Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Já tenho a escritura marcada para muito breve, pelo que gostaria de abrir um tópico sobre a moradia geminada bi-familiar que comprei no concelho de Sintra.
    É uma casa antiga, de 1955, estando em estado razoável/mau (irei colocar fotos durante a próxima semana).

    A casa situa-se numa encosta, tendo a seguinte disposição (vista de lado, do vizinho situado a nordeste):
    Vista de lado

    Tem uma ponte sobre o quintal do RC, que dá acesso ao do 1º andar.

    A planta do RC:
    planta rc

    A planta do 1ºAndar:
    1º andar

    Neste momento estou a fazer uma representação 3D de toda a casa usando o Sketchup da google. E aqui começam as perguntas.

    Se repararem, a planta do RC parece ser um rectângulo. No entanto, na parte da frente começa por ter 6,00m de largura. No meio, somando as várias parcelas, tem uma largura de 5,70m e no fim da casa acaba com 6,05m. Acham possível isto ser mesmo assim? Isto seria um formato ampulheta. Eu começo a achar que quem desenhou esta planta era um nabo de 1ª. Ou então sou eu!

    Obrigado
  2.  # 2

    Tem é de medir o que foi construído...
    Faça o levantamento métrico do existente.

    Essas plantas serão boas para servir de base ao levantamento. Vai encontrar muitas discrepâncias.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  3.  # 3

    Obrigado, Pedro. Tratarei de o fazer durante a próxima semana, na 5a feira já devo ter as chaves.

    Entretanto segue-se uma grande decisão, sendo que estou aberto a ideias: manter a moradia bifamiliar ou não?

    Como podem ver nas plantas, existe uma cozinha em baixo e outra em cima. Tem entradas independentes e contadores independentes.

    Para terem um pouco de contexto, vou viver para esta moradia somente com a minha esposa. É um pouco grande demais para apenas 2 pessoas (~170m2 área bruta construída, acrescentam-se o jardim e terraço). Quando tivermos um filho (3 anos?) pretendemos que a casa seja unifamiliar. Até lá, era interessante ter um rendimento extra, especialmente porque comprámos a casa a pronto e foi um esforço financeiro que, apesar de pensado e bem planeado, é considerável.

    Como expliquei, a casa precisa de muitas obras. Não sou empreiteiro nem nada que se pareça, mas estimámos um custo de renovação total de 60mil€ (recorrendo a bons profissionais, provavelmente sairá por metade visto que nós faremos a maioria das coisas), sendo que no imediato necessitamos de substituir toda a canalização, sistema eléctrico e o telhado, para nos podermos mudar.

    Posto isto, o nosso medo é que o que ganhamos com o aluguer da casa, gastaríamos em obras extra para quando transformarmos a moradia numa unifamiliar, daqui por 3 anos. Quando se mantém uma moradia como bifamiliar, ficam sempre espaços mal aproveitados, e a casa nunca cumpre o seu verdadeiro potencial.

    Qual a vossa opinião?

    Obrigado
  4.  # 4

    Pois não sei...
    Meta aqui fotos para se aferir o estado dela. Interiores e exteriores
  5.  # 5

    Deixo aqui algumas fotos que estavam no anúncio do idealista, não se assustem...
    São 46, por isso fiz um album no imgur:
    https://imgur.com/a/bKhlOer

    Como se pode ver em quase todas as fotos, no RC, parece existir humidade proveniente do solo. Creio que esse será o maior problema da casa.
  6.  # 6

    Digamos que deve deitar tudo abaixo excepto o poster da Marilyn Monroe
  7.  # 7

    Colocado por: bruno_bfbDigamos que deve deitar tudo abaixo excepto o poster da Marilyn Monroe


    O quê??? Não está assim tão mal. Apenas alguma humidade do chão.
  8.  # 8

    Xiiii.. Pá. Isso tem muito para fazer = €€€€
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasXiiii.. Pá. Isso tem muito para fazer = €€€€

    Deitar abaixo é num instante.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas
    Xiiii.. Pá. Isso tem muito para fazer = €€€€


      Muito quanto?? Como disse antes, não espero gastar mais de 60k. Acha irrialista, Pedro?
    •  # 11

      Colocado por: migasllMuito quanto?? Como disse antes, não espero gastar mais de 60k. Acha irrialista, Pedro?



      xiiiii....

      eu diria que uma casa nesse estado e com essas patologias (humidade) que uma recuperação corre o risco de ficar mais caro do que uma casa nova
    •  # 12

      Colocado por: pauloagsantos


      xiiiii....

      eu diria que uma casa nesse estado e com essas patologias (humidade) que uma recuperação corre o risco de ficar mais caro do que uma casa nova


      Vocês já me estão a assustar! Não estarão a exagerar? A casa é antiga e nunca deve ter tido obras. As casas dos lados estão habitadas e aparentam estar bem cuidadas. E são da mesma altura
    •  # 13

      Que isolamento é que a casa tem? O chão da para aproveitar, wcs e outras renovações... 60k é um bom ponto de partida. Como esta o telhado?
    •  # 14

      Colocado por: tozepalmaQue isolamento é que a casa tem? O chão da para aproveitar, wcs e outras renovações... 60k é um bom ponto de partida. Como esta o telhado?


      Olá, obrigado pelo comentário construtivo.
      Repondendo às questões:
      - Telhado não me parece estar bem. É de vigas de madeira, não vai cair nos próximos tempos mas não inspira confiança. Tem telha por cima e, ao olhar diretamente para o telhado, vê-se espaços grandes entre telhas. Não tem qualquer isolamento. Tenho a certeza que há água a entrar, sendo que há uma infiltração grande no WC de cima. De resto no 1º andar não há qualquer sinal de humidade.
      - Isolamento no telhado não tem nenhum... Nas paredes não sei, mas penso ser parede de tijolo sem qualque risolamento. As paredes estruturais são muito gordas, de meio metro, não faço ideia de que são feitas. Mas resumindo, não tem isolamento nenhum.

      A minha previsão (obras por ordem cronológica):
      - 15k para telhado (tudo contratado, a uma empresa boa, especializada em isolamento. Não conheço nenhuma, aceito sugestões)
      - 10k para canalização e esgotos + eletricidade (eu consigo perfeitamente abrir e fechar roços, só preciso de alguém para fazer a canalização em si. Sou engenheiro da área da eletrotecnica, pelo que a eletricidade farei eu)

      Só pensei até aqui haha Depois destas 2 grandes obras feitas, vou mudar-me para a casa e continuarei as obras. Mas provavelmente será isto:
      - 15k para isolamento+pinturas da casa (eventualmente poderei fazer eu, se forem coisas relativamente simples)
      - 10k para pavimentos. Recuperar tudo o que puder

      E ainda sobram 10k para o que der e vier.
    •  # 15

      Bom dia, migasll.

      A avaliar pelas descrições, essa casa vai-lhe dar um trabalho dos diabos. Vale mais comprar um apartamento em Telheiras.

      Um abraço.
    •  # 16

      Colocado por: urfriendlyneighborBom dia, migasll.

      A avaliar pelas descrições, essa casa vai-lhe dar um trabalho dos diabos. Vale mais comprar um apartamento em Telheiras.

      Um abraço.


      Caro colega de fórum,

      Agradeço do fundo do coração ter-se dado ao trabalho de criar uma conta há minutos para vir dizer mal da minha casa. Agrada-me especialmente que este seja o seu único comentário no fórum.

      Quando for a inauguração, considere-se convidado para vir beber um copo.

      Abraço!
    •  # 17

      Vá... abra lá um topico a dizer que vende casa em telheiras!!! :)
      Concordam com este comentário: antonylemos
      Estas pessoas agradeceram este comentário: migasll
    •  # 18

      Olá a todos,
      Não trago grandes notícias. Infelizmente houve um problema burocrático no processo (morada atual do registo predial já não existe, tem de ser atualizada), sendo necessário esperar cerca de 10 dias para poder, finalmente, escriturar. Isto, de acordo com a imobiliária.
      Ainda assim, vou tentar convencer o proprietário a dar-me já as chaves e, durante o fim-de-semana, tirar finalmente as medidas da casa, por forma a finalizar o modelo 3D (sketchup).
      Para além disso, no decorrer da próxima semana, queria já começar a pedir orçamentos, especialmente para o telhado (vêm aí as chuvas!!!)
    •  # 19

      Esse é um contratempo menor, resolve-se rápido.

      Nem chega a ser problema. Acontece muito.
    •  # 20

      Bom dia.
      Como corre a sua situação? Fiquei curioso, gosto destas recuperações, não sendo eu entendido na matéria, sempre dá para aprender umas coisas e a casa aparenta ter grande potencial. Tudo a correr bem.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: migasll
     
    0.0233 seg. NEW