Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde colegas do fórum.

    Venho colocar mais umas questões, mas antes gostaria de deixar aqui uma outra mensagem. Dos tópicos que iniciei deixei sempre claro que sou um leigo nesta matéria (casas e respectivos assuntos), e como me foi recomendado este site tenho recebido um feedback muito positivo e alguns colegas que realmente esclarecem e explicam as duvidas da melhor maneira possivel, mas é com algum desagrado que vejo comentários (nos meus tópicos) dados por um utilizador, que não são o que eu desejava. Sendo assim, quero alertar para esses utilizadores que por saberem do assunto têm a ideia que quem não sabe é burro ou ignorante, mas friso que este fórum tem a finalidade de ajudar as pessoas a aprender e a serem aconselhadas, e sendo assim se for para receber respostas que não às minhas duvidas não vale a pena.

    Posto isto, venho então tentar obter explicação para esta situação.
    Eu e a minha namorada optamos por comprar um terreno (ainda não está comprado). Esse terreno tem lá uma casa que nós queremos reconstruir. Depois de irmos ao banco tratar do empréstimo, vimos que da parte deles está tudo ok e dão luz verde, mas temos que reunir a documentação do imovel. A proprietária do imovel deu-nos os documentos que tem mas diz que a casa está ilegal. Temos o documento que diz que tipo de imovel é, diz que está loteado, diz o tamanho o imovel, a área de construção total e área actual que o imovel (neste caso, a casa) tem, sendo que ainda tem quase metade à disposição para se construir.
    Ora, a minha duvida é que o banco pede a planta da casa e a proprietaria diz que não tem, e a casa está habitavel e há 3 anos atrás viveu lá um familiar seu. A casa tem electricidade e canalização.
    O que quero saber é: há a possibilidade de nas finanças estar a informação do imovel como sendo só terreno e a câmara ter a informação mais actualizada? - pergunto isto porque falei com alguem entendido que me disse que isso pode acontecer, porque casos como este são bem comuns.

    É que penso que não faz muita lógica o imovel ser considerado apenas terreno porque como disse, a casa tem instalação electrica e canalização, e teve uma pessoa a habitá-la há 3 anos atrás. Acrescento também que a proprietária continua a pagar contribuição autarquica.

    Contactei a Câmara de Cascais, que agendou comigo uma reunião no dia 28 com uma arquitecta que vai avaliar a real situação do imovel.

    Sei que esta situação pode parecer confusa, e provavelmente só na reunião com a autarquia é que serie esclarecido, mas se algum colega do forum poder dar uma opinião sobre o que acha eu agradeço.
    Peço desculpa se parece um pouco confuso mas vou estar por aqui se tiverem alguma pergunta na eventualidade de faltarem dados para uma melhor interpretação.

    Aguardo resposta.
    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Boa tarde.
    Essa reunião que agendou vai ser fundamental, visto que só assim poderá saber se essa casa esta legalizada na Camara Municipal ou não. Pode estar legalizada na camara municipal, e não actualizada nas finanças. Não sei que tipo de implicações terá esta situação para si. Certamente é necessário ir também perguntar às finanças, para o caso de haver multas, ou pagamentos em atraso, visto que a habitação não está lá registada. Mas isto é uma opinião, não tenho certezas. O importante, é também perguntar à técnica da Camara, se no terreno em causa é possível fazer algum tipo de ampliação da habitação existente. Se esta for ilegal, perguntar se é possível construir no terreno em causa.
    Espero que corra tudo bem.
 
0.0082 seg. NEW