Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Esse PU projectado é porreiro mas complica no acesso às telhas e deixa uma carrada de pontes térmicas nas vigotas a descoberto.

    De qualquer forma eu também nunca utilizarei lã em coisa nenhuma. Ela pode ter 1001 qualidades, mas passados 10 ou 20 anos é um amontoado de material humedecido e podre, por muito que dourem a pilula.

    Estou a avançar com o isolamento junto das vigotas, com XPS de 4cm, a ver se concílio o fim da poeirada com a perda de calor... Se vir que na questão térmica avanço pouco, coloco outros 4 ou 5cm mas no chão. Não é o ideal, mas procurarei criar alguma ventilação nas paredes laterais.
  2.  # 62

    Colocado por: JotaPla pode ter 1001 qualidades, mas passados 10 ou 20 anos é um amontoado de material humedecido e podre

    Mal do sotão se ficasse com humidades desse nível!!!, Se assim for é melhor substituir a cobertura ;) e deixar o isolante termico para outras nupcias...
  3.  # 63

    Fiquei com a ideia que a espuma ou roofmate não são apropriadas para isolar as paredes. Fazem condensação entre a espuma e o tijolo e a longo prazo pode criar humidade na laje. Isto foi só o que ouvi dizer. A lã de rocha não cria essa condensação. DE resto não vejo grande vantagem entre a espuma e o roofmate quando aplicado entre as vigotas por baixo das telhas. No meu caso vou colocar a lã de rocha por baixo do roofmate depois pladur. Não haverão particulas a voar nem nada disso. Além de que a lã de rocha faz isolamento acustico também.
  4.  # 64

    Colocado por: lmfafFiquei com a ideia que a espuma ou roofmate não são apropriadas para isolar as paredes. Fazem condensação entre a espuma e o tijolo e a longo prazo pode criar humidade na laje. Isto foi só o que ouvi dizer. A lã de rocha não cria essa condensação. DE resto não vejo grande vantagem entre a espuma e o roofmate quando aplicado entre as vigotas por baixo das telhas. No meu caso vou colocar a lã de rocha por baixo do roofmate depois pladur. Não haverão particulas a voar nem nada disso. Além de que a lã de rocha faz isolamento acustico também.


    Eu estou a colocar o XPS colado às vigas maiores, a que chamo vigotas, mas não sei se é o nome correcto. Portanto haverá ventilação qb entre as telhas e o dito XPS.

    Onde eu corro o risco de vir a ter condensações é se colocar a segunda fiada de XPS no chão, que para já queria evitar, porque como disse há um 2 em 1 ao colocar perto das telhas, que é fechar as entradas de pó que tenho no sotão.

    Anonimo16062021, o você tem tudo para me ensinar, mas há certas ideias pré concebidas que metemos na cabeça e não conseguimos tirar, a não ser que nos mostrem. Eu sempre que vejo pequenas intervenções de onde se retire lã, ela nunca mais sai de lá da maneira que lá entrou. Parece sempre uma esponja desfeita e humedecida, esteja lá onde for.

    Pedro Barradas, estava a falar no geral e não onde a vou aplicar. Estas lãs parecem-me sempre absorventes de humidade.. e eu das poucas que tenho visto serem retiradas, é sempre desfeitas que aparecem, por mto isoladas e escondidas que se encontrem.
  5.  # 65

    Colocado por: Anonimo16062021

    Para que saiba,a lã mineral não apodrece coisa nenhuma,tem durabilidade ilimitada..mesmo em contato com a água não danifica o material.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,riscos


    DB sempre com o sentido de humor apurado!
  6.  # 66

    Colocado por: Anonimo16062021
    Vindo da Dona Mariana já não me surpreende..


    A verdade ás vezes magoa...
  7.  # 67

    Colocado por: Mariana AraujoO lobby da lã de rocha sempre muito activo. Como se pode complicar uma coisa tão simples como o isolamento de um sótao. Se é um sótão aproveitado aplica-se o isolamento sob as telhas, se é um sótão "perdido" aplica-se na laje. Qual o melhor isolamento? Aquele que garanta uma camada homogénea, contínua, sem juntas, completamente estanque ao ar. Solucão? Espuma projectada macia e flexível, de células abertas...Tão simples como isto!
      sotão.jpg
      sótão antes.jpg



    Pelo que estive a analisar a espuma de célula aberta não é estanque à agua nem tem grande isolamento térmico. Acredito que seja bom para fazer estanquecidade ao ar. No meu caso como vou fazer tecto falso por baixo tenho de garantir que fica estanque à água. Teria de ser de célula fechada que no fundo são as placas de Roofmate. Uma empresa a quem pedi orçamento disse que nao poderia aplicar espuma de célula fechada directamente sobre a telha.
      Celula Aberta.jpg
  8.  # 68

    Colocado por: lmfaf


    Pelo que estive a analisar a espuma de célula aberta não é estanque à agua nem tem grande isolamento térmico. Acredito que seja bom para fazer estanquecidade ao ar. No meu caso como vou fazer tecto falso por baixo tenho de garantir que fica estanque à água. Teria de ser de célula fechada que no fundo são as placas de Roofmate. Uma empresa a quem pedi orçamento disse que nao poderia aplicar espuma de célula fechada directamente sobre a telha.
      Celula Aberta.jpg


    A finalidade dos isolamentos é "que isolem" , térmica ou acústicamente. Para problemas de infiltração de água existem materiais "que impermeabilizam" e evitam a entrada de água. Quando aplica um tecto falso tem que garantir que soluciona problemas termicos e acústicos (eventualmente proteção de incêndio). As placas de Roofmate não são estanques á agua nem têm essa pretensão, são um isolamento térmico, em placas. E sim, um isolamento projectado de células fechadas não pode ser aplicado directamente sob as telhas sob pena de as levantar com a expansão da espuma. Directamente nas telhas,, só a aplicação de uma espuma macia e flexível (Icynene) que se moldam ao formato das telhas sem as levantar. Esta espuma é hidrófuba, repele a humidade (diferente de ser estanque á água).
  9.  # 69

    Aproveito a discussão para perguntar como se faz quando passa o tubo de uma salamandra no sotão. Como se deve aplicar qualquer uma dessas coisas junto ao tubo?
  10.  # 70

    Colocado por: ****

    Nunca aplicar , existem peças próprias para fazerem as passagens nas Lages e nos telhados , essas mesmas evitam o contacto com material combustível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:doart


    Pode mostrar-me um exemplo dessas peças?
    • pjal
    • 5 dezembro 2018

     # 71

    **** em Portugal nao sei se conhecem esse sistema da poujoulat,tera a certeza que existe la ?
    • pjal
    • 5 dezembro 2018

     # 72

    Colocado por: ****Qual ?
    a marca poujoulat,tem a certeza que a fazem em Portugal?
  11.  # 73

    A parte fácil de inclinação, está feita :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MrVetable
      IMG_20181204_163152[1].jpg
      IMG_20181204_133911[1].jpg
  12.  # 74

    Estão a pedir-me 550 euros para limpar o sotão (cheio de restos lixo da construção original) e colocar lã de 8cm numa área de cerca de 13mx9m.
    O que vos parece o preço?
  13.  # 75

    Posso dizer-lhe que nas duas empenas que estão nesse sotão da foto (só aparece uma), vou gastar mais que isso em XPS e sou eu a aplicar.
    Concordam com este comentário: NTORION
  14.  # 76

    Os 550€ deve ser unicamente a lã?
  15.  # 77

    Não, já com mão de obra.
    • ik
    • 11 dezembro 2018

     # 78

    Colocado por: JotaPPosso dizer-lhe que nas duas empenas que estão nesse sotão da foto (só aparece uma), vou gastar mais que isso em XPS e sou eu a aplicar.


    Qual a espessura? e como está a fazer a fixação?
  16.  # 79

    Colocado por: ik

    Qual a espessura? e como está a fazer a fixação?


    40mm de espessura.

    Acabei por gastar mais porque comecei por ir comprar meia duzia ao Leroy para experiencia...só depois me apercebi que não era fácil comprar com igual encaixe ou caracteristica (e mais barato), perto de casa.

    A fixação é com a cola de secagem rápida SIKABOND. É caro, mas para não encher o telhado de escoras e usar praticamente sempre as mesmas, está óptimo.

    Seguidamente, por segurança, vai levar umas ripas perpendiculares às vigotas, presas com uns parafusos de 4mm anilhas/parafusos, vigota sim/vigota não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ik
  17.  # 80

    Ainda pondero, mais tarde aplicar de 50mm no chão. Não o fiz primeiro, por receio de que as irregularidades fossem demasiadas e também porque como a ideia também era parar com a poeirada e lixo que entram pelas telhas, era mais urgente, estancar ao ar, quanto antes.
    Concordam com este comentário: SS1128
 
0.0360 seg. NEW