Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ora bem só posso ver aqui uma questão mais critica.

    Se a imobiliária está a fazer pressão para se fazer a escritura num notário onde eles conhecem a "Doutora", isso levanta fundadas suspeitas.

    Primeiro o articulado da escritura pode conter, ou omitir, algo que o vendedor ou a imobiliária acham que um notário de fora possa achar impeditivo de se efectuar a escritura. Uma licença de habitação inválida, uma procuração menos correcta, uma habilitação de herdeiros incompleta...etc

    Vou dar um exemplo que aconteceu: um casal estava separado (mas não divorciado) e o marido resolveu vender a casa, para o que apresentou uma procuração inválida da mulher. A venda seguiu para a frente. A mulher descbriu que tinha sido tramada e meteu o caso em tribunal para invalidar a venda, Da ultima vez que soube do caso, estava tudo em tribunal o os compradores em risco de perder a casa e o dinheiro...

    Se fosse eu exigia que a escritura fosse feita num outro notário qualquer, melhor ainda contratava um advogado que iria comigo à estritura...
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mjeremias
    •  
      GMCQ
    • 18 setembro 2018

     # 22

    Colocado por: mjeremiasOlá a todos,

    Desde que decidi comprar casa que acompanho regularmente este fórum, no entanto, somente agora sinto necessidade de postar.

    Estou mesmo a finalizar a compra de casa. Vou comprar a pronto e não há nenhuma hipoteca sobre a casa, pelo que não há intervenção de bancos. A única 3ª entidade (para além de mim, compradora, e do vendedor) é a agente imobiliária, que é amiga do vendedor. Até hoje, em todo o processo, não tenho nenhuma razão de queixa. No entanto, estou a achar uma situação muito estranha.

    Eu sempre insisti com a agente imobiliária que queria fazer a escritura+registo num balcão casa pronta. E ela sempre se mostrou relutante, tentando-me convencer de contrário, que seria melhor fazer num cartório. De tudo o que li neste fórum e na Internet, só tenho vantagens, desde financeiras, segurança, etc em fazer num balcão casa pronta. Mas a agência acabou por fazer a proposta de pagar-me todo o processo de escritura e registos caso fosse num cartório escolhido por eles (pelo que percebi, têm lá uma "Doutora" conhecida, defendendo que será muito mais ágil desta forma). Inclusivamente informaram-me que num balcão casa pronta só poderia fazer a escritura daqui a mais de 1 mês, o que acho muito estranho.

    Começo a achar que me estão a tentar passar a perna, sendo que todo o processo não passaria num balcão casa pronta. Será que estou a ser paranóica?

    Obrigada a todos


    Boa noite. Já fiz duas escrituras em notário e correram as duas bem. Assim à partida não vejo nenhuma razão aparente para estar preocupada e se lhe oferecem os valores da escritura (melhor!). Agora a pressa não poderá estar em possíveis comissões ainda por receber da parte do vendedor? Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mjeremias
  2.  # 23

    Agradeço a todos os vossos contributos.

    Realmente, penso que vou exigir que a compra seja feita num balcão casa pronta independente. Amanhã ligarei para um para perceber se há disponibilidade a curto prazo.

    Entretanto estive a pesquisar e, relativamente à questão de possíveis hipotecas ou onus, penso que o que tenho de pedir não é a certidão permanente, como têm dito (eu já a tenho e não há nenhuma informação relativamente a dívidas), mas sim a Informação Predial Simplificada, da qual consegui obter um exemplar, a título ilustrativo, na internet:
    https://i.imgur.com/Cw3boEi.png

    Pelo que entendi, também se obtém no registo predial online. No entanto, irei também exigir este documento à imobiliária.

    Muito obrigada a todos!
  3.  # 24

    Será para que fique registado que não houve intervenção de terceiros na venda?
  4.  # 25

    Colocado por: Filipe21Será para que fique registado que não houve intervenção de terceiros na venda?


    Isso é perguntado na altura da escritura e o comprador só mente se quiser.

    Num cartório também é tudo feito no mesmo local, paga os impostos, etc.
  5.  # 26

    Estive numa situação similar e depois percebi que a suposta dona da casa estava a meio de um processo de divorcio.
    A casa tinha sido comprada enquanto ainda era solteira mas na CasaPronta não aceitavam fazer a escritura sem a assinatura do "ainda" marido dela.
    Fiquei a saber que se comprasse a casa o marido podia vir mais tarde dizer que a casa foi vendida sem o consentimento dele e tinha ai um sério problema por isso cancelei o negócio.
    No seu lugar eu preferia pagar os custos da casa pronta e esperar mais 1 mês pela escritura e não correr riscos.
  6.  # 27

    Eles querem fazer a escritura por um valor inferior ao acordado e sentem-se mais seguros no cartório porque devem ter lá alguém controlado.
    • eu
    • 19 setembro 2018

     # 28

    "Onde há fumo, há fogo"

    Pode não ser nada, mas acho que não está a ser paranoica e deve ter muito cuidado...
  7.  # 29

    Fico estupefacta com coisas que li aqui.. as escrituras que falam foram feitas por um notário? De acordo com o código do notariado os notários podem praticar actos anuláveis mas nunca actos nulos.
    Além de que o notário e uma figura dotada de fé pública. Como em qualquer profissão há quem faça bem o seu trabalho e quem não o faça mas falsas declarações não podem acontecer até porque é no cartório que se fazem os registos e se o mesmo levantar dúvidas à conservatória levanta um suprimento ao notário.
    Se não se sente segura faça o que entender melhor para si e se necessário recorra a alguém que a possa elucidar mas que seja um entendido no assunto.
    Um processo de compra de uma casa é muito simples, ainda mais não havendo intervenção bancária.
    Se quiser posso ajudá-la ainda mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mjeremias
  8.  # 30

    Outra situação que pode originar esse comportamento por parte da imobiliária é que (se calhar) pretende que na escritura não exista referência ao seu envolvimento na venda (situação que actualmente é obrigatório). Nesse caso (fictício) a imobiliária recebe 'por fora' (sem emissão de recibos) e o vendedor não paga o IVA da comissão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mjeremias
  9.  # 31

    Colocado por: amartinsOutra situação que pode originar esse comportamento por parte da imobiliária é que (se calhar) pretende que na escritura não exista referência ao seu envolvimento na venda (situação que actualmente é obrigatório). Nesse caso (fictício) a imobiliária recebe 'por fora' (sem emissão de recibos) e o vendedor não paga o IVA da comissão.


    Essa situação é indiferente ser no notário ou na casa pronta, porque obriga comprador e vendedor a mentir.
  10.  # 32

    Que confusão que vai para aqui....

    Isso tem uma resposta simples. Para marcar numa casapronta conta sempre com pelo menos 1 mês....Dependendo da zona, costuma estar tudo cheio. Num notário normalmente faz-se de um dia para o outro e a imobiliária tem todo o interesse em fazer a escritura o mais rapido possível, daí assumir o custo diferencial (1 mês é muito tempo e pode dar azo a tanto o vendedor/comprador desistir do negocio).

    Nao pense mais nisso e faça no cartório.
    Concordam com este comentário: GMCQ, pedrosslp, migasll
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mjeremias
  11.  # 33

    Obrigada a todos. Já me sinto mais confiante, provavelmente estava a ser paranóica. Hoje liguei para várias casa pronta e, das que me atenderam, todas elas apenas tinham disponibilidade para Dezembro :O

    Entretanto, exigi a Informação Predial Simplificada à imobiliária, de forma a que pudesse verificar hipotecas, penhoras e outros ónus, que me informou que a certidão permanente (que já me tinham enviado) contém toda essa informação. No entanto, na certidão permanente não vejo nada relativo a hipotecas, penhoras ou outros ónus. Isto significa que não existem? Se existissem, estariam neste documento? Ou tenho mesmo de pedir a Informação Predial Simplificada?

    Obrigada a todos e desculpem a minha insegurança!
  12.  # 34

    O notário antes de efectuar a escritura consulta a certidão permanente.
    Caso houvesse penhoras ou hipotecas tinham de constar na certidão.
    Já fiz escrituras no balcão casa pronta no notário e até por documento particular e ultimamente até o código de acesso da certidão consta na escritura.
    Se está com tantas incertezas marque você a escritura noutro cartório, assim fica mais descansada.
  13.  # 35

    Colocado por: Paramonte

    Vou dar um exemplo que aconteceu: um casal estava separado (mas não divorciado) e o marido resolveu vender a casa, para o que apresentou uma procuração inválida da mulher. A venda seguiu para a frente. A mulher descbriu que tinha sido tramada e meteu o caso em tribunal para invalidar a venda, Da ultima vez que soube do caso, estava tudo em tribunal o os compradores em risco de perder a casa e o dinheiro...
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mjeremias


    Boas,

    Apesar de também gostar de fazer as escrituras em Balcão Casa Pronta, diga-me pf onde é que o Balcão Casa Pronta seria mais seguro que um cartório neste caso?
    Quem apresentou uma falsa procuração foi o vendedor, o problema iria acontecer quer no balcão quer no cartorio, não confundam erradamente as pessoas sff.

    Cumprimentos
  14.  # 36

    Colocado por: jorgebogas

    Boas,

    Apesar de também gostar de fazer as escrituras em Balcão Casa Pronta, diga-me pf onde é que o Balcão Casa Pronta seria mais seguro que um cartório neste caso?
    Quem apresentou uma falsa procuração foi o vendedor, o problema iria acontecer quer no balcão quer no cartorio, não confundam erradamente as pessoas sff.

    Cumprimentos


    Até porque o estado civil é meramente declarativo, logo, vale o que disserem. Acrescendo ainda o facto de incorrer num crime de falsas declarações.
  15.  # 37

    No Porto, para a Casa Pronta tinha de esperar 1 mês para a escritura e o Banco propôs-me o cartório mas com um acréscimo de custos. Mantive a espera e por sorte apareceu uma vaga passadas 2 semanas.
    Penso que hipótese da pressa por parte da imobiliária é a razão mais provável. Quantos negócios deixam de se fazer porque uns dias depois se descobre uma casa melhor ou mais barata?
  16.  # 38

    Você pode fazer isso num balcão qualquer e não no da sua área de residência.
    Se calhar se andar 60km para longe faz isso mais rápido.
    Já agora com tanta demora, passa um mês e nem marcou num lado nem no outro.
    Tinha já marcado, e quando tudo se efectivasse já tinha passado eum mês e chagado a data.
 
0.0218 seg. NEW