Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a pensar em instalar um sistema de ar condicionado no meu apartamento.
    Vai ser usado apenas no inverno visto ser um rés do chão que está sempre "fresco" no verão, mas frio(e humidades) de inverno.
    Antes era mais frio, mas instalei janelas duplas e ficou mais húmido. :)
    Que tipo de marcas/modelos são aconselhados para este tipo de instalação.
    O apartamento fica no meio de dois prédios pelo que deve levar duas unidades externas, uma de cada lado.
    Dois quartos de um lado, e uma cozinha, sala e quarto do outro lado. Ainda em dúvida se vale a pena AC no hall de entrada/cozinha.
    Os quartos têm 14,5m2 cada e a sala 23,5m2. O hall de entrada e cozinha, 10m2 cada. todos os cómodos dão para o hall de entrada.
    Não tem pré-instalação.

    Valorizo eficiência energética e fiabilidade do equipamento, mas não queria cometer loucuras no preço inicial. Algo com boa relação qualidade/preço.

    A zona é Massamá(Sintra).

    Agradecido desde já.
  2.  # 2

    Ventile o espaço... Pelos vistos agora tem insuficiente renovação do ar.
    Quanto ao ar condicionado qq um aquece ;)
    Meta somente nos quartos e na sala.


    Porque utiliza a palavra cómodo?! É brasileiro?! ;)
  3.  # 3

    Porque utiliza a palavra cómodo?! É brasileiro?! ;)

    Não me lembrava da palavra divisões. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    divisões, compartimentos...
  5.  # 5

    Estou a tentar simular qual o valor mais baixo de uma instalação de AC para o meu apartamento tendo em atenção o valor do custo inicial, das manutenções e do gasto de electricidade.
    Para a minha zona e áreas de casa, já calculei o consumo eléctrico de 4300KWh/ano para aquecimento e 870KWh/ano para arrefecimento.
    a 16 centimos média o KW dá 683€/ano para aquecimento e 139€/ano para arrefecimento (sem considerar eficiências do equipamento).
    Para seleccionar o equipamento também queria considerar o MTBF (tempo médio antes de falha) e o custo de reparação dos equipamentos. Procurei na net mas não encontrei grande informação. Dos foruns que vi deu sensação que Daikin e Mitsubishi era aproximadamente 10 anos e restantes 5 anos. Pelos defeitos que vi, considerei uma média de 1000 euros para reparação.
    Para manutenção anual, considerei 60 euros.
    Acham que estou muito longe nestas assumpções?
    Ainda me falta orçamentos para os restantes equipamentos, mas pelo que vi, uma componente importante para a solução mais eficiente é o valor de eficiência dos equipamentos, visto que o gasto energético é a maior parcela.
    Considerei para actualização dos valores uma taxa de 3%, que é um valor razoável tendo em conta as taxas de juro habitação.
    Ver imagem em anexo para tabelas de cáculo.
    Obrigado antecipadamente pela orientação.
      Calculos Aquecimento.png
  6.  # 6

    Os meus estão com 14 anos. Ainda não foram alvo de reparação (FUJITSU - GENERAL), mas um deles já deve necessitar de verificar o gas, etc. pois já não aquece/ arrefece como seria suposto. ( em especial nos dias mais rigorosos)
  7.  # 7

    Quanto pensa gastar? Posso lhe recomendar algumas pessoas que estão dentro do ramo.
    • eu
    • 17 setembro 2018 editado

     # 8

    Eu já tive/tenho modelos de AC de muitas gamas e marcas e até hoje, os melhores que tive foram Daikin e Mitsubishi Electric.

    Mas são caros. Se o custo é um fator crucial, eu iria para as marcas logo a seguir, nomeadamente LG e Samsung. Tenho uns Samsung no apartamento (que entretanto vendi) que funcionam bastante bem, com exceção do ruído que fazem.

    Marcas brancas ou pouco conhecidas são de evitar.
  8.  # 9

    Boas,

    Tenho duas propostas diferentes para um sistema LG em que é proposto um multisplit com a máquina externa MU2R15(gas R32) num orçamento e uma MU2M15(Gás R410a) no outro. Pelo que tenho lido o R32 será mais eficiente apesar de nos catálogos as características das máquinas serem semelhante. Há algum benefício de um tipo de máquina em detrimento do outro?

    Configuração do equipamento + instalação:
    Poente: Multi 2X 9000, costas com costas
    Nascente: Split 9000, costas com costas
    Consola de chão 12000 + máquina exterior, costas com costas

    Até agora propostas que recebi (já com IVA e instalação) foram na ordem dos:
    Equipamentos com performance semelhantes/médias (SCOP~4 SEER~7):
    Midea: 3000€.
    LG: 3000€. LG dá garantia de 10 anos ao compressor.
    Hayer 3750€.
    Mitsubishi: 4800€.
    Equipamentos de gama alta (perfera):
    Daikin: 6800€

    Para além do preço do equipamento + instalação o que me interessa é a performance no aquecimento, visto que só tenho necessidade do sistema para o Inverno.

    A minha inclinação de momento é para a LG, mas ainda estou à espera de um orçamento da Samsung.
    • DR1982
    • 20 setembro 2018 editado

     # 10

    Acho uma diferença muito grande da LG para a Daikin, eu tambem vi preços das duas marcas e no meu caso em gamas equivalentes a diferença entre as duas marcas nao era assim tão grande o que me levou a optar por Daikin Perfera
  9.  # 11

    Porquê os topo de gama Daikin quando nos outros fabricantes tem gama base??

    Ainda por cima caríssimos.
  10.  # 12

    "Porquê os topo de gama Daikin quando nos outros fabricantes tem gama base??"
    Foram os orçamentos que recebi. Eu só mostrei o sítio e disse que valorizava a eficiência em aquecimento. :)
  11.  # 13

    A gama base Daikin de tabela fica ao mesmo valor que MB, e os descontos são semelhantes, a gama perderá tem um acréscimo de +-15%.

    Pelo que não encontro explicação para um diferencial de quase 50%.
    • eu
    • 20 setembro 2018

     # 14

    Colocado por: jorgemefA minha inclinação de momento é para a LG, mas ainda estou à espera de um orçamento da Samsung.

    Tendo em consideração os seus requisitos, essas duas marcas serão mesmo uma escolha acertada.

    Mas veja lá se o jorgealves ( porque é que não lhe pediu orçamento? ) lhe propõe Daikin a preço de LG ;)
  12.  # 15

    Há uma diferença entre os orçamentos. No orçamento da Daikin e da Hayer foi proposto uma única máquina externa no lado nascente, o que implica mais 10 metros de instalação com calha pelo exterior. Eventualmente as máquinas também terão que ser mais potentes? Não sei se é o suficiente para a diferença de preços.

    Pelas minhas contas e para as minhas necessidades, o salto de gama vale 1300€ em electricidade na vida da instalação(~20 anos?). Pode ter mais algum valor no custo de manutenção dos equipamentos. Mas com orçamento de mais do dobro do preço prefiro a gama média da LG. :)
  13.  # 16

    Colocado por: eulhe propõe Daikin a preço de LG
    para isto ser possível ou a Daikin era dada ou a LG estava exorbitante cara.
  14.  # 17

    AC Samsung 9000btus c/ wifi + instalação, 550€, é bom preço?
    Concordam com este comentário: PedroGomes, eu
    • eu
    • 20 setembro 2018

     # 18

    Colocado por: jorgealvespara isto ser possível ou a Daikin era dada ou a LG estava exorbitante cara.

    Daí o ;) no final da frase.
  15.  # 19

    Colocado por: futsalAC Samsung 9000btus c/ wifi + instalação, 550€, é bom preço?
    Concordam com este comentário:PedroGomes
    bom preço.
  16.  # 20

    Colocado por: jorgealvesbom preço.

    obg
 
0.0173 seg. NEW