Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: doping1989Pelo que me foi indicado pelo arquitecto o Projecto de execução vai ter tudo ao mais ínfimo pormenor

    E já viu um exemplo disso mostrado pelo arquitecto?.. é que eu para desenhar e especificar ao ínfimo pormenor, normalmente as pessoas não querem pagar para isso quando sabem o preço ;)
  2.  # 82

    Colocado por: doping1989

    Pelo que me foi indicado pelo arquitecto o Projecto de execução vai ter tudo ao mais ínfimo pormenor para que o o empreiteiro possa orçamentar e executar. Pareceu-me uma boa solução para mim enquanto cliente.
    veja se consegue esperar para ter tudo pronto ou bem orientado ANTES de entregar na CM... (Projectos, especialidades, CE, PE.. Orçamentos...)
  3.  # 83

    Colocado por: Pedro Barradas
    E já viu um exemplo disso mostrado pelo arquitecto?.. é que eu para desenhar e especificar ao ínfimo pormenor, normalmente as pessoas não querem pagar para isso quando sabem o preço ;)


    Já sim. Ele mostrou exemplos e estava tudo ao pormenor (pelo menos no meu entendimento). De que ordem de valores estamos a falar?



    Colocado por: antonylemosveja se consegue esperar para ter tudo pronto ou bem orientado ANTES de entregar na CM... (Projectos, especialidades, CE, PE.. Orçamentos...)


    Por alguma razão específica. Antes de entregar o projecto à CM temos de fazer uma alteração ao loteamento. E durante esse tempo iremos avançar a arquitectura, visto que as alterações não são significativas. Quando a alteração vier confirmada é pedir o resto dos projectos e fazer CE e PE e avançar para a câmara.
  4.  # 84

    10.000€ + IVA

    Colocado por: doping1989De que ordem de valores estamos a falar?
  5.  # 85

    Colocado por: Pedro Barradas10.000€ + IVA



    Vai de encontro aos valores que vou pagar. Tive desconto de conhecido! :)

    O valor apresentado inicialmente foi muito parecido. Não sei se concorda mas eu e a minha namorada achamos que desta forma íamos poupar dissabores durante a fase de construção. Ou seja, quando sairmos do gabinete com os projectos finais já sabemos com o que contar.

    Ele irá fazer o acompanhamento depois da obra.
  6.  # 86

    espero que o vosso arquitecto faça um bom trabalho.. boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 87

    Desculpem voltar a desenterrar o tópico:

    O terreno que comprei tem um polígono de implantação muito 'incomum'. O loteamento partiu de uma AUGI na zona da Aroeira e os proprietários que legalizaram e pagaram o processo de loteamento pediram que o polígono tivesse um formato muito especifico (está no ficheiro anexo) a este post.

    Basicamente o retângulo maior é para implantação da casa, o de cima é a garagem, e esse "corredor" no meio entre a casa e a garagem é para a churrasqueira. Nunca me ocorreu fazer nenhuma churrasqueira, nem tenho qualquer interesse em fazer. Basicamente o polígono é imensamente restritivo e não dá liberdade nenhuma às nossas ideias e às do arquiteto.

    Queria saber se é possível alterar o polígono, desde que respeite as regras urbanísticas da zona relativamente a distâncias às extremas, e tendo em conta que NENHUMA das construções existentes (anteriores à legalização do loteamento) obedece às regras deste polígono de implantação?

    Não pretendo alterar a área de implantação, nem de construção, nem nada do género, apenas o formato da casa :/
      20181126_172247.jpg
  8.  # 88

    O que e que o seu arquitecto lhe disse acerca disso? Este já marcou uma reunião no departamento de urbanismo? é aí que tem de tirar as coisas alimpo, ainda que informalmente.
  9.  # 89

    Mais um aobservação. Em que sentido/ explique melhor, diz que os poligonos de implantação não foram respeitados?
    Normalmente a mancha é a area máxima de implantação , ou sej, por exemplo não tem de efectuar o corredor entre a casa e o anexo destinado a garagem...
    Mais uma vez, o que o seu arqutiecto lhe explicou?
  10.  # 90

    Colocado por: pedrosslpDesculpem voltar a desenterrar o tópico:

    O terreno que comprei tem um polígono de implantação muito 'incomum'. O loteamento partiu de uma AUGI na zona da Aroeira e os proprietários que legalizaram e pagaram o processo de loteamento pediram que o polígono tivesse um formato muito especifico (está no ficheiro anexo) a este post.

    Basicamente o retângulo maior é para implantação da casa, o de cima é a garagem, e esse "corredor" no meio entre a casa e a garagem é para a churrasqueira. Nunca me ocorreu fazer nenhuma churrasqueira, nem tenho qualquer interesse em fazer. Basicamente o polígono é imensamente restritivo e não dá liberdade nenhuma às nossas ideias e às do arquiteto.

    Queria saber se é possível alterar o polígono, desde que respeite as regras urbanísticas da zona relativamente a distâncias às extremas, e tendo em conta que NENHUMA das construções existentes (anteriores à legalização do loteamento) obedece às regras deste polígono de implantação?

    Não pretendo alterar a área de implantação, nem de construção, nem nada do género, apenas o formato da casa :/
      20181126_172247.jpg


    Lê em cima e tens de respeitar as distâncias para o terreno vizinho. Mas depende muito de município!

    Agora um update à minha casa:

    Ontem tive uma reunião na câmara e disseram que só era possível colocar a garagem na frente da casa e os anexos entre a casa e o vizinho com autorização do mesmo.

    Lá fomos falar com o vizinho e conseguimos a autorização, foi super simpático e acessível.

    Então ficamos com:
    Piso 0 - 14m por 8m
    Piso 1 - 11,5m por 8m
    Anexos - 14m por 3m em anexos encostado ao vizinho.
      Captura de ecrã 2018-11-27, às 14.23.58.png
  11.  # 91

    Colocado por: Pedro BarradasMais um aobservação. Em que sentido/ explique melhor, diz que os poligonos de implantação não foram respeitados?
    Normalmente a mancha é a area máxima de implantação , ou sej, por exemplo não tem de efectuar o corredor entre a casa e o anexo destinado a garagem...
    Mais uma vez, o que o seu arqutiecto lhe explicou?


    O arquiteto ainda não disse nada, estava apenas a tentar informar-me minimamente antes de abordar o assunto com ele.

    Relativamente aos polígonos que não foram respeitados: as casas já existentes, que foram construídas ilegalmente antes do processo de loteamento (é uma AUGI), estão deslocadas da mancha do polígono (não é o caso dos lotes encostados ao meu terreno que estão vazios). Atenção que isso é-me completamente indiferente, só disse isso para exemplificar que este polígono não tem sentido.

    No meu caso especifico o que pretendia fazer é tão somente que aquele espaço de "corredor" para a churrasqueira, que não tem qualquer utilidade para mim, fizesse parte do polígono principal da habitação fazendo com que esse polígono principal para a casa fosse um só retângulo, com outro retângulo para a garagem.
  12.  # 92

    Colocado por: pedrosslpRelativamente aos polígonos que não foram respeitados: as casas já existentes, que foram construídas ilegalmente antes do processo de loteamento (é uma AUGI), estão deslocadas da mancha do polígono (não é o caso dos lotes encostados ao meu terreno que estão vazios).

    Mas nesses, isso é perfeitamente normal.... já existiam!!!
  13.  # 93

    Colocado por: pedrosslp

    O arquiteto ainda não disse nada, estava apenas a tentar informar-me minimamente antes de abordar o assunto com ele.

    Relativamente aos polígonos que não foram respeitados: as casas já existentes, que foram construídas ilegalmente antes do processo de loteamento (é uma AUGI), estão deslocadas da mancha do polígono (não é o caso dos lotes encostados ao meu terreno que estão vazios). Atenção que isso é-me completamente indiferente, só disse isso para exemplificar que este polígono não tem sentido.

    No meu caso especifico o que pretendia fazer é tão somente que aquele espaço de "corredor" para a churrasqueira, que não tem qualquer utilidade para mim, fizesse parte do polígono principal da habitação fazendo com que esse polígono principal para a casa fosse um só retângulo, com outro retângulo para a garagem.


    Pelo que percebi com a reunião da câmara, podes tirar esse bocado e anexo e para o encostares à casa podes ter que transformá-lo em área de construção caso o PDM permita. E se permitir teres que pagar um extra em taxa urbanística.

    Mas depende de muita coisa isso.
  14.  # 94

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas nesses, isso é perfeitamente normal.... já existiam!!!


    Oh Pedro mas se o objetivo do polígono ter este formato é haver alguma espécie de consistência visual nas construções que se fizerem, que sentido é que faz obrigar as casas novas a ter um formato especifico quando as que lá estão não têm nada a ver com o que está definido? Não faz sentido nenhum!

    Não percebo estas situações de planos de loteamento em que em vez de simplesmente desenharem um polígono que obedeça às distancias exigidas às extremas, com liberdade para se fazer o que quiser dentro desse polígono desde que não se ultrapasse a área de implantação, decidem também restringir o formato daquilo que lá se pode fazer.

    doping1989 aquele "corredor" para a churrasqueira não é considerado anexo, faz parte da área de implantação para a construção principal mas por alguma razão decidiram que ficaria assim naquele formato -_-
  15.  # 95

    Colocado por: pedrosslp

    Oh Pedro mas se o objetivo do polígono ter este formato é haver alguma espécie de consistência visual nas construções que se fizerem, que sentido é que faz obrigar as casas novas a ter um formato especifico quando as que lá estão não têm nada a ver com o que está definido? Não faz sentido nenhum!

    Não percebo estas situações de planos de loteamento em que em vez de simplesmente desenharem um polígono que obedeça às distancias exigidas às extremas, com liberdade para se fazer o que quiser dentro desse polígono desde que não se ultrapasse a área de implantação, decidem também restringir o formato daquilo que lá se pode fazer.

    doping1989 aquele "corredor" para a churrasqueira não é considerado anexo, faz parte da área de implantação para a construção principal mas por alguma razão decidiram que ficaria assim naquele formato -_-


    Marca reunião com a arquitecta da câmara, devem permitir essa alteração. Explicas a situação!
  16.  # 96

    É normal.
    Quando precisarem de Licença de Utilização teram que fazer rectificações, ou corrigir as questões que surja, enquadrando-as na legislação então aplicável.



    Colocado por: pedrosslp

    O arquiteto ainda não disse nada, estava apenas a tentar informar-me minimamente antes de abordar o assunto com ele.

    Relativamente aos polígonos que não foram respeitados: as casas já existentes, que foram construídas ilegalmente antes do processo de loteamento (é uma AUGI), estão deslocadas da mancha do polígono (não é o caso dos lotes encostados ao meu terreno que estão vazios). Atenção que isso é-me completamente indiferente, só disse isso para exemplificar que este polígono não tem sentido.

    No meu caso especifico o que pretendia fazer é tão somente que aquele espaço de "corredor" para a churrasqueira, que não tem qualquer utilidade para mim, fizesse parte do polígono principal da habitação fazendo com que esse polígono principal para a casa fosse um só retângulo, com outro retângulo para a garagem.
  17.  # 97

    Vá com alguma precaução. As AUGI's têm muitas especificidades.

    Pode não ser possível alterar o poligono de implantação de forma tão extensa como propõe.

    Por outro lado, sendo possível, terá que fazer uma alteração ao loteamento. Vai acrescentar tempo/taxas/honorários ao seu processo.
    Há que pensar se vale a pena.

    Tem consigo o regulamento do loteamento? Tem os índices para o seu lote?
  18.  # 98

    Colocado por: pedrosslpQueria saber se é possível alterar o polígono, desde que respeite as regras urbanísticas da zona relativamente a distâncias às extremas, e tendo em conta que NENHUMA das construções existentes (anteriores à legalização do loteamento) obedece às regras deste polígono de implantação?
    dito de forma simples .. é.

    porque diabo nunca fazem os polígonos assim??
      0086.jpg
  19.  # 99

    eu acho que alguém queria vender projectos tipo....
    Concordam com este comentário: antonylemos
  20.  # 100

    é que é uma trapalhada ter de andar depois a alterar alvarás de loteamento etc.. faziam logo o polígono pelos limites máximos de implantação e quem comprasse fazia como entendia..
 
0.0348 seg. NEW