocorrem. O ponto está precisamente aí: na garantia da qualidade da execução. Veja-se o manual de aplicação disponível no site da Vale da gândara: é trabalho para gente séria.

    Em relação aos produtos La Paloma, convém saber que a Vale da Gândara pertence à La Paloma: são os mesmos tijolos, só com nomes portugueses ou espanhóis.

    O objetivo da discussão, se me permitem, era o de procurar obter informação de quem tem experiência, como cliente ou como profissional, de utilização do tijolo klinker
  15.  # 15

    Colocado por: amafelopesO que quis dizer é que se o trabalho de aplicação do tijolo for bem executado, como mandam as regras, os problemas de infiltração não ocorrem. O ponto está precisamente aí: na garantia da qualidade da execução. Veja-se o manual de aplicação disponível no site da Vale da gândara: é trabalho para gente séria.

    Em relação aos produtos La Paloma, convém saber que a Vale da Gândara pertence à La Paloma: são os mesmos tijolos, só com nomes portugueses ou espanhóis.

    O objetivo da discussão, se me permitem, era o de procurar obter informação de quem tem experiência, como cliente ou como profissional, de utilização do tijolo klinker


    Isso está claro, mas além de se pensar num produto, dever-se-a pensar na ligação aos demais, assim como no plano de manutenção e correctivo.
  16.  # 16

    Não são o mesmo produto. Apesar de pretencerem ao mesmo grupo.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasNão são o mesmo produto. Apesar de pretencerem ao mesmo grupo.


    Talvez não sejam exatamente o mesmo produto, mas não deve ser muito diferente, tanto quanto se pode concluir pelas imagens disponíveis nos sites da La Paloma e da Vale da Gândara (aliás, no site da La Paloma há um link direto para o da Vale da Gândara). Os processos de fabrico são certamente os mesmos.
    Produtos diferentes, sim, e com uma enorme variedade de tonalidades e texturas, são os da Wienerberger, ou da Vandersanden, duas marcas de referência na Bélgica (e não só). O problema é o custo da importação: só em fretes de transporte deve ser uma barbaridade (é tijolo para 500 m2 de parede — são umas boas toneladas).
    Portanto, tudo ponderado, quem em Portugal quiser construir com tijolos face à vista tem mesmo de contentar-se com o da Vale da Gândara — a não ser q tenha os recursos e a paciência para se meter numa operação de importação. Atenção, não estou de maneira nenhuma a desvalorizar os tijolos da Vale da Gândara; só tenho pena é que por cá não haja um representante da Wienerberger, por exemplo.
    Mas, voltando ao princípio: apareça alguém a falar com conhecimento direto de causa, quer como dono de obra, quer como técnico.
  18.  # 18

    La PALOMA.... Em Lisboa, Sacavém e Odivelas, há prédios e moradias com milhares de m2 instalados de forra klinker.... não precisa importar da Belgica nada, pode mandar vir de Espanha muito facilmente, possivelmente até mais em conta que da fabrica de Vale da Gandara.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasLa PALOMA.... Em Lisboa, Sacavém e Odivelas, há prédios e moradias com milhares de m2 instalados de forra klinker.... não precisa importar da Belgica nada, pode mandar vir de Espanha muito facilmente, possivelmente até mais em conta que da fabrica de Vale da Gandara.


    E como é isso de mandar vir da Espanha facilmente? Aliás, em Espanha, não têm só a La Paloma; há pelo menos mais meia dúzia de marcas bem conhecidas (consultar o site www.hispalyt.es, onde é possível encontrar uma espécie de diretório de fabricantes).
    A minha ideia é adjudicar a obra completa a um empreiteiro, sendo ele a comprar os materiais.
  20.  # 20

    Colocado por: amafelopesA minha ideia é adjudicar a obra completa a um empreiteiro, sendo ele a comprar os materiais.

    Então porque se está a preocupar com isso agora!!!?

    Colocado por: amafelopesE como é isso de mandar vir da Espanha facilmente?

    Faz a encomenda, paga e eles entregam. qual a dúvida!? Acredito que haja locais de venda em portugal. mande um mail a solicitar essa informação. Claro que tem mais fabricantes, muitos mais... convém que veja o material in loco. MasLa paloma tem material bom.. quer arriscar para a sua obra noutro qq fabricante!!?
    O que lhe diz o seu Arquitecto? Ele é que deve escolher consigo o modelo, e os requisitos técnicos mínimois que o mesmo deverá obedecer.
 
0.0204 seg. NEW