Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Eu pela experiência que tenho ganho nestes meses a fazer simulações e a negociar com o banco...chego a conclusão que o que importa mesmo é somente o MTIC,lá vem expresso o lucro que se dá ao banco(com todas as despesas incluídas,seguros.. prestação mensal e afina)e também o valor que cobram por cada € emprestado!! é que há bancos que cobram pouco de mensalidade..mas depois nos seguros e outras porcarias associadas...vão buscar uns euros aqui..outros ali,e isso conta tudo como encargo mensal!!fiz simulação no EuroBic com spread de 1.65 e outro na caixa geral a 1.35...e no EuroBic nos primeiros 14anos pagava mais 70€ anuais,depois desses 14anos...a caixa geral era sempre mais cara anualmente até ao fim do crédito!
  2.  # 42

    Colocado por: tmmc

    TAER?
    Spread?

    So com esses valores nao da para perceber onde esta a diferença, tirando a carencia de capital nesses 2 anos so paga juros.


    TAER não estou a encontrar, a TAEG do AB é de 2,3% e do CA é de 2,7%

    Spread

    No AB aparece isto: Spread Base - 3%
    Spread no prazo remanescente - 1,25%

    No CA
    Spread Base 1.95%
    Spread Contratado 1,5%
  3.  # 43

    Colocado por: tiagooliveira20Isto dos créditos não se pode olhar só para o juro, ainda estou a tentar perceber 2 simulações que obtive.

    CAgrícola
    TAN 1,331%
    Prestação mensal 356,23€

    ActivoBank -
    TAN 1,081%
    Prestação mensal 117,11€ - 24 meses
    355,37€ restante

    Mesmo prazo, mesmo valor, tudo igual.

    MTIC
    CA - 226993€
    AB - 260719€

    Como aparece uma diferença tão grande? Será pela carência de capital dos primeiros 24 meses no AB?


    considerando que o valor da prestação mensal que apresenta (dependendo de onde retirou a informação) apenas é o valor do juro e do capital amortizado por mês : e para o cálculo desses dois valores só influência a TAN, capital em dívida e o número de prestações, aí tem um bom exemplo como períodos de carência, são muito pouco vantajosos para o cliente (salvo raras excepções...) e pensando ao contrario, como é importante, amortizar rapidamente no vcspital em dívida, para baixar o custo total.
  4.  # 44

    Não, os valores da prestação incluem também os seguros. Mas sim, no CA disseram logo que a carência era pouco vantajosa para nós.
  5.  # 45

    Ouço muitas vezes isto. Que o CA informa logo á partida que as condições não sao vantajosas por não se dedicarem ao segmento da habitação.
  6.  # 46

    Colocado por: tiagooliveira20Não, os valores da prestação incluem também os seguros. Mas sim, no CA disseram logo que a carência era pouco vantajosa para nós.


    ok, da mesma forma se vê o mesmo
  7.  # 47

    Colocado por: ADROatelierOuço muitas vezes isto. Que o CA informa logo á partida que as condições não sao vantajosas por não se dedicarem ao segmento da habitação.


    Não foi isso que disse, até agora até me parece o local mais vantajoso de onde tenho andado a simular, e fazem logo à partida a simulação sem carência para tornar o crédito mais vantajoso para o cliente, que foi o que eu disse atrás, que me tinham dito que ficar 24 meses com carência de capital, só a pagar juros, não é vantajoso. Além do que se vê no aumento do MTIC de um crédito, fará com que a prestação fique sempre mais alta no final dos 24 meses, afinal o crédito que era à partida para 30 anos por exemplo, só é 28 e o capital tem que se diluir em menos meses..
  8.  # 48

    Alguém que saiba esclarecer que valores são estes,e se é pago no mês 1 de todos os anos?!
      Screenshot_20180921-115624.jpg
    • nwpt
    • 21 setembro 2018

     # 49

    Colocado por: bruno cristetaAlguém que saiba esclarecer que valores são estes,e se é pago no mês 1 de todos os anos?!
      Screenshot_20180921-115624.jpg


    Não. Só no início...
    São custos relacionados com abertura do processo, etc...
  9.  # 50

    Quando me deram a minha FINE tbm perguntei logo o que era essa coluna linha lol mas já assinei a escritura e não paguei nada do que lá anda. Na altura o meu gestor de conta disse-me que era uma soma do ano 1. O meu empréstimo é de 68000euros
  10.  # 51

    Ah ok...já percebi,deve ser algumas das despesas que pagas de processos,uma parcela daquele bolo todo que pagas junto com a escritura!!
  11.  # 52

    Já agora...que Euribor é que acham melhor??6 ou a 12meses...visto que possivelmente vai começar a Euribor a aumentar,e já não me recordo dos anos de 2009 se quando aumentou daquela forma abrupta...penalizou mais quem tinha a 6 ou 12 meses!?
  12.  # 53

    estão a deixar optar por uma ou outra?

    como calculam quando o valor é negativo, já tem a cláusula que considera ZERO, para valores de euribor negativa?
  13.  # 54

    Sim no EuroBic dão me opção..mas estão a modos que querer "Influenciar" para a de 6 meses!acerca dessa cláusula ou a situação dos valores a zero...creio que na simulação FINE..está lá explicito no mapa de pagamentos até ao fim do contrato...visto que a Euribor agora está a negativos
  14.  # 55

    a 6meses, teoricamente vai sair do negativo primeiro, e é mais rápida a responder às variações do mercado,,, ora como o sentido é subir ... por outro lado é mais progressivo nas variações da prestação (para quem apenas pensa naquilo que paga mensalmente, sem uma poupança adicional) ao longo do tempo : os saltos na prestação devido a actualização da euribor.

    ou não percebeu a pergunta ou não percebi eu a resposta

    o que alguns bancos estão a fazer, nos novos contratos (nos antigos, a maioria não previa que as euribor viessem para negativo) é que a TAN é a soma do spread com o indexante, em que o indexante assumirá o valor de 0, quando a euribor se assuma negativa.

    com alguma manha, e outra ignorância do cliente, se vai aqui e ali ganhando qualquer coisa.

    um exemplo:

    indexante -0,15%

    banco 1 : spread 1,3
    banco 2: spread 1,4

    qual melhor? fácil, a que tem o spread mais baixo,,, o spread é que conta,

    (letras miudinhas)
    banco 1 : indexante utilizado será calculado pelo máximo entre o valor do indexante e zero
    banco 2 : indexante

    resultado, TAN= spread + indexante

    banco 1 : TAN 1,3%
    banco 2 : TAN 1,25%

    qual o melhor agora? (isto para não falar nas taxas, comissões e afins que vem a seguir...) mas se alguém souber onde é que dão spread de 1,01% esse é que é bom.

    na FINE, essa tabela cheia de números, e tão maior quanto o número de anos que pedir o empréstimo, é uma “fotografia” que só é correcta e verdadeira nas seguintes condições:

    até ao aniversário do indexante utilizado E não fizer nenhuma amortização antecipada (e claro deixando de lado alterações contratuais, incumprimentos e afins...)

    ou seja, essa tabela é teórica e pouco mais que serve para validar os cálculos que CADA cliente devia fazer por si, juntamente com alguns cenários que deve simular.
    Concordam com este comentário: bruno cristeta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno cristeta
  15.  # 56

    Colocado por: nmex2a 6meses, teoricamente vai sair do negativo primeiro, e é mais rápida a responder às variações do mercado,,, ora como o sentido é subir ... por outro lado é mais progressivo nas variações da prestação (para quem apenas pensa naquilo que paga mensalmente, sem uma poupança adicional) ao longo do tempo : os saltos na prestação devido a actualização da euribor.

    ou não percebeu a pergunta ou não percebi eu a resposta

    o que alguns bancos estão a fazer, nos novos contratos (nos antigos, a maioria não previa que as euribor viessem para negativo) é que a TAN é a soma do spread com o indexante, em que o indexante assumirá o valor de 0, quando a euribor se assuma negativa.

    com alguma manha, e outra ignorância do cliente, se vai aqui e ali ganhando qualquer coisa.

    um exemplo:

    indexante -0,15%

    banco 1 : spread 1,3
    banco 2: spread 1,4

    qual melhor? fácil, a que tem o spread mais baixo,,, o spread é que conta,

    (letras miudinhas)
    banco 1 : indexante utilizado será calculado pelo máximo entre o valor do indexante e zero
    banco 2 : indexante

    resultado, TAN= spread + indexante

    banco 1 : TAN 1,3%
    banco 2 : TAN 1,25%

    qual o melhor agora? (isto para não falar nas taxas, comissões e afins que vem a seguir...) mas se alguém souber onde é que dão spread de 1,01% esse é que é bom.

    na FINE, essa tabela cheia de números, e tão maior quanto o número de anos que pedir o empréstimo, é uma “fotografia” que só é correcta e verdadeira nas seguintes condições:

    até ao aniversário do indexante utilizado E não fizer nenhuma amortização antecipada (e claro deixando de lado alterações contratuais, incumprimentos e afins...)

    ou seja, essa tabela é teórica e pouco mais que serve para validar os cálculos que CADA cliente devia fazer por si, juntamente com alguns cenários que deve simular.
    essa situação do indexante não percebi muito bem..aliás quase todas as simulações que fiz têm lá essa situação do "indexante"!!o indexante é melhor ser um número mais alto ou mais baixo?!tenho aqui simulações com indexante a 0,269 e outras a 0,169!eu normalmente olho mais para o MTIC e também para o "diagnóstico da maturidade do crédito"!!por exemplo,na caixa geral daí me um spread de 1,35 e no EuroBic dão 1,65..toda a gente vai logo a correr para o de 1,35,e de facto nos primeiros 12anos a prestação sai mais barato uns 12€...mas a partir daí, é sempre a subir(comparada com a do EuroBic) quase até ao final do empréstimo!!tanto que no final...com um spread de 1,35 no MTIC vou pagar na totalidade quase mais 8000€ que no EuroBic!!
  16.  # 57

    O indexante é o valor a que a euribor de referencia para esse crédito se encontra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno cristeta
  17.  # 58

    indexante é a euribor, que pode ser 3, 6 ou 12 meses.

    a TAN (que é o que serve para o cálculo do que paga por mês, entre juros e capital amortizado) é a soma do spread e do indexante

    o spread, como já percebeu, cada um da o seu, e quando se da de um lado, terão que tirar noutro,,, como em tudo, a oferta está mais ou menos alinhada entre a concorrência, depois variam aqui e ali e pode ser mais apelativo para um cliente ou o outro,

    o indexante (euribor) é um valor variável, que ninguém controla (supostamente) e que varia diariamente (por exemplo https://www.euribor-rates.eu) e que quanto mais baixo melhor... o que os bancos fazem ao considerar um número negativo como zero, é estarem a “comer” essa poupança como ganho deles (forma encaputada de aumentar o spread) para a TAN ficar igual.

    para o cálculo do indexante, a aplicar junto do spread para obter a TAN, faz-se, depois de identificado o tipo de euribor, a média mensal no mês em que é considerado o indexante:

    por exemplo, numa euribor a 12M, anualmente e sempre no mesmo mês, esse cálculo é feito para se obter o valor a utilizar mas 12 prestações seguintes, e assim sucessivamente ao longo de todo o contrato.. se for a 6M, será de 6 em 6 meses (haverão dois meses de referencia), se for a 3M, serão 4 meses de referência,


    nas simulações que tem, tem a certeza que os indexante são números positivos?
    a euribor em agosto fechou com
    12M -0,169
    3M -0,319
  18.  # 59

    Colocado por: nmex2indexante é a euribor, que pode ser 3, 6 ou 12 meses.

    a TAN (que é o que serve para o cálculo do que paga por mês, entre juros e capital amortizado) é a soma do spread e do indexante

    o spread, como já percebeu, cada um da o seu, e quando se da de um lado, terão que tirar noutro,,, como em tudo, a oferta está mais ou menos alinhada entre a concorrência, depois variam aqui e ali e pode ser mais apelativo para um cliente ou o outro,

    o indexante (euribor) é um valor variável, que ninguém controla (supostamente) e que varia diariamente (por exemplohttps://www.euribor-rates.eu) e que quanto mais baixo melhor... o que os bancos fazem ao considerar um número negativo como zero, é estarem a “comer” essa poupança como ganho deles (forma encaputada de aumentar o spread) para a TAN ficar igual.

    para o cálculo do indexante, a aplicar junto do spread para obter a TAN, faz-se, depois de identificado o tipo de euribor, a média mensal no mês em que é considerado o indexante:

    por exemplo, numa euribor a 12M, anualmente e sempre no mesmo mês, esse cálculo é feito para se obter o valor a utilizar mas 12 prestações seguintes, e assim sucessivamente ao longo de todo o contrato.. se for a 6M, será de 6 em 6 meses (haverão dois meses de referencia), se for a 3M, serão 4 meses de referência,


    nas simulações que tem, tem a certeza que os indexante são números positivos?
    a euribor em agosto fechou com
    12M -0,169
    3M -0,319
      Screenshot_20180921-233514.png
  19.  # 60

    aí está :)

    estão a considerar euribor 12M : como referência para a simulação, será o mês de agosto o mês de referência : em agosto de 2018 a euribor 12M fechou com -0,169%

    estão lhe a dar um spread base de 2,15% e um bonificado (contratando os produtos/serviços associados : aqui é que tem que ter atenuação, não bonifiquem o spread e “carregeum” nas comissões de alguns produtos...) de 1,65%

    como assumem o valor da euribor negativo (o que falamos atras), obtém uma TAN de

    2,15-0,169 = 1,918% sem os produtos/serviços
    e
    1,65-0,169 = 1,481% com os produtos/serviços contratados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno cristeta
 
0.0258 seg. NEW