Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, acabo de receber uma carta da ANSR com uma multa por excesso de velocidade e com a fotografia. Isto aconteceu em agosto, na N1, zona de Leiria.

    Nós estávamos a circular numa via que abre em duas. O meu marido aproveita e ultrapassa um camião. Mais á frente tive a sorte de ver o radar mal escondido na beira da estrada, aviso o meu marido e ele consegue travar para perto dos 90kmh. Agora chega-nos a multa: passamos a 91kmh, retiram 5, fomos multados por passar a 86kms numa zona onde a máxima é 60kmh.

    O problema é que temos quase a certeza absoluta que a placa de sinalização que avisava que a via ia passar para duas, indicava 60kmh para a da direita e 90kmh para a da esquerda (a de ultrapassagem). Foi por isso que o meu marido não travou a fundo, só o suficiente para chegar aos 90. Aliás, na fotografia vẽ-se as luzes dos travões acesas.

    Agora não vamos a Leiria só para confirmar, mas em geral, estas placas dizem 60 - 90, correto?
  2.  # 2

    Passo muita vez na zona de Leiria :P


    Se me disser onde foi posso lhe tirar uma foto do local.

    Amanha já la devo passar ou na segunda de manha...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  3.  # 3

    Streat view da google
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaStreat view da google

    Seguido de Photoshop, caso a placa não corresponda ás suas necessidades
    Concordam com este comentário: clasus, caboche, spoliv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  5.  # 5

    Colocado por: reginamar
    O problema é que temos quase a certeza absoluta que a placa de sinalização que avisava que a via ia passar para duas, indicava 60kmh para a da direita e 90kmh para a da esquerda (a de ultrapassagem). Foi por isso que o meu marido não travou a fundo, só o suficiente para chegar aos 90. Aliás, na fotografia vẽ-se as luzes dos travões acesas.

    Agora não vamos a Leiria só para confirmar, mas em geral, estas placas dizem 60 - 90, correto?
    Impossível! Essa sinalização refere a velocidade aconselhada, portanto, nunca iria aconselhar a velocidade máxima permitida numa estrada nacional.
  6.  # 6

    Obrigado a todos. O problema é que me lembro do local exato. E o radar não era daqueles fixos que estão enfiados dentro de uma caixa. Sei que foi na direção sul-norte, já depois da saída para Leiria, agora a zona exata, não fixamos. A fotografia mostra uma reta com um stand de usados à esquerda...

    A ideia era confirmar se estas placas de sinalização azuis que indicam que a via vai passar a duas e que tem as velocidades máximas, costumas dizer 60 e 90. É que agora não me estou a lembrar de nenhuma aqui na minha zona para ir ver...

    Na altura quando vi o radar, avisei o meu marido e vi-o travar só para perto dos 90. Passamos um pouco acima, mas ele alertou para uma pequena diferença do ponteiro para a velocidade real. Depois falamos sobre o assunto e ele disse-me que tinha visto essa indicação dos 90kmh para a faixa da esquerda, por isso, ficamos descansados...
    •  
      larkhe
    • 3 outubro 2018 editado

     # 7

    Ahhhh

    Deve ter sido no Radar fixo de Leiria 2 faixas no sentido sul norte e 60, 500metros mais a frente tem uns semaforos :)


    Muito boa gente passa ai abrir , da parte de tras do radar está a Makro

    Aqui no link do Google abaixo não aparece o radar , mas foi colocado atras do Rail do lado direito se andar um pouquinho atras ve a placa de 60!

    https://www.google.pt/maps/@39.7692826,-8.7708915,3a,75y,62.35h,75.77t/data=!3m6!1e1!3m4!1sTcoC1F_DzR-2uyz5GYq6MA!2e0!7i13312!8i6656
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  7.  # 8

    Colocado por: reginamarObrigado a todos. O problema é que me lembro do local exato. E o radar não era daqueles fixos que estão enfiados dentro de uma caixa. Sei que foi na direção sul-norte, já depois da saída para Leiria, agora a zona exata, não fixamos. A fotografia mostra uma reta com um stand de usados à esquerda...

    A ideia era confirmar se estas placas de sinalização azuis que indicam que a via vai passar a duas e que tem as velocidades máximas, costumas dizer 60 e 90. É que agora não me estou a lembrar de nenhuma aqui na minha zona para ir ver...

    Na altura quando vi o radar, avisei o meu marido e vi-o travar só para perto dos 90. Passamos um pouco acima, mas ele alertou para uma pequena diferença do ponteiro para a velocidade real. Depois falamos sobre o assunto e ele disse-me que tinha visto essa indicação dos 90kmh para a faixa da esquerda, por isso, ficamos descansados...
    Nunca existem dois sinais com duas velocidades máximas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  8.  # 9

    Colocado por: larkheAhhhh

    Deve ter sido no Radar fixo de Leiria 2 faixas no sentido sul norte e 60, 500metros mais a frente tem uns semaforos :)


    Muito boa gente passa ai abrir , da parte de tras do radar está a Makro

    Aqui no link do Google abaixo não aparece o radar , mas foi colocado atras do Rail do lado direito se andar um pouquinho atras ve a placa de 60!

    https://www.google.pt/maps/@39.7692826,-8.7708915,3a,75y,62.35h,75.77t/data=!3m6!1e1!3m4!1sTcoC1F_DzR-2uyz5GYq6MA!2e0!7i13312!8i6656
    Estas pessoas agradeceram este comentário:reginamar


    Olá, sim é muito possivel que tenha sido esse o local até porque está ali o stand. Aí não vimos o radar fixo, nem o aviso de aproximação do radar.

    Mas o que eu vi não era fixo, estava montado num tripé e uns 200 metros mais á frente estava um carro da GNR parado no outro lado da estrada...
  9.  # 10

    Colocado por: BelhinhoNunca existem dois sinais com duas velocidades máximas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:reginamar


    Olá, desculpa, mas estou a falar daquelas sinalizações azuis retangulares que indicam a velocidade máxima para cada faixa. E sim, existem...
  10.  # 11

    Veja la na multa

    Diz o local do radar indique ai
  11.  # 12

    Colocado por: reginamarsinalizações azuis retangulares que indicam a velocidade máxima para cada faixa.


    Azuis rectangulares são sinais de informação, será portanto velocidade recomendada e nunca máxima. Para isso teria que ser um sinal de proibição.
    Concordam com este comentário: caboche, Belhinho, Amy, Pedro Barradas
    • Amy
    • 3 outubro 2018

     # 13

    Não estará a confundir com as placas de velocidade mínima por cima das vias na autoestrada?

    Já agora, faixa é toda a faixa de rodagem, inclui todas as vias em todos os sentidos. Via, corresponde a uma parte da faixa, em que só circula uma fila de veículos em um sentido.
    Concordam com este comentário: hangas
  12.  # 14

    Colocado por: reginamar

    Olá, desculpa, mas estou a falar daquelas sinalizações azuis retangulares que indicam a velocidade máxima para cada faixa. E sim, existem...
    Ai...ai...tem carta de condução? Se tem, é melhor pegar nos livros novamente para reavivar essa memória.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas
    • RCF
    • 3 outubro 2018

     # 15

    Colocado por: reginamarA ideia era confirmar se estas placas de sinalização azuis que indicam que a via vai passar a duas e que tem as velocidades máximas, costumas dizer 60 e 90.

    Placas de sinalização azul são informativas. A de proibição, isto é, a que indica ser proibido circular a mais de 90Km/h não é azul, mas sim redonda, com o perímetro encarnado, e o centro a branco e indicação de 90.
    Por isso, reginamar, talvez esteja a fazer confusão. Mas, confirme no street view.
    Já agora, creio que isso é contraordenação leve (€60?), o que não interfere com a carta de condução.
    • hangas
    • 3 outubro 2018 editado

     # 16

    Essas situações geralmente são assinaladas assim



    ou assim



    consoante o que se pretenda uma velocidade maxima ou minima.

    Se não se pretender diferenciar as vias, geralmente leva apenas um ou dois sinais normais do tipo pretendido.
  13.  # 17

    As informativas são rectangulares ou quadradas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 18

    Resumindo:

    Sinais redondos vermelhos - Proibição
    Sinais triangulares vermelhos - Perigo
    Sinais redondos azuis - Obrigação
    Sinais quadrados azuis - Informação


    Os sinais "STOP" e "Aproximação de estrada com prioridade, ou cedência de passagem" tem um formato "diferente" de forma a poder ser interpretados pela rectaguarda, nomeadamente pelos condutores que circulam nas outras faixas/sentidos e para saberem se o que é válido é a sinalização, ou na ausência da mesma, a regra geral de prioridade.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  15.  # 19

    Colocado por: reginamarObrigado a todos. O problema é que me lembro do local exato. E o radar não era daqueles fixos que estão enfiados dentro de uma caixa. Sei que foi na direção sul-norte, já depois da saída para Leiria, agora a zona exata, não fixamos. A fotografia mostra uma reta com um stand de usados à esquerda...

    A ideia era confirmar se estas placas de sinalização azuis que indicam que a via vai passar a duas e que tem as velocidades máximas, costumas dizer 60 e 90. É que agora não me estou a lembrar de nenhuma aqui na minha zona para ir ver...

    Na altura quando vi o radar, avisei o meu marido e vi-o travar só para perto dos 90. Passamos um pouco acima, mas ele alertou para uma pequena diferença do ponteiro para a velocidade real. Depois falamos sobre o assunto e ele disse-me que tinha visto essa indicação dos 90kmh para a faixa da esquerda, por isso, ficamos descansados...


    Na carta tem obrigatoriamente o local onde a infracção foi cometida - se foi numa estrada, tem que ter "Km X".
 
0.0198 seg. NEW