Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Consegui arranjar alguns tijolos de burro antigos e pretendo revestir uma parede que está pintada a tinta de areia com eles. Creio não vir a ter problema com a adesão à tinta de areia mas a primeira fila (a que vai ficar ao nível do chão) é suposto ficar em cima do mosaico que já lá se encontra. Para tentar evitar poeiras espalhadas pela sala, gostaria de não ter de recorrer ao uso de rebarbadora para cortar o mosaico, é possível? Existe algum "primário" que possa aplicar no mosaico e que me garanta uma excelente adesão ao nível da primeira fila que irá ficar em contacto com o mosaico?
    A nível de cimento, gostaria de usar algo que simulasse o efeito de uma massa areada antiga com cor esbranquiçada e não algo que me desse um acabamento de cimento moderno perfeito. Aceito sugestões.
    Anexo fotografia.

    Muito obrigado.
      IMG_7473.jpg
  2.  # 2

    Com cimento cola flexivel não deverá ter problema. É próprio para colar azulejos em cima de existentes e esse tijolo sendo poroso deve agarrar bem.
    Se depois envernizar essa parede de tijolo burro fica um espétaculo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruifeliciano
  3.  # 3

    Colocado por: againCom cimento cola flexivel não deverá ter problema. É próprio para colar azulejos em cima de existentes e esse tijolo sendo poroso deve agarrar bem.
    Se depois envernizar essa parede de tijolo burro fica um espétaculo.


    Não arriscava. Ponteiro e maceta e picava uns pontos nos mosaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruifeliciano
  4.  # 4

    Isso tem é de ficar aderido à parede... não use cimento cola forte, que vai fracturar junto desse tijolo. A ligação ao solo, neste caso não é relevante. pode estar simplesmente apoiado. Se quiser aplica um mastique em cordão e assenta essa 1ª fiada nesse material compressível, depois rejunta igualmente com o mastique, com muito cuidado para não manchar o barro. pode utilizar um SIKAflex 11 fc ( há em branco, cinzento, tijolo...)
    Deve gatear essa forra à parede existente, com uns ferros aplicados em quincôncio. chegará uns 4 ferros por m2.
    Como é que vai ficar isso? com junta seca? ou com junta de 10mm?
    Quando me responder, eu tento recomendar uma argamassa e modo de aplicação.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruifeliciano
  5.  # 5

    O meu agradecimento a todos pelo contributo para dissipar as minhas dúvidas!

    Pedro, pensei numa junta mais proeminente de aproximadamente 2cms. Não tenho muitos tijolos, os que obtive tive de cortar ao meio para conseguir duplicar a área a cobrir e, em todo o caso, gosto do efeito de junta larga. O objectivo é que a argamassa simule o efeito da argamassa antiga original esbranquiçada, como o conseguir é que ainda não sei!
    Na segunda imagem os tijolos estão intercalados com madeira de 20mm de espessura para aferir o distanciamento e na primeira imagem o efeito final que pretendo atingir.

    De novo, o meu obrigado pela ajuda!
      apartment-interior-design-in-scandinavian-style-with-red-brick-wall-900x452.jpg
      IMG_7474.jpg
  6.  # 6

    Novidades deste projecto?
  7.  # 7

    Colocado por: ruifelicianoO objectivo é que a argamassa simule o efeito da argamassa antiga original esbranquiçada, como o conseguir é que ainda não sei!

    Com uma argamassa de cal natural e areia.
    Antes molhe os tijolos.
  8.  # 8

    Finalizei este projecto há poucos dias atrás.

    Retirei o rodapé que estava na parede e usei um ponteiro e maceta para picar alguns pontos no mosaico do chão. Após conversar com um funcionário do Leroy, acabei por usar uma argamassa de Secil para alvenaria (sacos de 30Kgs a 1.99€, usei exactamente 20 sacos) para o assentamento e resultou às mil maravilhas. Todos os tijolos foram mergulhados em água por alguns segundos antes de serem assentados.
    Deixo de seguida algumas imagens do antes, durante e depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Amy, Vítor Magalhães
      image2.jpeg
      image4.jpeg
      image3.jpeg
  9.  # 9

    As imagens seguintes que não puderam ir no comentário anterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Amy, Vítor Magalhães
      image1.jpeg
      image5.jpeg
  10.  # 10

    ficou muito bem. Parabéns.
    • Amy
    • 16 outubro 2018

     # 11

    Uau! Ficou espectacular! Há mesmo projectos DIY que resultam muito bem. Parabéns, está mesmo espectacular.
  11.  # 12

    Muito muito bom!!
    Parabens
  12.  # 13

    Está mesmo muito bem...

    Gastou 20 sacos? 600kg de cola?
    Ao usar o ponteiro não estalou nenhum mosaico? arriscou um pouco, pois podia ter estalado os mosaicos!
  13.  # 14

    Fender Telecaster,Stratocaster...muito bom
  14.  # 15

    Muito obrigado! :)

    Deu-me um trabalho enorme, várias vezes pensei que era maluco por me estar a meter nisto mas agora adoro o resultado final!


    nunos7, sim, foram exactamente 20 sacos de argamassa, perfazendo 600Kgs (primeiro comprei 4 para ver o rendimento, depois mais 11 e por fim mais 7 dos quais me sobraram 2). Como cada tijolo tem mais ou menos 1.5Kg e usei quase 250, temos mais 360Kgs o que dá um total de pouco menos de uma tonelada neste revestimento!!

    O ponteiro era novo e estava muito afiado pelo que não estalou nenhum mosaico mas se fosse fazer hoje usaria uma pequena rebarbadora. Tentei fugir do uso da rebarbadora devido ao pó que causaria mas a utilização do cimento causou muito mais pó que foi facilmente resolvido no final com aspirador, esfregona e pano do pó!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  15.  # 16

    Nem precisava ter feito nada na base.
    Concordam com este comentário: nunos7
  16.  # 17

    Mt bom resultado mesmo, parabéns!!!
    Mas noto uma ligeira diferença entre a parte de baixo e a superior.
    Para mim, a parte superior está top, acho que já estava a dominar a técnica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

    Pedro Barradas, acredito que tem razão.

    Agosto07, comecei a fazer a junta entre os tijolos fazendo com que ficasse à face dos tijolos para efeitos de ser menos provável a acumulação de poeiras. Com a progressão da obra fui verificando que desse modo se ia assemelhando às forras que se podem comprar nas superfícies comerciais a imitar materiais antigos que era algo do qual me queria distanciar. O objectivo era que o aspecto final fosse confundido com algo que sempre ali esteve. A partir sensivelmente da décima fila, comecei a trabalhar a junta de forma a que ficasse heterogénea, mais funda que os tijolos e deixando. inclusivamente, buracos sem preenchimento de junta entre os mesmos. Vai existir acumulação de poeiras com o passar do tempo mas é uma questão de ir por lá passando com o aspirador de forma regular e gosto muito mais do efeito final obtido.
 
0.0196 seg. NEW