Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Precisava da vossa ajuda para a resolução de algumas dúvidas.
    Após 1 anos de buscas pelo terreno “perfeito” estou finalmente a focar-me nesta opção. Terreno com boa área e com pinhal dentro de casa.

    Tem alguns senão que na CM não me souberam esclarecer - só entrando um projecto é que sendo analisado ficarei a saber as verdadeiras condições.
    Quando eu achava que finalmente este o terreno, no final levantaram um grande problema, o caminho. Afirmaram, embora sem certezas, que eu teria que pagar TODO O CAMINHO: desde alargamento (teria que doar terreno mas quanto a isso tudo bem), mas o pior, ALCATROAR.
    Ora, vivo frente a uma rua que faz anos que está toda esburacada, a CM não tem dinheiro para arranjar e querem que eu, um privado, pague uma rua??

    Indo ao que interessa, eu para comprar o terreno preciso em 1º lugar que saber no que me vou meter e até para poder negociar o preço, perceber quanto é que custará fazer o que a CM talvez peça. Alcatroar + passeio (espero que só 1 passeio).

    É uma rua sem saída. Apenas 2 casas. 2 viúvas e 1 cavalo. A regra é igual para todos ou eles poderão ter em atenção que raramente será utilizada a rua e que o único carro será o meu?
    No início presumo que ela peçam para fazer tudo mas creio que podemos contrapor e chegar a acordo?
    Perguntas:
    - Qual terá que ser a largura total do caminho? Para perceber quanto tenho que doar de terreno.
    O caminho tem seria de 3mt de largura. Passeio numa rua sem saída dessa natureza, terá que ter quanto de largura? Se rua+passeio 6 metros significa que tenho que dar 3 metros. Significa que tenho que alcatroar e passeio de uma área de uns 500m2!! Se eu conseguisse pelo menos convencer a que:
    - Rua fosse em paralelo ou algo + barato. Passeio fosse o mínimo possível…. Talvez fosse mais viável.

    Qual o preço m2 para alcatroar? E para fazer passeio?

    Isto é em Vila Nova de Gaia.

    Deixo imagens com o meu plano para casa térrea.
    - O que está à venda é todo o terreno dentro da linha verde. Tem frente para rua principal e para o caminho.
    - o caminho tem 3 metros. A ter que dar + 3 metros de terreno (não sei se até mais..) ficarei com apenas 15metros de largura. A linha vermelha representa o corte de terreno que terei que doar.
    Tendo em conta a pouca largura, pensei nesta planta em L sendo que ,não haveria muro, a casa seria o muro para nascente por forma a se conseguir aproveitar em área interior da casa. O L seria para que houvesse um pátio/zona exterior de estar possível para poente. A ponta da casa para poente também ficaria encostado ao muro.
    O encostar ao muro deve-se ao facto de me terem dito que teria que deixar 3 metros de espaço ao muro. Ou seja, se só tenho 15mts, deixar 3 + 3 ficaria com apenas 9mts de largura de implantação!
    O senão de encostar ao muro é que perderia toda a luz natural de nascente. Não sei se é possível ter janelas quando a frente da casa está em cima da rua, se sim, seria óptimo.

    - A linha lilás significa que pretendo dividir o terreno e vender a parte para norte com frente para rua principal (que, creio, ser mais valiosa por isso).

    - A linha amarela é terreno vizinho mas tendo em conta que tem apenas uma frente, talvez eu consiga comprar barato essa metade pois pouca utilidade teria. Portanto, contemplar a ideia de que talvez mais tarde possa ganhar espaço para pátio e talvez abrir janela na ponta da casa para poente.


    Tendo adiantado todos estes detalhes, precisaria de ajuda para:

    - Ter ideia se é concretizáveis este plano
    - Ter ideia dos custos da rua num máximo e num mínimo. Num mínimo perceber onde consigo poupar, se tendo em conta ser um caminho sem saída, se sou obrigado a um passeio de 2,5mts por exemplo ou basta 1 mt de passeio ou se me livro disso e não faço passeio. Também perceber se posso fazer em paralelo em vez de alcatrão. O alargamento basta para 1 sentido, tem que ser 2 vias? 2 vias + estacionamento + passeio de um lado + passeio do outro..? Nesse caso quase nem terreno sobra…!

    E preciso de saber tudo isso porque preciso de argumento para negociar o preço. Para que efeitos o dono conseguiria vender o terreno. Ainda nem sequer tem um preço, preciso destes dados todos antes de negociar o preço com o proprietário.
    Perceber se ele conseguiria por exemplo rentabilizar para lotes, pois se sim, já seria um problema pois ele teria a desculpa de apresentar preço alto por o conseguir vender para investimento. Lotes eu presumo que fosse obrigado dar espaço para estacionamento e nesse sentido a largura passaria para apenas uns 12mts.

    Alguma dica que me possam dar sobre como negociar este terreno com o dono tendo em conta que o que ele vende tem uma “surpresa” que implica gastos e perda de terreno?

    Muito obrigado.

    [CLICANDO NAS IMAGENS CONSEGUEM VER EM MAIOR ESCALA]




  2.  # 2

    As imagens não aparecem.
  3.  # 3

    Peço desculpa, não funcionou o upload. Espero que quem já passou pela publicação possa verificar as imagens.
    Aqui vai novamente. Obrigado pelo alerta.


    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
 
0.0109 seg. NEW