Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Precisava imenso, e agradecia encarecidamente, de alguma orientação para concretizar um projecto, de modo a que, de uma vez por todas, deixe de ser apenas um sonho...
    Possuímos um "palhal", estrutura em pedra, de cerca de 15 m2, num terreno que creio ter denominação de "Espaço agrícola ou florestal". Uma vez que se encontra muito próximo de uma albufeira, poderá inclusive ser considerado "zona inundável".
    A pouca informação que posso dar como certa é que não tem nem luz, nem água/saneamento. Apenas tem acesso por caminho agrícola, sendo possível através de carro.

    Não sei mesmo por onde começarmos... mas o objectivo seria tornar o "palhal" numa casinha para fins de semana da família. A ideia seria destruir uma parede e construir um alpendre, fechado, envidraçado com vista para a albufeira.

    Gostava muito da vossa ajuda para tentar perceber se isto é mesmo só um sonho, ou se é possível de alguma forma, arregaçar mangas para tentar concretizá-lo.

    Por onde começar?
    Antes de me dirigir à Câmara, keria muito perceber antes do que me vão (ou não) transmitir

    Muito obrigada a todos o que me possam orientar :)
  2.  # 2

    Há tantas variáveis e condicionantes, que não dá para ajudar muito. Você também está muito verde nestes assuntos da construção, mas pense nisto:
    - electricidade
    - água
    - alteração da estrutura
    - alteração da fachada
    - área diminuta
    - projeto,licenciamento (?)

    Em princípio tudo é possível fazer- se, mas fácil não será.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arsantos
  3.  # 3

    Colocado por: arsantosPossuímos um "palhal", estrutura em pedra, de cerca de 15 m2, num terreno que creio ter denominação de "Espaço agrícola ou florestal


    Colocado por: arsantosmas o objectivo seria tornar o "palhal" numa casinha para fins de semana da família. A ideia seria destruir uma parede e construir um alpendre, fechado, envidraçado com vista para a albufeira.


    a familia tem que ser mesmo pequena, tipo duas pessoas, e uma delas não pode ser muito gorda para caber na casa.

    no entanto tudo começa por agendar uma reunião com um técnico do departamento urbanisco da camara e ver o que é possivel.

    no entanto, diria que as prespectivas não são famosas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arsantos
  4.  # 4

    Colocado por: arsantos"Espaço agrícola ou florestal""zona inundável"
    não querendo ser portador de más noticias mas só por aqui vejo grandes dificuldades

    depois, quer mesmo construir algo numa zona inundável? .. é que muita gente faz este tipo de brincadeira e depois ai que houve uma inundação ..

    creio que se quiser apenas reconstruir o telhado.. e manter a coisa como era terá alguma sorte. mas modificar a estrutura, fazer alpendres.. etc. vai requerer um projecto. e por ser classificado como diz não lhe irão permitir que o faça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arsantos
  5.  # 5

    Nao tenha muitas esperanças. Porém:

    Ha algumas construções compatíveis com alguns tipos de REN.

    Arranje:
    Caderneta predial urbana
    Certidao predial permanente
    Plantas do PDM

    O "palhal" surge registado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arsantos
  6.  # 6

    Tem fotos?
    Em que concelho se situa / qual albufeira?

    Existem outras construções no terreno?
    Existe esgoto?
  7.  # 7

    Colocado por: ADROatelierTem fotos?
    Em que concelho se situa / qual albufeira?

    Existem outras construções no terreno?
    Existe esgoto?


    Bom dia,

    Agradeço imenso os cometários.
    Situa-se no cencelho de Sernancelhe (Viseu), freguesia de Freixinho
    As construções que existem são muito semelhantes à que descrevi - pequenas estruturas em pedra
    Não existe esgoto. A rede de luz e saneamento não chega lá.

    Como o objetivo é criar um espaço para fins de semana e poucos dias de férias (porque é efetivamente um local paradisíaco) tenho esperanças de conseguir concretizar, sendo que para a luz e para o esgoto haverá soluções, certo? (espero que a resposta seja "certo"...)
  8.  # 8

    Colocado por: ADROatelierNao tenha muitas esperanças. Porém:

    Ha algumas construções compatíveis com alguns tipos de REN.

    Arranje:
    Caderneta predial urbana
    Certidao predial permanente
    Plantas do PDM

    O "palhal" surge registado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arsantos


    Agradeço imenso os cometários.
    Situa-se no cencelho de Sernancelhe (Viseu), freguesia de Freixinho
    As construções que existem são muito semelhantes à que descrevi - pequenas estruturas em pedra
    Não existe esgoto. A rede de luz e saneamento não chega lá.

    Como o objetivo é criar um espaço para fins de semana e poucos dias de férias (porque é efetivamente um local paradisíaco) tenho esperanças de conseguir concretizar, sendo que para a luz e para o esgoto haverá soluções, certo? (espero que a resposta seja "certo"...)

    Pelo menos agora já sei por onde começar...
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantos



    a familia tem que ser mesmo pequena, tipo duas pessoas, e uma delas não pode ser muito gorda para caber na casa.

    no entanto tudo começa por agendar uma reunião com um técnico do departamento urbanisco da camara e ver o que é possivel.

    no entanto, diria que as prespectivas não são famosas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arsantos


    Agradeço imenso os cometários.
    Situa-se no cencelho de Sernancelhe (Viseu), freguesia de Freixinho
    As construções que existem são muito semelhantes à que descrevi - pequenas estruturas em pedra
    Não existe esgoto. A rede de luz e saneamento não chega lá.

    Como o objetivo é criar um espaço para fins de semana e poucos dias de férias (porque é efetivamente um local paradisíaco) tenho esperanças de conseguir concretizar, sendo que para a luz e para o esgoto haverá soluções, certo? (espero que a resposta seja "certo"...)

    Sim, somos todos bem magrinhos :)
    Por isso a ideia de um alpendre fechado em vidro, para aproveitar a área que já existe para um pequeno WC e área de sala que permita zona de dormida
  10.  # 10

    Veja se o palhal surge registado, nos documentos acma referidos.

    Veja no site da camara as plantas do PDM.

    Como se chama a albufeira? Costuma haver um regulamento.
    • RCF
    • 18 setembro 2018

     # 11

    Colocado por: arsantos

    Agradeço imenso os cometários.
    Situa-se no cencelho de Sernancelhe (Viseu), freguesia de Freixinho
    As construções que existem são muito semelhantes à que descrevi - pequenas estruturas em pedra
    Não existe esgoto. A rede de luz e saneamento não chega lá.

    Como o objetivo é criar um espaço para fins de semana e poucos dias de férias (porque é efetivamente um local paradisíaco) tenho esperanças de conseguir concretizar, sendo que para a luz e para o esgoto haverá soluções, certo? (espero que a resposta seja "certo"...)

    Pelo menos agora já sei por onde começar...

    E vai começar por onde...?
    Se a rede de luz e saneamento não chegam lá, está disposto a gastar alguns milhares de euros, apenas para garantir estas ligações?
    Está disposto a gastar mais alguns milhares de euros com licenciamentos na câmara e em técnicos para o projeto?
    Se está disposto a isso, força!
    Se não, tendo em conta a área do espaço e a utilidade que lhe pretende dar, pondere fazer apenas umas obras de beneficiação e tente encontrar alternativas para a ligação elétrica e saneamento. Seria o que, provavelmente, eu faria. Ou isso ou esquecia o assunto...
  11.  # 12

    Colocado por: RCFestá disposto a gastar alguns milhares de euros, apenas para garantir estas ligações?

    fossa estanque e solução fotovoltaica com apoio de baterias, uns 6000€


    Colocado por: RCFEstá disposto a gastar mais alguns milhares de euros com licenciamentos na câmara e em técnicos para o projeto?

    Pode não ser necessário.. mas pode ser uma mais valia... um investimetno.
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradasfossa estanque e solução fotovoltaica com apoio de baterias, uns 6000€


    Eventualmente um gerador pequeno para se tudo correr mal, pelo menos não fica as escuras.
    Fossa estanque é que pode levar a uma despesa considerável no futuro...
  13.  # 14

    Sugestão, componha o palhal sem dar muito nas vistas. Caso não tenha dado conta já há mais ''palhais'' assim perto. Luz, meta um painel solar, algo rústico
 
0.0205 seg. NEW