Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde!!

    Estou a iniciar um projecto para uma moradia unifamiliar com 3 pisos, uma das questoes que me preocupa é a eficiencia energetica da casa, pelo que pretendo investir no isolamento da casa!! A minha duvida prende-se com que sistema ou sistemas sao hoje em dia + indicados para o arrefecimento e aquecimento da casa, se o AC é o indicado para as 2 funçoes ou terei que adoptar outro tipo de soluçao?
    Desde já o meu obrigado pelas respostas!

    Um abraço,
    Rbarracha
  2.  # 2

    .. também dependerá do tipo de utilização que dará à casa, a localização geográfica, e a eficiência energética que a mesma terá, que depende do projecto de arquitectura e soluções preconizadas pelo Projecto Térmico (RCCTE)..
  3.  # 3

    Boa Tarde Pedro Barradas!!

    Bem em relaçao as suas questoes, infelizmente só consigo ainda responder a duas!!! A sua localizaçao irá ser em Setúbal e a utilizaçao é para habitaçao permanente!
  4.  # 4

    eu apostaria apenas nos A/C... é a solução com melhor custo/ benefício...
    Mas haverá (há) quem discorde...
  5.  # 5

    Obrigado Pedro!!

    Já agora tem noçao da diferença de custos entre o AC tipo mural para cada divisao ou atraves de condutas e grelhas?

    Obrigado uma vez mais.
  6.  # 6

    Não vou quantificar.. não consigo.. mas tenho a certeza que é cerca de 3 a 10x mais caro que um sistema mural (mono-split)... e de pois é o custo associado com a manutenção do sistema, limpezas/ desinfecções periodicas das condutas e sistemas de filtros, motores, etc...
    É menos eficiente, energéticamente, que unidades separadas... para uma habitação, onde normalmente não se climatizam todas as divisões ao mesmo tempo... e à mesma temperatura..
  7.  # 7

    Pedro, uma vez mais obrigado pela a informaçao, nao tinha essa ideia de que a soluçao de condutas tinha tantas desvantagens numa habitaçao familiar em relaçao as unidades separadas!!
  8.  # 8

    Veja também aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/5074/casa-passiva/#Item_43
    e procure no forum .. existem muitos topicos sobre a climatização e o Ar condicionado...
  9.  # 9

    eu apesar de pouco conhecimento na área, em zonas temperadas optava por ar condiconado também.
  10.  # 10

    Sim, ar condicionado, Mono-split.

    Com inverter se puder esticar o orçamento...
 
0.0128 seg. NEW