Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: scmcarlosRealmente não é muito preceptivel a foto mas entendo qual a finalidade.

    Acho que já me lembrei do termo, se não me engano, é lamelado.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scmcarlos
  2.  # 22

    Colocado por: scmcarlos
    O carpinteiro aconselhou bondex, neste caso cor clara. Se não puder ser tratado com verniz qual o tratamento ideal então?

    Óleo para deck... Bona, Osmo, Woka, Biofa. Estes são de aplicação profissional. Bondex... nunca usei
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scmcarlos
  3.  # 23

    Peça a garantia ao carpinteiro isso de pinho nórdico tratado não tem nada. Se quer q dure uma vida devia colocar madeira tratada em autoclave
    Concordam com este comentário: scmcarlos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scmcarlos
  4.  # 24

    Colocado por: Eng.RicardoPeça a garantia ao carpinteiro isso de pinho nórdico tratado não tem nada. Se quer q dure uma vida devia colocar madeira tratada em autoclave

    Se quer que dure uma vida não ponha uma das madeiras mais sensiveis do mundo ponto!
    Pinho nórdico aka Casquinha branca, altamente vulnerável a variações higroscópicas, ataques xilófagos e mole, demasiado mole para utilização exterior.
    Com ou sem tratamento em autoclave é sempre uma solução inferior. A mais utilizada é certo... por ser barata e só por isso.
    Quer que dure uma vida, as Aficanas são imbativeis!!
  5.  # 25

    Colocado por: Joao Dias
    Se quer que dure uma vida não ponha uma das madeiras mais sensiveis do mundo ponto!
    Pinho nórdico aka Casquinha branca, altamente vulnerável a variações higroscópicas, ataques xilófagos e mole, demasiado mole para utilização exterior.
    Com ou sem tratamento em autoclave é sempre uma solução inferior. A mais utilizada é certo... por ser barata e só por isso.
    Quer que dure uma vida, as Aficanas são imbativeis!!


    Bem agora fiquei confuso, pelas minhas googladas pinho nórdico equivale a casquinha vermelho mais denso qie casquinha branca aka abeto.
  6.  # 26

    Colocado por: scmcarlos

    Bem agora fiquei confuso, pelas minhas googladas pinho nórdico equivale a casquinha vermelho mais denso qie casquinha branca aka abeto.

    Esqueça lá as googladas. O que interessa é o que lhe aplicaram. Já vi de tudo e o que mais vejo é efectivamente branca e não vermelha.
    Independentemente, e para esclarecer de uma forma mais incisiva, em minha casa não seria de todo a minha escolha se o efeito desejado fosse a durabilidade da solução.
    Por motivos estéticos, para quem gosta, teria de ser obrigatoriamente trabalhada de outra forma.
    É a minha opinião e vale o que vale...
  7.  # 27

    Colocado por: Joao Dias
    Esqueça lá as googladas. O que interessa é o que lhe aplicaram. Já vi de tudo e o que mais vejo é efectivamente branca e não vermelha.
    Independentemente, e para esclarecer de uma forma mais incisiva, em minha casa não seria de todo a minha escolha se o efeito desejado fosse a durabilidade da solução.
    Por motivos estéticos, para quem gosta, teria de ser obrigatoriamente trabalhada de outra forma.
    É a minha opinião e vale o que vale...

    Algum nome científico para uma madeira africana que dure uma vida toda?
    Obrigado
  8.  # 28

    Colocado por: marcolanca
    Algum nome científico para uma madeira africana que dure uma vida toda?
    Obrigado

    Esta (Millettia laurentii) com o aplicador certo dura mais que uma vida. Mas há mais, muitas mais...
  9.  # 29

    Colocado por: Joao Dias
    Se quer que dure uma vida não ponha uma das madeiras mais sensiveis do mundo ponto!
    Pinho nórdico aka Casquinha branca, altamente vulnerável a variações higroscópicas, ataques xilófagos e mole, demasiado mole para utilização exterior.
    Com ou sem tratamento em autoclave é sempre uma solução inferior. A mais utilizada é certo... por ser barata e só por isso.
    Quer que dure uma vida, as Aficanas são imbativeis!!

    agora fiquei preocupado, é assim tão má a madeira lamelada colada de casquinha branca ou o João Dias está a exagerar?
  10.  # 30

    A casquinha branca para o exterior não dura lá muito (experiência própria)... A sua como está mais ou menos protegida pelo telheiro é capaz de durar bastante, mas tem de a tratar todos os anos.
    As rachas é normal, mas tem de tratar também por dentro das fendas para proteger. Se não gosta de ver, pode betumar
    Bondex não é bom... é muito usado por fama e preço; e se não for o aquoso, então é uma desgraça mesmo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemanu
  11.  # 31

    obrigado leonorb, o telheiro é do user scmcarlos, mas eu tb quero fazer um :)
    Concordam com este comentário: leonorb
  12.  # 32

    CMartin, a madeira do seu telheiro é lamelada colada de casquinha branca?
  13.  # 33

    além da lamelada colada de casquinha branca, q outra madeira preço/qualidade poderei usar para fazer o telheiro?
  14.  # 34

    Conforme o orçamento, a escolha. Mas se tiver de ser casquinha, a vermelha tratada em autoclave sempre é melhor. Do que me explicaram, a branca nunca é tratada porque não "absorve" o tratamento. Tem da vermelha com garantia de/até 20 anos

    Quando fiz a minha pergola pensei inicialmente em Afizélia; por causa da diferença de preço aceitei a casquinha branca. Hoje estou arrependida. Face à resistência da casquinha (e muita ignorancia minha na altura sobre o assunto), ter sido um bocadinho "levada" e diferença de preço, não compensou. Já gastei a diferença na substituição de alguns postes, traves e tratamento. Acresce também algum desmazelo que tive na manutenção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemanu
  15.  # 35

    Casquinha branca é muito mole para isso... não?!
  16.  # 36

    Como a madeira é muito mole os grampos não fazem pressão... digo eu
    Eu coloquei na minha um camarão para pendurar uma floreira e, com o peso, o camarão descaiu, rasgou a madeira. Tive de tirar
  17.  # 37

    Não conheço... são como exactamente?
  18.  # 38

    existe lamelada colada de Afizélia?
    os postes degradaram-se porquê?
    apanharam bicho?
  19.  # 39

    @****, a minha tem um ou outro desses "redondos", mas são emendas em nós
    Isso resulta mesmo?

    @zemanu, apodreceu... os postes porque deviam ter ficado a 5 cm do chão e não ficaram; as saidas de água do pátio, com o arranjo que fiz, foram reduzidas e no inverno com as folhas, os postes ficavam dentro de agua. Já corrigi o escoamento. As traves, apodreceram na zona das juntas com os postes...

    Atenção que não teve a manutenção necessária durante 5 anitos; não há milagres

    A Afizelia que vi/propuseram na altura era maciça... mas há por aqui quem perceba mais do assunto que eu e possa informar
  20.  # 40

    E impede que rache... ok, mas a casquinha é muito teimosa. Arranja sempre onde rachar um bocadinho.
    O que me explicaram, é que a melhor forma de compor e proterger é fazer uma lasca de madeira e preencher. Oh pra mim a conseguir fazer isso! lol
 
0.0186 seg. NEW