Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Há uns tempos a minha máquina começou a fazer um ruído substancial na parte da centrifugação, e com a insistência acabou por fazer um barulho bem maior e a passar a fazer também na lavagem normal.

Desmontei-a literalmente toda para isolar o problema e concluí que se trata do tambor, só ainda não estabeleci se será rolamento ou calcário acumulado, pois durante o desmantelamento, consegui extrair muito lixo, parecia cimento desfeito, e alguns blocos cinzentos que possivelmente se soldaram do espaço atrás da máquina e que provocaram o ruído, mas por outro lado o tambor ao rodar não parece estar completamente fixo, havendo oscilações que causam o roçar.

Com um endoscópio tentei ver mais além mas não consegui, e para identificar o problema e poder comprar a peça certa, era crucial meter os olhos no espaço entre a parte móvel e a parte não móvel.

Talvez não ajude os termos que eu uso pois sou leigo no assunto, então chamei-lhes tambor interno à parte com furos que roda, e tambor externo à parte fixa onde se encontra o tambor interno (conforme imagens).

Não consigo retirar o tambor interno do externo, pois pela frente, está selado (a borda da chapa frontal dobra e agarra-se à borda da chapa do tambor externo) e na parte traseira, tem a chamada cruzeta, que parece fixa ao tambor externo através de rolamentos e talvez nas suas pontas também.. Ou seja, como é que antes de comprar seja o que for, separo o tambor interno do externo?
    É uma máquina de 2005/2006, é possível que esteja em fim de vida, mas tudo o resto está óptimo mesmo a nível visual, e era pena (economicamente falando), ter de avançar para uma compra de uma nova sem pelo menos tentar esgotar a possibilidade de substituir peças.

Obrigado por qualquer e toda a ajuda que venha, toda ela será bem vinda.

Cumprimentos.
      ariston (1).jpeg
      ariston (2).jpeg
      ariston (3).jpeg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

O tambor interior deve rodar suavemente e não pode "jogar" para os lados relativamente à cuba. Se "jogar" lateralmente, é porque ou rolamentos, ou cruzeta, foram à vida. Em ambos os casos é necessário abrir a cuba exterior para lhes aceder. Se não for possível de alguma forma desmantelar a cuba, a solução é um conjunto novo (foi o que fiz na minha máquina há uns meses). No meu caso a reparação só foi viável porque a mão de obra foi minha, a cuba custou-me cerca de 150€.
  4.  # 3

Cuba! era esse o termo que eu deveria ter usado em vez de tambor externo ;)
    Meto aqui 3 imagens, duas identificam a parte (aparentemente) selada traseira que tem os orifícios dos parafusos da cruzeta, e uma a parte frontal selada através da dobragem da borda da cuba.
      02 (2).jpeg
      02 (3).jpeg
      02 (1).jpeg

5.  # 4

Sobre o rodar e oscilar ("jogar") para os lados, aqui está um vídeo em que mostra ele a deslizar perfeitamente, desde que não com muita velocidade, e sem roçar em nada, mas depois aumentando a velocidade e mexendo mais, começa a roçar.
    Isto poderia ser somente porque não tinha parafuso no rolamento nesta altura, pois com a aplicação do parafuso (bem apertado) ela roça e deixa de deslizar desta maneira tão fluída.

Não consegui anexar, está aqui pelo dropbox:
    https://www.dropbox.com/s/bqa3gprv7shigai/cuba%20rodar.mp4?dl=0
  6.  # 5

De salientar que não encontro um único vídeo no youtube (pensei até à data que tudo o que uma pessoa pensasse ou imaginasse, existia no youtube), um tambor e cubas totalmente metálicos, como o meu.. É tudo plástico rígido unido com parafusos, é só abrir aquilo e ter acesso ao tambor..
  7.  # 6

Pedro, infelizmente as duas cubas são fechadas em fabrica, não dá para abrir sem estragar claro.

A solução é mesmo trocar a cuba toda, mas é como o user clio fala, por vezes não compensa.

Tente ver quem é a assistência da sua zona e peça cotação da peça. E Já tem uma ideia...
  8.  # 7

9.  # 8

ClioII, qual a marca da sua máquina e a idade dela?

hnogueira, já tive algumas respostas que remetem para o material ter sido descontinuado..

larkhe, é isso mesmo, obrigado.
  10.  # 9

Colocado por: pedro82É tudo plástico rígido unido com parafusos, é só abrir aquilo e ter acesso ao tambor..

Não são todas assim, essas são as que são filmadas para o youtube... porque dão para abrir e trocar os rolamentos!

A maior parte das cubas agora são em plástico+fibra, com as duas metades unidas por um adesivo sintético. Aquilo não abre! Como é evidente, ninguém filma a troca de rolamentos numa cuba que não dá para abrir. A minha é deste tipo, e tive de trocar o conjunto todo...
  11.  # 10

Colocado por: pedro82ClioII, qual a marca da sua máquina e a idade dela?

Ariston também (ou, para o caso, Hotpoint Ariston como elas são chamadas agora).

A máquina não é muito antiga, tem uns 5 ou 6 anos. Verdade se diga que trabalha bastante e que acaba por levar o dobro das "sovas" (leia-se: ciclos de centrifugação, que é o mais penoso para os rolamentos) uma vez que a minha mulher faz tipicamente ciclos de enxaguamento extra depois dos ciclos de lavagem completos normais. É que as crianças têm muitas alergias de pele e tenta-se que não fique nem uma molécula de detergente nas roupas delas. Por falar em roupas e crianças, roupa é coisa que se suja muito por aqui.
  12.  # 11

Bom, ao que parece o material todo em inox foi descontinuado, e adoptado o sistema em plástico, selado ou não. A ariston encaminhou para a indesit, que não tem número fixo ou grátis, o que significa que torna caro qualquer contacto, ainda mais se nada for possível fazer, que é o mais provável.
    Existe uma forma escrita de contacto à indesit, através de formulário, mas que obriga ao preenchimento de um "captcha code" que simplesmente está off, o que significa que não há forma de contacto gratuito com aquela marca, que pela wikipedia, emprega mais de 16 mil funcionários.
    Prefiro a partir deste momento dar mais dinheiro por qualquer outra marca da concorrência, do que voltar a comprar um secador de cabelo que seja, deste grupo.
    Estive a ver vídeos, fotos de máquinas semelhantes menos antigas, tudo oxidado, tudo estragado, tudo rebentado, esta com 12 anos parece que está em uso há 1 mês e por causa de uma única parte, tem de se comprar uma nova? Isto é avaria programada, e já sei que os optimistas vão dizer que hoje em dia 12 anos é muito bom.. Ao que eu responderei "e então quando eles duravam 30 ou 50 anos?", bem sei que a força de centrifugação de uma máquina de lavar é o que a pode danificar mais, toda aquela trepidação, mas nem foi o caso, foi a formação de calcário que solidificou que nem cimento, e nem limpar consigo porque aquilo não abre??!

Ariston, Indesit, Hotpoint, de fugir e não chorar por mais.

Vou tentar uma ultima coisa, que é tirar a cruzeta e limpar como está no ultimo video mencionado, para ver se pára de roçar, se não parar, vou comprar uma nova.

obrigados.
  13.  # 12

Tente substituir o rolamento como no vídeo. Mas fiquei com a impressão que você já andou a danificar as dobras da cuba. Vai conseguir fazer que isso volte a ser estanque?

Infelizmente as máquinas estão cada vez mais assim, feitas para não serem reparadas.
    Aqui há dias alguém queixava-se do mesmo problema de rolamentos lixados numa Siemens com 2 anos apenas e que a cuba, selada, não permitia trocar. Tipicamente Siemens tem melhor fama no mercado que Indesit, mas uma máquina de 8kg de roupa Indesit custa 350€ e uma Siemens custa 500€, portanto é bom que sejam genericamente melhores.
  14.  # 13

Bem se não conseguir reparar isso ao menos use a como na foto :)
      IMG_8552.JPG
  15.  # 14

larkhe, ahah, excelente ideia. embora não consiga vislumbrar onde vai parar o carvão sem ser ao chão :P
    O meu pai já usou em tempos para caracóis, bem bom :)

ClioII, se o problema estivesse no rolamento, quando a viro e a deito de costas e rodo a cuba exterior, haveria sinais de rolamento danificado ou partido, certo? E ela desliza perfeitamente e sozinha e sem ruídos. Quando aparafuso lá atrás o respectivo, é que deixa de rodar sem roçar, e considerando os calhaus de calcário que sairam e perante a forte hipótese de haver mais (se for na parte traseira, os bocados não conseguem fazer a curva para virem para a frente para serem retirados), torna-se muito complicado ou até impossível resolver.

As dobras eu ia começar a anulá-las mas depois lembrei-me que para reselar só em fábrica ou com máquinas próprias, que certamente aquilo não foi alguém ali a martelar ou a dobrar à mão.

Vou editar o meu post anterior para acrescentar à lista negra a whirlpool na medida em que é a dona de todas as outras mencionadas.

Finalmente e prestes a adquirir uma nova, quem me lê, inclinar-se-ia mais para qual destas marcas?
    samsung
    beko
    siemens
    candy
    hover
    (outra que deveria estar nesta lista feita à pressa e me tenha passado)

a beko estive a ver numa loja daquelas que fazem descontos por defeitos estéticos e indicava lá garantia para componentes acho que electrónicos, de 10 anos.. é pena é não vermos a mesma confiança para componentes mecânicos.. e se a desculpa fosse não saberem a utilização que o cliente deu, instalavam um contador de lavagens.. para cliente e marca saberem se andou 5 anos a lavar todos os dias ou uma vez por semana..

Obrigado.
  16.  # 15

Colocado por: pedro82Bom, ao que parece o material todo em inox foi descontinuado, e adoptado o sistema em plástico, selado ou não. A ariston encaminhou para a indesit, que não tem número fixo ou grátis, o que significa que torna caro qualquer contacto, ainda mais se nada for possível fazer, que é o mais provável.
    Existe uma forma escrita de contacto à indesit, através de formulário, mas que obriga ao preenchimento de um "captcha code" que simplesmente está off, o que significa que não há forma de contacto gratuito com aquela marca, que pela wikipedia, emprega mais de 16 mil funcionários.
    Prefiro a partir deste momento dar mais dinheiro por qualquer outra marca da concorrência, do que voltar a comprar um secador de cabelo que seja, deste grupo.
    Estive a ver vídeos, fotos de máquinas semelhantes menos antigas, tudo oxidado, tudo estragado, tudo rebentado, esta com 12 anos parece que está em uso há 1 mês e por causa de uma única parte, tem de se comprar uma nova? Isto é avaria programada, e já sei que os optimistas vão dizer que hoje em dia 12 anos é muito bom.. Ao que eu responderei "e então quando eles duravam 30 ou 50 anos?", bem sei que a força de centrifugação de uma máquina de lavar é o que a pode danificar mais, toda aquela trepidação, mas nem foi o caso, foi a formação de calcário que solidificou que nem cimento, e nem limpar consigo porque aquilo não abre??!

Ariston, Indesit, Hotpoint, de fugir e não chorar por mais.

Vou tentar uma ultima coisa, que é tirar a cruzeta e limpar como está no ultimo video mencionado, para ver se pára de roçar, se não parar, vou comprar uma nova.

obrigados.

Não dá para editar.
  17. Ícone informação Anunciar aqui?

18.  # 16

Eu iria para a siemens :) tenho duas uma delas agora com 10 anos e sem problemas....
  19.  # 17

Tenho uma hotpoint que está a fazer muito barulho.
    Ao tentar ver as folgas verifico que o tambor não se desloca para os lados nem para cima. Mas em profundidade, ele mexe-se muito e isso é que origina o barulho.
    O que poderá ser?
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">