Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ainda vai chorar muito pelo seu rico esquentador ... Principalmente que pelo que vejo sempre usou esquentador ...

    O termoacumulador ainda por cima de 50 litros exige ser regrado no consumo de agua quente :)


    Mas gostaria que este topico não ficasse por aqui e viesse cá daqui a um mês ou dois deixar o feedback da utilizaçao.


    Ps em minha casa e sendo utilizador de gas natural a 15 anos coloquei esquentador ventilado , deixei um local proprio já com tubagem e electricidade para um TE de 150litros( acho que cabe lá) mas tendo em consideraçao tudo acho que nunca na vida ira levar um.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 22

    Bem, nem sabia que existia essa manutenção do depósito por causa da oxidação... Tendo gás natural no prédio acho que vou mesmo ficar com gás. Meto tbm a placa a gás secalhar.
  3.  # 23

    Colocado por: larkhedeixei um local proprio já com tubagem e electricidade para um TE de 150litros( acho que cabe lá) mas tendo em consideraçao tudo acho que nunca na vida ira levar um.


    Fica sempre com a opção de colocar algo lá.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 24

    Colocado por: larkheAinda vai chorar muito pelo seu rico esquentador ... Principalmente que pelo que vejo sempre usou esquentador ...

    O termoacumulador ainda por cima de 50 litros exige ser regrado no consumo de agua quente :)


    Talvez! Não tenho ilusões em relação a este processo requerer um período de adaptação, por outro lado a minha utilização vai ser mesmo bastante frugal e estar agora a mudar tudo para prever um esquentador na cozinha é como atirar uma chave inglesa para a engrenagem, a obra começa segunda-feira que vem.
  5.  # 25

    Colocado por: rjmsilvaEu comprei um Ariston Lydos Hibrid, um TE com função de bomba de calor. Até agora tem trabalhado sempre em modo bomba de calor e só o tenho há cerca de um mês, não tenho forma de comparar consumos. Na minha rua não tenho gás natural, senão provavelmente teria colocado esquentador a gás natural.


    Finalmente alguém com um brinquedo desses..
    Estou a renovar a casa e tinha pensado em por algo do género dado não termos gás natural na rua (nem vamos ter tão depressa..).
    Como é que isso se porta a nível de consumos? Em modo BC aquece bem a água?
    Obrigado
  6.  # 26

    Verifique se as manutenções tem de ser feitas por pessoal oficial, se forem, compre o Te mais bararto que encontrar.
    • eu
    • 25 setembro 2018

     # 27

    Tendo gás natural no prédio, eu considero um ENORME erro a opção termoacumulador.

    -Vai gastar mais dinheiro (o custo do KWh da eletricidade é muito, mas mesmo MUITO mais caro do que o do gás natural - cerca de 3 vezes mais);

    -Vai ter que ter uma disciplina rígida nos gastos da água quente - se aparecer um imprevisto (e acredite que eles vão acontecer) não vai ter água quente.

    -Os termoacumuladores mais baratos têm tendência a ficar com fugas muito rapidamente, pelo que vai ter que o substituir rapidamente.

    Eu vejo que há por aqui muita gente com medo do gás natural, mas não há motivos para tantos receios, desde que os equipamentos sejam bem instalados. E para ficarem descansados, podem sempre colocar um detetor de gás no local do consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, ca_sanova
    • eu
    • 25 setembro 2018

     # 28

    Quanto à potencial instabilidade a leste e potencial subida do preço do gás natural, há que salientar o seguinte:

    -Nós não compramos gás natural à Rússia;

    -Atualmente o preço da eletricidade é 3 vezes superior ao gás; há ainda muita margem de manobra;

    -Muita gente desconhece, mas os preços da eletricidade no MIBEL andam completamente loucos. Para já os jornalistas e os políticos ainda andam distraídos (ou fazem-se de distraídos), mas preparem-se para um aumento brutal da eletricidade para 2019.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ca_sanova
  7.  # 29

    Colocado por: SS1128

    Finalmente alguém com um brinquedo desses..
    Estou a renovar a casa e tinha pensado em por algo do género dado não termos gás natural na rua (nem vamos ter tão depressa..).
    Como é que isso se porta a nível de consumos? Em modo BC aquece bem a água?
    Obrigado


    A nível de consumos não consigo avaliar, antes tinha uma caldeira a gás natural e só o tenho há um mês nesta casa para onde me mudei. Não tenho medidor de consumos. Em modo bomba de calor ele leva a água até aos 53º. Tenho regulado para os 45º e tem servido sem queixas da mulher e da filha.
    O grande inconveniente que lhe consigo apontar é o ruido que produz no modo bomba de calor.
  8.  # 30

    Colocado por: ca_sanova

    Clioll, obrigado pelas dicas. Menciona cobre, e no caso do titânio? Suponho que seja ainda mais durável, certo? Suponho que o marketing da Ariston não seja exceção às outras marcas e conte com uma certa percentagem de "treta", mas as especificações do termoacumulador mais caro que postei parecem ir ao encontro do que diz.
      Captura de ecrã 2018-09-25, às 15.56.18.png



    Não deixa de ser, ao que parece, um depósito em aço com um revestimento extra que o torna mais durável, mas não infalível. Repare que tem lá o ânodo de sacrifício na mesma. Isto não é um problema desde que não se esqueça a manutenção (e estou a lembrar-me que preciso de fazer a manutenção ao meu termoacumulador). Se tiver o mínimo de habilidade para o bricolage é uma manutenção que pode fazer você mesmo/a.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ca_sanova
    • eu
    • 25 setembro 2018

     # 31

    A videira fabricava (será que ainda o faz?) uns acumuladores em cobre que não precisavam de ânodo de sacrifício.
  9.  # 32

    Ainda faz , mas o preço comeca nos 400? 450 euros
  10.  # 33

    Colocado por: euTendo gás natural no prédio, eu considero um ENORME erro a opção termoacumulador.

    -Vai gastar mais dinheiro (o custo do KWh da eletricidade é muito, mas mesmo MUITO mais caro do que o do gás natural - cerca de 3 vezes mais);

    -Vai ter que ter uma disciplina rígida nos gastos da água quente - se aparecer um imprevisto (e acredite que eles vão acontecer) não vai ter água quente.

    -Os termoacumuladores mais baratos têm tendência a ficar com fugas muito rapidamente, pelo que vai ter que o substituir rapidamente.

    Eu vejo que há por aqui muita gente com medo do gás natural, mas não há motivos para tantos receios, desde que os equipamentos sejam bem instalados. E para ficarem descansados, podem sempre colocar um detetor de gás no local do consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ca_sanova


    Compreendo o que diz e de certa forma partilho a sua opinião em termos de custos. Já tendo passado pelas formas todas possíveis de gás, incluindo as botijas arcaicas dos anos 80, a minha única experiência em casa própria é com gás natural. Não tenho receio mas não gosto muito, e apesar de já ter passado por situações perigosas devido a negligência de técnicos certificados, o saldo é positivo, sem sombra de dúvida, embora a fatura não seja tão baixa quanto seria de esperar, tendo em conta a utilização que descrevo, que seria a mesma para o termoacumulador.

    Disciplina temos de sobra, os imprevistos é que serão chatos, claro. Julgo que o equipamento que estou a considerar não sofrerá dessas mazelas a curto ou médio prazo. Para ser sincero, continuo indeciso, embora a entrada de um esquentador nesta equação fosse mesmo muito penosa nesta altura e com a obra prestes a começar.
  11.  # 34

    Venha cá depois deixar o Feedback , não se esqueca .....
  12.  # 35

    Colocado por: rjmsilva

    A nível de consumos não consigo avaliar, antes tinha uma caldeira a gás natural e só o tenho há um mês nesta casa para onde me mudei. Não tenho medidor de consumos. Em modo bomba de calor ele leva a água até aos 53º. Tenho regulado para os 45º e tem servido sem queixas da mulher e da filha.
    O grande inconveniente que lhe consigo apontar é o ruido que produz no modo bomba de calor.


    Obrigado pela resposta.
    Tem algum ponto de comparação relativamente ao ruído?
    Estava a pensar colocá-lo na cozinha dentro de um vassoureiro (com grelhas para respirar).

    Quanto tempo demora +/- a ter a água a 45°?
  13.  # 36

    Colocado por: larkheVenha cá depois deixar o Feedback , não se esqueca .....


    Claro que sim, mesmo que opte pelo esquentador!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 37

    Colocado por: ClioII


    Não deixa de ser, ao que parece, um depósito em aço com um revestimento extra que o torna mais durável, mas não infalível. Repare que tem lá o ânodo de sacrifício na mesma. Isto não é um problema desde que não se esqueça a manutenção (e estou a lembrar-me que preciso de fazer a manutenção ao meu termoacumulador). Se tiver o mínimo de habilidade para o bricolage é uma manutenção que pode fazer você mesmo/a.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ca_sanova


    Bem visto, obrigado!
  15.  # 38

    Se for esquentador escusa de vir :) Só se continuar com o TE e que precisa de vir :)


    Porque não instala o TE e deixa um sitio minimamente pensado para o esquentador ?
  16.  # 39

    Colocado por: ca_sanova

    Compreendo o que diz e de certa forma partilho a sua opinião em termos de custos. Já tendo passado pelas formas todas possíveis de gás, incluindo as botijas arcaicas dos anos 80, a minha única experiência em casa própria é com gás natural. Não tenho receio mas não gosto muito, e apesar de já ter passado por situações perigosas devido a negligência de técnicos certificados, o saldo é positivo, sem sombra de dúvida, embora a fatura não seja tão baixa quanto seria de esperar, tendo em conta a utilização que descrevo, que seria a mesma para o termoacumulador.

    Disciplina temos de sobra, os imprevistos é que serão chatos, claro. Julgo que o equipamento que estou a considerar não sofrerá dessas mazelas a curto ou médio prazo. Para ser sincero, continuo indeciso, embora a entrada de um esquentador nesta equação fosse mesmo muito penosa nesta altura e com a obra prestes a começar.



    Eu tenho uma posição muito favorável quanto ao termoacumulador, vendo mais vantagens que desvantagens (nestas últimas inclui-se o custo de energia). No meu caso até estou a fazer "batota", porque tenho bomba de calor com consumos mais baixos que um TE tradicional. Mas cheguei a ponderar o TE convencional mesmo com a desvantagem do consumo.

    Já sei que o "eu" e o "larkhe" discordam comigo, já várias vezes debatemos isto. :)
  17.  # 40

    Colocado por: SS1128

    Obrigado pela resposta.
    Tem algum ponto de comparação relativamente ao ruído?
    Estava a pensar colocá-lo na cozinha dentro de um vassoureiro (com grelhas para respirar).

    Quanto tempo demora +/- a ter a água a 45°?


    A nível de ruido é um pouco acima de um frigorifico. Confirme no manual o volume livre que precisa para a instalação. No primeiro arranque deve ter levado umas 6 ou 7 horas, partiu dos 20 e poucos graus, agora só funciona para repor a temperatura.
 
0.0256 seg. NEW