Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para uma instalação electrica simples, para iluminação e tomadas, goataria que os entendidos me esclarecessem sobre estas duvidas.

    Qual o cabo/fio electrico apropriado para projectores de muro? O projector mais distante encontra-se a cerca de 25m do interruptor.

    Qual o tamanho do fio electrico para a ligação se tomadas?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: santosvieiraQual o cabo/fio electrico apropriado para projectores de muro? O projector mais distante encontra-se a cerca de 25m do interruptor.


    XV 1,5 mm2



    Colocado por: santosvieiraQual o tamanho do fio electrico para a ligação se tomadas?


    H07V 2,5 mm2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira, Apostador
  3.  # 3

    O que querem dizer as iniciais XV e H07V?
  4.  # 4

    São designações dos fios eléctricos, é isso que deve pedir na loja para o vendedor saber exactamente o que você quer.

    Se não me falha a memória:
    H - Harmonizado
    07 - Classe isolamento 1.2kV
    V - Isolamento em PVC

    Este é o fio mais vulgar que encontra dentro de canalizações domésticas embebidas na parede.
  5.  # 5

    Aliás, devia ser H07V-U 1x2.5 mm2

    O "-U" significa que é fio rígido, mas pode ser "-F" se quiser flexível.
  6.  # 6

    Se tiver curiosidade:

    http://eletrowiki.espbs.net/tiki-index.php?page=Nomenclatura+de+condutores+e+cabos+el%C3%A9ctricos.

    Claro que você não tem de entender isto tudo e muito menos saber de cor. Simplesmente precisa da designação do fio a comprar e essa designação segue a lógica da tabela do link. Estive a dar uma olhada e aquilo já sofreu umas alterações desde que eu aprendi aquilo. É normal, já lá vão 25 anos e as coisas evoluem.
    •  
      aacc
    • 28 setembro 2018

     # 7

    Colocado por: santosvieiraQual o cabo/fio electrico apropriado para projectores de muro? O projector mais distante encontra-se a cerca de 25m do interruptor.


    FVV 2,5mm2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  7.  # 8

    Qual a diferença entre este
    Colocado por: aaccFVV 2,5mm2


    e este
    Colocado por: turnipH07V 2,5 mm2
  8.  # 9

    Colocado por: santosvieiraQual a diferença entre este


    e este
    o primeiro é parte de uma referência de um cabo com * condutores ( falta está definição) flexiveis
    O segundo é a referência de um condutor rigido
  9.  # 10

    Para o que quer chegam condutores rígidos. É para ficar entubado? Se a distancia no exterior for de 25MT sem mais nenhum ponto para puxar cabo é melhor o FVV 3x1,5mm2, caso nessa distancia hajam caixas basta o XV 3x1,5 mm2 (mais barato).

    Para as tomadas interiores compra:
    H07V-U 2,5 mm2 azul (neutro)
    H07V-U 2,5 mm2 verde/amarelo (terra)
    H07V-U 2,5 mm2 preto (fase)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  10.  # 11

    Necessito que me esclareçam uma duvida em relação à ligação de um interruptor duplo com cabo 3x1.5mm2

    Como o interruptor vai acender 2 lampadas diferentes, devo alimentar o interruptor com 1 cabo e daí saírem 2 cabos (1 para cada lampada)?

    Estou a achar estranho pois o interruptor tem apenas uma entrada e uma saída.

    É igual a este.
      comutador-lustre-duplo-estanque.jpg
  11.  # 12

    Tem de ter pelo menos 3 terminais, veja lá isso bem.
  12.  # 13

    Colocado por: ClioIITem de ter pelo menos 3 terminais, veja lá isso bem.


    O que quer dizer exactamente com terminais?
  13.  # 14

    Colocado por: santosvieiraO que quer dizer exactamente com terminais?

    Uma entrada e duas saidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  14.  # 15

    Colocado por: ClioIIComo o interruptor vai acender 2 lampadas diferentes, devo alimentar o interruptor com 1 cabo e daí saírem 2 cabos (1 para cada lampada)?


    Normalmente leva uma caixa de derivação, é muito complicado fazer ligação com 3 cabos dentro dessas caixas, para além da estética.

    então ficaria assim:

    Alimentação é caixa,
    interruptor á caixa,
    Cada projector individualmente á caixa.

    É sempre assim que faço, por norma quando existe ainda levo portão e VPT á caixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  15.  # 16

    Colocado por: Ivo F.então ficaria assim:

    Alimentação é caixa,
    interruptor á caixa,
    Cada projector individualmente á caixa.


    No caso de um interruptor duplo, vão 2 cabos do interruptor à caixa certo? Ou é melhor serem 2 caixas diferentes?
  16.  # 17

    Não, pode ir um cabo de 4 linhas (preto, cinza, castanho e terra) e já faz tudo.

    O preto leva a corrente ao interruptor e o castanho e cinza trazem a linha para cada lâmpada. O Terra fica pra lá parado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  17.  # 18

    Colocado por: Ivo F.Não, pode ir um cabo de 4 linhas (preto, cinza, castanho e terra) e já faz tudo.

    O preto leva a corrente ao interruptor e o castanho e cinza trazem a linha para cada lâmpada. O Terra fica pra lá parado


    Isso quer dizer que é melhor comprar cabo 5x1.5 em vez de 3x1.5?
  18.  # 19

    Colocado por: santosvieira

    Isso quer dizer que é melhor comprar cabo 5x1.5 em vez de 3x1.5?


    Para o interruptor não precisa de neutro, por isso pode ser 4x1.5 com as cores que referi. Também pode ser 3x1.5 apenas com castanho preto e cinza ou até todos da mesma cor, mas é mais difícil de encontrar.

    Evite usar o terra e neutro para compor a falta dos outros fios
  19.  # 20

    Alguém sabe dizer-me se existem caixss de quadros electricos estanques, de chumbar na parede?
    Salientes eu sei que existe, mas de chumbar tenho duvudas.
 
0.0202 seg. NEW