Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar trocar de casa.
    Fui falar com uma imobiliária, mas não gostei.

    Gostam de "recomendar" qual é a casa ideal para mim, qual o "melhor" banco, enfim...
    Toquei num assunto que ainda não percebo completamente.
    A partir de Julho não vai ser mais necessário fazer escritura para comprar casa.
    Eles disseram que "não" é bom... sempre trabalharam com cartórios... é mais seguro, e não vão mudar...

    Qual é a vossa opinião? Diante de tanta imposição, estou a pensar fazer negócio particular a particular, mas... não recorrer a escrituras, isso é SÓ vantagens? Como é que me vai facilitar a nivel burocrático? E a nivel de gastos?

    Obr,
    Jaime
  2.  # 2

    JaVo2004 não vou responder à pergunta que coloca em relação ao fim das escrituras.

    Mas vou dar-lhe o meu testemunho em relação aos negócios particular a particular.
    As casas saem muito mais baratas e na hora de vender pode vendê-la por um preço mais baixo porque tb lhe custou menos a si.
    Por exemplo, a outra casa que o JaVo2004 quer vender e não consegue (não sei se já conseguiu), se tivesse sido comprada a particular, teria sido muito mais barata e agora o JaVo2004, provavelmente, já se teria visto livre dela porque iria vender por menos dinheiro do que tem de vender.
    Comprar por imobiliária tb tem vantagens, eles é que se "chateiam" com a documentação.
    Embora as imobiliárias gostem de recomendar casas e bancos a última palavra é sempre a sua.
    Só por curiosidade, neste momento as imobiliárias estão a ganhar entre 3000 e 5000euros sobre a venda das casas.

    Boa sorte.
  3.  # 3

    As imobiliarias cobram á percentagem, nao ao valor como foi dito atrás.

    Eu só escrituro pelo cartório. E as escrituras sempre se fizeram, e continuarão a fazer. Apenas são feitas, por documento particular.
    No entanto esta medida é bastante perigosa, e irá criar situações bastante complicadas, favorecendo as "falcatruas". Os processos em tribunal aumentarão.
  4.  # 4

    Bons dias,
    Pois no meu caso, se eu poder, negociando a particular, não faço questão de fazer escritura em cartório (hey, não há de ser só desvantagem... esta medida há de ter as suas vantagens, não? - até porque foi aprovada como medida para simplificar a compra e venda de casa)
    Eu só queria ter uma ideia concreta dos beneficios... podem me ajudar?
    Que "situações complicadas" é que esta nova medida pode gerar?

    Obrigado!
  5.  # 5

    Parreira, há imobiliárias que cobram valores fixos, há outras que é á percentagem.

    Tenho a minha casa à venda em várias imobiliárias e apenas 3 trabalham à percentagem ,a saber: ERA; HOMESMILE e CASA PARQUE.
    E o valor que mencionei (3.000 - 5.000euros) é a comissão que as imobiliárias estão a cobrar pela venda da minha casa.

    Desculpa JaVo2004
    Já agora, onde andas à procura da casa nova?
  6.  # 6

    Bom dia,
    No Pinhal Novo...
  7.  # 7

    Bom dia JaVo
    Quais as características da casa que andas à procura e em que zona?
  8.  # 8

    pipocas4
    Caracteristica: Ultimo andar.
    Zona: qualquer uma, FORA da Sul-Ponte

    ... mas primeiro... quero-me desfazer da minha actual casa, e aqui é que está o problema...
    Lancei este tópico, pq queria saber até que ponto esta nova medida pode facilitar a venda e compra de casa...
  9.  # 9

    Bem.... eu nao percebo nada disto... afinal... alguem me pode explicar para que serve uma escritura?? sem ser gastar mais dinheiro na compra da casa claro... peço desculpa pela minha ignorancia... mas realmente nunca comprei casa e nao percebo nada disto... mas estou a pensar comprar.. e se puder poupar sem isso me trazer graves consequencias melhor...

    Alguem me pode ajudar pf??
  10.  # 10

    JaVo2004
    Aconselho último andar mas só com elevador.
    Os últimos andares às vezes tb dão problemas, as famosas infiltrações, por exemplo.
    Por outro lado, tb são mais baratos se não tiverem elevador.

    Se a medida é boa ou não, só depois de algum tempo da sua implementação é que se chegará a conclusões.

    Boa sorte.
  11.  # 11

    Boas,
    Fruto da minha profissão, já lido com compras e vendas de imóveis há uns bons aninhos... O que me permite ter uma perspectiva acerca deste tópico.
    1. Ainda não é certo que a partir de Julho se deixem de fazer escrituras. O diploma não foi publicado nem sequer está aprovado. Foi apenas aprovado na generalidade em Conselho de Ministros, mas precisa passar pelo crivo da especialidade...
    2. A questão dos custos é absolutamente falaciosa. A ver vamos: actualmente, para comprar um imóvel, a pessoa tem de ir a uma série de sítios recolher papelada, depois marca a escritura no notário, faz a escritura e no mesmo momento o notário cobra os seus honorários (que são fixos e tabelados por portaria do Governo) e cobra os impostos que revertem a favor do Estado - IVA e Imposto de Selo (IS). Para terem uma ideia, o preço do acto notarial (escritura) de compra e venda varia em função do valor do imóvel, entre € 117,65 até um máximo de € 195,59 - para imóveis acima de € 200.000,00. Depois de escritura feita, a pessoa tem de ir registar à Conservatória do Registo Predial a compra... Nota: os impostos, honorários e tudo o mais são pagos pelo comprador, o vendedor só acerta contas da venda do imóvel em sede de IRS (se houver lugar a mais-valias).
    3. A factura do notário nunca é no valor dos honorários que acima falo, mas por um motivo: é que eles estão obrigados a cobrar os impostos para o Estado. O IVA são 21% sobre os honorários (21%*195,59, por exemplo), mas o grosso da fatia que a pessoa deixa no notário é o Imposto de Selo, que é nada mais nada menos que 0,8% do valor da compra que o Estado "come" por cada transmissão. Imagine-se um caso de um imóvel de € 200.000,00, o IS são €1600.
    4. Depois, ainda há o caso do IMT - Imposto sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, a antiga SISA, que pode ir até 6% do valor da compra.
    5. Todos os impostos que acabei de referir fazem parte de uma transmissão, e são suportados pelo comprador. Isso não muda, mesmo que venha a ser aprovada a tal lei que isenta de escritura pública estes actos.
    6. Portanto, a questão só se põe mesmo quanto aos honorários dos notários. O que acontece é que, se a tal lei for aprovada, não basta haver o documento feito entre os dois particulares, porque, para ser válido, o documento vai ter que ser autenticado, recorrendo a um advogado ou solicitador - é o que vem no texto que foi aprovado. E claro que o advogado/solicitador vão cobrar esse trabalho. E digam-me qual é o advogado ou solicitador que cobra menos do que € 200,00 por um contrato. Eu não sei de nenhum e conheço muitos!
    7. Por isso, não se enganem, meus amigos, esta reforma não traz nada de mais barato para os particulares, traz sim é mais trabalho para os advogados...
    8. Quanto à questão das vantagens, há que ver um aspecto. Quando a pessoa vai a um notário fazer a escritura, o notário é independente, não patrocina uma das partes em detrimento da outra, como acontece no caso dos advogados ou solicitadores, que são pagos para defenderem a parte que, precisamente, lhes paga. Isto é muito importante para quem não é versado em Direito e não consegue perceber, sem que lhe expliquem, todos os termos e implicações do que significa, por exemplo, comprar um imóvel que tenha uma penhora, ou uma hipoteca. Já estou mesmo a imaginar que, quem pode pagar a um advogado, vai estar bem aconselhado, quem não pode... faz como a outra parte quer e não pia... nem sabe o que assina...
    Outro aspecto que não pode ser desconsiderado é isto... As escrituras ficam obrigatoriamente arquivadas no cartório, e daqui a 50 anos, se preciso for, pode ir lá buscar uma cópia. Os documentos particulares podem ser inutilizados no minuto a seguir a terem sido assinados, já com o imóvel pago e tudo o mais... que protecção é que isto dá ao comprador? Quem lhe garante que quem lhe vende a si, não vendeu já a outro? E o mais grave é que estas coisas poderão ser feitas sem deixar rasto...
    9. Um outro aspecto com que me deparei um dia destes enquanto estava a trabalhar, foi que existe uma coisa chamada "Casa Simples, Casa Segura", feita pelos notários, que é a pessoa poder deixar tudo a cargo do notário, para além da escritura: isto é, o notário recolhe os documentos para a escritura, faz a escritura e faz o registo depois da escritura. Tudo isto sem custos acrescidos. Podem procurar mais informações no site da Ordem dos Notários: www.notarios.pt
    10. Na minha opinião pessoal e profissional, vou tratar de tudo como tenho feito até agora: no notário. A responsabilidade é demasiado grande para fazer de outra forma, e a quebra da segurança é monumental... Só quem está por dentro do assunto para ver as possibilidades de fraudes que isto potencia...
    cumprimentos
  12.  # 12

    Muito obrigada Dante!!!!

    Até que enfim percebi para que serve a escritura!!! lol

    Sendo assim... prefiro fazer escritura!!

    Mas... e quanto a preços?? Sao tabelados? Depende do tipo de casa? Como é que isso funciona?
  13.  # 13

    Ramboia,

    Quanto a preços dos notários, está tudo na Portaria 385/2004, de 16 de Abril, e estes não podem fugir dela. O valor das escrituras de compras e vendas só varia em função do valor dos imóveis (o patamar mais alto é o de acima de €200.000,00) Depois também vem tabelado o valor das escrituras de hipoteca e mútuo (que são actos diferentes da compra e venda).

    Mas o grosso do que se paga são sempre os impostos, e desses não há como fugir, com ou sem escritura...

    Ah, mas há outra vantagem das escrituras: é que os notários fazem obrigatoriamente, na escritura, todas as menções necessárias para o registo predial, reduzindo o risco de registos provisórios por dúvidas (em que depois a pessoa tem de pagar outra maquia para remover as dúvidas) ou mesmo as recusas de registo (tendo, por conseguinte, que se pedir novamente o registo).

    A dita Portaria está disponível no site do Diário da República electrónico: www.dre.pt
    Ou então uma pesquisa no google com os termos "Portaria 385/2004".

    Espero ter ajudado e boas compras.
  14.  # 14

    Muito obrigada.... acho que ja começo a perceber um bocadinho mais sobre isto... é a primeira vez que vou comprar casa.. e nao percebo nada disto.... ja pensei em alugar... so pa fugir destas burocracias todas, sou franca..

    mas ja cheguei á conclusao de que nao ha nada como fazer as coisas todas direitinhas e ao fim duns anos.... com mais dificuldade ou menos... ter algo que é realmente nosso...

    mas ainda tenho muito para aprender e perceber sobre estas burocracias todas antes de comprar uma casa...
  15.  # 15

    Colocado por: ramboiaBem.... eu nao percebo nada disto... afinal... alguem me pode explicar para que serve uma escritura?? sem ser gastar mais dinheiro na compra da casa claro... peço desculpa pela minha ignorancia... mas realmente nunca comprei casa e nao percebo nada disto... mas estou a pensar comprar.. e se puder poupar sem isso me trazer graves consequencias melhor...

    Alguem me pode ajudar pf??


    A escritura é um documento juridicamente válido, que prova efectivamente a posse do imovel. É isso que prova de quem é o bem na realidade.
  16.  # 16

    Sim Parreira... obrigado! Cheguei a essa conclusao mediante o que o Dante disse... é um documento para por a casa em nosso nome...=) ja sou um bocadinho menos ignorante... hihi
  17.  # 17

    Desculpem a intervenção, mas parece-me que esse tal de Dante e outros que por aqui passam não são mais do que profissionais Notariais a defender as suas Damas - as escrituras. Esperem por Jan/2009, e então tirem as suas conclusões. Nem tudo o que esses novos 'negociantes do Direito' dizem é realmente assim.
  18.  # 18

    Colocado por: A. CardosoDesculpem a intervenção, mas parece-me que esse tal de Dante e outros que por aqui passam não são mais do que profissionais Notariais a defender as suas Damas - as escrituras. Esperem por Jan/2009, e então tirem as suas conclusões. Nem tudo o que esses novos 'negociantes do Direito' dizem é realmente assim.


    Se tivesse algum conhecimento do assunto, saberia que muitos dos problemas existentes com imoveis antigos, advem, quase sempre, da (in)existencia de escritura, de papeladas, ou de "escrituras" mal feitas.
    Por outro lado, uma escritura por documento particular, sempre se fez e sempre se irá fazer. Em alguns bancos, é practica habitual.
    Eu não teria qualquer problema em faze-lo.
 
0.0197 seg. NEW